Com bolhas ou sem bolhas?


ICE929RR

Recommended Posts

Boa noite,

 

Tenho notado que existem flutuações no Ph caso ponha o meu filtro a fazer bolhas ou não...

 

Tenho mantido o aquário "sem bolhas" e hoje de manhã tinha o Ph a 7... como reparei que tinha um Platty no cimo da água com sintomas tipo "falta de ar", decidi colocar o filtro a fazer bolhas e mais circulação de água....

 

Resultado... o Ph subiu para 7,4 !!

 

Gostaria de saber a vossa opinião.

 

Aqua de 54 lts, filtro AQ-300, várias plantas, 7 neons, 5 neons rosa e mais 4 peixinhos de outras espécies pequenas

 

Sinceramente, não estou a conseguir "estabilizar" o aquário... GRRRR

 

Abraço,

 

Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Tenho notado que existem flutuações no Ph caso ponha o meu filtro a fazer bolhas ou não...

 

Tenho mantido o aquário "sem bolhas" e hoje de manhã tinha o Ph a 7... como reparei que tinha um Platty no cimo da água com sintomas tipo "falta de ar", decidi colocar o filtro a fazer bolhas e mais circulação de água....

 

Resultado... o Ph subiu para 7,4 !!

 

Gostaria de saber a vossa opinião.

 

Aqua de 54 lts, filtro AQ-300, várias plantas, 7 neons, 5 neons rosa e mais 4 peixinhos de outras espécies pequenas

 

Sinceramente, não estou a conseguir "estabilizar" o aquário... GRRRR

 

Abraço,

 

Luís

As bolhas não tem nada a ver com a flutuação do ph. Deve haver outra explicação para esse fenómeno. Eu por exemplo tenho co2 caseiro num aqua e já reparei que ao longo do dia/noite o ph varia ligeiramente por causa disso. Vai com calma, quando comecei também tive dificuldade em conseguir estabilidade ao nível do ph; e então fartava-me de por químicos... O que ainda fazia com que a situação piorasse, não ponhas químicos e não mexas muito no aqua e vais ver que ele estabiliza...

Em relação á "falta de ar" do platy, pode acontecer causado por vários factores: pouca movimentação da água, o que impede as trocas gasosas e não oxigenisa a água; não teres plantas suficientes que possam produzir oxigénio na quantidade necessária; pode ser algum tipo de doença; a temperatura estar alta demais ou pode ser má qualidade da água.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao contrario do nf98977a eu nao concordo com a ideia de que o uso de pedras difusoras para oxigenar a água, não causa flutuações do pH.

Da mesma forma que a concentração de CO2 na água altera o seu pHm também a pressão parcial de O2 na água tem um efeito sobre o pH.

Basicamente o que acontece é CO2 causa uma redução do pH levando a uma acidificação da água.

Pelo Contrario o O2 dissolvido na água irá ter uma acção contraria á do CO2, levando a uma basificaçao(ou alcanalizaçao) da água.

No entanto são flutuações mínimas na maioria das vezes. Visto serem flutuaçoes pequenas, é preferivel deixar o aquario estabilizar as suas equações químicas acido-base por si mesmo.

Não vale a pena sufocares os teus platies com falta de oxigénio só para equilibrar o pH. Nunca te esqueças os platies são resistentes, mas não suportam a morte por asfixia=P

 

Fora a questao das flutuaçoes de pH faço minhas as palavra do nf98977a =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado amigos,

 

A água flutua entre 25,5 e 26,5 e ontem mesmo fiz um TPA para tentar equilibrar o No2.

Baixei a alimentação de 3 vezes ao dia para 2, tenho um aqua bastante plantado e à parte do Platy, tenho 2 Molly, 5 neons rosa e 7 neons

 

Vou manter a calma, mas custa-me imenso ver os peixes a sofrer....

 

Mais uma vez, obrigado.

 

Já agora, qual é a melhor frequência para testar a água do aqua.... eu tenho vindo a fazer todos os dias... tanto de Ph, como de No2

 

Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que estás a dar importância em demasia ao NO2... Sim é tóxico, sim leva tempo a equilibrar-se, e as pessoas aqui neste fórum dão lhe demasiada importância, no entanto o NO2 não é arsénio ou cianeto, nao te vai matar os peixes de imediato! Se conseguires equilibrar este ião, tudo bem, se não conseguires, não te mates por isso. Quantos aquariofilistas não sabem sequer do NO2 e mesmo assim mantêm aquários bonitos, não obstante as suas águas estarem cheias de amónia e nitrito?

Como deves saber o ciclo do azoto diz que demora tempo até que o NO2 tenda para 0, nesse período, os mais preciosistas defendem que a população de peixes seja mantida a um mínimo. Sim isso é a teorica, que é muito bonita, e por vezes até util, mas na prática, nem sempre a seguimos.

 

O facto de tu não estares a ter paciência e dar tempo ao tempo para as bactérias limparem o NO2 só está a complicar-te a situação... Dá tempo ao tempo, arranja maneira de melhorar a tua filtragem biológica, ou entao procura um producto qualquer que te resolva o problema, para te dizer a verdade não sei se existe algo no mercado, pois eu raramente tenho chatices com o NO2. e talvez não convenha fazeres TPA's a torto e a direito....

Quanto á tua fauna, do que disseste tens uma peixada bastante robusta, á excepção das molys que se podem queixar um pouco mais, mas mesmo assim, estas espécies não são uns Discos(se fossem ai realmente terias problemas), por isso conseguirão suportar níveis elevados de nitritos durante alguns dias o suficiente para que a sua concentração na água se reduza a níveis aceitáveis segundo a teórica.

Ah e tal e se os peixes sofrem, podem me dizer? pois, mas com eles já no aquário já é tarde para pensar nisso, por isso sejamos pragmáticos, já é um pouco tarde para esse tipo de preocupações, estão e estarão em situação de stress químico.... agora é dar tempo ao tempo e se algum deles morrer, não há muito fazer, é comprar outro para o seu lugar=( (acredito que haverá quem se ofenda com a minha maneira de ver este problema, mas sejamos práticos meus senhores=))

 

PS: Aconselho te a criar algum distanciamento dos teus peixes, não são cães nem gatos, por isso não te afeiçoes demasiado a eles, será mais fácil para ti no futuro, pois mesmo apesar de todos os cuidados, irá haver sempre uma percentagem de peixes que irão adoecer e morrer sem que tu consigas evitar. É a vida, sê prático acerca dela=)

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado amigo,

 

Mas tudo que se trata de animais... eu preocupo-me muito, muito mesmo... até a minha mulher se queixa disso lol

 

Acabei de fazer uma TPA, vamo sver como correm as coisas...

 

Hoje perdi 2 Neons.... sniff sniff

 

Tks

 

Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pessoalmente estimo um peixe da mesma forma se tivesse um cão.

Aliás gosto mais de peixes do que cães.

 

Mas gostos são gostos.

 

Concordo com o gervas no sentido em que deves ter calma, pois tens de deixar as bactérias instalarem-se.

 

O ciclo deve estar "instalado" em pleno funcionamento com a transformação do NO2 em NO3.

Terás um pico de ambos, mas só quando chegares ao pico do NO3 é que podes realizar a TPA's para a reposição de água nova.

 

Quanto aos peixes, se calhar adquiris-te os mesmos ao mesmo tempo e o stress dos mesmos pode matar.

 

Recomendo uma leitura aqui:

http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin-cycling.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconselho te a criar algum distanciamento dos teus peixes, não são cães nem gatos, por isso não te afeiçoes demasiado a eles, será mais fácil para ti no futuro, pois mesmo apesar de todos os cuidados, irá haver sempre uma percentagem de peixes que irão adoecer e morrer sem que tu consigas evitar. É a vida, sê prático acerca dela=)

 

Sinceramente, não sei para que servirá criar esse distanciamento, não é por ele estimar menos os peixes que vai resolver o problema....

A mesma coisa se aplica a todos os animais, como cães e gatos, se tu tiveres um cão pelo qual estejas demais afeiçoado, a tua resolução é usares o distanciamento...

Para ter peixes por ter e só pa dizer que se tem um aquario mais vale não o ter......

 

Em relação ao assunto, a montagem deste aquario foi feita a quanto tempo???

 

E se algum peixe te morrer, não faças a sua substituiçao enquanto nao resolveres o problema do aquario, digo isto, porque muitas das vezes

quem se inicia neste hobbie não presta muita atenção ao ciclo do azoto, e mete logo peixes, e estes vão morrendo todos, e continuam a comprar e a "matar" os pobres animais.

