Problema no Aqua


plesidentt

Recommended Posts

Boas amigos

 

Comecei a por o meu aqua a funcionar faz uma semana.

Com 125 litros, tem substrato, areão, rochas vulcanicas, sistema de "bolhinhas" e 6 plantas diferentes (anúbia, etc). Fervi tudo à antiga (areão, pedras,etc)

As medições do PH é de 7,5, e do KH é 6.

 

Ao quarto dia fui aconselhado a por poucos peixes para ver como estava o Aqua. (Acho que foi um erro, penseo eu. Mas como a ansiedade é mais forte...)

Comprei 2 limpa vidros (ou seja, os "limpa algas" :shocked028:)))) ), 2 coridoras panda e 2 botias, e fiz os procedimentos normais do saco a boiar, agua do aqua lá para dentro, 30 minutos de espera e depois lá para dentro os peixinhos, um a um e com muita calma.

 

Aparentemente estavam todos bem e "mexidos", mas no dia seguinte uma corridora morreu :thumbdown2:. No proximo dia comecei a achar que um botia (faço notar que os botias eram muito pequeninos) começava a dar sinal de fraqueza, enquanto que o outro estava óptimo. Então numa espreitada ao aqua encontro o botia que já estava a fraquejar, meio tombado no fundo. Percebi logo que não se safava. Mas o outro estava optimo.

Curiosamente, ausentei-me uns 30 minutos e quando voltei para tirar o botia morto, encontro também o outro botia morto mesmo ao lado. Nem queria acreditar!!! De um momento para o outro. Acham normal???

 

Apontamentos curiosos:

1- a corridora existente encontra-se bem, apesar de por vezes fazer corridas ao topo do aquario.

2- os limpas vidros sao muito irrequietos, e parece-me que estão bem maiores (apenas em 6 dias é normal??)

3- Não noto nada de diferente nas plantas desde o primeiro dia (nem maiores, nem mais verdes, podres, etc, etc....)

 

Estou agora com medo de comprar mais peixes.

Acham que devo fazer algum teste antes? Esperar mais tempo? Escolher melhor os peixes?

Não sei bem o que fazer. Alguém me pode dar umas dicas sff.

 

Obrigado

Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apontamentos curiosos:

1- a corridora existente encontra-se bem, apesar de por vezes fazer corridas ao topo do aquario.

2- os limpas vidros sao muito irrequietos, e parece-me que estão bem maiores (apenas em 6 dias é normal??)

3- Não noto nada de diferente nas plantas desde o primeiro dia (nem maiores, nem mais verdes, podres, etc, etc....)

 

 

Obrigado

Luís

 

Bem caro Luís apesar de eu também não seguir aquela máxima do esperar vários dias para introduzir peixes, penso que meteste peixes cedo demais. Pessoalmente uso os químicos da Tetra para colonizar o aquário e tratar a agua mas em media espero 1 semana depois de ter feito a montagem. 4 dias acho francamente pouco tempo para a colonização se dar, e a água se estabilizar.

 

Quanto aos peixes penso que te excedeste na quantidade inicial, nunca ponho mais que 3 peixes de cada vez.

 

Tenho pena de teres perdido uma das tuas corydoras tão rapidamente, mas isso é algo que acontece quando compramos peixes, uma grande maioria safa-se e adapta-se mas há sempre uma pequena percentagem que não se consegue ambientar e morre, considero-o bastante normal.

 

Relativamente aos limpa vidros não referiste a espécie por isso não te sei dizer muito.

 

Para as tuas perguntas as respostas que te sei dar são:

1- O facto de peixes de fundo por vezes irem ao topo do aquário buscar bolhas de ar é natural, se vires bem, todos o fazem, deve-se á Bexiga natatória que todos os peixes têm, e que os ajudam a controlar a sua flutuabilidade. Ao engolir bolhas de ar, é isso que a maioria dos peixes está a fazer.

Mas se por ventura começares a ver peixes por sistema de boca para o ar, a abocanhar ar, então tens um problema, provavelmente falta de O2 na água, falta de circulação da mesma.

 

2- Não te saberei dizer com certeza sem saber a espécie em questão.

