Plantas não se fixam


Mag

Recommended Posts

Boas pessoal...

O meu aqua tem cerca de 2 meses e as plantas que coloquei ao inicio vao lentamente desprendendo-se do substracto e eu continuo sem perceber porque

Eu não faço fertilização, apenas injecto CO2 (controlado electronicamente)

O aqua tem 150x50x60 e os valores do aqua sao:

PH aqua: 6,8

Amonia aqua - 0,5

Nitritos aqua - 0,5

Nitratos aqua - 10mg/l

Dureza aqua - 4

 

 

Se pudessem ajudar agradecia

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal...

O meu aqua tem cerca de 2 meses e as plantas que coloquei ao inicio vao lentamente desprendendo-se do substracto e eu continuo sem perceber porque

Eu não faço fertilização, apenas injecto CO2 (controlado electronicamente)

O aqua tem 150x50x60 e os valores do aqua sao:

PH aqua: 6,8

Amonia aqua - 0,5

Nitritos aqua - 0,5

Nitratos aqua - 10mg/l

Dureza aqua - 4

 

 

Se pudessem ajudar agradecia

deves de ter pouco areão nessa zona, esperimente replantar e meter mais um poco de areão "depois de estarem replantadas"para ajudar a segurar as plantas.

cumps

 

Cumprimentos

1483_2457.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal...

O meu aqua tem cerca de 2 meses e as plantas que coloquei ao inicio vao lentamente desprendendo-se do substracto e eu continuo sem perceber porque

Eu não faço fertilização, apenas injecto CO2 (controlado electronicamente)

O aqua tem 150x50x60 e os valores do aqua sao:

PH aqua: 6,8

Amonia aqua - 0,5

Nitritos aqua - 0,5

Nitratos aqua - 10mg/l

Dureza aqua - 4

 

 

Se pudessem ajudar agradecia

 

Cumprimentos

ñ sou grande entendido mas a amonia tem que estar a zero ou no maximo dos maximos a 0.002!

1483_2457.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal...

O meu aqua tem cerca de 2 meses e as plantas que coloquei ao inicio vao lentamente desprendendo-se do substracto e eu continuo sem perceber porque

Eu não faço fertilização, apenas injecto CO2 (controlado electronicamente)

O aqua tem 150x50x60 e os valores do aqua sao:

PH aqua: 6,8

Amonia aqua - 0,5

Nitritos aqua - 0,5

Nitratos aqua - 10mg/l

Dureza aqua - 4

 

 

Se pudessem ajudar agradecia

 

Cumprimentos

 

 

Que plantas sao, qual a altura do substracto e quais os peixes que la tens?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por vezes tenho alguma dificuldade em fixar plantas caulescentes tipo as Bacopas ou a Diplidis, mas então perdi o amor a 6 euros e fui a uma farmácia e comprei uma pinça de dissecçao sem dentes, tamanho grande. Funciona na perfeiçao! Para plantas acaules, e com caules mais ramificados ou largos, continuo a usar a boa velha técnica de mãos dentro de água e cavar no substrato e enterrar as raízes. O bom das pinças é que podes agarrar num grupo de caules, e enterrar parte do caule sem problemas, pois o buraco criado é tao pequeno, que colapsa sobre si mesmo e as plantas ficam bem presas no lugar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas que se despredem sao principalmente Cabombas carolinianas

O substracto tem cerca de 5 cm e e composto por 2,5cm de substracto fertil e 2,5cm de areao preto grosso

Tenho discus, botias, corydoras, ramirezis, tetras, neons, e 3 limpa fundos que nao sei a estirpe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas que se despredem sao principalmente Cabombas carolinianas

O substracto tem cerca de 5 cm e e composto por 2,5cm de substracto fertil e 2,5cm de areao preto grosso

Tenho discus, botias, corydoras, ramirezis, tetras, neons, e 3 limpa fundos que nao sei a estirpe

 

Dava jeito saber quais os limpa fundos, se forem plecos podem ser eles os causadores dessa situacao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que o teu problema esta no areao grosso.

Levado um bocadinho ao exagero, é o mesmo que segurares uma palhina entre rochas.

 

Com o areao mto grosso torna dificl manter as plantas pois ficam mtos espacos entre as pedras.

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que o teu problema esta no areao grosso.

Levado um bocadinho ao exagero, é o mesmo que segurares uma palhina entre rochas.

 

Com o areao mto grosso torna dificl manter as plantas pois ficam mtos espacos entre as pedras.

 

 

 

É pah se o areão é grosso e estamos a falar de plantas com caules finos então o problema passa por ai efectivamente.

Não tem nada haver com a amónia na água penso eu.

Experimenta meter um pouco de areia mais fina apenas nos locais onde as plantas estão enterradas e já deves ter bons resultados.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epa ja tou cheio de duvidas....

e que quando idealizei o aqua queria que fosse so de areia de silica mas na loja disseram me que assim as plantas nao agarravam....por isso fiz uma parte com areao para por as plantas....agora voces dizem me para por areia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres ter um plantado como deve ser, não é aconselhável ir para a areia de sílica. Para dizer a verdade, areia nenhuma!

Areão, é o melhor para plantados, no entanto, há areão e areão.... Para plantas convem teres areão com um calibre mais pequeno de forma a que suporte as tuas plantas. Areão cujos grãos são maiores, também pode funcionar, no entanto pode não funcionar, tens que ver o que funciona para ti, percebes?

Como já deves ter percebido a aquáriofilia não é uma arte exacta. Tudo pode funcionar á primeira, mas nem sempre acontece( para dizer a verdade são mais as vezes que não funciona do que as que funciona...)

 

Aconselho-te a procurar areão nas lojas da tua area, para plantas tenta arranjar um areão de grao de tamanho médio a pequeno. Pessoalmente não aconselho do mais pequeno quase areia, pois ai voltas ao mesmo problema que tentamos evitar ao não usar areia. Podes também visitar as lojas que vendam materiais de construção civil e vê se encontras gravilha de granulação semelhante à de aquário. No entanto cuidado com a gravilha que compras... Procura gravilha composta por seixos rolados de pequena dimensão. Pode ser mais ou menos difícil de encontrar conforme a tua localização geográfica, mas funciona. Não te esqueças de verificar se as pedras são de origem calcária.

Se viveres perto da praia, também ajuda, pois com paciência podes guarnecer o teu aquário de areão gratuitamente, novamente, escolhe os seixos rolados, e retira potenciais conchas ou rochas calcárias. A melhor maneira de verificares se ainda tens rochas calcarias entre o areão é meteres o areão num alguidar de água, e adiciona-lhe vinagre, ou um ácido. deixas durante uns minutos a marinar, e se começar a borbulhar tens calcário no areão...Ai trata de perceber que pedrinhas são e livra-te delas... O processo de colheita na praia, requer alguma paciência, mas funciona, enchi 4 aquários com este processo há 3 Verões no Baleal=)

 

Podes também optar pelos solos de marca que estão tão em moda actualmente, como o akadama, ou outros solos todos XPTO, mas ai prepara-te para pagar o solo, e claro a marca, e prepara-te para pagar bem. No final não sei se compensa, a menos que tenhas mais dinheiro que juízo.

No entanto, convém meteres um substrato para plantas, seja da Sera(que nao gosto nada pessoalmente), o da Prodac, que se mantém em condições a libertar durante cerca de 1 ano(pelo menos pelo que diz na caixa). Isto sim é imprescindível seja de que marca uses, se quiseres um aquário plantado.

 

Areia também pode funcionar desde que tenhas cuidados para que a areia não fique compactada... Ai terás problemas com as tuas plantas....

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Se queres ter um plantado como deve ser, não é aconselhável ir para a areia de sílica. Para dizer a verdade, areia nenhuma!

Areão, é o melhor para plantados, no entanto, há areão e areão.... Para plantas convem teres areão com um calibre mais pequeno de forma a que suporte as tuas plantas. Areão cujos grãos são maiores, também pode funcionar, no entanto pode não funcionar, tens que ver o que funciona para ti, percebes?

Como já deves ter percebido a aquáriofilia não é uma arte exacta. Tudo pode funcionar á primeira, mas nem sempre acontece( para dizer a verdade são mais as vezes que não funciona do que as que funciona...)

 

Aconselho-te a procurar areão nas lojas da tua area, para plantas tenta arranjar um areão de grao de tamanho médio a pequeno. Pessoalmente não aconselho do mais pequeno quase areia, pois ai voltas ao mesmo problema que tentamos evitar ao não usar areia. Podes também visitar as lojas que vendam materiais de construção civil e vê se encontras gravilha de granulação semelhante à de aquário. No entanto cuidado com a gravilha que compras... Procura gravilha composta por seixos rolados de pequena dimensão. Pode ser mais ou menos difícil de encontrar conforme a tua localização geográfica, mas funciona. Não te esqueças de verificar se as pedras são de origem calcária.

Se viveres perto da praia, também ajuda, pois com paciência podes guarnecer o teu aquário de areão gratuitamente, novamente, escolhe os seixos rolados, e retira potenciais conchas ou rochas calcárias. A melhor maneira de verificares se ainda tens rochas calcarias entre o areão é meteres o areão num alguidar de água, e adiciona-lhe vinagre, ou um ácido. deixas durante uns minutos a marinar, e se começar a borbulhar tens calcário no areão...Ai trata de perceber que pedrinhas são e livra-te delas... O processo de colheita na praia, requer alguma paciência, mas funciona, enchi 4 aquários com este processo há 3 Verões no Baleal=)

 

Podes também optar pelos solos de marca que estão tão em moda actualmente, como o akadama, ou outros solos todos XPTO, mas ai prepara-te para pagar o solo, e claro a marca, e prepara-te para pagar bem. No final não sei se compensa, a menos que tenhas mais dinheiro que juízo.

No entanto, convém meteres um substrato para plantas, seja da Sera(que nao gosto nada pessoalmente), o da Prodac, que se mantém em condições a libertar durante cerca de 1 ano(pelo menos pelo que diz na caixa). Isto sim é imprescindível seja de que marca uses, se quiseres um aquário plantado.

 

Areia também pode funcionar desde que tenhas cuidados para que a areia não fique compactada... Ai terás problemas com as tuas plantas....

 

Concordo com quase tudo! mas a parte do substrato tenho que discordar, porque plantas exigentes tem muitas dificuldades em solos inertes e essa deficiência teria que ser amenizada com uso regular de fertilizantes e por isso gastar mais em substrato e menos em fertilizantes parece-me uma melhor ideia, essencialmente porque fertilizar requer alguma experiência e aumenta rapidamente a necessidade de manutenção do AQUA.

Quanto ao uso de areia de praia... deve dar um trabalhão!! mas sem duvida muito original! :confused4: notaste alguma elevação do ph?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não tiveres umas tardes a escolher o areão á mão é claro que o pH vai subir, porque irão pedaços de calcário entre o areão. No entanto as hipóteses de isto suceder são substancialmente reduzidas se após cada ronda de escolha manual meteres o areão num alguidar com um acido, por exemplo vinagre, ou então HCL diluído que faz a mesma coisa(é até mais eficaz). No entanto o manuseamento de ácidos mais reactivos e ionizantes requer bastante cuidado e experiência, por isso desencorajo desde já a sua utilização para despiste de pedras calcarias. Se a escolha for bem executada, o areão é inerte em termos de pH e outros termos quimicos.

Pessoalmente o que faço é isso mesmo vou á praia mais os meus primos pequenos e digo-lhes para apanhar areão para os baldes, eles apanham uma serie de baldes todos os dias. Não custa nada mesmo. Depois nas horas de mais calor aproveito para escolher o areão a dar tempo para ir pá praia. Ao fim de 15 dias ou mais de praia com os miudos e ocasionalmente eu, a fazer isto tens uns quilos valentes coleccionados.

Quando volto a casa é simples tudo para dentro de alguidares. Umas lavagens valentes, aplicação de Vinagre em quantidades q.b. e dou tempo á mistela para marinar, uns minutos são suficientes normalmente, para que comeces a ter a pedra calcária a começar a reagir com o ácido. Por vezes é mais complicado de ver a reacção semelhante ao pearling, mas este processo permite despistar que pedras são aproveitáveis e quais não.

 

Felizmente a quimica é nossa amiga, e a reacção do calcário e um ácido liberta gases para nós ver=P No entanto pedras há de origem calcária e que pode não reagir. Exemplo disso são os seixos e pedras cinzento esverdeado da zona da Consolação(não sei se ocorrem noutras zonas, o mais provavél é sim, mas não sei), sendo essas de reacção mais lenta, permitindo-te actuar quanto antes.

 

Nesses casos o que aconselho é apanhar e aproveitar aqueles seixos rolados tipicos, de cores variadas, entre o esbranquiçado, ao castanho escuro, passando por raros tijolos rolados ao ponto de não serem mais que seixos, até mesmo restos de vidro(sim seixos rolados cuja composição é vidro, encontram-se por vezes), também existem pedras de tom alaranjado, e avermelhado que possivelmente gente irá dizer que podem lixiviar compostos de ferro e cobre entre outros metais para a água, no entanto tenho areão dessa cor no meu nano de camarões(montado á pouco bem sei, mas cujo areão está em utilização há quase 20 anos) e no meu tanque creche, e nunca tive qualquer problema.

 

Caso isso não te chegue, podes sempre usar turfa e meter troncos que te irão baixar o pH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...