no2 no3 altos!!!


tronika

Recommended Posts

ola a todos

tenho um aquario de 60 litros adquirido a cerca de uma semana,e fiz a asneira de por peixes dentro do aquario no mesmo dia!mas dai para ca tudo bem,no ph ,kh,gh,no2,n03 tudo tava controlado...tenho guppys ,botia palhaços,danio zebras,platys.resultado ontem ao fazer o test da agua um horror!!!ph 7.5,gh 6,kh 6,no2 25!!! no3 50!!! fiz um tpa de cerca de 20% da agua do aquario,sempre com agua nova acondicionada....e nada feito sempre elevado!hoje fui a loja falar com o sr da loja e recomendou me nitrivec da sera por na agua sem trocar de agua,todos os dias ate baixar...mas agora fiquei pensativo na tpa de hoje nao feita....ele so me perguntou se os peixes estavam sempre na superficie da agua a respirar?eu disse que estavam os guppys e as vezes os outros mas nada de subir para respirar verticalemente.por isso peço vos ajuda

comprimentos :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quase que ia fazendo o mesmo que tu, mas antes comecei por ler um bocado e ainda estou a fazer o ciclo de azoto, custa um bocado porque temos o aquário vazio apenas a trabalhar, mas é mesmo assim.

 

No início os valores estavam razoáveis porque os "meninos" ainda não tinham começado a produzir lixo, e o natural é haver picos de no2 e no3, no inicio.

 

O nitrivec eu também adicionei durante 9 dias, mas serve apenas para acelerar a produção das bactérias para tratarem dos resíduos tóxicos.

 

O meu conselho será neste momento, colocar um peixes num aquário já iniciado, ou então pede ao dono da loja se ele te guarda durante uns dias.

 

Não tens necessidade de colocar os animais, a passar por um mau bocado.

 

Mas força aí, para ti e para os peixes

721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reforço os conselhos do Isménio.

 

TPA´s e não apenas de 20%. Com valores de nitritos tão elevados eu faria uma de 30-40% e passadas umas horas outra.

 

Voltaria a fazer mais uma ou duas de pelo menos 30% no dia seguinte e depois ia fazendo diariamente até ter isso controlado.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas obrigado pelas vossas dicas

eu hoje nao fiz tpa,so adicionei nitrivec ao fim da tarde...fiz o test no2 10 e no3 50,ja baixou um pouco,amanha de manha adiciono mais nitrivec de manha,e a noite faço um tpa,o nitrivec tem que ser utilisado durante 10 dias...vamos ver o resultado.

comps e obrigado pela vossa ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena pah...Começaste mal o aquário...De facto, não sabias do ciclo do azoto...Agora há que tentar remediar as coisas. Faz muitas TPAs. Se possível, retira os peixes do aquário e pede ao senhor da loja para os manter uns dias.

 

É possível que tenhas algumas baixas...É triste, mas não te preocupes, pois um erro foi cometido e agora é normal. Com sorte, pode ser que se safem. Assim o esperamos. Para evitar outros erros típicos de principiantes, lê este tópico. Vai-te ajudar imenso. Fundamentalmente agora é não meteres mais peixes nas próximas semanas.

 

Outra coisa preocupante no teu aquário, são os bótias palhaço. Eles vão crescer imenso (podem atingir 30 cm) e precisam de muito espaço, que o teu aquário não terá. Para saberes quantos peixes deves ter, deves seguir a regra de 1 cm de peixe em ADULTO(desde a cabeça até ao início da cauda - a cauda em si não conta) por cada litro de água do aquário.

 

Espero ter ajudado.

Editado por crush
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao fórum.

 

Se foi o mesmo senhor que te vendeu os peixes aquele que te vendeu o produto para pores no aqua, devolve-lhe os peixes, pelo menos o bótia, pois o animal irá crescer demasiado para o tamanho desse aqua.

