rogamo Publicado Outubro 16, 2009 Publicado Outubro 16, 2009 (editado) Olá a todos No dia 14 o meu casal de escalares pôs ovos, numa folha artificial. No dia 15 de manhã apanhei-os a comer os ovos. Imediatamente retirei a folha e coloquei-os num aquário de 30X15X20, era o que tinha disponível de momento. Coloquei água do aqua comunitário, a mesma onde eles estavam e contei cerca de 20 ovos castanhos já com o ponto preto à vista. No dia 15 da parte da tarde tinham eclodido e podia-se ver as caudas a abanar. Hoje, quando me levantei, só existiam dez, porém as caudas já não abanam tanto. Será que é normal. O que faço para salvar estes dez? Afinal são mais uns seis, só que estão no fundo do aquário, que está nu. Podem ficar aí? Obrigado pelas vossas dicas e conselhos. Cumprimentos Rogério Amorim Editado Outubro 16, 2009 por rogamo
nf98977a Publicado: Outubro 16, 2009 Publicado: Outubro 16, 2009 Olá a todos No dia 14 o meu casal de escalares pôs ovos, numa folha artificial. No dia 15 de manhã apanhei-os a comer os ovos. Imediatamente retirei a folha e coloquei-os num aquário de 30X15X20, era o que tinha disponível de momento. Coloquei água do aqua comunitário, a mesma onde eles estavam e contei cerca de 20 ovos castanhos já com o ponto preto à vista. No dia 15 da parte da tarde tinham eclodido e podia-se ver as caudas a abanar. Hoje, quando me levantei, só existiam dez, porém as caudas já não abanam tanto. Será que é normal. O que faço para salvar estes dez? Afinal são mais uns seis, só que estão no fundo do aquário, que está nu. Podem ficar aí? Obrigado pelas vossas dicas e conselhos. Cumprimentos Rogério Amorim Boas, tu não vais conseguir salvar dez escalares a não ser que tenhas artemia eclodida quando eles começarem a nadar sem o peso do saco vitelino. O saco vitelino alimenta-os durante mais ou menos 5/6 dias desde que os ovos eclodem, dependendo de vários factores aé pode ser menos tempo. Depois tem que ter alimento disponível 4 vezes por dia. Eu como ainda não ecludo artemia, costumo utilizar um produto chamado Nobil Fluid da JBL e mesmo assim só tenho uma taxa de sobrevivencia na ordem dos 40/50%. Com a artemia a taxa de sobrevivencia eleva-se para perto dos 100%, pelo menos é o que leio aqui no fórum. Esta semana vou começar com mais essa dor de cabeça chamada eclosão de artemia salina, vamos ver no que dá... Mas, retornando aos teus mini escalares. Se conseguires encontrar o alimento que referi atrás, segues as instruções da embalagem e antes de os alimentares desligas o filtro ou a bomba de ar, e esperas (rezas para), que eles se alimentem; depois deles comerem tornas a ligar o aparelho que faz a circulação da água. Também os podias alimentar com micro vermes, mas para ti se calhar o Nobil Fluid é a melhor opção. Um factor importantissimo tem a ver com a inevitável tpa diária de 10% da água do aqua; tens que mudar diariamente a quantidade correspondente a 10% do total da água do aquário onde eles estão. Isto serve para que o nível de nitratos não fique muito alto, o que iria resultar em mortes. Boa sorte, e se não os conseguires salvar; não desesperes, porque outra desovas acontecerão. Cumps.
