Aquário novo


misscacto

Recommended Posts

Olá,

 

Antes de mais gostava de felicitá-los pelo magnifico Fórum que aqui têm, estas ultimas semanas tenho-me perdido horas a fio por aqui...

 

O meu aquário de 80 l tinha 7 anos e ultimamente estava muito mal estimado, apenas com um pleco gigante que fazia limpeza (era a minha sorte) e uma colisa com uns 10 cm que nem sei como sobrevivia há tanto tempo. O meu filho de 3 anos dava-lhes comida todos os dias, mas ele gostava de deitar a comida em cima da lâmpada (estão a ver não é, até já havia habitantes rastejantes nela?!).

 

Os habitantes e respectiva habitação foram doados a um dos empregados da loja, o que me causou bastante satisfação, porque acho que se eu passasse os peixes para uma vida normal (água limpa), eles coitados iam estranhar!

 

Depois de muita indecisão, dada a limitação do espaço (dentro de um móvel) encontrei um Juwel Lido de 120 litros, até parece feito à medida.

 

Dimensões - 61 x 41 x 58 cm

Aquecedor: 100 W

Iluminação: 2 lâmpadas de 24 W (60 cm cada)

 

Já li imenso os vossos tópicos e achei que chegou a hora de vos mostrar o resultado para ter o vosso feed back.

 

Aquário_20out.JPG

 

A rocha é calcária, mas eu não resisti aos buracos, estava há uns anos no quintal a servir de suporte a um cacto (hobbie principal: coleccionar cactos)! Agora ando a preparar um tronco para ver se consigo descer o pH sem recorrer a químicos, mas o tronco faz chá preto cada vez que o fervo (quem agradece são as minhas plantas), até já pus o meu pai a desbastá-lo com um formão, para tirar a camada mais escura, vamos ver se consigo.

 

Coloquei substrato Sera por baixo do cascalho e introduzi uma colónia de bactérias ontem, aquilo diz que se pode por logo os peixes, e na verdade eu não aguento mais, vou mesmo comprar uma cobaia hoje, eu sei que ainda é cedo...

O tronco vai ficar no lado direito do aquário, onde agora estão as plantas pequenas.

 

pH - 7/7.5

KH - 6-10

GH - >7

NO3 - 25

NO2 - 0

(isto é um teste de comparação de cores, mas de acordo com o padrão do teste, os parametros estão ok)

 

Já escrevi demais...

 

Agora fico à espera das vossas sugestões/ opiniões/ críticas... vale sempre a pena uma ajuda!

Editado por misscacto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo ao fórum.

 

Espero que tenhas sorte com o aqua, não esquecendo de escolher bem os peixes para o PH que tens.

 

Estás bem informado pelo que só cometerás erros básicos se quiseres.

 

Quanto ao aqua está bom, pessoalmente retirava a pedra, pois pela perspectiva que dá para ver da foto, parece-me ser muito grande. Mas gostos são gostos.

 

Quanto ao tronco terás que ter paciência, mas irá lá.

 

Boa sorte mais uma vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu estou na mesma situação que tu... mas vou ter um pouco mais calma, pois não quero cometer erros que cometi no 1º aqua e um deles foi meter os peixes, sem que o ciclo se tivesse completado (vi os guppies a morrerem, um atrás do outro, após uma hora no aqua... pareciam moscas quando se deita dum dum).

 

Quanto ao tronco, é verdade que baixa o pH e consideravelmente, mas também é verdade que deita coloração na água. Para evitar isto, optei por comprar um tronco numa loja, já tratado (2.4kg de tronco seco), mas mesmo assim, continuo a fazer o tratamento em casa como se o tronco nunca o tivesse recebido. Procura no site, pois tem uma secção que ensina como faze-lo.

 

Neste momento, ainda tenho o tronco em tratamento (e quase já não deita cor na água - está quase duas semanas dentro de água, com mudas sistemáticas diárias), mas em 24h, baixa-me o pH da torneira de 7.8 a 6.9. Já me disseram, que se for só o tronco (sem pedras calcárias) que o pH baixa de até 6.5 estabilizando-se aí.

 

Agora, dependendo do tipo de peixes que irás escolher, deves manter, ou retirar a pedra calcária. (As pedras calcárias, costumam subir o pH, estabilizando-o nos 8.2). Isto porque (e ainda não testei), mas julgo que tendo um pH de 8.2, se introduzirmos o tronco, ele deverá baixar para 7.3 a 7.5 (ideal para maioria dos peixes "fáceis" ou para "iniciantes" (guppies, platys, espadas, etc...)

 

Se optares por peixes de águas ácidas, deverás obrigatóriamente retirar a pedra calcária.

 

De resto penso que seja tudo e se tiver dito alguma coisa errada, corrijam-me por favor.

 

PS: O site é muito, mas muito útil mesmo e também tenho perdido horas a fio por aqui, de modo a tentar recolher o máximo de informação possível, pois creio, que essa será a melhor forma, de evitarmos erros básicos, matando os peixes e tirando a piada deste maravilhoso hobby

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A rocha é realmente um bocado grande, mas o aquário é bastante alto, por isso acaba por sobrar bastante espaço para os peixes nadarem por cima(eheheh).

 

O tronco também é muito grande e gordo, comprei numa loja (supostamente já deveria vir tratado), se coubesse no autoclismo era lá que estaria, mas como é gordo não cabe, por isso vou ferve-lo mais umas quantas vezes e depois logo se vê.

 

Em relação à iluminação do aquário, também considero fraquita (apesar de leiga) mas dado que o aquário é mais alto que os comuns, nota-se que não chega com a mesma intensidade ao fundo.

 

Já comprei um peixe, eu pedi à sra. da loja um peixe cobaia e ela disse de imediato: "leve esta platy", ela percebeu que não valia a pena tentar demover-me da compra! Depois eu digo quantas horas sobrevive...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tronco também é muito grande e gordo, comprei numa loja (supostamente já deveria vir tratado), se coubesse no autoclismo era lá que estaria, mas como é gordo não cabe, por isso vou ferve-lo mais umas quantas vezes e depois logo se vê.

 

Sabes aquelas caixas grandes que se vende no supermercado, para coisas de arrumação?

 

Espero que não seja considerado pub... é apenas para exemplificar:

 

http://www.loja.jardicentro.pt/index.php?cPath=575_594

 

Uso uma dessas dentro da banheira e quando quero por agua quente, encho a banheira com agua fria para que a agua quente, não afecte o pvc...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ,esta muito bom parabens e realmente a rocha

é espetacular

X2 :P

 

esse tronco vai ficar mto bem de certeza!

actualizaçao com pic! ehe

ja agora.. nao da para 'fazer' mais buracos nesse tipo de rocha?!

Editado por bobby
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A platy continua viva e comilona...

Quanto ao tronco, ele cabe dentro de uma panela, não é assim tão grande, senão não caberia dentro do aquário.

Acho que conseguia acentuar os buracos da rocha, até porque eu desbastei-a um bocadinho, mas vamos ver como ela se comporta.

 

Agora uma dúvida, eu comprei um daqueles testes (para leigos) da JBL, easy test 5 em 1 e aquilo dá-me sempre valores dentro dos padrões, é um comparativo de cores, não sei até que ponto é que será fiável. Há algum que seja mais aconselhável, assim para começar? (eu dantes só media o pH).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SAbes o que te digo?

 

Eu se fosse a ti fazia ai um biotopo amazónico para colocares uns tetras de pequeno porte, e umas corys.

 

Enchias isso de madeira, e na parte de cima colocavas umas anubias atadas aos ramos, e plantas flutuantes para ajudarem na manutenção da qualidade da agua e para escurecer o ambiente.

 

E substrato escuro, castanho mas escuro.

 

Ficava lindo isso, o móvel é castanho, ficava tudo em tons do móvel, depois cheio de cardinais por exemplo, com umas corydoras a passear no fundo ficava giro.

 

O que achas da ideia?

 

Fica aqui um exemplo

 

http://www.aquariofilia.net/forum/lofivers...php/t48567.html

 

Quanto a essa rocha é bonita :)

 

Mas um aquário desses merecia um layout a condizer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se ainda dá, uma vez que o aquário já está cheio e a pesar uma tonelada, mas um fundo preto no vidro de trás, fica espectacular, pois realça e muito as cores das plantas e dos peixes.

 

Se gostas de peixes coloridos, aconselho mollys (veliferas e lyras, são fantásticas), platis, espadas e guppies. São bastante coloridos, mexidos, fáceis de manter, adequados à água que tens, reproduzem-se facilmente (alguns até facilmente demais). Depois podes meter uns neons. Apesar de preferirem águas ácidas. Se conseguires baixar o pH (procura em tópicos, que encontras facilmente) para 7.0, seria o ideal, para os vários peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A história é no mínimo estranha!!!

A semana passada eu andava muito ansiosa porque estava no fim do tempo de gravidez, então, apesar de saber que colocar peixes num aquário novo não faz sentido, arrisquei e comprei uma Platy!!!

A minha filha nasceu na sexta-feira e qual é o meu espanto quando vejo hoje que tenho pelo menos 2 platizinhas bebés...

Será que elas vão sobreviver?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.