T5 versus compactas


Recommended Posts

Olá.

 

 

Quando me dirigi a uma loja de aquariofilia para solicitar o preço de uma calha com 2x250 HQI + 2x54 T5, o dono da loja aconselhou-me comprar 2 HQI + 2 compactas (DULUX).

 

Perguntei-lhe qual a razão, ao que ele me disse que a tecnologia das compactas era mais recente ( :( :D :D ... isto não é propriamente um argumento, mas vá lá...) e permitia ganhos de consumo relativamente às T5. Quanto às restantes questões que lhe coloquei, considero que ficaram por esclarecer.

 

Ora aqui no forum já li bastante sobre o assunto e tenho a sensação que as T5 permitem uma melhor distribuíção de luz. Para além disso, também aqui no forum, existem tópicos onde é dito que na Alemanha a tendência é para utilizar T5 (inclusivamente chegando ao ponto de substituir HQIs por T5). Penso que esta opção ainda é algo polémica e de facto pode gerar imensa discussão, no bom sentido claro, mas não é esse o objectivo deste tópico.

 

De resto, não posso ignorar que marcas cuja reputação é factual, têm na sua gama intermédia calhas com lâmpadas compactas, como p.ex. a Aqua Medic e a Giesemann, embora no caso das calhas topo de gama julgo que ambos estes fabricantes optem pelas T5.

 

Apenas gostaria de saber quais as reais vantagens/ganhos das T5 face às compactas (ou vice-versa). São as compactas uma alternativa viável às T5, ou são somente uma espécie de bluff? :D

 

 

Cumps.

 

 

Ricardo Ventura

Ora bolas... tive um trabalhão a escolher uma casa com grandes vistas e agora a malta passa o tempo todo a olhar para o aquário!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não me engano são basicamente o mesmo. São lampadas de descarga de 4 pinos, uma o tubo é direito, noutras o tubo é encurvado e penso que as dimensões do tubo tais como os fosforos utilizados no revestimento do vidro são iguais ou de tecnologia muito similar.

a descarga é feita no meio do gás que se encontra no tubo e que serve de condutor e para o gás e para a corrente é indiferente se o tubo é curvo ou não.

 

 

A única vantagem das compactas é que os contactos estão do mesmo lado e portanto tem compactação da parte de ligações, sendo esta muito mais fácil.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas em termos de distribuição de luz tinha a sensação que as T5, precisamente por não terem curvas, beneficiariam de uma maior homogeneidade, ou seja, permitiriam uma distribuíção mais uniforme ao longo do aquário.

 

Já as compactas, quando situadas nas extremidades da calha, perecem perder esse poder de distribuição homogénea da luz; dá a sensação que têm uma distribuição mais localizada. Certo é que isto pode também depender do reflector, mas é a sensação que dá...

 

Contudo, pelo que referes, depreendo que essa questão não tenha muita relevância, porque não a focaste. Estou certo?

 

 

Thx!

 

 

Ricardo Ventura

Ora bolas... tive um trabalhão a escolher uma casa com grandes vistas e agora a malta passa o tempo todo a olhar para o aquário!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando me dirigi a uma loja de aquariofilia para solicitar o preço de uma calha com 2x250 HQI + 2x54 T5, o dono da loja aconselhou-me comprar 2 HQI + 2 compactas (DULUX).

 

....

Ricardo Ventura

 

 

Usa as T5, ele certamente que te está a dizer que é o mesmo porque s ecalhar não tem com as T5. As T5 têm um rendimento maior.

Cego é aquele que não quer ver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva lpsimaof

 

Consegues quantificar essa diferença de rendimento em percentagem ? quanto mais ? 20%?

E dão mais rendimento porquê ? pela lampada em si, pelo balastro ou pelo reflector usado ?

Porque se a diferença não for muito grande poderá justificar comprar com as Pl se a calha for muito mais barata . Ou não ?

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva lpsimaof

 

Consegues quantificar essa diferença de rendimento em percentagem ? quanto mais ? 20%?

E dão mais rendimento porquê ? pela lampada em si, pelo balastro ou pelo reflector usado ?

Porque se a diferença não for muito grande poderá justificar comprar com as Pl se a calha for muito mais barata . Ou não ?

 

Cump.

Rui

 

 

Viva Rui,

 

A diferença de rendimento nunca será nessa ordem. Em termos de lumens, tens por exemplo a PC de 42W com 3200 lumens (76,2 lm/W), e tens as T5 de 35W com 3300 (94,26 lm/W) ou a de 39W com 3100 lumens (79,49 lm/W). Como podes verificar qualquer T5 (penso que todas elas) têm uma eficácia luminosa superior às PC.