rogamo Publicado: Outubro 16, 2009 Autor Publicado: Outubro 16, 2009 Boas, tu não vais conseguir salvar dez escalares a não ser que tenhas artemia eclodida quando eles começarem a nadar sem o peso do saco vitelino. O saco vitelino alimenta-os durante mais ou menos 5/6 dias desde que os ovos eclodem, dependendo de vários factores aé pode ser menos tempo. Depois tem que ter alimento disponível 4 vezes por dia. Eu como ainda não ecludo artemia, costumo utilizar um produto chamado Nobil Fluid da JBL e mesmo assim só tenho uma taxa de sobrevivencia na ordem dos 40/50%. Com a artemia a taxa de sobrevivencia eleva-se para perto dos 100%, pelo menos é o que leio aqui no fórum. Esta semana vou começar com mais essa dor de cabeça chamada eclosão de artemia salina, vamos ver no que dá...Mas, retornando aos teus mini escalares. Se conseguires encontrar o alimento que referi atrás, segues as instruções da embalagem e antes de os alimentares desligas o filtro ou a bomba de ar, e esperas (rezas para), que eles se alimentem; depois deles comerem tornas a ligar o aparelho que faz a circulação da água. Também os podias alimentar com micro vermes, mas para ti se calhar o Nobil Fluid é a melhor opção. Um factor importantissimo tem a ver com a inevitável tpa diária de 10% da água do aqua; tens que mudar diariamente a quantidade correspondente a 10% do total da água do aquário onde eles estão. Isto serve para que o nível de nitratos não fique muito alto, o que iria resultar em mortes. Boa sorte, e se não os conseguires salvar; não desesperes, porque outra desovas acontecerão. Cumps. Obrigado por responderes. Quanto à alimentação dos alevins não há problema. Estou preparado já com duas garrafas, cortadas ao meio, de litro e meio e uso água do mar. É tiro e queda, em 24 horas já há artêmias. Consegui uma cultura destas artêmias que já estão adultas e reproduzem-se. Tenho também microvermes de aveia, duas culturas, por isso acho que estou preparado no que diz respeito à alimentação. Afinal são mais de dez porque encontrei outros tantos no fundo do aquário. A minha dúvida é, será que esses, e ficando no fundo (aquário nu), vão chegar à fase de nadarem? cumprimentos Rogério Amorim
nf98977a Publicado: Outubro 16, 2009 Publicado: Outubro 16, 2009 Obrigado por responderes. Quanto à alimentação dos alevins não há problema. Estou preparado já com duas garrafas, cortadas ao meio, de litro e meio e uso água do mar. É tiro e queda, em 24 horas já há artêmias. Consegui uma cultura destas artêmias que já estão adultas e reproduzem-se. Tenho também microvermes de aveia, duas culturas, por isso acho que estou preparado no que diz respeito à alimentação. Afinal são mais de dez porque encontrei outros tantos no fundo do aquário. A minha dúvida é, será que esses, e ficando no fundo (aquário nu), vão chegar à fase de nadarem? cumprimentos Rogério Amorim Sim, tanto os que estão no fundo aqua como os que ainda estão agarrados á folha sobrevivem até a fase em que começam a nadar. O problema é depois, porque alguns acabam por morrer por não terem instinto para comer, mas é uma percentagem muito pequena. Por isso é que a artemia é importante, como é um alimento vivo desperta-lhes o instinto predador. Já agora como é que consegues manter a artemia viva e conseguir que se reproduza, como é que os alimentas? A água do mar terá influencia certamente, mas para mim isso de criar a artemia com água do mar está fora de questão pois moro longe do mar. Cumps.
