sulawesi sweet ... o proximo passo.


labutes77

Recommended Posts

Boas,

 

 

Em relação à duvida spongicola / woltereckae...

fazendo uma consulta, rápida, ao documento que descreve ambas as especies.....http://rmbr.nus.edu.sg/rbz/biblio/57/57rbz343-452.pdf

e só usando as imagens como termo de comparação.... os camarões que estão nas imagem do labutes77 parecem ser Caridina woltereckae.

 

 

 

PICT3201.jpg

 

PICT3206.jpg

 

 

 

Cumps,

PC

Editado por Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 128
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

 

Em relação à duvida spongicola / woltereckae...

fazendo uma consulta, rápida, ao documento que descreve ambas as especies.....http://rmbr.nus.edu.sg/rbz/biblio/57/57rbz343-452.pdf

e só usando as imagens como termo de comparação.... os camarões que estão nas imagem do labutes77 parecem ser Caridina woltereckae.

 

 

 

 

 

 

 

Cumps,

PC

 

 

exacto ! sao Caridina woltereckae.

chego a conclusao que estao mal classificados em varios sites. sempre os vi classificados como spongicula. o erro nao é so meu ...

neste documento temos as 2 especies nas paginas 405 spongicola e pagina 420 woltereckae.

nao fico nada aborrecido ... lol. tem uma coloraçao mais forte e nao tenho a questao das esponjas , lol.

obrigado !!!!!!!

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

;) Isso é que é mau!!!!! :( :-( :(

 

Possivelmente os que faleceram já vinham debilitados/stressados da viagem... e nada podias fazer!

 

Ontem trouxe 6, não havia mais :P,...... e hoje de manhã ainda lá estavam todos, vamos ver como é que correr durante os próximos dias! :priere:

 

 

Quais é que são os parâmetros da tua agua?

 

 

 

 

 

Eu atribuo a culpa, das classificações trocadas, aos exportadores de Sulawesi.... nos sites deles estes camarões estão "classificados" como spongicola! :shocked028:

 

Eu até prefiro que estes sejam os C. woltereckae, supostamente devem ser menos difíceis de manter do que os C. spongicola.

 

E depois de ver as fotos, do documento de classificação, dos woltereckae e dos spongicola, ainda mais me questiono como é possível confundir estes dois camarões! :eusathink:

 

 

 

Cumps,

PC

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol. tem uma coloraçao mais forte e nao tenho a questao das esponjas , lol.

 

exacto, foi mais neste intuito que eu te chamei a atençao para veres bem o que tinhas, pois os spongicolas sem esponjas sao muito dificeis de manter senao mesmo impossivel, mas la esta depois da ambientaçao verificaste que sao todos iguais, ainda bem

 

eu ca tenho um fascinio descabido pelos spongicolas mesmo pelo facto de fazerem a simbiose com a esponja, talvez um dia....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E depois de ver as fotos, do documento de classificação, dos woltereckae e dos spongicola, ainda mais me questiono como é possível confundir estes dois camarões! ;)

 

eu explico, inicialmente tanto uns como outros foram encontrados no seu estado selvagem e foram classificados todos como spongicolas, assim que se tornou comerciavel foi dado um nome comum a todos, Caridina spongicola "harlekim" so mais tarde se deu conta que se tratavam de duas especies em que os harlekim eram os woltereckae.

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa compra...

 

 

Carlos como eu te compreendo hehehe o problema a meu ver são as esponjas.....

 

Mas quem sabe um dia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

paulo cabrita

 

tenho a temperatua a 28º/29º e o ph 7.8

sao as condiçoes a que tinha os caridina dennerli (cardinal)

 

e os teus ?

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

labutes77, os parâmetros do aquário são parecidos com os teus:

temp.: +-29,4ºC

PH: 7,8

( GH, KH e TDS confirmo quando chegar a casa!)

 

 

Carlos Couceiro, eu também tenho um certo fetixe pelos spongicolas e pela simbiose com a esponja,

mas a informação que existe sobre ambos.... é ZERO! :eusathink:

Nesta encomenda também adquiri uns "Rabbit sponge snail" (Tylomenia sp. sponge?????) vamos ver durante quanto tempo é que vou conseguir manter a esponja!

 

 

eu explico, inicialmente tanto uns como outros foram encontrados no seu estado selvagem e foram classificados todos como spongicolas, assim que se tornou comerciavel foi dado um nome comum a todos, Caridina spongicola "harlekim" so mais tarde se deu conta que se tratavam de duas especies em que os harlekim eram os woltereckae.
OK! Então..... está na hora dos exportadores começarem a actualizar as tabelas! :|

 

 

 

Cumps,

PC

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

tudo normal. que eu saiba nao houve mais baixas. mas tambem , com tanto calhau no aqua podia lá ter uma lagosta e nao a via ...

mas vou vendo os harlequim e os half back espreitando aqui e ali ... os harlequim , sao timidos os haf back ,sao muito parados , mas parece que nada os incomoda , lol.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

tudo normal. que eu saiba nao houve mais baixas. mas tambem , com tanto calhau no aqua podia lá ter uma lagosta e nao a via ...

mas vou vendo os harlequim e os half back espreitando aqui e ali ... os harlequim , sao timidos os haf back ,sao muito parados , mas parece que nada os incomoda , lol.

 

é bom saber

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho tentado tirar fotos ... mas a maquina nao ajuda.

so consigo que fiquem nitidas se os camaroes estiverem junto ao vidro da frente ... tratando-se de sulawesis , nao é facil ... nao se afastam muito das pedras.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Que camarões mesmo giros...

Só falta é eles começarem a dar frutos... :thumbup3:

Qualquer dia também penso em fazer um aquário de sulawesi, mas primeiro vou começar com os crystal red ou crystal black, uma vez que ja tenho reds ha um bom bocado...

Continua com o excelente projecto somente para os camarões. :thumbup3:

 

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

fabio_j

 

os meus primeiros nem sei o que eram , ja foi a uns anos, vi numa loja e comprei , lol. nunca tinha visto camaroes a venda. eram transparentes com a cabeça e cauda cor de rosa, talvez mais pequenos que os red´s , era giro ve-los nadar , porque nadavam muito , mas com a cabeça para baixo. morreram depressa e nunca mais voltei a ve-los.

 

depois tive uns a que chamavam camarao vidro , transparentes, com umas pinças muito compridas. criaram ca em casa, mas era de ordem inferior , e eu nada sabia sobre isto. morreram todas as larvas. estes camaroes desfiz-me deles porque me comiam os peixes , atacam principalmente neons e guppys , penduravam-se numa planta ou tronco e quando passava um peixe perto o suficiente ... caput para o peixe , lol.

 

depois encontrei amanos , comprei logo , claro. tenho ate hoje.

 

depois tive os famosos red cherry , tambem encontrei por acaso numa feira , na altura nao era comum encontrar camaroes, muito menos na feira. criaram tanto que cheguei ao ponto de da-los as tartarugas. lol. ainda tenho red cherry e red cherry sakura.

 

depois vieram os camaroes ibericos , mais uma vez por acaso num anuncio na net quando andava a procura de um terrario para a minha lampropeltis, lol. ja consegui cria-los , mas nao é nada facil ...

 

depois vieram os heteropoda wild. tive de me desfazer deles por falta de aquas.

 

logo a seguir, os white pearl , lindos de morrer, muito branquinhos. tive de me desfazer deles por falta de aquas.

 

algum tempo depois descobri os sulawesi , hehehe.

 

so a uns meses é que tenho cristal red ... e os cristal black talvez sejam os proximos ...

 

mas tudo isto com muita pesquisa, e muitas pestanas queimadas a ver sites na net a procura de informaçao sobre cada especie. ha especies muito tolerantes e outras que parecem mais simples e depois sao muito picuinhas com a temperatura , ph , alimentaçao. mas com calma e paciencia chegas la de certeza , lol. afinal agora ja existe muita informaçao sobre a maioria das especies que temos em aquario, a uns anos era por tentativas , lol.

boa sorte.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pois, temos que começar por algum lado, e para manter os invertebrados no inicio pode ser dificil, pois podemos não estar conscientes do que é necessário ( a nível de parâmetros, etc...) para ter os invertebrados com saúde.