 

Dão mais rendimento pelo simples facto de a potência nas lâmpadas fluorescentes poder ser medido pelo seu comprimento, e mesmo nas T5 podes verificar isso (a T5 de 35W tem aproximadamente 1,5 mt e a de 39 W tem apro. 85 cm). Logo nas PC tens os tubos dobrados, mas não podes ter as mesmas dimensões se não terias na mesma uma lâmpada muito grande.

 

 

O balastro para as T5 só existe electrónico (logo todas as vantagens da electrónica associada, memor consumo, maior duração melhor comportamento ao longo da vida útil, um melhor conteole do feixe luminoso, etc. ), geralmente (na maioria dos casos) o conjunto reflector+ difusor tem melhor rendimento e muito importante a temperatura de funcionamente da lâmpada, enquanto uma T5 atinge o fluxo máximo aos 35º, a maioria das PC's e T8 atinge este mesmo fluxo a uma T= a 25º. Se medires a temperatura dentro de uma armadura (excepto numa sem reflector nem difusor, mas aqui não estás a tirar partido das lâmpadas, ou tens um rendimento minimo) terás sempre uma T maior que os 25º, ou seja o fluxo da lâmpada já não será os 100% mas sim por volta dos 90%, o que quer dizer que a diferença em relação às T5 aumentou.

Tens também a distribuição de luz que será melhor na T5. Quase tudo (ou tudo) é a favor da T5.

 

 

Uma lâmpada nunca faz uma armadura, mas sim um conjunto, nunca pensem apenas numa lâmpada, mas sim num conjunto, pois a lâmpada por si só não ilumina. Se por exemplo colocas uma T5 num reflector duma T8 estás a cometer um erro, porque esse reflector não foi estudado para uma T5 mas sim para uma T8.

 

 

"Porque se a diferença não for muito grande poderá justificar comprar com as Pl se a calha for muito mais barata . Ou não ?"

 

 

Teoricamente nunca compensaria, agora o que te posso dizer é o que disse em cima, em igualdade de circunstâncias não aconselho, agora como digo também em cima tu podes ter uma PC com um óptimo reflector e um aT5 com um péssimo reflector.

 

Não sei se ajudei se pelo contrário só baralhei, mas não acredito que uma pessoa que trabalhe em aquariofilia lhes saiba responder a certas questões, pois são técnicas demais para eles, nem muitas vezes colegas de profissão (iluminação) as sabem, quanto mais uma pessoa que tem como principal objectivo vender animais. Não é fácil comprar este produto numa loja destas daí eu aconselhar produros que as lojas da especialidade (aquariofilia) vendem, porque teoricamente foram desenvolvidas para este fim. Uma questão que eu considero também muito importande é a pintura de uma armadura, que à partida terá um tratamento adequado para os salgados, enquanto que os produtos baratos que se vendem em qualquer lado não são desenvolvidos com este fim terão uma vida útil muito limitada.

Eu aconselho sempre a comprar um produto que de garantias, porque senão no lugar de poupar estamos apenas o adiar o gasto.

 

Muitas vezes o barato sai caro, mas quem não tem cão caça com gato.

 

 

E asim me fico espero não ter confundido ninguém.

Cego é aquele que não quer ver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compreendo a questão que o Rui coloca e compreendo a razão de ser da mesma, porque de facto se a diferença de rendimento das PC, embora inferior, fosse negligenciável face às T5, e a diferença de preço fosse relevante em favor das PC, então é óbvio que escolher o setup com as PC seria uma alternativa a considerar.

 

No meu caso não tem propriamente a ver com a diferença de preço, até porque já andei a ver em vários sitios (inclusive nos sites alemães) e consigo setups semelhantes com duas HQI + duas PC ou duas T5 por preços com diferenças que, por serem reduzidas, são de somenos importância.

 

Inicialmente coloquei a questão porque pelo que li aqui no forum fiquei mesmo com a sensação de que as T5 teriam vantagens face às PC, mas antes de gastar uma pipa de massa, achei que o melhor mesmo era ter certezas.

 

...enquanto uma T5 atinge o fluxo máximo aos 35º, a maioria das PC's e T8 atinge este mesmo fluxo a uma T= a 25º. Se medires a temperatura dentro de uma armadura (excepto numa sem reflector nem difusor, mas aqui não estás a tirar partido das lâmpadas, ou tens um rendimento minimo) terás sempre uma T maior que os 25º, ou seja o fluxo da lâmpada já não será os 100% mas sim por volta dos 90%, o que quer dizer que a diferença em relação às T5 aumentou.

Tens também a distribuição de luz que será melhor na T5. Quase tudo (ou tudo) é a favor da T5.

Ok, temos aqui dois argumentos, um dos quais já com algumas abordagens no forum que é a maximização do fluxo máximo das T5 face às PC e T8, por via da variável temperatura no interior da calha.

 

Por outro lado temos então o argumento da distribuição de luz (o tal argumento que, pelo senso comum, eu suspeitava existir, e aqui lancei à discussão).

 

Uma lâmpada nunca faz uma armadura, mas sim um conjunto, nunca pensem apenas numa lâmpada, mas sim num conjunto, pois a lâmpada por si só não ilumina. Se por exemplo colocas uma T5 num reflector duma T8 estás a cometer um erro, porque esse reflector não foi estudado para uma T5 mas sim para uma T8.

Quanto à questão sobre os reflectores das T5 e T8, e nomeadamente no que respeita à utilização de uma T5 num reflector de uma T8, já vi aqui no forum alguns tópicos onde isto ateou a fogueira cá com uma força..... :lol: :lol: :lol:

 

Resumindo, estamos todos de acordo que as T5 têm vantagens face às PC ou alguém tem argumentos a favor das PC? Se tiverem são sempre bem vindos, porque quanto mais dúvidas se desvanecerem entre umas e outras, mais certezas teremos quanto à escolha óptima, e isso é fundamental, tendo em conta o preço das calhas... 8)

 

 

Obrigado e abraços. :D

 

 

Ricardo Ventura

Ora bolas... tive um trabalhão a escolher uma casa com grandes vistas e agora a malta passa o tempo todo a olhar para o aquário!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quanto à questão sobre os reflectores das T5 e T8, e nomeadamente no que respeita à utilização de uma T5 num reflector de uma T8, já vi aqui no forum alguns tópicos onde isto ateou a fogueira cá com uma força....

 

Epááááá... estou a acabar a minha calha, onde juntei 4 T5 de 80 W às duas T8 de 58 W originais.

 

Agradeço opiniões ... é para plantas e não corais...

 

:twisted:

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Luis Queiroga,

 

 

Como deves ter percebido eu estava só a brincar com o Ipsimaof, porque ele já tinha abordado o assunto noutro tópico. bigsmile

 

É que o Ipsimaof é um expert em iluminação porque trabalha no ramo. De resto, existe um tópico fabuloso que não sei se já viste, onde ele coloca alguns argumentos de peso e depois gera-se uma fantástica troca de ideias na qual entra também um outro membro do forum que é também um expert na área e que tem o nick Ramirezi.

 

Entre outras coisas, esta história dos reflectores T5 vs reflectores T8 foi abordada, e muito bem, por ambos, e se queres a minha opinião sincera, acho que, se ainda não leste o referido tópico, é obrigatório que o leias, porque sobre o tema estou certo que é dos melhores, senão o melhor do forum. Todo o pessoal devia ler.

 

Embora este tópico conste da área dos salgados, o tema é analisado tão profundamente que, tenhas salgado ou tenhas doce, vale sempre a pena leres.

 

Aqui fica o endereço:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=13665

 

 

Cumps!

 

 

Ricardo Ventura

Ora bolas... tive um trabalhão a escolher uma casa com grandes vistas e agora a malta passa o tempo todo a olhar para o aquário!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo Ventura:

"São as compactas uma alternativa viável às T5, ou são somente uma espécie de bluff?"  
As compactas só têm uma vantagem sobre as T5 que é o facto de serem compactas. Uma compacta não passa de uma T8 dobrada ao meio, e que até perde algum rendimento luminoso em relação a estas.

A verdade é que são muito úteis quando se pretende meter o Rossio na Rua da Bestesga. Não é allheio a isso o facto já aqui falado de que alguns fabricantes especializados as usarem nas sua luminárias. Eu também as uso nas minhas calhas.

Aproveito só para dizer que as compactas de 4pinos com casquilho 2g11 nas potências de 40 e 55w só funcionam com balastro electrónico.

 

Luis Queiroga escreveu:

estou a acabar a minha calha, onde juntei 4 T5 de 80 W às duas T8 de 58 W originais.

Olá Luis! Desculpa não te ter respondido à tua questão no outro "post" sobre as Philips HO 80w/84.

Acho que a cor 84 é uma excelente lâmpada para plantas, mas deve ser misturada com lâmpadas de 6500k ou 10000, senão ficas com o aquário muito amarelo.

Quanto à tua calha, corres o risco de sub-aproveitares todo o sistema. Deves manter alguma distância entre as lâmpadas, e deves usar reflectores internos na tua armadura. Os reflectores quando bem usados não servem só para reflectir, mas também para direccionar; reparei nas fotos do teu aquário com aqueles echinodorus espectaculares que a armadura rectangular que tens suspensa está a desperdiçar muita luz para fora do aquário. Usaste a própria estrutura como reflector, mas não o deves fazer. Tens que usar um reflector de modo a encaixares a luz dentro do aquário. É evidente que isto não é assim tão linear, mas pelo menos sabes que valeu a pena pagar a conta da luz ao fim do mês.

 

abraço a todos,

Rui Alves

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais