Gomes Reef!!!


jc.gomes

Recommended Posts

Depois de consultar a "Maia" ela deu-me uma foto do teu aquário bigsmile

 

gallery_17688_1986_78132.jpg

 

Agora é deixar crescer :P

 

 

Epaaaaaaaa, tb quero um destes. Vou ter mesmo que ir a Maia, heheh, nice job


<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 107
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Viva novamente,

Reforcei o meu arsenal e agora é constituido por:

- 40 Cerithes

- 10 snails

- 4 Ermitas patas brancas

 

A luta é contra as diatomáceas.

As boas notícias é que a tropa ta a dar cabo delas (as cerithes são autenticos extreminadores implacavel #food:mrgreen:) e a tropa onde passa deixa tudo a brilhar.

As más noticias são que agora aparece uma segunda vaga com uns pontinhos com algas verdes depois de as deatomáceas terem sido dizimadas :)

As boas notícias é que as cerithes dão-lhe o mesmo tratamento que dão as deatomáceas.

As outras boas noticias é que depois de limparem a rocha com algas aparece a seguir coralina azul clarinho.

 

Portanto acho que tá a ir bem esta fase, ou pelo menos não ta a descambar :cool2:

As vantagens desta tropa toda é que não preciso meter as mãos na água e a tropa faz a sua função natural.

O areão tb começou a ficar com umas manchas castanhas e por isso pus os ermitas patas brancas mas como a rocha viva tem mais comida os sacanas foram para lá em vez de andarem a triturar o areão. Preguiçosos! :P

E o pior é que eles na rocha não têm 1/3 do rendimento que as Cerithes têm, andam lá a fazer cocegas. Eles são bons é no areão... tenho que os obrigar a ir para la :mrgreen:

 

Tb ja colei os corais co epoxy mais super-cola pelo aquario, menos a euphylia que continua no mesmo sítio e ja abriu mais um bocadito.

 

O sistema de bombas da Tunze tb ja está a funcionar. Os testes em modo manual foram sucesso e em 1 minuto tiram exactamente 1L de água. Agora vou começar a por em modo automático e ir monitorizando até começar a ganhar confiança no sistema.

As TPA's que antes eram de longe a parte mais chata agora limita-se a simplesmente fazer água 1x por semana e despejar 1 jerrican qd tiver cheio. Ja não há tubos, bombas e baldes a correr meia casa e a demorar um tempão e a molhar tudo.

 

Brevemente espero que entrem mais uns SPS e LPS pequeninos.

Hoje passei numa loja aqui em Coimbra e tinham uma Anénoma carpet gigantea verde simplesmente brutal :mrgreen:

hcarpetsdgsdfg.jpg

Mas resisti á tentação e la ficou.... uma Gigantea é muito exigente e necessita de um aquario muito mais estabilizado.

 

Por outro lado tb tinha la uma anemonas Quadricolor muito bonitas mesmo. Uma com pintas cor-de-rosa e outra com pintas roxas. E as Quadricolor são relativamente faceis de ter....

E pelo que o homem disse os Occelaris não gostam e não vão para a Gigantea porque é muito pegajosa, mas para as Quadricolor vão sempre.... Alguem sabe alguma coisa sobre isso?

É verdade que o homem recebe centenas de occelaris e anemonas e deve ter observado isso mesmo... agora não sei se será tão linear?

 

Cumprimentos.

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva novamente.

Vou deixar o paleio e passar as fotos. :music_singguitar:

 

LPS

A nova Euphilia paradivisa:

reef500008.jpg

 

A outra Euphylia que tinha mostrado anteriormente:

reef500007.jpg

 

Está com os os polipos totalmente recuperados e ja ta aberta ao maximo, o problema é que num dos lados penso que tens problemas no tecido:

reef500006.jpg

 

Acham que é grave, não é grave :bs_quesexclaim:

Eu espero que com o tempo consiga fechar aquela parte do tecido. So tenho medo que ate la esteja por ali muito vuneravel. Ainda bem que não tenho peixes ainda....

 

SPS

 

seriatopora caliendrum

reef400022.jpg

 

seriatopora histrix

reef400020.jpg

 

Acropora Sp. verde

reef400021.jpg

 

A acropora tem algum tecido na base destruido. Espero que não tenha problemas de maior e cresça saudavel e que não se propague para outras zonas do coral...

 

Gerais:

reef500005w.jpg

reef500004w.jpg

reef500003w.jpg

reef500002w.jpg

 

Tb ja tenho os mangues na Sump. São 6 no total.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva novamente.

Para ja quero agradecer ao Nuno Rogério a visita e os frags que gentilmente fez questão de oferecer :laugh:biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

 

Antes de mais os valores tiveram alterações.

- O No3, fosfatos, nitritos e amonia tão literalmente a zero. Macro-algas e mangues a trabalhar :cool2:, assim como Ultra-life e Biogenesis.

- A chaetomorpha tem crescido á bruta. Os mangues ja tão 4 deles a rebentar. 2 deles nem por isso (ja falei com a loja do ebay e vai-me enviar mais 2 sem qualquer custo)

- O Ultra-life e o Biogenesis tão a servir para colonizar a rocha morta. O Biogensis tem mais de 17 tipos de bactérias diferentes e o ultra-life é promove o crescimento/aparecimento de bactérias.

 

As TPA's automáticas estão a funcionar em pleno. O funcionamento é muito simples e funcionou como ta a trás descrito. 1 minuto = 1L

Costumo mudar 5L de água por dia. 3x 1 minuto separadas e 1h. E depois uma de 2 minutos na hora a seguir. O sistema tem estado em automático e até ja me esqueço que aquilo muda a agua sozinho biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

Aquilo é de tal modo estável de tar a tirar e por água ao mesmo tempo que o sensor de nível nem acusa nada nas mudanças de 1 minuto. Se for a de 2 minutos liga uns segundos nada de especial e nada de importante porque mesmo que faltasse um bom bocado todos os dias evapora agua portanto... mas nem isso acontece, aquilo tem tado afinado.

 

Neste momento estou so a pingar Kalk durante a noite e a pingar somente Magnésio. O magnésio tem a ver com os mangues. Até tinha o valor bem, mas assim que os Mangues entraram o magnésio veio por ai abaixo até aos 1000. Comecei a dosear Magnésio e numa semana e subiu para 1150. Reforcei hoje o doseamento para ver se sobe até aos 1350.

O Ca ta nos 460. O oxigénio ta a 6ppm/l.

O KH ta a 8.

 

Comprei tb um medidor de TDS novo no ebay (19€ ja com portes) com bolsa e tudo :wink:

Na água de osmose tinha colocado um restritor para o ratio passar de 3:1 para 1.7:1 e tava com receio que a qualidade da agua piorasse.

A nível de TDS na torneira anda nos 50-60ppm. Apos passar na osmose anda nos 0-1 ppm. Ta Ok :character0050:

 

Frags (Nuno Rogerio):

image00013q.jpg

- Duas montiporas (verde e vermelho). Dois discossoma verdes. Uma carrada de xenias branquinhas, Staghorn coral e uma Histrix diferente da que ca tinha.

- Agradeço novamente ao Nuno que veio ajudar a por mais uns corais ca para dentro.

 

A grande novidade é:

Entacmaea quadricolor Electric Green

(foto hoje com flash)

dsc06198tn.jpg

 

(foto ontem, quando chegou sem flash)

image000042.jpg

 

Como da para perceber a maquina fotográfica é simplesmente uma compacta, portanto a qualidade das fotos não é nada de especial e por exemplo sem flash uma anémona que é verde fluorescente na foto aparece a azul claro porque é reflexão das lâmpadas e a máquina capta a luz das lâmpadas.

Com o flash ja da para perceber que é um verde mais vivo, mas ainda assim tem que levar com uma flashada de luz branca para disfarçar o azul das lâmpadas.

Ela na realidade não tem nada a ver com o que ta ai nas fotos, mas basicamente é um verde literalmente flurescente. Parecido com aqueles marcadores verdes que se usa para sublinhar.

 

 

Eu acho que se ta a ambientar bem. Ela ficou +- no sitio onde a deixei. Ainda é pequenina e com a luz que tenho encosta-se mais a rocha. Depois a noite so com leds chega-se a frente e ta mais a vontade para apanhar luz dos 3 leds de alto brilho azuis.

A ver se aguenta, espero que sim.

 

Como os valores têm tado rock stable. Vou por mais equipa de limpeza. (da para ver nas fotos que a rocha morta tem algas)

E vou meter uns camarões e uns gobies com o proposito de começar a deitar comida pra dentro e monitorizar os valores para perceber se as rotinas e o equipamento se ta a portar bem e continua tudo a rolar certo.

 

Depois disso queria outra anemona (Stichodactyla gigantea green) para a ponta esquerda e depois sim ja podia por os 4 ocellaris. 2 normais e dois B&W.

Ainda vai demorar o seu tempo.....

 

Cumprimentos.

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Espectáculo mesmo esse reef.

Esses meses de planeamento, montagem e preparação valeram a pena.

É uma execução exemplar e de elevadíssima qualidade.

A única coisa que eu tenho a apontar é que devias ter mais sensores e "fail-safes" nesse mecanismo de Auto-TPAs.

Tipo o que acontece se uma das bombas avaria? Se o "balde" de água suja estiver cheio, ou o outro vazio?

Outro cenário, muito remoto mas possível, logo após a manutenção semanal a bomba que tira a água para as TPAs avaria ou entope, com a entrada de, 5L/dia X 7 dias = 35litros não faz o aquário transbordar?

De resto, e não me canso de o dizer, ESPECTÁCULO!!!

Continua assim que daqui a uns anos sou eu a cravar frags para o meu reef ;)

 

Um abraço e boa Aquariofilia!

 

P.S.: Tenta ver nas opções de fotos se não podes mudar o WB (White Balance), experimenta vários valores e pode ser que as fotos percam esse tom azulado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espectáculo mesmo esse reef.

Esses meses de planeamento, montagem e preparação valeram a pena.

É uma execução exemplar e de elevadíssima qualidade.

A única coisa que eu tenho a apontar é que devias ter mais sensores e "fail-safes" nesse mecanismo de Auto-TPAs.

Tipo o que acontece se uma das bombas avaria? Se o "balde" de água suja estiver cheio, ou o outro vazio?

Outro cenário, muito remoto mas possível, logo após a manutenção semanal a bomba que tira a água para as TPAs avaria ou entope, com a entrada de, 5L/dia X 7 dias = 35litros não faz o aquário transbordar?

De resto, e não me canso de o dizer, ESPECTÁCULO!!!

Continua assim que daqui a uns anos sou eu a cravar frags para o meu reef ;)

 

Um abraço e boa Aquariofilia!

 

P.S.: Tenta ver nas opções de fotos se não podes mudar o WB (White Balance), experimenta vários valores e pode ser que as fotos percam esse tom azulado.

 

Muito obrigado pelos elogios :)

 

O mecanismo de Auto-TPA's basicamente é so aquilo e tem que existir sempre alguma vigia.

Actualmente está a funcionar em pleno. Basicamente 1 minuto = 1 litro e elas na parte da noite que é quando tou em casa ligam 1 minuto de hora em hora até prefazer 5 minutos.

Mecanismos sensores e "fail-safes" não existem porque não da mesmo para ter porque não tenho agua e/ou tubo de esgoto onde ta o aquario portanto tou sempre limitado nesse sentido.

 

Água nova só preciso fazer 1x por semana. A agua usada só preciso despejar 2x por semana. A água de reposição tb é encher 1x por semana (inverno).

 

Em situação de férias ou ausência o mais seguro é sempre chegar ao programador e por em OFF.

O sistema tem estado sempre em automático a funcionar bem, mas tb o posso por em modo manual e continua a facilitar as TPA's, porque basta chegar ao programador e por em ON e qd vir que ja mudou água suficiente passar para OFF. E todo o equipamento do aquario continua a rolar normalmente, não preciso espalhar mangueiras e desligar equipamentos e meter e tirar bombas da água.

As TPA's passaram de uma situação de chatice e incomodo para uma coisa que basicamente a nível de trabalho ta reduzido quase a zero :girlhitboy:

 

Os valores continuam todos bem. No2, No3, NH4 a 0. E MG anda pelos 1000, Ca 460 e HK 9.

Novidades:

As algas tão a atacar, mas a equipa de limpeza está a equilibrar a festa. A coralina tb está a atacar agora no vidro de trás e na rocha morta.

 

- Os Mangues estão a rebentar nas pontas.

- A chaetomorpha está a ficar enorme. Espectacular esta alga. Desde que a meti juntamente com os mangues o teste de NO3 não reage a qualquer presença de NO3 na água.

 

No intuito de testar o equilíbrio do sistema, e por bastante carga orgânica para ver como todo o conjunto se aguenta aqui ficam as novidades (Bubbles-Shop):

Amblyeleotris Randalli

dsc06227tn.jpg

 

Nemateleotris Magnifica (Oceano Pacifico)

dsc06207tn.jpg

 

Lysmata Amboinensis

dsc06212tn.jpg

 

Comboio de Nassarios atrás da comida

dsc06208tn.jpg

 

Sea Slug

dsc06200tn.jpg

 

Alguem faz ideia que Sea Slug é esta?

E muito engraçada, de vez em quando "cospe" altas nuvens brancas que se conseguem ver e bem. Não faço a mais pequena ideia que raio de comportamento é esse e como se chama, mas deve trabalhar bem a comer algas portanto ta la mt bem.

 

Eles ja ca tão á 1 semana. Tão todos a comer bem (flocos e artémia congelada). Estão ambientados como agora tenho que alimentar e deitar comida para o aquário ja pude verificar como se aguenta com a carga orgânica. Para ja e passado 1 semana os valores continuam iguais aos que estavam, portanto tudo Ok. Agora vai ser continuar a monitorizar....

 

A equipa de limpeza como ja deu para perceber foi reforçada. Neste momento é a seguinte:

Bumble Bee Snail - 10

Cerithes - 39

Ermitas Scarlet - 4

Ermita Patas brancas - 4

Turbos - 6

Strombus - 2

Nassarios - 10

 

Tenho que o conhecimento que as Salárias são muito boas comedoras de algas. Que me podem dizer sobre elas, parecem-me um pouco agressivas não?

São agressivas para com os Gobys? São faceis/dificeis de manter? É bom/mau ter uma no aquario juntamente com muitos Goby's?

 

Cumprimentos.

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As Anemonas Ectanema Quadricolor realmente são lindas, só que têm um grande problema, procuram luz e circulação! Já vi quadricolor em todas as zonas de aquário, mas acho que ainda não vi nenhuma junto ao areão. Tive uma quadricolor vermelha durante bastante tempo, até ao dia que ela se lembrou de testar o poder das Tunze 6100, lol, logico que ficou desfeita em milhares de bocados. So dei fé passado 2 dias quando reparo que ela estava desaparecida a uns dias, como não tinha tido morte de peixes, nunca pensei que ela podesse ter entrado na bomba, até quando começo a ver bem e ainda existia alguns bocados de tecido no substrato, o resto deve ter ido pelo overflow e e por exterior para o escumador. Tive muita sorte, alias nem sei como o sistema não sofreu com isso, mas por norma é mesmo muito mau quando isso acontece. Por isso esta atento ao movimento dela, provavelmente ate vai passear uma beca no aquário ate encontar o local certo e depois pode ficar por muito tempo, mas sempre de olho nela.

 

abraço

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho que o conhecimento que as Salárias são muito boas comedoras de algas. Que me podem dizer sobre elas, parecem-me um pouco agressivas não?

São agressivas para com os Gobys? São faceis/dificeis de manter? É bom/mau ter uma no aquario juntamente com muitos Goby's?

Eu tenho uma Salarias fasciatus e não noto qualquer agressividade. Tenho 3 gobies, um igual ao teu (Amblyeleotris randalli), um Amblyeleotris guttata e uma Valenciennea strigata e não há qualquer tipo de problemas entre eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Cab,

 

Também espero que a quadricolor se adapte...mas neste momento ainda não tem sitio definido anda a passear de um lado para o outro! :roflroll2:

Quer dizer não é bem assim que eu não a deixo ir longe...ponho uma rede à volta da zona onde ela esta...e vou testando diversos sitios!

Isto porque? Para não ser sugada pelas tunze 6045 e sunsun 5000l/h e para não me danificar alguns frags de sps que já tenho... :)

 

Como foi a tua experiência? É verdade que queimam e danificam irreversivelmente os sps's? :roflroll2:

Ela também anda as voltas porque ainda se está a habituar à luz...na loja estava à luz da vela...e eu tenho 400l...432W!! yikes

 

Jorge sendo assim acho que vou ver se arranjo uma salaria...uma ramosus era o ideal...acho mais gira a preta! :roflroll2:

Para ver se controlo totalmente as algas... :huh:

 

Obrigado pelos comentários ;)

 

Ab

João

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Olha um belo dia cheguei ao aquário e ela tinha atravessado de uma ponta para a outra sem tocar num coral, agora como é que ela fez!! A Quadricolor entrou no aquário e pouco tempo depois ficou fixa num sitio que ficava perto do retorno, levava em cheio com o retorno e pelos vistos gostava de la estar. Um dia, numa mudança de Layout forcei-a a sair daquele spot, o que fui fazer, durante 2 semanas não parou quieta ate entrar na bomba. Por isso amigo, se ela encontrar o sitio certo é deixa-la, a não ser que tentes guiala para uma determinada area do aquário e rezar para que ela se fixe.

 

abraço

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Viva a todos, como não fazia um update ha uns tempos aqui vao algumas novidades.

 

Primeiro as más noticias:

- A Quadricolor depois de tar 2 semanas no mesmo sitio e com 2 occelaris em cima a divertirem-se tive a ideia genial de tirar as protecções das bombas #cool

- Dito e feito passado dois dias decidiu mexer-se e foi-se enfiar onde? Exactamente na bomba fight

- A agua ficou turva, o escumador deixou de escumar. Mudei 30L água, enfiei 1Kg de carvão activado no aquário e felizmente passado 24h ja tava tudo regularizado e nenhum peixe morreu.

- Conclusão: nunca pensar que as anemonas estão fixas e ja não saem dali e vou ter que comprar uma vortech mp40w com protecção para as anemonas. A anémona foi com o galheiro (li depois que se a tira-se com jeito e a deixasse em paz podia recuperar :( ) e os palhaços ficaram sem anemona.

 

Os parâmetros continuam todos bem e ja consegui subir um bocado o magnésio para os 1150.

 

Agora as fotos:

A chaetomorpha está enorme e cresceu imenso. Com ela mais os Mangues os nitratos e fosfatos estão a zero sem ter que recorrer a métodos artificiais de controlo:

dsc06326tn.jpg

 

Os Mangues ja rebentaram as primeiras folhas e têm imensas raízes novas:

dsc06327tn.jpg

 

Zoanthus sp.

Ta muito bonito tem barbas verdes e centro azul/verde e é uma pedra ainda grandinha. Veio da Fitonia em Coimbra.

dsc06276tn.jpg

 

Zoanthus sp.

Esta é uma pedra com 3 tipos diferentes de Zoanthus. Os vermelhos são espectaculares. Veio da Fitonia em Coimbra.

dsc06318tn.jpg

dsc06314tn.jpg

 

Actinodiscus sp.

Um discossoma cor de laranja que ainda se ta a adaptar... Veio da Fitonia em Coimbra.

dsc06279tn.jpg

 

Acropora Gomezi (Paulo Oliveira)

Esta acropora é azul e é espectacular e em pouco tempo nota-se ja zonas com crescimento. Espero arranjar mais uns corais azuis ja que este é o único azul que tenho. Veio do aquário do Paulo Oliveira.

dsc06295tn.jpg

 

Acropora Millepora (Paulo Oliveira)

Veio juntamente com a acropora gomezi, mas infelizmente da para ver na foto que ela chegou logo com partes esbranquiçadas e depois continuou a perder tecido. Felizmente ja estabilizou e penso que está ja a recuperar lentamente.

dsc06297tn.jpg

 

Ricordea Yuma (Fernando Gonçalves)

Esta ricordea veio do fragario do Fernando e é muito bonita. É verde, está ja fixada a rocha e da para perceber que parece estar a dividir-se a a formar ja outra ricordea :D

dsc06307tn.jpg

 

Ricordea Yuma (Carlos Mota)

É outra ricordea yuma vermelha vinda do fragário do Carlos Mota (visitei o fragário e é impressionante o sistema que está la montado. Nunca tinha visto nada igual). Ela ainda está toda recolhida porque a foto foi logo acabado de chegar e fixado a rocha mas é muito bonita.

dsc06346tn.jpg

 

Hydnophora Rigida (Carlos Mota)

Penso que seja esse o nome do coral, mas não tenho a certeza :?: Mas tem um verde fluorescente extremamente bonito.

dsc06348tn.jpg

 

Seriatopora Caliendrum hard-green (Carlos Mota)

Esta calandrium é de um verde escuro que não tem nada a ver com a outra calandrium que ja tinha. Espectacular. Quando cheguei la ao fragario saltou logo a vista.... Na foto não da para perceber bem.

dsc06355tn.jpg

 

Fungia Fungites + Catalaphyllia Jardinei (Carlos Mota)

Deixei para o fim os 2 corais mais espectaculares :laugh:

A fungia é de um cor de laranja flurescente e a catalaphylia tem um um verde flurescente. Nas fotos não da para perceber bem a fluorescência. O Carlos tinha la outras catalaphylias com tamanho superior, mas o verde desta não deu para resistir.....

dsc06351tn.jpg

 

Amphiprion Ocellaris

Adicionei estes dois occellaris que são pequeninos e estão muito bonitos e a comer de tudo um pouco e que estavam todos contentes na sua anemona e agora têm que se habituar a ficar em lado nenhum....

dsc06322tn.jpg

 

Amphiprion Polymnus

Estes dois palhaço são maiores e são extremamente bonitos. Muito mais bonitos que os occelaris no entanto de vez em quando andam a coçar-se. Parasitas externos? Comem sempre muito bem e de tudo e tenho dado comida com vitaminas, alho, metronidazol mas não sei o que fazer para tentar ajudar. Ajuda/ideias?

dsc06324tn.jpg

 

Gerais

dsc06357tn.jpg

dsc06358tn.jpg

dsc06359tn.jpg

dsc06356tn.jpg

 

O aquario faz agora 2 meses que foi montado.

Ja houve o stress da anemona.

Os peixes estão todos muito bem e a comer no entanto que fazer relativamente a coceira?

Devo por uma Vortech Mp40W. Boa ideia?

Tb ja mandei vir um regulador de temperatura (TC-10) que depois ainda vou ver se o consigo montar. No entanto agora falta-me comprar as ventoinhas. Ideias? Eu ainda queria fazer um DIY com ventoinhas de PC, mas não tenho jeito nenhum para conseguir fazer o suporte portanto vou ter que ver de umas no mercado.

Depois ficam a faltar as bombas doseadoras, mas isso so la mais para a frente e os peixes igual. Para ja ta fechado a nível de peixes, ate porque tenho que ver se os gaijos deixam de se coçar.

A nivel de bombas doseadoras. O que acham de bubble magus vs GHL? Têm um bocado de receio das bombas chinesas e tenho mais confiança nas doseadoras GHL que são feitas na alemanha, no entanto é um pouco mais cara....

 

Continuo a dosear Kalk + part A+B de Ca, Kh e ultra life dos produtos que mostrei anteriormente da bubble shop e tb tenho deitado muito magnésio. Penso que os mangues comem muito magnésio para o seu crescimento.

Ah e ja se pode ver Coralina por todos os lados, nomeadamente vidro.

 

Agradeço novamente a recepção do Carlos Mota ao fragario do norte onde deu para ver o que é um sistema a sério :laugh:

Pena que so pude trazer meia dúzia de coisas para ser poupadinho ;)

 

Finalmente chegou isto da Alemanha, podem tentar adivinhar o que é:

dsc06360tn.jpg

 

Cumprimentos, se pudessem ajudar nas duvidas agradecia.

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de consultar a "Maia" ela deu-me uma foto do teu aquário bigsmile

 

gallery_17688_1986_78132.jpg

 

Agora é deixar crescer :D

 

 

Alguem sabe dizer-me o nome da montipora ( creio eu) no canto inferior direito????'


<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Verissimo,

 

fui eu que coloquei essa foto (penso que este coral era do Diogo Lopes), é uma Montipora foliosa (prato), a australiensis é uma montipora encrustante e com os polipos mais verdes fluorescentes.

 

Foliosa

gallery_17688_2158_12794.jpg

 

Australiensis

gallery_17688_2158_17516.jpg

 

Nuno

Editado por nuno rogerio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva novamente, ja que falam em Montiporas em forma de prato espero brevemente adicionar algumas assim como algumas acroporas novas.

Para ja entrou um coral enorme:

Pocillopora Damicornis purpura xxxl (Paulo Oliveira)

dsc06370tn.jpg

É um coral enorme, espetacular que tirei foto mal acabou de chegar. Vai ficar no plate mais alto do lado direito. Com umas acroporas verdes as lado nesse plate acho que vai ficar muito bem.

 

Seriatopora Caliendrum verde metálico (Paulo Oliveira)

dsc06375tn.jpg

Juntamente com a pocillopora viram la escondidos uns frags de Calandrium que colei num plate. Esta ja é a 3ª que tenho e felizmente são todas diferentes.

A mais antiga tem um verde mais claro, esta é um verde mais brilhante e a que recebi a pouco tempo é um verde carregado.

Vou ter que distribuir 3 Seriatopora Calandrium no layout. Ideias? Elas crescem muito/pouco e é mais crescimento vertical ou horizontal?

 

Forttex TC-10 Digital Thermostat Package 2

dsc06376tn.jpg

http://www.forttex.com/index.php?main_page...amp;cPath=1_5_8

 

Ja instalei o medidor de temperatura com funções de controlo de aquecimento e arrefecimento.

Até ver e para ja é extremamente preciso na leitura da temperatura, facil de instalar, facil de configurar, e tem funcionado muito bem.

Obrigado ao Rui Feliciano que me aconselhou o dispositivo :D

Aqueles sacos de sais e líquidos são para o Balling. Para ja vao ficar arrumados até poder comprar bomba doseadora. Encomendei logo uma grande quantidade porque escuso de andar a pagar portes a torto e a direito e porque vieram de um site com preços muitíssimo mais baixos. Os 3 líquidos são os elementos traço principais (estroncio, barium, etc) que depois se misturam com as soluções.

http://www.coral-garden.de/

A caixa da encomenda chegou em muito mal estado e ja esperava o pior, felizmente acabou por correr bem e não perder nada. Tive mesmo muita sorte. Da Alemanha a Portugal chegou tudo muito bem. Os senhores dos CTT de Lisboa a Coimbra é que fizeram o favor de dar cabo da caixa.

 

Espero brevemente fazer mais um update com uns SPS do Nuno Rogério para ver se fica mais bem composto o layout.

É o problema de ter 4 plates e uma área enorme para espalhar corais ;)

 

Tb deitei artemia á catalaphylia e á fungia e aquilo são umas máquinas a comer. Comem quase tanto quanto um peixe :D

A cataphylia passado 1/2 dias ressentiu-se e começou a fechar, depois deitei por 2 dias comer e foi abrindo aos poucos. Agora ta enorme e totalmente aberta mesmo com a luz desligada.

Com que frequencia devo alimentar a catalaphylia e á fungia?

Fiquei mesmo impressionado com a quantidade de comida que conseguem comer e agora não sei se tou a deitar demais ou de menos?

 

PS: As fotos continuam manhosas. Modo automático e copy/paste pro forum. ;)

 

Cumprimentos.

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia,

tou aqui a precisar de ajuda com um novo coral que tava na Fitónia baratinho, mas não me souberam indicar o nome dele.

O coral é um NPS e é uma Gorgonian:

 

dsc06427tn.jpg

dsc06428tn.jpg

 

O tecido é roxo e os pólipos brancos.

Na reefcentral disseram-me o seguinte:

That is Photosynthetic, strong lighting, good laminar flow.

 

Ele pelos vistos é foto-sintético, no entanto e ainda assim penso que necessita de ser bem alimentado. Actualmente tenho rotiferos e cyclops congelados.

No entanto ja vi que existe alimentação da TMC NutraPlus que parece ser muito boa, mas onde arranjar isto é que é quase impossível:

http://www.tmc-ltd.co.uk/aquarium/gamma-nutraplus.asp

 

As duvidas são:

- Qual o nome dele.

- Em que sítio do layout o devo colocar de modo a que tenha boas condições para se desenvolver.

- Que tipo de alimentação devo dar.

 

Cumprimentos e obrigado desde já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva novamente,

deste vez vou fazer aqui um update para um DIY para o sistema de refrigeração baseado no sistema do Rui Feliciano a quem agradeço pela ajuda a montar o sistema :)

 

O sistema é todo ele muito simples de funcionamento:

ligacoes.jpg

 

Suporte para a calha:

dsc06390tn.jpg

 

Sao duas barras de alumino. Uma em "L" e outra em "U" de 15-20mm compradas no AKI.

A barra em "U" vai assentar no vidro do aquario que é de 12mm e a barra em L vai colar com silicone na outra barra e por fim as ventoinhas encaixam nessa barra. A serra corta o aluminio facilmente.

Como a barra em "U" é mais larga que o vidro permite inclinar as ventoinhas para a água.

 

Para ligar as ventoinhas todas são usados uns Y:

REVOLTECCABO011_big.jpg

 

As ventoinhas:

Ventoinha NoiseBlocker 92mm XE2

NOISEBLOFAN0017_big.jpg

AIR FLOW 65 m^3/h (38 Cfm)

 

RUIDO 21 dB/A

 

ALIMENTAÇÃO Tensão de funcionamento: 6 a 13V

 

O transformador é igual ao que ja tinha usado para as bombas da Tunze de reposição mais atrás neste topico. (12V - 1000ma)

cada ventoinha penso que consome 0.11 amperes.

Tiveram que ser usadas ventoinhas de 92mm em vez de 120mm por restriçoes na altura entre o aquario e a calha.

 

Resultado final:

dsc06450tn.jpg

dsc06449tn.jpg

dsc06448tn.jpg

dsc06447tn.jpg

 

Ainda ta fora do sitio e com os cabos ao pendurão mas ja está a funcionar. É so arrumar no sitio. Foi tudo adquirido na MBIT.

Cumprimentos, espero que ajude alguem que esteja com as mesmas ideias.

Btw, isto depois ta ligado ao TC-10 que falei mais atrás e regula o ligar/desligar dos aquecedores e ventoinhas.

 

Cumprimentos.

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva a todos,

O aquário continua estável, os peixes estão bonitos, assim como os corais que todos uns dias crescem mais uns milímetros. Ainda estou a usar Kalk + adições de MG + Coral A+B da Ocean Life porque ainda não tenho as bombas doseadoras.

 

No2, No3, No2, Po4 = 0

Mg= 1240

Ca= 440

KH= 8/9

 

Felizmente entrou um equipamento que ja estava previsto desde o início.

Vortech MP40W Gen 2

p1000137tn.jpg

 

Tem estado em modo Reef Crest. É impressionante o poder da bomba e todo o aquário melhorou relativamente ao que tinha anteriormente.

 

Ouve entrada de novos corais do Nuno Rogério (Montiporas digitata + capricornis, Acroporas) e uns discossomas vermelhos do Veríssimo. Existem outras entradas mas deixo para outra oportunidade.

As fotos que espero que com um pouco melhor de qualidade (uma compacta de 150€ em modo full automatic :priere:):

 

p1000173tn.jpg

p1000190tn.jpg

p1000188tn.jpg

p1000178tn.jpg

p1000169tn.jpg

p1000129tn.jpg

p1000163tn.jpg

p1000162tn.jpg

p1000153tn.jpg

p1000151tn.jpg

p1000150tn.jpg

p1000146tn.jpg

p1000132tn.jpg

p1000128tn.jpg

p1000126tn.jpg

p1000125tn.jpg

dsc06396tn.jpg

 

Cumprimentos.

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva a todos,

como o aquário vai fazer 3 meses vou fazer aqui um pequeno update e algumas novidades.

 

Felizmente ainda não ouve nenhum acidente e os peixes que ainda são muito poucos têm estado saudáveis e os corais a crescer bem.

Tinha uma duvida relativamente ao Ca, MG e KH.

Neste momento tenho:

Ca- 440

MG- 1260

KH- 7

 

Estes valores são bons e devem-se manter ou há algum valor em baixo? Penso que o KH devia subir para os 8-9 penso eu?

 

As maiores novidades são uma Calaustrea Furcata e uma Haddoni da Templo Aquático que vieram em excelentes condições.

A Calaustrea manda um verde fluorescente que bate qualquer verde que ja alguma vez que tenha visto, é altamente incandescente, muito bonita.

 

A Haddoni é uma anémona extremamente difícil. Primeiro não para quieta, mas felizmente so anda no areão e depois é capaz de deslocar pedras com mais de 5Kg ;)

Ando a ver se ela se fica pelo lado esquerdo do aquário, mas a gaija tem uma força brutal.

Ja está ha cerca de 3 semanas no aquário com os Polymnus em simbiose e tem comido regularmente pedaços de camarão com vitaminas. Tenho esperança que ela se aguente por muito tempo e ela está super-saudável mas este tipo de anémonas é sempre uma incógnita. Para mim é o elemento mais exigente de todo o aquário e muito mais exigente que qualquer peixe.

So far so god, ainda hoje comeu camarão e em 3 semana teve sempre inflamada, nunca ficou mirrada.

 

No entanto tem-se andado a mexer. Ideias sobre motivos de elas se mexerem? Tem bastante luz, ta na ponta oposta da vortech.....

 

A outra maior novidade é uma outra anémona ;)

Veio do aquário do Pedro Manuel Tavares que por sua vez veio do Templo Aquático e é uma Quadricolor Fire Red simplesmente soberba.

Desta vez ja tou preparado com a Vortech MP40 com protecção de espuma anti-anemonas e portanto acho que é impossível a gaija se enfiar na vortech :)

Esta só está no aquário ha 3 ou 4 dias, no entanto tem permanecido inflamada e ja comeu camarão. Ela veio de um aquário super-saudável onde o anterior dono ja tinha meia dúzia destas quadricolor (reproduzem-se que nem coelhos) e portanto tem tudo para estabilizar e viver bem ;)

So espero que não decida ir dar uma volta pelo aquário por 2 motivos. Um é que no sitio onde está tá perfeita. O segundo é que ainda se vai enfiar a porrada com a Haddoni. Ja sei que as quadricolor nao param quietas, mas a ver se ela assenta ali :P

 

p1000236tn.jpg

 

p1000242croptn.jpg

 

p1000282tn.jpg

 

p1000299tn.jpg

 

p1000302tn.jpg

 

p1000332tn.jpg

 

p1000333tn.jpg

 

p1000335tn.jpg

 

p1000337tn.jpg

 

p1000341tn.jpg

 

Digam de vossa justiça.

Cumprimentos.

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas é preciso dizer alguma coisa? #musica tens um aquário 'fabularástico'! :lol:

 

Viva Ric.Gomes obrigado pela apreciação fabularástica :drinking:

 

-------

Esqueci-me de referir, mas nas ultimas fotos a iluminação passou a contar com 1x ATI Blue special + Blue plus + Actinic. Falta vir a Fiji Purple.

 

Ainda não tenho praticamente peixes nenhuns.

Tava a pensar colocar daqui a 1 mês e logo de uma vez 3 peixinhos pequeninos :cry:

- Yellow Tang

- Blue Tang

- Blue Powder Tang

 

A minha lista de peixes é muito restrita e após entrarem estes praticamente so deve entrar uma salária e uns gobys, isto é, o aquário vai ficar praticamente todo para eles os 3 e isto ainda são 430L de água so do tanque principal.

Será arriscado colocar os 3 de uma vez? Sei que tenho que garantir que vem da loja super-saudáveis porque fazer quarentena ta completamente posto de parte. So se tivesse outro aquário igual a este ao lado para o poder fazer....

Mandar vir 1 a 1 tb é extremamente problemático porque em Coimbra não ha nada e vão ter que vir de Lisboa ou qq coisa assim parecida. O transporte é complicado e caro. O problema de tb vir 1 a 1 é que os que vierem mais tarde depois levam pancada dos que ja la tão.

 

Ainda vou ter que pensar como vai ser esta operação.... sugestões?

 

E qual blue tang é mais bonito:

Blue:

p-89505-blue-tang.jpg

Regal Blue:

p-39901-tang.jpg

 

E que outras sugestões para peixes?

 

Cumprimentos.

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Prefio o Blue ^^ são mais imponentes xD

 

Viva Diogo,

também me parece que sim.

 

Como ja tinha uns frags a mais que andam de cima dos plates do aquário, tive que montar uma estrutura em eggcrate.

Como não queria poluir visualmente o aquário principal com tal estrutura e como tenho na Sump forte iluminação por causa da macro-alga + mangues decidi la colocar a estrutura:

p1000348tn.jpg

 

Tem problema tarem os frags na Sump, junto com a Chaetomorpha?

E relativamente á iluminação, são 2X 18W 6500K. Luz tem imensa so não sei é se o espectro é muito apropriado? A Chaetomorpha tem crescido á bruta....

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.