Aquário 60L - Casal de Colisas Lalia


aquangel

Recommended Posts

Boa tarde, gostava muito que me podessem ajudar..

Vou descrever o meu aquario, para que me possam ajudar melhor

 

Descrição do meu aquário:

 

Aquário:

- 60x30x33

- 60L

 

Filtro: Sera 380l/h

 

Aquecedor: Aquapor 100W

 

Temperatura: 23ºC - 26ºC

 

Ph da torneira: 7

Ph do aquário: 6,5

 

Decoração:

-Plantas artificiais

-Lâmpada flurescente azul

-Areia

-Pedras

-Vaso

-Termómetro

 

Fauna:

- 1 macho Colisa Lalia

- 1 femea Colisa Lalia

- 1 Corydora Aeneus

- 5 Neons Cardinal

 

A minhas perguntas são:

1) Posso colocar mais alguns peixes no meu aquário comunitário de 60L?

2) Que tipo de peixes posso colocar com o meu casal de Colisas Lalia?

3) Quais são as plantas flutuantes para ajudar na reprodução das Colisas?

4) O macho Colisa está sempre atrás da fêmea, correm pelo aquário, é normal? Ele tem feito olhas nas paredes do aquario mas acabam por sair por causa da corrente que o filtro faz à agua

5) Tenho outro aquario com um betta macho sozinho, ele faz grandes ninhos de bolhas sem nunca ter visto nenhuma femea!! É normal?

 

Peço desculpa pelas perguntas, gostava muito que me pudessem ajudar..

Beijinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não dizes se o ciclo está completo, vou partir do principio que sim, caso contrário também não saberias o valor do Ph no aquário, mas só respondo ao que sei;

 

1) Posso colocar mais alguns peixes no meu aquário comunitário de 60L?

Depende do tamanho que os mesmo vão ter em adultos. Faz as contas a 1 litro de água para cada centímetro de peixe adulto, as Corydoras são peixes de cardume, as Aeneus podem crescer até 7 Cm, logo, se tiveres um cardume de 6 (mínimo recomendado) 42 litros são para elas, no entanto, como são peixes de fundo e se fizeres uma boa filtragem podes descontar alguns litros, desde que não ponhas muito mais peixes de fundo.

Quanto aos Neons, também peixes de cardume, creio que devias ter uns 8, mas esses não crescem muito, informa-te do tamanho que cada peixe pode atingir e faz as contas a partir daí.

 

3) Quais são as plantas flutuantes para ajudar na reprodução das Colisas?

Para as Colisas não sei, devias ter indicado todas as características da lâmpada, mantenho algumas plantas de superfície mas se são próprias para esse efeito ou se resistem à luz que tens, só com mais dados, são elas; Lemna Minor, (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] Stratiotes e Salvinia Molesta, mas há outras.

 

 

-Plantas artificiais

Não vejo qualquer vantagem, muito pelo contrário, enchem o espaço que faz falta a plantas naturais, estas sim, necessárias a um bom funcionamento do aquário, convenhamos que estamos a recriar a natureza num espaço pequeno, olha se nos jardim houvesse árvores de plástico... :puppydogeyes:

 

-Areia

Há muitos tipos de areia, nos aquários de água doce não se pode usar areia proveniente do mar. As Corydoras gostam de enfiar o focinho na areia, logo é o substrato indicado para elas, mas se pensares num plantado, mais tarde, não será a melhor opção, contudo há sempre outras soluções.

 

-Pedras

Tens de dizer que tipo de pedras, se forem de origem calcária alteram o Ph.

 

 

-Vaso

Não ponhas! Mostra lá mas é uma foto do aquário, se visses o meu primeiro aquário... Tinha uma estátua gigante que deitava areia pela cabeça, lol, que vergonha, não contes isto a ninguém, aquilo ocupava 1/3 do aquário, depois tive um edifício, vasos, até que conheci o Fórum, depois mudamos de ideias, dá uma voltinha pelos aquários lindos que há por aqui, depois tira as tuas ideias, assim evitas estar sempre a mudar de layout como eu fiz!

 

Gostamos mais de tópicos com fotos, os olhos também comem, não é?

Ficamos à espera para saber se podes melhorar ou se já está excelente.

 

Desculpa não ajudar mais, mas quem ajuda o que pode não merece castigo, ou isso!