 

Depois que tenhas o problema estabilizado, e quiseres inserir mais peixes, vai inserindo os peixes aos poucos, porque como o aquario é pequeno convém ires pondo com calma, para o filtro biologico conseguir

acompanhar, a inserção dos mesmos para não teres um pico de amonia ou nitritos, o que pode ser prejudicial aos peixes. E também poupas o factor stress aos peixinhos.

 

PS: Só mais uma coisa em relação a não serem cães ou gatos.. Vai aqui um video do caro mebro FAAO, não sei se já o viste ou não mas penso que devias de dar uma olhadela

 

Cumps

Editado por biegas

Cumprimentos

João Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Biegas talvez estejas a dar um grande salto ai, não defendo o não nos preocupar-mos com os nossos animais de estimação, longe disso! Preocupo-me mais com os peixes cá de casa do que muitas vezes com o nosso cão.

O que quis dizer foi que não nos devemos afeiçoar demasiado aos nossos peixes, sem no entanto deixar de preocupar. Porque o peixe não reciproca como por exemplo um cão ou um gato, e raramente têm uma esperança de vida tao longa quanto um destes animais.

 

E claro temos sempre o evento de uma doença no aquário. Sim temos medicamentos, mas nem sempre são eficazes em todos os peixes. Por isso não vale a pena investir emocionalmente demasiado nos nossos peixes. Sim gosto de ter os meus peixes, sim gasto mais dinheiro neles do que devia, ou queria, e gosto de os ver, reproduzir, mas desenvolver uma relação com eles semelhante á relação com um cão ou um gato? Como em tudo na vida sejamos realistas, e saibamos separar a teoria da realidade, pois estas raramente coincidem.

E isto não é estar a ser faccioso para com os filos superiores por ordem evolutiva... até porque cá em casa o que não falta é bicharada, temos aquários, 1 cão, 1 gato, e vários tipos de pássaros. Provavelmente os meus cotas têm tempo a mais nas mãos, mas a culpa é da reforma. lol

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Biegas talvez estejas a dar um grande salto ai, não defendo o não nos preocupar-mos com os nossos animais de estimação, longe disso! Preocupo-me mais com os peixes cá de casa do que muitas vezes com o nosso cão.

O que quis dizer foi que não nos devemos afeiçoar demasiado aos nossos peixes, sem no entanto deixar de preocupar. Porque o peixe não reciproca como por exemplo um cão ou um gato, e raramente têm uma esperança de vida tao longa quanto um destes animais.

 

E claro temos sempre o evento de uma doença no aquário. Sim temos medicamentos, mas nem sempre são eficazes em todos os peixes. Por isso não vale a pena investir emocionalmente demasiado nos nossos peixes. Sim gosto de ter os meus peixes, sim gasto mais dinheiro neles do que devia, ou queria, e gosto de os ver, reproduzir, mas desenvolver uma relação com eles semelhante á relação com um cão ou um gato? Como em tudo na vida sejamos realistas, e saibamos separar a teoria da realidade, pois estas raramente coincidem.

E isto não é estar a ser faccioso para com os filos superiores por ordem evolutiva... até porque cá em casa o que não falta é bicharada, temos aquários, 1 cão, 1 gato, e vários tipos de pássaros. Provavelmente os meus cotas têm tempo a mais nas mãos, mas a culpa é da reforma. lol

 

O que importa não é o tempo que um animal dura, isso porque já tive animais que me duraram muitos anos, e outros menos, e o que mais me marcou foi o que menos me durou! O que importa é o prazer que tu tens em cuidar deles, dar-lhes a melhor vida possivel enquanto eles vivem, e a respota de "agradecimento" que eles te dão. Tanto que o que se costuma dizer, "o que é bom acaba depressa".

Se estás distanciado porque gastas tanto com eles??E mesmo num cão ou gato nem sempre os medicamentos surtem efeito, mas que se há de fazer, ninguem faz o papel de deus...

Eu trato todos os animais da mesma maneira, quer a sua esperança de vida seja curta ou mais longa, e digo-te uma coisa não me arrependo "de cada gota de amor" que lhes dediquei, muito pelo contrário.

 

Mas claro nem todos somos iguais, e ainda bem :).

EHEHE quero ver se vais dizer que tens tempo a mais quando chegares a reforma :oops:.

 

Abraço

  • Gosto 1

Cumprimentos

João Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos comentários.

 

Vamos parar de comprar peixinhos até tudo se estabilizar.

 

Fica aqui um pequeno video do nosso aquário, mais o "vigia" de 4 patas... lol

 

 

Abraço a tds,

 

Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.