Número mínimo de Red's


ICE929RR

Recommended Posts

Caros amigos,

 

Acabei de comprar 3 Red’s, se bem que só vejo 1 no aquário de 54 lts... os outros devem andar escondidos.

 

Qual é o número mínimo para este camarões?

Será que se irão reproduzir muito?

 

Obrigado,

 

Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, desde que tenhas um macho e uma fêmea irás ter certamente reprodução (se não houver predadores).

 

A taxa de reprodução é muito elevada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, desde que tenhas um macho e uma fêmea irás ter certamente reprodução (se não houver predadores).

 

A taxa de reprodução é muito elevada.

 

Obrigado Hugo,

 

Basicamente tenho Neons e Neons Rosa.... ou seja peixes de pequeno porte.

 

Mas penso que comprei crias... não chegam a 1 cm.

 

Será que devo arranjar mais?

 

Abraço e obrigado

 

Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A probabilidade de haver machos e fêmeas é maior quanto maior for o número de animais (lógico !). Penso que 6 é já um numero confortável, mas pode funcionar com os 3 existentes. Com os 3, a probabilidade de serem todos do mesmo sexo é 1/2. Com os seis, é de 1/32, o que é muito melhor.

 

Se os animais são todos muito semelhantes, em tamanho e aspecto, existe o risco de serem todos machos os fêmeas jovens. As fêmeas são consideravelmente maiores (e mais "vermelhas" e "arredondadas" ) que os machos, mas penso que para animais com 1 cm isso ainda não será visível. O caracter definitivo será a sela amarela, nas fêmeas, que só devem aparecer entre o 1,5 e os 2 cm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

É normal não os veres, e tb pode ser normal pelo tamanho que indicas terem virado petisco dos neons.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

É normal não os veres, e tb pode ser normal pelo tamanho que indicas terem virado petisco dos neons.

 

A sério?? Jesus...

 

Bem, eu tenho visto um deles... mas os 3 ao mesmo tempo...não...

 

Lá vou eu comprar mais Red's

 

Tks a todos....

 

Abraço

 

Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

....Com os 3, a probabilidade de serem todos do mesmo sexo é 1/2...

Um BêABá da probabilidade com 3 camarões:

1M 1M 1M(*)

1M 1M 1F

1M 1F 1M

1M 1F 1F

1F 1M 1M

1F 1M 1F

1F 1F 1M

1F 1F 1F(*)

 

Ou seja a probabilidade de teres todos os camaroes do mesmo sexo com 3 especimes seria algo como 2/8=1/4 =1/2^(n-1) sendo n=nº de camaroes

Com 4 camaroes: 1/8

Com 5 Camaroes: 1/16

.....

Qdo acabarem de me rogarem pragas pela lição de matemática...façam as contas.

Cumprimentos, Nuno Pinto

Editado por npinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um BêABá da probabilidade com 3 camarões:

1M 1M 1M(*)

1M 1M 1F

1M 1F 1M

1M 1F 1F

1F 1M 1M

1F 1M 1F

1F 1F 1M

1F 1F 1F(*)

 

Ou seja a probabilidade de teres todos os camaroes do mesmo sexo com 3 especimes seria algo como 2/8=1/4 =1/2^(n-1) sendo n=nº de camaroes

Com 4 camaroes: 1/8

Com 5 Camaroes: 1/16

.....

Qdo acabarem de me rogarem pragas pela lição de matemática...façam as contas.

Cumprimentos, Nuno Pinto

 

Pois ... a matemática é mesmo traiçoeira, não é ....

 

As combinações possíveis são apenas:

 

MMM

FFF

MMF

FFM

 

São só 4! Pois neste caso a ordem não interessa ! Que diferença faz que os 3 animais sejam MFM ou MMF ou FMM??? Nestes 3 casos, é sempre 1 fêmea e 2 machos !

 

Mantenho que a probabilidade de, em 3 camarões, serem todos do mesmo sexo, é de 1/2.

Editado por AlbCab
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja mantive neons rosa com red´s, e digo-te que os pequenitos que se aventura-sem muito marchavam logo.

 

 

Obrigado a todos.

Logicamente que não desejo que os Red's serviram para alimento aos peixes, ontem mesmo vi dois Red's em cima dos troncos e os peixes nem olhavam para eles. Depois como tenho um aqua bastante plantado, penso que sempre existirá muitos espaços para refugio, caso seja necessário.

 

Mais uma vez, obrigado a todos pelos comentários

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois ... a matemática é mesmo traiçoeira, não é ....

 

As combinações possíveis são apenas:

 

MMM

FFF

MMF

FFM

 

São só 4! Pois neste caso a ordem não interessa ! Que diferença faz que os 3 animais sejam MFM ou MMF ou FMM??? Nestes 3 casos, é sempre 1 fêmea e 2 machos !

 

Mantenho que a probabilidade de, em 3 camarões, serem todos do mesmo sexo, é de 1/2.

 

 

é sempre bom aprendermos coisas novas...

 

realmente o nuno tem razão...

 

basta lhe lembrar que falta lhe ai pelo menos as hipoteses em que existe Apenas um macho e apenas uma femea...

 

MFF

FMM

 

mesmo sem repetir...

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é sempre bom aprendermos coisas novas...

 

realmente o nuno tem razão...

 

basta lhe lembrar que falta lhe ai pelo menos as hipoteses em que existe Apenas um macho e apenas uma femea...

 

MFF

FMM

 

mesmo sem repetir...

 

 

Não falta não, basta olhar e conseguir ver. É que FFM e MFF e ainda FMF são obviamente a mesma coisa. Duas fêmeas e um macho. A ordem não interessa, é um grupo de animais. Não estamos a lançar dados.

 

Só há 4 hipóteses: tudo machos, tudo fêmeas, 1 macho e duas fêmeas, 1 fêmea e dois machos. Apenas isto.

 

Serem todos do mesmo sexo são 2 hipóteses em 4, probabilidade de 1/2.

 

Mas se acha que o Nuno tem razão, para mim está óptimo !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande confusão, mas o meu voto vai para............... AlbCab! :fart004:

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois ... a matemática é mesmo traiçoeira, não é ....

 

As combinações possíveis são apenas:

 

MMM

FFF

MMF

FFM

 

São só 4! Pois neste caso a ordem não interessa ! Que diferença faz que os 3 animais sejam MFM ou MMF ou FMM??? Nestes 3 casos, é sempre 1 fêmea e 2 machos !

 

Mantenho que a probabilidade de, em 3 camarões, serem todos do mesmo sexo, é de 1/2.

Nao vou comentar a sua maneira de pensar mas está completamente errada.

Nao é uma questão de ordem. Compra 3 camaroes e independentemente da ordem, cada 1 pode ser macho ou femea. Nas contas da probabilidade tem realmente apenas 4 combinações, mas 2 delas são triplas...e para isso tem de percorrer todas as combinações:

1M 1M 1M (3M0F)

1M 1M 1F (2M1F)

1M 1F 1M (2M1F)

1M 1F 1F (1M2F)

1F 1M 1M (2M1F)

1F 1M 1F (1M2F)

1F 1F 1M (1M2F)

1F 1F 1F (0M3F)

Resumindo:

3M=1 ocurrencia

2M1F=3 Ocurrencias

1M2F=3 Ocurrencias

3F=1 Ocurrencia

a probabilidade de ocurrer 3Machos=1/nºtotal de ocurrencias=1/8

a probabilidade de ocurrer 3Femeas=1/nºtotal de ocurrencias=1/8

Possibilidade de ocorrer 3 do mesmo sexo=1/8+1/8=2/8=1/4

2M1F=3/8

1M2F=3/8

O que o sr. fez nos seus calculos é algo que se chama falácia do jogador. Resumindo a coisa ao absurdo, numa população de 100 Camarões as probabilidades de ter todos os camaroes do mesmo sexo é 50%: ou tem ou nao tem...só tem 2 hipoteses.

Se tiver de dar mais explicações de probabilidades, vou voltar a dar explicações de matemática que ao menos para isso pagavam-me.

Cumps

P.S. Não estamos a lançar dados mas a logica é precisamente a mesma...na questão de hibridação noutras espécies tb é igual os pesos das ocorrencias contam.

Seguindo a sua logica no caso de serem apenas 2 camaroes teriamos q? 1/3 de 2M, 1/3 de MF e 1/3 de 2F?

Editado por npinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, de facto não estamos de acordo. E já agora, eu não me queixo de dar "explicações" gratuitas. Se não estou bem, não as dou... é mais elegante ...

 

E pensava que a falácia do jogador tinha a ver com tomar por dependentes acontecimentos que de facto são independentes ... estava enganado !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, de facto não estamos de acordo. E já agora, eu não me queixo de dar "explicações" gratuitas. Se não estou bem, não as dou... é mais elegante ...

Ainda bem q assim o é pois qdo se dá explicações e nao se sabe do assunto é grave. Explicações gratuitas sem se saber do que se está a ensinar é grave. Mas cada um acredita no que quer, ainda há prai uns "Velhos do Restelo" que acreditam que o Sol orbita em torno da Terra, e não é por isso que passa a ser verdade.

Claro que seria de esperar um pouco mais de pesquisa, conhecimento ou até consultar um filho, um neto ou um conhecido professor de Matemática que tenha as noções de probabilidades e análise combinatória um pouco mais "frescas".

Agora cabe a cada um que ao ler este topico, pesquise um pouco e tire as suas proprias conclusões. Para ajudar seguem uns links interessantes:

3 Moedas(1)

3 Moedas(2)

3 Moedas (3)

 

e para o pessoal mais "maluco" e que gosta de dores de cabeça: Analise Combinatória ler ponto 1

Cumps, Nuno Pinto

Editado por npinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só há 4 hipóteses: tudo machos, tudo fêmeas, 1 macho e duas fêmeas, 1 fêmea e dois machos. Apenas isto.

 

Serem todos do mesmo sexo são 2 hipóteses em 4, probabilidade de 1/2.

 

Mas se acha que o Nuno tem razão, para mim está óptimo !

Nem tinha reparado nisto, estava mais preocupado a explicar os fundamentos que olhar para os seus resultados.

Pela sua análise ao ter 2 camaroes ou 3 camaroes, as hipoteses de ter pelo menos 1 casal são as mesmas?

Pela sua logica: com 3 camaroes temos 50% de chances de ter 1 casal

e com 2 camaroes? temos 50% ou existe outro número mágico como por ex. 33,3333% visto termos 3 hipoteses MM; FM; FF?

Já agora podia explicar-me as contas (de borla claro para nao ser indelicado) para o caso de serem 2 camaroes?

Agradecido, Nuno Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a probabilidade de ocurrer 3Machos=1/nºtotal de ocurrencias=1/8=1/4

a probabilidade de ocurrer 3Femeas=1/nºtotal de ocurrencias=1/8=1/4

 

 

Estou a atentar absorver a sua alta explicação. Em vez do meu filho, vou perguntar ao meu pai !

 

Há uma parte que não consigo perceber ... 1/8 = 1/4 ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a atentar absorver a sua alta explicação. Em vez do meu filho, vou perguntar ao meu pai !

Há uma parte que não consigo perceber ... 1/8 = 1/4 ?

Não se preocupe, já corrigi, qdo se escreve muita coisa para explicar uma situação simples normalmente cometem-se erros de simplificação. Mas no fim tem la os resultados correctos para nao se perder. Já agora, alem desse erro, encontrou algo que nao concorde com o desdobramento dos resultados?

Como sabe, estas situações estão estudadas, eu proprio as estudei em várias cadeiras que tive ao longo da minha vida de estudante. Existem formulas que facilitam os cálculos para n>3, bem mais dificeis de tratar pelo metodo que usei mas que são aceites pela comunidade matemática. Se realmente existe algum erro na formula se calhar é melhor criar algum teorema para corrigir os que já existem.

Em caso estremo, faça 100 lançamentos de 3 moedas de cada x e anote os resultados. A vantagem destas formulas de probabilidades é que são facilmente provadas por experimentação. Já que nao acredita, ou nao tem a humildade para admitir, em mais nenhuma prova que lhe apresente, se calhar é melhor passar à parte da experimentação prática.

Claro que continuo a aconselhar que consulte um professor de matemática pois já vi que nao vai acreditar em nada que eu explique. Já chegou ao cúmulo de andar à procura de "gralhas" no meu texto em vez de perceber o raciocinio.

Cumprimentos e continuo à espera do seu raciocinio para a situação de 2 camarões.

Nuno Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que continuo a aconselhar que consulte um professor de matemática pois já vi que nao vai acreditar em nada que eu explique. Já chegou ao cúmulo de andar à procura de "gralhas" no meu texto em vez de perceber o raciocinio.

Cumprimentos e continuo à espera do seu raciocinio para a situação de 2 camarões.

Nuno Pinto

 

Cheguei ao cúmulo ? O seu nível, de facto, não é grande coisa. Ou então é muito bom em matemática, mas falta-lhe o português ... ou a educação !

 

Por mim, consigo, estou terminado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cheguei ao cúmulo ? O seu nível, de facto, não é grande coisa. Ou então é muito bom em matemática, mas falta-lhe o português ... ou a educação !

 

Por mim, consigo, estou terminado.

Esclareça-me onde está o erro? ou a falta de educação? ou até a sua resposta aos 2 camarões?

É facil virar a mesa quando nao se tem fundamentos. Pena que com a idade nao venha também um pouco de humildade para se admitir um erro quando nao se tem provas factuais ou teoricas para sustentar a própria teoria.

É essa a geração que critica a arrogância e a ignorância dos mais jovens, mas o exemplo vem de cima. Eu apresentei a teoria, o raciocinio e várias fontes que sustentam a minha maneira de raciocinar. E as suas? alem da caça ao erro e à gralha...onde está o seu raciocinio para aquilo que lhe perguntei? ou o seu raciocinio só funciona para 3 camarões? Tenho muito respeito pelos "experientes" mas já nao aceito o que me dizem sem provas ou sem bases minimamente crediveis. Espero que os leitores deste tópico que ainda estejam a estudar tenham o bom senso de perguntar aos professores de matemática pela resposta correcta. Pois, cada vez mais, este forum encontra-se "poluido" por conclusões completamente erradas ou descabidas e, infelizmente, nem todos se preocupam em corrigir ou desmentir teorias que se propagam por estes topicos como correctas e que são grandes asneiras.

Cumprimentos, e esperava realmente que a conversa nao tivesse chegado a esse ponto de "ofensa" gratuita. Preferia que se tivesse mantida na pura discussão matemática mas, como todos os que não tem argumentos, levou a conversa para uma arena que lhe é mais favorável. Parabéns.

Nuno Pinto

Cumprimentos aos que seguem este tópico, e a quem interessar: Coloquem esta situação um professor de matemática e depois acreditem no que quiserem.

 

 

Pensamento do dia: "Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele... e depois ganha-te em experiência."

Editado por npinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não querendo passar por idiota, mas já agora gostava de perceber uma coisa

 

1M 1M 1M (3M0F)

1M 1M 1F (2M1F)

1M 1F 1M (2M1F)

1M 1F 1F (1M2F)

1F 1M 1M (2M1F)

1F 1M 1F (1M2F)

1F 1F 1M (1M2F)

1F 1F 1F (0M3F)

 

Se os que estão a azul são iguais (são sempre 2 machos + uma fêmea) , tal como os que estão a verde (são sempre um macho + 2 fêmeas),

 

Então temos 4 hipóteses concretas de ter números de machos e fêmeas (tal como escrevia o Albcab), que acho ser a questão certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não querendo passar por idiota, mas já agora gostava de perceber uma coisa

 

 

 

Se os que estão a azul são iguais (são sempre 2 machos + uma fêmea) , tal como os que estão a verde (são sempre um macho + 2 fêmeas),

 

Então temos 4 hipóteses concretas de ter números de machos e fêmeas (tal como escrevia o Albcab), que acho ser a questão certo?

Não passas por ignorante. mas essas hipoteses ocorrem com 3 combinações cada. ou seja tem peso 3. por isso se fez a grelha.

Tenta fazer o mesmo raciocinio para 2 camaroes e ve qual o resultado. Ou melhor, pega em 3 moedas e nao é preciso fazer mais de 20 lançamentos para começares a perceber os resultados. Atiras as 3 ao mesmo tempo ao ar e anota os resultados. Não ha nada como fazer a experiencia prática.

Qdo tiveres cansado de atirar moedas podes sempre analisar as hipoteses para 2 dados:

Atira 2 dados.

Sabendo que a soma de 2 dados é um valor entre 2 e 12, descobre qual é a probabilidade de sair 2. E de sair 7? serão iguais?

 

Cumps

Editado por npinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais