medir CO2


stroops

Recommended Posts

Olá a todos,

 

a minha grande duvida é como consigo medir o CO2 em ppm para saber se tenho os níveis ideais para o meu plantado? É que todos os testes que vi eram qualitativos e não quantitativos.

 

Obrigado,

 

daniel

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui.. a tabela de CO2..

"A agua que vem da rede tem tem pH de 7, e 10 dKH.. porreiro pá ! Não necessito de colocar CO2, isto já vem com 30ppm !"

 

Mais vale um drop-checker ! :)

 

Optei pelo teste de CO2 da Sera... e aparentemente os meus valores de CO2 estão correctos, sendo que, o que me preocupa neste momento é ter os Nitratos NO3 a zero, pelo menos agora quando fiz o teste depois do fotoperiodo. Amanha repito, há alguma forma de só adicionar NO3 ao áqua, é que a minha fauna apenas se resume ainda à equipa de limpeza.

 

2 corydoras albinas

1 corydora panda

1 botia palhaço

3 otocintus

3 pomacea maça

 

Outra coisa que nao compreendo é como é que tenho filamentosas e greenspots sem NO3...

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algas costuma ser um desequilíbrio de nutrientes.. ter zero de nitratos é um desequilibro.

Eu também tenho o teste de CO2 da Sera, a diferença é que utilizo uma solução 4dKH como descrito na link que postei em vez de utilizar a agua do aquario como solução base.

 

Eu presumo que estejas a injectar CO2 para a coluna de agua.. estou correcto ?

 

 

sim, tenho injecção caseira com a receita da gelatina e com um difusor da jbl circular que faz as bolhas ficarem bem pequenas e não dá aquele efeito coca cola ao aquário.

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá ai um setup do aquario sff.

 

Quanto ao NO3, podes sempre fertilizar com Nitrato de Potássio (KNO3).

 

 

SETUP

 

Nome:

IGAPÓ

 

Dimensões:

100x40x45 (cm) - Cerca de 180l brutos

 

Iluminação:

2 x 55W PLL (10000k)

 

Filtragem:

Filtro externo SunSun 1000l/h

 

Substrato:

JBL 5 kg

Prodac 0.5 kg

 

Co2:

CO2 DIY gelatina

Difusor JBL CO2 Vario

 

Decoração:

Areão Preto

2 troncos

 

Flora:

Anubias nana

Fetos de Java

Cabombas aquatica

Valisnerias asiatica

Bolbitis heudelotii

Cryptocorine albida??

 

 

Onde posso arranjar o Nitrato de Potássio (KNO3)?

Editado por stroops

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Substrato fértil, CO2.. isso tem pouca luz.. mas a luz só a vais resolver depois de resolveres os nutrientes.

 

Penso que a Horizonte Aquático já se encontra aberta novamente, procura na zona dos patrocinadores que eles vendem.

Bom.. mas se te queres meter mesmo nisto dos plantados com fertilizantes DIY.. então vais necessitar de:

- Nitrato de Potássio (KNO3)

- Fosfato Monopotássico (KH2PO4)

- Cloreto de Potássio (KCl)

- Sulfato de Magnésio heptahidratado (MgSO4.7H2O)

 

Tem pouca luz?! fogo, esta calha já foi um DIY e penso que ficou bem bom, não acha? 110W/160l= 0.68W/l

 

No que diz respeito aos fertilizantes quero mesmo tentar fazer DIY e não combinado. Estes composto só se arranjam na HA ou também há à venda em outras lojas? Sabe?

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar.. trata-me por tu. :alberteinstein:

 

OK.. "isso pode ter pouca luz".

Mas como te disse, guarda esse factor para ultimo porque tudo vai depender das plantas que quiseres colocar.. se forem muito exigentes e de tapete é bem provável que estejas tramado.

 

É possível arranjar alguns em farmácias, é questão de procurar.

Sinceramente não sei dizer se os da HA são de qualidade farmacêutica.. mas tem servido perfeitamente no meu caso.

 

Desculpa o "você" mas como nunca sei quem está do outro lado assim é mais facil!!

 

No que diz respeito aos fertilizantes achas que é mais fácil e económico em pó certo? Depois é só dissolver os miligramas certos em determinado volume de água normal e está pronto para introduzir no aquário. Aconselhas comprar logo de 1kg ou para iniciar 500g chegam? Vou tentar falar com amigos meus de laboratórios a ver o que me arranjam e assim poupo uns euros, e vou dar uma espreitadela em casas da especialidade aqui pelo Porto.