rogamo Publicado: Outubro 17, 2009 Autor Publicado: Outubro 17, 2009 (editado) Sim, tanto os que estão no fundo aqua como os que ainda estão agarrados á folha sobrevivem até a fase em que começam a nadar. O problema é depois, porque alguns acabam por morrer por não terem instinto para comer, mas é uma percentagem muito pequena. Por isso é que a artemia é importante, como é um alimento vivo desperta-lhes o instinto predador.Já agora como é que consegues manter a artemia viva e conseguir que se reproduza, como é que os alimentas? A água do mar terá influencia certamente, mas para mim isso de criar a artemia com água do mar está fora de questão pois moro longe do mar. Cumps. Aqui vai uma dica para se criar a artêmia da salina. Pelo menos comigo está a resultar. O que eu fiz: 1 - Cortei ao meio duas garrafas de plástico de 1,5L (de água engarrafada, ou outras). 2 - Com um berbequim, fiz um buraco na tampa para passar a magueira e pôr a pedra difusora. 3 - Enchi-as com água do mar, e meti, em cada uma, uma colher de café de ovos. 4 - Ao fim de 24h já as artêmias tinham eclodido. 5 - Arranjei um taparuer de uns 35L e enchi-o de água do mar. 6 - Depois disso, verti lá para dentro as artêmias eclodidas. 7 - Coloquei uma pedra difusora (tem de ter uma boa areação). Está sempre ligada. 8 - coloquei também produtos alcalinos, (conchas trituradas e inteiras). 9 - de 4 em 4 dias, mudo 10% da água. (cada vez que se mete nova água do mar, está-se tambem a alimenta-las, derivado a ser rica em nutrientes. 10- Só os alimento com farinha de trigo, daquela que já trás fermento, (3 colheres de café ao dia). Neste momento estão com um mês e já se reproduzem. Claro que esta dica é para quem tem acesso à agua do mar. Se morarem perto de uma praia, mesmo que sejam uns quilómetros, passeiam e trazem para casa uns garrafões de água do mar. Podes também experimentar com sal próprio. Aqui vai uma foto com ela adulta e a reproduzir-se: Editado Outubro 17, 2009 por rogamo
João Ferreira Publicado: Outubro 17, 2009 Publicado: Outubro 17, 2009 ola a todos...mas...na criaçao de escalares nao é necessariamente obrigatorio dar artemia recem eclodida...a ideia que existe sobre isso é errada...de qualquer maneira penso que é sempre bom fazer artemia recem eclodida ate para se aprender umas coisas... abraço João Ferreira Cumprimentos, João Ferreira Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!
rogamo Publicado: Outubro 17, 2009 Autor Publicado: Outubro 17, 2009 ola a todos...mas...na criaçao de escalares nao é necessariamente obrigatorio dar artemia recem eclodida...a ideia que existe sobre isso é errada...de qualquer maneira penso que é sempre bom fazer artemia recem eclodida ate para se aprender umas coisas... abraço João Ferreira Olá João Ferreira Então qual é a melhor? Tenho também cultura de microvermes. E outra questão ainda. Tenho também culturas de mosca da fruta mas os escalares parecem não dar muita importância a essa comida, pela artêmia ficam loucos. Então, quais são os peixes que gostam de moscas, tirando os kill?
João Ferreira Publicado: Outubro 17, 2009 Publicado: Outubro 17, 2009 Olá João Ferreira Então qual é a melhor? Tenho também cultura de microvermes. E outra questão ainda. Tenho também culturas de mosca da fruta mas os escalares parecem não dar muita importância a essa comida, pela artêmia ficam loucos. Então, quais são os peixes que gostam de moscas, tirando os kill? o que podes dar é artemia descapsulada...eles adoram...nao da trabalho e é so colocar na agua...onde podes arranjar é que é mais complicado ca em portugal ta dificil o meu fornecedor tem esgotado de momento...de qualquer maneira procura pela net de certeza que axas qualquer coisa... Sinceramente moscas nao sei quais os peixes que comem mas talves os oscares e peixes desse calibre comam...mas essa area ja nao é a minha ... abraço João Ferreira Cumprimentos, João Ferreira Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!
nf98977a Publicado: Outubro 21, 2009 Publicado: Outubro 21, 2009 Boas, como é que os "cachopos" se estão a portar? Nenhuma baixa? Cumps.
rogamo Publicado: Outubro 24, 2009 Autor Publicado: Outubro 24, 2009 Boas, como é que os "cachopos" se estão a portar? Nenhuma baixa?Cumps. Só se salvaram 4. Estão espertos, vamos lá a ver se escapam. Dou-lhes microvermes, alimento liquido, e por vezez artêrmia. Todos os dias mudo 10% de água (descansada) e à mesma temperatura. Tenho um filtro pequeno de mochila. Não sei porque é que os outros morreram!? uma folha de anubia está cheia de ovos. Como tenho dois machos para uma fêmea, o outro, que não é o marido, não deixava o marido fecundar os ovos. Tive de pôr um acrilico para separar o casal. Agora estou com uma dúvida, não sei se hei-de tirar a planta para outro aquário que eu tenho (35X19X22cm) leva cerca de 14,50L de água. Será o suficiente, ou preciso de um maior? Aqui vai uma foto dos ovos cumprimentos Rogério Amorim
Recommended Posts