Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

Depois de uma investigações, umas aquisições e empréstimo de várias ideias surgiu-me isto:

Diagrama de difusor 100% de CO2

reactorcaseiro.png

O que é?

É um sistema simples e caseiro, externo, com as necessárias adaptações também pode ser interno, barato e simples de fazer que permite, em teoria, a difusão a 100% do CO2 na água.

O sistema de CO2 DIY que já tenho é pior do que este?

Não! Com toda a probabilidade o seu é mais do que suficiente, este apenas serve para aproveitar aqueles 5 a 10% de gás que não é usado e escapa para a atmosfera.

Como funciona este?

Basicamente criando um efeito de turbulência circulatória em espiral dentro da garrafa de plástico, sem ar exterior, apenas água e bolhas de CO2 pode obter-se uma diluição total do mesmo.

Isso fará mal?

Pode fazer, tal como qualquer outro sistema de CO2 é preciso controlar muito bem o Ph do nosso aquário senão podemos aniquilar toda a fauna por descuido.

Já está testado?

Não! Apenas está "planeado". Não disponho ainda de nenhum tutorial para o fazer, contudo creio que a imagem é simples de entender, e com o material necessário, quem já fez um reactor DIY também fará facilmente um destes, só leva mais "umas coisitas" a mais.

Apenas tem de se testar as vezes necessárias até atingir a pressão de água, de CO2 e turbulência necessária à permanência das bolhas o tempo suficiente na garrafa para que se diluam.

Teoricamente resulta.

Isto é absolutamente desnecessário não é?

Para quem nunca viu o MacGyver quando era mais novo é, e também para quem não está para perfeccionismos nem para se dar ao trabalho!. :character0050:

Cumps! :thumbup3:

Editado por beyonder
Publicado:

Hum... :):alberteinstein: :alberteinstein:

Hum!

Achas que o CO2 que vai ter à garrafa tem pressão suficiente para vencer a da água?

Se calhar, pelo menos até à válvula de retorno, vais ter a mangueira cheia de água e a saída do CO2 bloqueada!

Penso eu de que... pelo menos se me limitar a pensar na força do CO2 caseiro! mas posso estar enganada!

Luisa Fonseca

Publicado: (editado)
Achas que o CO2 que vai ter à garrafa tem pressão suficiente para vencer a da água?

Como a pressão é sempre instantaneamente aliviada pois a saída para o aquário nunca está bloqueada, não há pressão suficiente (em termos hidro-barométricos) para vencer a pressão do CO2, que, com uma cabeça difusora no local de entrada na "câmara de difusão".

A pressão será exactamente a mesma que a da água do aquário exerce num difusor vulgar, a única diferença reside no facto da movimentação da água! :alberteinstein:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':alberteinstein:' />

Claro que o posicionamento das peças não é o do diagrama, elas só estão assim para dar para se perceber bem! Depois o utilizador é que as coloca da forma que achar mais eficiente.

Espero ter respondido sucintamente :)

Embora ainda não o tenha testado!

Editado por beyonder
Publicado:

Então... ainda estás aqui no Fórum a ler tópicos???? :)

Anda com isso para a frente rapaz, engenhoca lá essa coisa que se isso funcionar é uma maravilha!

Mas tira uma foto do sistema quando estiver operacional, só o desenho não chega.

Por mim... Fico aqui à espera!

Luisa Fonseca

Publicado:

Eu ando sempre por aqui! Aprender o que ainda não sei! :thumbup3:

Este fórum é uma maravilha!

Eu quando tiver isso operacional ponho tudo em fotos passo a passo!

Entretanto até pode ser que surjam uns melhoramentos!

Cumps! ;)

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!