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1) Posso colocar mais alguns peixes no meu aquário comunitário de 60L?

 

Sim, podes. Já te indicaram a regra de 1cm por 1 litro de água. Tens mesmo que arranjar mais corydoras. Vais ver que essa ficará muito mais feliz.

 

 

2) Que tipo de peixes posso colocar com o meu casal de Colisas Lalia?

 

As colissas são peixes pacíficos e ficam bem num aquário comunitário. Desde que os novos peixes sejam adequados aos parâmetros da água, podes meter a gosto.

 

4) O macho Colisa está sempre atrás da fêmea, correm pelo aquário, é normal? Ele tem feito olhas nas paredes do aquario mas acabam por sair por causa da corrente que o filtro faz à agua

 

É normal, na vida humana os homens também andam sempre atrás das mulheres...lol. Se o macho costuma deixar as bolhas num sítio específico, experimenta mudar o caudal do filtro, ou diminuir a potência, de forma a que as bolhas não sejam sugadas.

 

5) Tenho outro aquario com um betta macho sozinho, ele faz grandes ninhos de bolhas sem nunca ter visto nenhuma femea!! É normal?

 

Faz parte da natureza dele. Pensa arranjar uma companhia para ele. Quem sabe, não acabas por fazer criação de betas (não te esqueças que o aquário terá que ter tamanho suficiente para os pais e os filhos).

 

 

Relativamente à areia e às pedras, não me parecem que sejam calcárias, uma vez que tens o pH ácido e mais ácido que o que sai da torneira. Quanto à temperatura, dizes que ela está entre 23 e 26. Ora tendo tu um termostato, mais que suficiente até para o aquário, não era suposto teres uma variação assim tão grande de temperatura. Confere se o termostato está a funcionar correctamente. Essas mudanças de temperaturas não são aconselhadas para os peixes, costumam dar-se mal.

 

Não falas de que tipo de lâmpadas tens. Diz quantos watts tens e de quantos kelvins são. Isso serve para ajudar melhor na indicação de que plantas meteres. Não utilizes plantas de plástico. Para além de ficarem mal, não são úteis ao aquário, como as plantas verdadeiras são. No entanto, tens que ter cuidado com a areia, pois como a areia é compacta, as raízes das plantas não conseguem crescer como deve ser.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde, pesso desculpa por só puder responder neste momento..Tenho andado a ver imensos aquarios com o sonho de um dia ter um aquario plantado :blush: sei que com o tempo o vou realizar..

 

A minha lâmpada é azul flurescente, no inicio não tencionava ter um aquario com plantas naturais mas agora sei que não foi uma boa escolha e esta iluminação apenas dá para aquarios marinhos (pois simula o ambiente do mar profundo; ideal para promover a fotossíntese de corais, invertebrados e especies inferiores do fundo do mar) fiquei muito triste e arrependi-me imenso, pois agora não posso ter plantas, estas ficam castanhas :puppydogeyes: a funcionária da loja podia-me ter ajudado, mas enfim..

 

Lâmpada: Marine-Glo

15 W

43.7 cm / 18"

( T-8 )

25.5 mm /1"

 

Areia: não é da praia, é mesmo para aquario..Com pedras pequenas brancas com um tom amareladas e outras pedras pequeninas em tom de azul..

 

A temperatura neste momento está a 25ºC, espero que esteja bom para eles biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

Não percebo o meu aquecedor, tenho de pôr 29ºC para me dar esta temperatura! Tenho visto sempre o termómetro e nunca muda de temperatura..

 

Ontem comprei 3 platys, 1 macho e 2 fêmeas..O funcionário da loja disse-me que eles davam-se bem com colisas e acho que tem razão, estes aceitaram-nas muito bem..Também tenho mais 4 neons verdadeiros, é lindo ver este cardume no aquario :dance: Falta-me arranjar uma maternidade, só espero que tenham muitos filhotes!!

 

O vaso vai ter de ficar ate arranjar um tronco..

Até não desgosto dele, apenas o arranjei porque no inicio queria ter kribensis..

 

Uma pergunta: É normal os platys estarem muito timidos? Estão sempre abeira do aquecedor, muitas vezes debaixo do filtro com a colisa macho..

 

Espero que me possam ajudar, até lá vou tratar das fotografias :blush:

Editado por aquangel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.