Ajuda com as plantas vs fertilização


Deiota

Recommended Posts

Boas!

O meu aqua de 216 lt esta montado desde Julho (tinha pouca iluminação de origem) e à uma semana meti mais 2x36W.

Mesmo assim, as minhas plantas (algumas) não aparentam estar muito bem (julgo nao ser so falta de luz).

Agradecia que me ajudassem!

Quanto à fertilização que faço é 10ml Potassio / dia e 5 ml Tropica AQUACARE PLANT NUTRITION LIQUID + / dia.

Faço uma TPA 40-50% ao Domingo (Barr EI Method).

Nitratos 5

PO4 0.5

PH 6.8

KH 4 ou 5

Aqui estão umas fotos:

 

IMG_0068.JPG

 

IMG_0069.JPG

 

IMG_0070.JPG

 

Folha nova da Anubia

 

IMG_0071.JPG

 

IMG_0074.JPG

 

IMG_0075.JPG

 

Filha nova mirrada?

 

IMG_0078.JPG

 

IMG_0079.JPG

 

Obrigado!

Bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estas a falar sobre qual planta em particular? ou sobre todas? como posso faze-lo? bjs

 

mais uma questao:

 

a Ophiopogon Kyoto e a Ophiopogon Gigantea deve ter as raizes enterradas ou nao? (tipo anubia?)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas.

tenho posto tropica + 10ml e K 10ml e ainda Fe 4ml, diariamente.

a verdade é que apareceram filamentosas, green spots tambem ha algumas, e uma das predas com musgo ta constantemente a ter uma bolinha preta de algas pretas.

para piorar ainda mais, apareceu estas manchas na anubia (principalmente). qual a causa? remedio?

thanks

 

IMAG0068.jpg

 

IMAG0069.jpg

 

IMAG0070.jpg

 

IMAG0072.jpg

 

IMAG0074.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

-Qual é a quantidade de luz que tens ??? Quantos Watts ?

-Fazes injecção de Co2 ?

 

Para termos plantas saudáveis.. temos que procurar um equilibrio entre... fertilizações,luz e co2.

O equilibrio destes "três" nutrientes.... é fundamental.

 

Assim por alto... eu diria que é falta de luz.... aliada a falta de co2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

faco injecao caseira de co2. fertilizo 10ml de tropica Nutrition + (com N e P) 10ml , 10ml de K e 3 ml de Fe (diariamente, tudo).

a luz tenho 25+2x30+2x36w (ligado 9h dia). o aqua tem 216Lt.

bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

faco injecao caseira de co2. fertilizo 10ml de tropica Nutrition + (com N e P) 10ml , 10ml de K e 3 ml de Fe (diariamente, tudo).

a luz tenho 25+2x30+2x36w (ligado 9h dia). o aqua tem 216Lt.

bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

faco injecao caseira de co2. fertilizo 10ml de tropica Nutrition + (com N e P) 10ml , 10ml de K e 3 ml de Fe (diariamente, tudo).

a luz tenho 25+2x30+2x36w (ligado 9h dia). o aqua tem 216Lt.

bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

faco injecao caseira de co2. fertilizo 10ml de tropica Nutrition + (com N e P) 10ml , 10ml de K e 3 ml de Fe (diariamente, tudo).

a luz tenho 25+2x30+2x36w (ligado 9h dia). o aqua tem 216Lt.

bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os ophiopogon que referiste, é para tirar do aquario e colocares num terrário ou num vaso...

 

10ml de K e 3 ml de Fe

 

isto não diz nada...sem concentrações associadas, pode ser muito ou pouco.

 

qual é o substrato?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

quanto ao K, o q tou a fazer é KCI 50gr para 250ml de agua. tou a por 5ppm por dia (1ml da para 0.5 para cada 100Lt).

o ferro é o da Prodac Nutro Ferro (nao sei quantidades, tou-me a guiar por "10 ml de NUTROFERRO em cada 40 l. a repetir semanalmente". pelas minhas contas: (216/40*10)/7= 7,7ml dia (estou a começar por baixo, com 4ml).

substracto tem o da sera e da tropica!

a ophiopogon foi retirada do aquário já a alguns dias!

Editado por Deiota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assumindo que esse ferro é alguma coisa de jeito...e que as doses são eficientes (acho que devias procurar) eu diria que é falta de magnésio, porque estás com sintomas que podiam ser falta de azoto de ferro ou magnésio, no entanto:

 

- tens crescimentos novos em algumas plantas de crescimento rápido que me parecem normais (colocando dúvidas na falta de azoto)

- adicionas ferro diariamente (por muito mau que seja, não mostraria tanta carência de ferro)

- parece-me que tens ai meristemas apicais mortos muito cedo, o que reforça a teoria do magnésio, que por usa vez explica os sintomas de falta de ferro.

 

 

no entanto tens ai plantas que nas folhas mais velhas parecem ter uma carência evidente de potássio, que podem ser anteriores ao inicio da fertilização com o mesmo.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião, acho que devias tentar manter o PO4 em 1ppm, e não 0.5 como tens escrito em cima no tópico principal, o NO3 acho que deverias tentar manter entre os 10 e 15ppm.

 

Quanto ao ferro da prodac, estás a adicionar quantos ml por dia? Eu tb uso ferro da prodac e desde já te aviso q a concentração é boe de baixa, eu no meu plantado de 120 litros uso 3ml por dia, para o teu serão precisos no mínimo 5 ml diários.

 

Na minha opinião, essas manchas amarelas é devido a carencia de ferro.

 

Porta-te!

Editado por P-Mota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião, acho que devias tentar manter o PO4 em 1ppm, e não 0.5 como tens escrito em cima no tópico principal, o NO3 acho que deverias tentar manter entre os 10 e 15ppm.

 

Quanto ao ferro da prodac, estás a adicionar quantos ml por dia? Eu tb uso ferro da prodac e desde já te aviso q a concentração é boe de baixa, eu no meu plantado de 120 litros uso 3ml por dia, para o teu serão precisos no mínimo 5 ml diários.

 

Na minha opinião, essas manchas amarelas é devido a carencia de ferro.

 

Porta-te!

 

o prodac tenho andado a por 4-5ml dia.

o no3 e o po4 ando a por tropica nutrition + mas mm assim não deve ser suficiente.... de qq forma, estou a pensar fazer fertilizacao separada!

bj

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente... não consigo compreender.

Tens luz, co2... fertilizas... tens os valores de macros "presentes"... ;);)

 

pois eu tambem nao consigo compreender.

acho q o problema maior q tenho aki sera a instabilidade do co2 (caseiro).,,,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais