Aqua de 200 lts [80 x 50 x 50] sem Sump - step by step


Recommended Posts

Boas...

 

Depois de 10 anos a lidar com aquários de água doce, eis que me vejo perante este grande desafio...

 

Aproveitando um espaço entre 2 paredes existente na minha sala, pretendo levar a cabo este projecto de águal salgada, para o qual muito agradeço toda a ajuda possível.

 

Limitações:

1) Dimensões do aquário - bem queria um maior, mas a minha 'maria' já disse - Basta ;)

 

2) Pretendo não ter sump

 

Material:

1) Aquário de 80 x 50 x 50

 

2) Skimmer: Tunze 9010 ou Deltec MCE600 ????

 

3) Calha da blau de 4 x T5 ou Calha 1 HQI + 2 t5 + 2 monnlights: Aceitam-se sugestões!!

 

4) Bombas de circulação ????

 

5) Rocha Viva e Rocha Morta - Quantos Kgs?

 

6) Que areão sugerem?

 

 

Muito Muito Obrigado...

 

Prometo desde já, ir colocando aqui as fotos da evolução do aqua....

 

abraço

Alberto Magalhães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Material:

1) Aquário de 80 x 50 x 50

 

2) Skimmer: Tunze 9010 ou Deltec MCE600 ????

 

3) Calha da blau de 4 x T5 ou Calha 1 HQI + 2 t5 + 2 monnlights: Aceitam-se sugestões!!

 

4) Bombas de circulação ????

 

5) Rocha Viva e Rocha Morta - Quantos Kgs?

 

6) Que areão sugerem?

 

Boa tarde Alberto.

Não será de todo possível ter uma caixa depuradora (“sump”)? Ficavas muito melhor servido. Já tive muitos aquários a funcionar sem ela e funcionam mas pode ter inconvenientes como por exemplo as bolhinhas de ar a circular pelo aquário.

 

Quanto ao aquário de 80cm por 50cm, ficas bem servido com uma HQI de 150W e uma ou duas actinicas de 24W em T5.

Se fores para T5s os 80cm são uma medida muito ingrata porque uma lâmpada de 39W mede cerca de 85cm. Terias que optar por 4x24W (cerca de 55cm) e tentar que fiquem 2 chegadas a um lado e 2 ao outro lado. Ou podem ficar 4 ao centro e menos iluminação nas pontas. Será uma questão de gosto e só experimentando para saber. Penso que também não ficas nada mal servido com 4x24W e com uma grande vantagem quanto aos custos de consumo energético mas aguarda por outras opiniões.

As moonlights são importantes.

 

Quanto a rocha, depende muito se será mais densa ou mais porosa. Penso que deves ir vendo rochas que gostes e ir introduzindo até teres o que pretendes. Para a filtração será bom em peso 10 a 20 por cento da massa de agua, ou seja para cerca de 200l podes pensar em 20 a 40Kg sem qualquer rigor pois como disse depende da qualidade da rocha que deves tentar varia. Penso que te deves preocupar mais com o aspecto final do que te condicionares por peso “X” ou “Y” para determinada litragem. Determina se preferes blocos, reef-plates (em forma de partos) ou branches (braços de coral) ou mistura de vários. Procura algumas rochas com muitos buracos para facilitar a fixação de corais sem teres que os colar. E penso que (opinião pessoal) ficas a ganhar com pouca rochas e grandes a muitas e pequenas que depois terás de dispor recorrendo algumas vezes a cola ou abraçadeiras para as fixar. Podes começar por aquilo a que chamam rocha morta e que eu penso ser os calhaus secos que se compram nas lojas e introduzi-la juntamente com a primeira água e sal e deixar alguns dias. Depois de começares a introduzir rocha viva não introduzas mais rocha morta.

 

Quanto ao areão, podes ler este tópico, nomeadamente no Post #2

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...st&p=831741

 

Quanto as bombas de circulação, se fores para o escumador da Tunze e para ficares com tudo da mesma marca opta pelas Turbelle nanostream. Também tens as Seio Super Flow (wave marea) que são baratas e fiáveis. Eu sou um grande defensor das MaxiJet mas reconheço que já ninguém usa embora as possa ver aqui, nomeadamente as MP1200 que são as que mais uso:

http://www.ultimatereef.net/TOTM/June04.htm

e ficas com o exemplo de um aquário que penso funcionar sem caixa depuradora (“sump”) mas com todo o equipamento no exterior o que não me parece que fosse aprovado aí em casa.

 

Quanto ao escumador, não conheço nem um nem outros mas existe outra opção recentemente lançada no mercado que são os escumadores da TMC:

http://www.tmc-ltd.co.uk/aquarium/v2skim-skimmers.asp

e que penso poderem funcionar pendurados fora do aquário, dependendo do espaço. Mas espera pelas opiniões de quem já trabalhe ou tenha trabalhado com eles. Tenho um V2Skim 1200 mas ainda nem o tirei da caixa.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais