Mudanças de agua


marcospvz

Recommended Posts

Bom Dia!

eu tenho um aqua de 200l (170 uteis ) , a minha questao é se tenho mesmo de fazer as trocas de agua todas as semanas ou se posso fazer de duas em duas semanas.

Eu tenho esta duvida pois a agua está sempre limpa a unica sujidade visivel é mais no areao.

cumps

 

Para uma melhor ajuda vejam o aqua, e ja agora comentem hehehe:

 

Meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É sempre aconselhável fazer uma troca semanal de 10%, sobretudo para tentar equilibrar ao máximo todos os valores de nitritos/amonia/etc.

 

Segundo vi o teu aqua já tem bastantes peixes e pouca flora, o que torna ainda mais necessário estas TPA.

 

Boa sorte

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As TPA's não funcionam somente pare retirar o que os nossos olhos captam (até pq isso pode ser retirado com filtros e matérias filtrantes).

 

Servem também para recolocar alguns elementos necessários e para retirar outros que estejam em excesso na água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

HI!

Humm ok obrigado, neste momento as plantas estao o dobro das que estao nas fotos ,e tambem o facto de ter 2 filtros a funcionar ao mesmo tempo levantaram -me as duvidas de realizar as mudanças semanalmente.

Obrigado pelo esclarecimento :flick_tongue:

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é capaz de ser algo relativo. Vi num site que as TPAs mais espaçadas são mais eficientes a longo prazo. Ou seja, se tiver os nitratos sempre altos, uma TPA semanal baixa de imediato, mas não vai baixar totalmente a longo prazo. Uma TPA mais espaçada (no exemplo até era uma TPA passado um mês), os valores de nitratos baixavam bastante mais, pois havia mais tempo para criar bactérias suficientes para eliminarem os NO3.

 

Penso que a regularidade das TPAs deve ter em conta os parâmetros da água, a sua estabilidade de parâmetros, a percentagem da água substituída.

 

A sugestão do pleco deve ter sido porque dizes que se acumula mais porcaria no fundo do aquário e ele é um exímio limpador. Mas três plecos para esse aquário parece-me muito, pois eles tendem a crescer bastante (chegam facilmente aos 30/40 centimetros) e já ocupariam muito espaço no aquário.

 

Caso eu esteja a dizer alguma babuseira, por favor emendem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, sim parece-me bastante lógica a sua opiniao :alberteinstein:

AHhhhh agora sim percebo o porque dos plecos heheh, é assim eu pessoalmente nao gosto muito dos plecos e na eventualidade de comprar um terá de ser bastante pequeno para poder observar o crescimento e evoluçao dele .

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comer os restos da comida já é um bom princípio...Mas com o que ele faz de fezes (chegam a atingir facilmente uns 20 ou 30 centimetros), acho que é indiferente...

 

Eu pessoalmente gosto de plecos. Acho-os muito bonitos, um peixe fora do aspecto vulgar, pode atingir um tamanho considerável e atractivo. Mas há que ter atenção que ele pode levantar as plantas (por ser grande, rápido e forte, facilmente arranca as plantas do sítio).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

concordo com o membro crush, na frequencia das TPA's deve ser tido em conta os parametros da agua e não se é feita semanalmente ou de 15 em 15 dias, pois varia de aqua para aqua, normalmente quanto maior é mais facil é a sua manutenção e o que num pode ser necessario noutro pode já não ser, dai ter sempre em conta os parametros da agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Atenção que os plecos sujam mais do que o que limpam. São excelentes consumidores de restos de comida e de alguns tipos de algas, o que é muito bom, mas espalham fezes por todo o lado. Tenho dois plecos com cerca de 20 cm num aqua de 260 litros e adoro-os, mas que sujam sujam. Penso que são mais destruidores de layouts quando ainda se estão a adaptar ao aquário. Passado algum tempo deixam de levantar as plantas, digo eu, segundo a minha experiência.

 

Relativamente às TPA's, quantas mais com menos volume de áqua, melhor. Ou seja, vale mais 10% semanalmente do que 20% de duas em duas semanas. As quantidades / frequências de TPA's devem-se ajustar aos parâmetros da água.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, bem tive a ler sobre os plecos e estes nao terão lugar no meu aqua.

Quanto as tpa´s acho que ja me decidi : farei de 2 em 2 semanas pois nao tenhu os niveis de amónia altos e assim com duas semanas de espaçamento as coisas equilibram-se mais.

Cumps

 

 

 

 

 

Meu Aqua

Editado por marcospvz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, hummm ora bem ,sim acho que entendi, mas eu nao tenhu posses de ter todos esses testes para poder saber, eu guio-me mais pelo comportamento dos peixes : se eles estao ofegantes ou nao, se eles estao activos, se passam tempo demasiadop á superficie, essas coisas .

 

Essa do pleco nao fui eu que disse que ia por, foi um membro, ate porque o pleco faz mais lixo do que o que come .

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é! e até á data ainda nao me deparei com esse caso por isso penso que anda tudo dentro do normal.

Cumps e obrigado pela ajuda

 

 

 

 

 

O primeiro passo para ser comentado é comentando !

Por isso comentem o meu ahahah :drool3:

 

 

Meu Aqua ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.