 

Queria ver se ainda iniciava a fertilização esta semana, amanha meço os NO3 antes do fotoperiodo para ver a produção que tenho de base no aquário para começar a estimar em quanto preciso de fertilizar. Segues algum esquema próprio ou vais simplesmente medindo e aprendendo com o teu aquário?

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas estes que te estava a dizer.. é em estado solido para ser dissolvido com agua destilada ou RO.

 

Epá.. fazes as contas, se um kilo sair mais barato comparado com 2x 500g.. poderá compensar ires logo para 1Kg..

No entanto terás fertilizante suficiente para "dois anos" num aquário de 160L. :alberteinstein:

 

Eu sigo o EI inventado pelo Tom Barr.. que basicamente é fertilizar em excesso de forma a colocar a falta de nutrientes de lado, e fazer uma TPA semanal de 50% para baixar o excedente de nutrientes.

 

Para o teu aquario dava algo do género, todos os dias colocavas 24ml da solução de macros e 10ml de TMG para as micros.

Ao domingo fazes uma TPA de 80L enquanto podas as plantas e limpas alguma cena que tenhas para limpar.

Como se usa agua directamente da rede.. mete-se prime para eliminar o cloro e estas pronto para mais uma semana.

 

Ah ! Já agora 30ppm de CO2 como valor recomendado.

 

Muito bem, já tinha lido bastante sobre o método de Tom Barr e pareceu me um bom principio. Amanha informo-me ainda melhor, que hoje a cabeça já está com sono e amanha trabalho! Vou tentar arranjar os composto que me falaste em laboratórios ou lojas da especialidade no Porto e depois volto à carga para aprender a fazer as contas para ver o que preciso para o meu aquário. De qualquer forma muitíssimo obrigado pela excelente informação, amanha continuamos a bela aula que me está a dar. OBRIGADO.

 

Pelas minhas contas do pH e kH o meu CO2 ronda os 29ppm calculados pelo Aquarix.

 

Um grande abraço

 

Daniel

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Força, eu ando sempre por aqui a aterrorizar os tópicos. :alberteinstein:

 

lol e também esta semana quero arrancar com o DIY do reactor externo de CO2, pareceu-me muito bom e não me apetece (€€€) comprar o da aquamedic... eheheh

 

um abraço

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É como escrevi lá, se fizeres em PVC opaco.. aquilo fica bastante barato e bomba nas horas. :)

 

 

Olá outra vez, hoje vou às comprar, tentar arranjar o material para o reactor. Acho que no AKI ou MaxMat encontro tudo, as minhas duvidas são as tampas e o tampão tipo parafuso. Não tem nenhum step by step mais explicadinho para eu ver melhor? Ahh e isto não altera, diminui, o fluxo do meu filtro? Ou não será significativo?

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora.. para quem não está a apanhar, estamos a falar deste reactor.

 

 

Hoje à noite ja passo no AKI e depois faço post com as minhas dificuldades. Mas devo arranjar tudo! lol Se não invento... lol e também vou tentar arranjar os compostos químicos que me falou.

 

 

Este tópico podia era ser movido para o meu do Igapó... assim conseguia mostrar aos outros as minhas dificuldades e assim também ensinava qualquer coisa. Fica ao critério dos moderadores.

 

Um abraço,

 

Daniel

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No que diz respeito aos micros e já que vou fazer a encomenda na HA o que me aconselha?

 

 

Compro o Ferro separado ->Ferro2+ G 500ml http://horizonteaquatico.vstore.ca/product.../products_id/65

 

Ou compro um composto -> Micro+ 500ml http://horizonteaquatico.vstore.ca/product.../products_id/62

 

Qual a sua opinião? ou devo optar por outra marca ou assim!!

 

Um abraço,

 

Daniel

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho nada contra as micros da HA.. mas também não posso dizer bem visto que nunca as usei.

É bastante mais caro mas talvez seja do melhor fertilizante de micros no mercado.. Tropica Master Grow.

 

 

pois, fiquei indeciso! é que assim rentabilizo melhor os 5.80€ de portes!! ehehe e já fico com todo o tipo de fertilizantes que preciso!! acho que vou comprar tudo na HA!!

 

um abraço

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá-lhe.