 

Ninguém deveria vender peixes a quem se inicia na aquariofilia e depois vir mais tarde vender um outro produto para "ciclar" o aqua, porque os testes que lhe vendeu agora estão a apresentar valores perigosos para os peixes que nunca deveria ter vendido a quem estava a iniciar a instalação de um aqua.

 

Na minha opinião e repito na minha opinião, se gastas-te dinheiro a comprar um "acelarador" de bactérias e estares a fazer mudas de água em tão grandes quantidades ou com tanta frequência, não estarás a dar oportunidade das bactérias se instalarem.

 

Pequenas mudas de água todos os dias (10%), vigiando os valores com a realização de testes.

 

Vai actualizando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nós também temos esse problema No2 alto (0,3). Comprámos o aqua há 2 semanas e levou todos os tratamentos de água.

 

Ontem mesmo fiz uma TPA e baixou para 0, hoje voltei a fazer o mesmo teste e voltou para os 0,3.

 

Temos um aqua de 60 cm (54 lts) 5 Neons rosa, 7 Neons verdadeiros, 1 Molly, 2 Plattys e 2 Corydoras.

 

Temos o Ph a 7 e bastantes plantas.

 

:animal_fish:!!

 

Temos um filtro de água da Aquapor AQ-300, será que devo comprar mais um ou outro melhor?

 

Abraço

 

Luís

Editado por ICE929RR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que existem peixes a mais em aquarios que não foram "amadurecidos".

Agora é apenas uma questão de sorte: os peixes ou morrem ou sobrevivem.

 

Boa sorte a ambos.

 

 

Off-topico:

É impressionante a quantidade de pessoas que continuam a ser aconselhadas a comprar testes e mais testes, e aceleradores de ciclos para a inclusão de peixes logo no inicio da compra de aqúários.

Se o problema não se nota imediatamente para quem compra aquas com mais de 100 litros, a situação muda significativamente quando se tratam de aquas com cerca de 60 litros ou menos.

 

Desculpem o off-topico e por favor não interpretem mal o que escrevi.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a todos

ja estou no terçeiro dia com nitritos e nitratos altos,ja fiz tpas hoje notei uma pequena melhoria,mas nada de significante...

o teste hoje estava no2 0.5mg e no3 tava a 1,00mg.reparei num guppy que tinha um olho inchado e branco,alguem me sabe dizer o que sera?

obrigado.

ps,em relaçao ao nitrivec vale a pena continuar o tratamento ou nao?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, a atestar pelos valores iniciais que referes (25), os que tens agora (0,5) são bem diferentes... isto se não houve algum erro por aí.

 

Uma TPA de 20% não baixa muito, mas 2 de 40 baixa bastante. Agora também é necessário não esquecer que os peixes continuam a produzir.

 

Quanto ao nitriv€c, já que comprast€ usa (se não usares agora vais usar quando?)

 

Quanto ao resto (olho inchado e branco) pode ser/ ter sido da má qualidade da água.

 

(não deixes aumentar esses valores de nitritos)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a todos

hoje vi realmente uma baixa significativa,fiz um tpa de 30% e fiz o teste a pouco...PH 7.5,GH 6,KH 6,NO2 0.1,NO3 0,25.mg por litro.Tenho que continuar a usar o nitrivec durante mais cinco dias pelo menos e toxivec e claro os tpa's.Queria saber o que fazer depois de ter os valor de nitritos a zero e nitratos a zero tambem?a prevençao....

tenho plantas em fraco estado....queria remodelar o aquario,mas o problema e os peixes....como fazer?

posso depois os por noutro aquario com a mesma agua do aquario?

obrigado pela vossa colaboraçao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Dando ainda mais uma achega ao que disse o Iismenio, tens de perceber que este ciclo não deve ser interrompido, pois na falta de um o mesmo desequilibra-se.

Ocorre dentro do teu aqua uma séria de reacções que são provocadas pelas bactérias que têm picos. E deves saber identificar esses picos para realizares as respectivas manutenções no aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas.

Sou mais um novato "burro" nestas vidas e infelismente só depois de ter o aquário é que comecei a ler, agora estou a precisar da vossa ajuda para ver se salvo os 5 peixes que tenho, 2 corydoras, 1 moly, 1 beta e 1 cascudo.

O filtro é interior e o aquário é de 60 litros.

 

Tenho o aquario à cerca de pouco mais de 1 mes e a agua está muito amarelada, tanto que a moly por ser branca esta toda suja.

 

Hoje medi os valores com um teste 5 em 1 da JBL e obtive os valores absurdos de 250 NO3 numa escala de 0 a 250 mg/l e obtive 10 NO2 numa escala de 0 a 10 mg/l.

 

Sei que mereço a forca mas se morrer quem é que salva os peixitos?

 

Que devo fazer?

 

Bug

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bug, muda já uns 25 L de água.

 

Passadas 1-2 horas mais uns 30 L.

 

Amanhã faz outra TPA de uns 30 L.

 

Sempre com água à qual adicionaste anti-cloro.

 

Mantém TPA´s regulares (semanais ou com periodicidade inferior, dependendo dos valores que fores obtendo)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado AGA, pela rápida resposta.

Neste momento estou a fazer a TPA lentamente por causa da diferença de temperatura da água da torneira, estou a mudar quase metade da água e para a temperatura não cair muito estou a usar um tubo fino para cair lentamente no aquario.

Foi a unica ideia que me ocorreu neste momento.

 

Bug

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado AGA, pela rápida resposta.

Neste momento estou a fazer a TPA lentamente por causa da diferença de temperatura da água da torneira, estou a mudar quase metade da água e para a temperatura não cair muito estou a usar um tubo fino para cair lentamente no aquario.

Foi a unica ideia que me ocorreu neste momento.

 

Bug

Parece boa solução. Eu cá costumo aquecer com o esquentador, mas há muito quem discorde...

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom.

Terminei agora a 2 TPA de cerca de metade da agua do aquario e os valores de NO3 desceram para 100 e de NO2 desceram para 5.

Utilizo sempre tratamento da agua para o cloro e adiciono um produto com bacterias na dosagem correcta para a agua que mudo.

Amanha devo realizar outra mais pequena.

Depois vou dando noticias da evolução, se houver.

 

Um bom Natal para todos.

 

Bug

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem me esta acontecer o mesmo, comprei um aquario á 3 semanas e coloquei um peixe vermelho de agua fria para começar a fazer o ciclo.

No comeco o NH3 e NO2 estavam a zeros passado 1 semana o NO2 pasou para 1.6, e desde ai tem se mantido mesmo com adicionante de bacterias.

ja fiz num espaço de 1 semana 3 TPA a 30%.

sera que isto nao estabeliza? so tenho 1 peixe para 52 litros de agua.

 

O filtro tem uma esponja azul, carvao e coloquei uma peças brancas que dizem que e para fixar colonias que nao trazia na caixa.

 

p1010674y.jpg

 

O meu aquario e este:

 

p1010669.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas.

Não tenho aparecido por aqui mas deixo aqui o meu relato, pode ser que seja util a alguem.

 

No dia seguinte quando vou para fazer outra TPA notei que os meus peixes estavam com pintas brancas (ictio), sem perder mais tempo fui a correr comprar um tratamento e aconselharam-me a não mexer mais na água durante o mesmo. Assim o fiz, não fiz mais TPA, mas no 2º dia de tratamento estava a olhar para os peixes a sofrerem por terem valores de NO2 e NO3 tão elevados que resolvi fazer algo, fui comprar um filtro externo como deve de ser, comprei 1 um pouco sobredimensionado para o meu aqua mas no dia seguinte comecei a ver melhorias na cor da água, o ictio entretanto passou e passados 3 dias os valores de NO2 e NO3 já estavam aceitaveis. Bem-dito filtro.

 

Obrigado pelos rápidos conselhos.

 

Cumps.

Editado por Bug
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.