 

3- a maioria das plantas não crescem da noite para o dia, por isso é normal. Apenas as plantas de crescimento teriam diferenças em tão pouco tempo. Mas considerando que ainda é um aquário novo é relativamente natural que mesmo as plantas de crescimento rápido fiquem estagnadas por uns dias.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Penso que à partida deverias informar-te acerca do Ciclo do Azoto aqui no fórum. Lê isto e percebe o que fizeste mal: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

No máximo deverias ter introduzido um peixe e deverias ter perseguido os parâmetros da água: NH4/NH3 (amónia/amoníaco) e NO2 (nitritos), de início. São substâncias altamente tóxicas para os peixes e enquanto o ciclo do azoto não estiver concluído tens de baixá-los com TPA's (trocas parciais de água). À medida que vais controlando estes valores, vais introduzindo os peixes, pouco a pouco.

 

Em relação ao teu problema, aposto num valente pico de amónia. Apressa-te a adquirir estes testes para evitares mais perdas.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao fórum

 

1 - Se um teste de amónia acusar alguma coisa, então já pode ser tarde para alguns dos peixes.

 

2 - Lê a faq da aquariofilia, especialmente a questão de ciclar um aqua, parâmetros da água, etc.

 

3 - Por acaso sabes qual é o PH da água que tiras da torneira? Porque podes estar a colocar peixes com parâmetros diferentes.

 

4 - Na minha opinião não colocaria mais peixes.

 

boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apontamentos curiosos:

1- a corridora existente encontra-se bem, apesar de por vezes fazer corridas ao topo do aquario.

2- os limpas vidros sao muito irrequietos, e parece-me que estão bem maiores (apenas em 6 dias é normal??)

3- Não noto nada de diferente nas plantas desde o primeiro dia (nem maiores, nem mais verdes, podres, etc, etc....)

 

1 - Os meus fazem a mesma coisa, penso que seja normal

2 - Têm o mesmo comportamento, mas não cresceram

3 - As minhas têm crescido bem e estão mais verdes

 

Perdi 3 peixes no espaço de 3 dias... (hoje foram 2)

 

E sim, não irei comprar mais peixes até tudo ficar estabilizado

 

Abraço,

 

Luís

Editado por ICE929RR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Primeiro que tudo obrigado pelas respostas.

Esqueci-me dizer que quando montei o aqua coloquei 2 produtos que me venderam na loja. Um para o cloro e outro para as plantas, ambos da Sera (na me perguntem os nomes científicos, porque não sei).

 

Passado mais um dia, os outros peixes (2 limpa vidros (Otocinclus ssp) e uma corridora panda) paracem-me bem, e nao tenho nenhum a abrir a "boca à procura de oxigénio".

Amanhã irei efectuar a minha primeira muda de água e estou a pensar em pôr mesmo água do garrafão, pois já ouvi dizer que a água da torneira em Alverca (a minha residência) tem bastante arsénio.

Acham que faço bem?

Acho que antes de comprar mais uns peixes talvez seja melhor comprar mais uns testes para tirar mais conclusões, e aí então avançar para a população para aqua :P.

 

Vou também testar o PH da torneira a conselho de um amigo aqui do fórum.

 

Mais uma vez obrigado

Abraço a todos

 

Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água que colocam nas nossas torneiras têm uma serie de produtos adicionados, sendo o cloro aquele que é mais facil de eliminar (lê a FAQ na minha assinatura sobre a agua para o aquario).

 

Poderás deixar a água de um dia para o outro com uma pedra difusora ligada a uma bomba de ar para que o mesmo desapareça.

 

Existem pessoas, como eu, que não adicionam eliminadores de cloro, optando por fazer "descançar" a água da torneira para que o cloro desapareça.

 

No entanto o importante saber o PH da água, bem como os outros parâmetros (se leres a FAQ) irás perceber para então saber-se que peixes colocar no aqua.

 

De que adianta colocar um peixe "resistente" num aqua que está a ciclar, quando o PH nem de perto nem de longe se aproxima ao ideial para o peixe?

 

Experimenta fazer uma pesquisa na net e ver qual o PH indicado para os peixes que tens no aqua e depois de verificar o PH do teu aqua, se calhar poderás ter uma surpresa.

 

Vá lá não compres peixes e quanto aos testes e se leres bem, verás que nem sequer precisas de uma bateria de testes.

 

Boa sorte.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade!!!!

 

Esqueci-me de referir que o "sacanoide" do aqua está sempre a uma temperatura de 28º / 28.5º graus!!! E tenho o termostato desligado desde o 2º dia. Refiro também que o Aqua não recebe luz directa.

Por vezes levanto as tampas para tentar refrescar, mas não baixa mais de 28º...

Acham normal???

Tenho soalho flutuante em toda a casa, o que a torna mais quente, eu sei disso. Mas será só essa a razão??

Devo preocupar-me?

 

Abraço

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sê bem-vindo ao clube dos que começaram mal a aquariofilia...É normal isso acontecer. A maioria começa sem se informar, sendo mal informado pelas lojas e claro, erros acontecem.

 

Bom, já sabes o porquê dos teus peixes terem morrido. O que eu te aconselho agora é a leres bem aquele link que já te indicaram em cima. Vai-te salvar de muitas dores de cabeça e poupar muitas vidas de peixes. Lá ficarás com a noção básica da aquariofilia. Espero que o leias.

 

O que eu acho que deves fazer agora, para tentar salvar os peixes:

- Se conheceres alguém que tenha um aquário já ciclado, pede-lhe se pode ficar com os peixes por uns dias.

- Se não consegues arranjar alguém, começa a fazer TPAs (Trocas Parciais de Água) diárias de 10 ou 20%. Isto vai baixar os níveis de amónia. Não te esqueças de deixar a água repousar nos garrafões durante 24h pelo menos. Se não tiveres uma bomba de ar com pedra difusora, vai agitando a água do garrafão. Vais ver muitas bolhinhas a mexerem-se lá dentro. Como já te impingiram um produto para o cloro, deves usá-lo (se fosse agora, já saberias que isso é uma despesa que não é precisa)

- NÂO METAS NEM MAIS UM PEIXE nas próximas três semanas. Pode-te parecer um exagero, mas é uma questão de segurança. Depois disso, não deves meter mais que dois peixes de cada vez. O aquário pode estar já ciclado, mas não quer dizer que já esteja pronto para receber tantos peixes de uma só vez....

- É aconselhável comprares testes de amónia, nitritos, nitratos e pH. Se tiveres possibilidades de os comprar, então será uma grande ajuda. Se não tiveres, compra só o de nitratos e pH. Se fizeres o que te recomendam à risca, os outros dois serão mais desnecessários. Ainda assim, eu aconselho sempre o pessoal novo a comprar os testes de tiras da JBL. São 50 tiras, que medem os nitritos, os nitratos, kH, dH e pH. Só não medem a amónia, mas o teste da amónia só se utiliza no início, pelo que é algo desnecessário. Se utilizares essas tiras, uma vez por semana, duram cerca de um ano. Custam cerca de 20 euros, pelo que eu acho que são uma boa aposta.

- Nas lojas há também uns produtos para acelerar o ciclo de azoto. Se não queres perder mais peixes, também pode ser uma boa aposta, apesar de a maioria dos aquariofilistas não gostar de usar químicos, preferem tudo ao natural.

 

Com a água neste estado, é normal que os peixes morram de um momento para o outro. Infelizmente não há muito a fazer. É esperar que seja peixes resistentes e que sobrevivam.

 

Quanto à temperatura, ainda não está numa temperatura demasiado alto. No entanto, se nesta altura do ano tens a essa temperatura, no Verão vai ser muito complicado de a controlares. As TPAs ajudam a baixar um pouco a temperatura (mas cuidado para não provocares choques térmicos, nada de meteres água gelada nas TPAs). No Verão também podes usar cubos de gelo.

 

Quanto às corydoras virem ao cimo da água, é normal. A menos que seja algo muito frequente, não é preocupante. Ainda assim, garante que o filtro da água faz uma boa movimentação da água no cimo da água. Não sei como é o teu filtro, mas se fizer bolhinhas, ou uma ondita, é o suficiente para oxigenizar a água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.