Mas olha que o FE2+ só fertiliza ferro.. necessitas de um mesmo de micros !

 

 

Vou comprar isto...

 

Produtos

1 x Sulfato de Magnésio heptahidratado- MgSO4.7H2O - 500g 4.23EUR

1 x Cloreto de Potássio KCl - 500g 5.80EUR

1 x Fosfato Monopotássico - KH2PO4 - 500g 9.34EUR

1 x Nitrato de Potássio - KNO3 - 500g 2.75EUR

1 x Ferro2+ G 500ml 11.55EUR

1 x Micro+ 500ml 10.40EUR

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK, tens micros.

Depois postas o que achaste das micros deles. ;)

 

Boas outra vez, desta vez preciso que me ajudem a definir que valor inicial de NO3 e respectiva proportção de K e P é que deverei fertilizar, deverei fazer esta fertilização diáriamente?

 

Como calcular o max estimate index das minhas plantas? É que quando meço os NO3 aparecem me a zero, deverei acrescentar quanto para conseguir medir esta taxa de absorção máxima diária?

 

Pensei assim, de manha no inicio de foto periodo fertilizava 2ppm NO3 1ppm PO4 e 4ppm K... e depois no fim do fotoperiodo media, vou aumentando até o resultado do valor final apos o fotoperiodo deixar de ser 0, aí tenho o valor ideal de fertilizante por dia... este raciocinio está correcto?

 

Grande abraço,

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, está correctíssimo !

No entanto eu recomendo utilizar um outro método muito mais simples e eficaz cujo o objectivo é garantir que os nutrientes nunca estão em falta na coluna de agua.

 

Estou a falar do EI de Tom Barr, a única desvantagem que este método trás são as trocas semanais de 50%, podes procurar por Estimative Index que vais lá directo.

 

No entanto se estiveres ineressado no metodo avisa que eu dou-te os valores para dissolução para uma solução que eu adaptei a partir da original de forma a fertelizar com Mg e mais K. Isto porque a metodologia original baseia se em tres compostos, macros, micros e GH booster.

 

Mas vais ficar a saber mais assim que leres o texto original.

 

Eu já li tudo muito bem sobre o EI do Tom Barr, até imprimi os post dele e tudo para estudar, só estou com dificuldade para iniciar, para saber com que valores iniciar, por isso hoje de manha, no inicio do fotoperiodo decidi fertilizar, 10ppm de N 1ppm de P e 20 de K, espero que as proporções estejam correctas, logo à noite após o fotoperiodo vejo que valores tenho de NO3 e assim ja devo descubrir o max absortion rate das plantas, no entanto, pelo que compreendi do que li, devo fertilizar acima disso... a questão é quanto? visto que a taxa pode ir de 1 a 6 N, onde é que encontro o meu equilibrio.

 

Quanto ao GH booster através do MG comfesso que nao compreendi mas hoje estudo mais sobre isso... até pk já tenho em casa 500g de sulfato de magnésio e nao o dilui porque não sabia se seria melhor a 1ppm ou a 0,5ppm.

 

A minha duvida agora prende-se com o esquema que devo utilizar, devo fertilizar diariamente Macros? E ferro? E os micros? Qual a melhor altura, posso fertilizar à noite, uma hora ou duas após o fotoperiodo, ou tem de ser de manha? É qua a disponibilidade à noite é maior...

 

Desculpa as perguntas todas, mas se me poderes ajudar!!

 

Abraço,

 

Daniel

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes dar uma vista de olhos aqui, alguma duvida apita ! ;)

 

Já agora, eu fertilizo diariamente com macros e micro após as luzes se apagarem.

 

 

Já li, e continuo sem perceber, qual o objectivo de aumentar o GH? Há algum nivel ideal? É melhor para as plantas? Deverá ser aumentado após a tpa certo? Em quantos ppms? Para quantos graus?

 

Desculpa a maçada mas está mesmo dificil de ler e nao encontro nenhum post do TomBarr a explicar isto...

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende do tipo de plantas que queiras manter, podes dar uma vista que olhos aqui.

 

A água na zona de Lisboa ronda os 6 dKH e como tal não é necessário subir o GH utilizando o GH Booster, no entanto para as plantas é necessário manter um nível de Magnésio na ordem dos 5ppm semanais. Dai eu ter resolvido alterar a solução principal do Tom Barr para incluir Potássio e Magnésio, não sendo necessário adicionar o GH Booster.

 

Se utilizares a minha solução EI+K+Mg, não tens de ter cuidado nenhum especial após uma WC, adicionas *todos* os dias 12ml por cada 80L.

 

Não leves a mal, mas realmente prefiro fertilizar em componentes todos separados, acho mais facil e assim posso alterar as proporções de uma forma mais simples, no que diz respeito ao GH qual é o ideal? Só para ter uma noção se preciso de alterar ou não, quanto ao mágnésio já me explicaste direitinho o que preciso de saber, ou seja as 5ppm de Mg de target semanal, fertilizo 1ppm por dia durante 5 dias por semana, o objectivo é mesmo montar um esquema de tarefas semanais de forma a que eu e a minha namorada o possamos fazer com facilidade...

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui.. a tabela de CO2..

"A agua que vem da rede tem tem pH de 7, e 10 dKH.. porreiro pá ! Não necessito de colocar CO2, isto já vem com 30ppm !"

 

Mais vale um drop-checker ! :cool2:

 

 

Uma Agua da Rede a sair com KH10 e com apenas PH.7 Acho deveras interessante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma Agua da Rede a sair com KH10 e com apenas PH.7 Acho deveras interessante.

 

 

Olá Krypticall,

 

desde já digo-te que o teu aquário está espetacular... queres falar um pouco sobre o sistema de fertilização que utilizas?

 

Um abraço,

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Jbrazio

 

Vou iniciar a minha fertilização segundo o metodo EI, e vou seguir inclusivé ou a tua sugestão ou a referida no James' Planted Tank.

 

Gostaria no entanto de te colocar duas perguntas:

 

Estou indeciso se hei-de preparar a solução com sulfato de magnésio ou não... Consideras da experiência que já tens que de facto será preferivel do relativamente à sua ausência?

 

Por outro lado: existe alguma altura preferível para fertilizar? Enquanto as luzes estão acesas? Apagadas? Logo após acender ou apagar? ou é indiferente??

 

Obrigado pela atenção.

cheers
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A 1ª pergunta era mesmo sobre se achas que conduz a melhores resultados adicionar magnésio do que não faze-lo, até porque dependendo da GH da água assim esta já poderá conter este nutriente. O que é outra duvida que tenho, se em função da dureza GH da agua (cujo valor ainda não medi pois só amanhã comprarei o teste) deveremos à mesma adicionar o Mg ou não.

 

Isto porque como te disse ainda estou em dúvida se preparo a solução de macros recomendada pelo James:

 

Macro Solution

33g Potassium Nitrate

7.2g Potassium Phosphate

250ml Water

 

ou se aquela que referes utilizar:

 

Em 1500 ml de agua destilada adicionar:

 

90g de KNO3

15g de KH2PO4

30g de KCl

75g de MgSO4 (7H2O)

 

A dúvida surge porque ambas me parecem perfeitamente adequadas mas tu optaste por adicionar o Mg..

Qual a tua opinião?

 

Já agora Jbrazio, como solução de micros vou usar a Tropical Plant Nutrition. Achas que poderei seguir as quantidades referidas nas intruções?

 

 

E por último, uma pergunta de algibeira, ehehhehe:

 

Achas que faz sentido, ou por outra, achas que trará rendimento começar a fertilização sem dispor ainda de introdução de CO2 no aqua?

Talvez seja melhor aguardar por começar a fertilizar primeiro com o dito, ou nem por isso? OU enquanto não o tiver diminuo as doses de macros e micros? MAs se assim for não estarei a executar correcatmente o procedimento do EI.

 

Que aconselhas? Espero primeiro pelo sistema de CO2 e só então começo a fertilização à séria? Ou posso ir "adiantado trabalho?" ;)

 

Obrigado mais uma vez pelos teus esclarecimentos..

cheers
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então João,

 

tudo bem? já vi que defendes os 5ppms semanais de Mg, vou ver se também sigo essa indicação, agora entretanto enquanto lia a tua resposta surgiu-me uma duvida, no que diz respeito aos rácios verifiquei que tu utilizas o mesmo valor de N e K, enquanto que a bibliografia que li defende o dobro de K em relação aos nitratos, isto é N=5ppm P=0,5ppm e K=10ppm, isto porque a taxa de absorção máxima das plantas no que diz respeito ao potássio é superior!!!

 

Estou errado?

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.