Eu começei com os red cherries, que ainda hoje mantenho, mas futuramente hei de adquirir e tentar reproduzir invertebrados com maiores exigência, até porque todos os aquariofilistas não se contentam com o que têm, querem sempre mais (ou peixes mais raros e tentar a sua reprodução, plantas mais exigentes, camarões mais exigentes, etc...).

Os meus próximos irão ser os crystal black...

Enfim, dito tudo isto, continua com esse excelente projecto dedicado aos sulawesis... :P

E mantém-nos actualizados com fotos dessas belezas...

 

 

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

no meu caso nao creio que seja ambicioso em termos de camaroes raros ou muito dificeis ... adoro camaroes , foi amor a primeira vista , com quase todos , lol. os sulawesi por exemplo , podia chover cardinais e harlequins que eu ia continuar a adora-los , sao mesmo lindos!!! continuo com os red cherry , que alguns ja abandonaram por se terem tornado vulgares , eu continuo a gostar deles ... tive desativar alguns aqua e reduzir a quantidade de camaroes por causa da maldita EDP ... se é que me entendem ... lols

acho os camaroes fantasticos , cada um a sua maneira.

e se a uns anos tinha montes de peixes , estes sao cada vez menos , lol. os camaroes estao no topo.

neste momento tenho 6 aquas de 40cm ate 120cm. so 2 é que tenho com peixes ... mas camaroes há em todos , HEHEHE.

Editado por labutes77

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

os cardinais e os harlequins sao muito timidos e nao se afastam muito do seu buraco/esconderijo. as vezes estao as duas especies no mesmo buraco.

os half back bee , passeiam-se pelo aqua todo , nao procuram os buracos. so se assustados é que se encostam a uma pedra ou a um canto.

muito fixe , ate agora nao houve mais mortes ( que eu tivesse visto ) parece que ha um camaraozinho em cada esconderijo no aqua ... lol.

agora era fixe começarem a reproduzir-se ... ou será pedir muito ?????

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora que falas nisso, ja tive de abandonar varias especies, mas tambem continuo a manter os red cherry :)

 

 

lol , é sempre bonito um aqua a fervilhar de red cherrys , biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epahh,pedis-te para comentar a tua nova montagem,e sabes que eu sou uma pessoa bueeee critica e no que diz respeito a aquarios eu curto eles o mais simples possiveis,e asssim digo ,tens coisas a mais ai dentro,apesar de estar tudo five stars e vai em conta ao que se passa na real natureza, dai que esta um bom espelho de um recanto real,mas para casa ter em casa e olhar para ele e o aperciar acho que tem pedras a mais, sim eu sei que aquele calhau do lado direito esta la para esconder o tudo de ar...mas ficava melhor uma planta alta para o esconder (mas sou eu a falar).

 

Resumo da coisa,ja vi montagens tuas mais bonitas,decreto que tens tido muito trabalho e nao tens tido muito tempo pa coisa lol, va..de 1 a 10 dou-te 7,5 lol (ja nao é mau heheh)

 

...odeio areao preto,mete o aquario muito escuro e eu metia mais plantas pois eles gostam :medieval_mace:

 

hugs.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lollll ...

menano ... demais essa tua critica. lollllada.

ja percebi que temos gostos muito diferentes nos aqua ... ainda bem , senao quem vende areao preto tinha que ir vender pipocas , hehehe.

de facto a minha preocupaçao maior foi aproximar-me ao maximo possivel ao ambiente natural. muito calhau ao monte e poucas plantas. na area vegetal ainda estou a ponderar acrescentar uma plantinha ou outra. logo se ve.

seja como for , obrigado pelo comentario. hehehe.

 

;)

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

e por ser o aqua novo. ja tem quase um mes. uma cardinal ovada e sinal que esta tudo bem e que ja se adptaram ao novo espaco.

tive varias reproducoes , mas a taxa de sobrevivencia dos pequenos foi sempre muito baixa.

em varios meses e varias ninhadas a este aqua novo so chegaram uns 15 se nao me engano.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais