Termostato em relação à litragem


Recommended Posts

vou fazer uma aquário de mais ou menos 22litros úteis e queria saber se existe problema em utilizar um termostato de 100W elite submersible, uma vez que o tenho a mais e não queria estar a gastar mais dinheiro noutro mais pequeno. o meu raciocínio é o seguinte diz se que deve ser 1w/L e uma vez que tenho a mais (bem a mais) a única coisa que irá acontecer é aquecer a água mais rapidamente, estou correcto?

 

obrigado e cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ele funcionar correctamente e se tiveres boa circulação, não deve haver problema. Será mau se ele "colar" na função aquecimento (avaria). Nesse caso, como é muito potente,tem capacidade para aquecer demasiado, com as consequências que se podem prever. :tapfoot:

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas isso não acontecerá a mesma com um de 25W que se avariar também aquecerá a água mas mais lentamente ate um nível mais baixo é claro mas letal na mesa, certo??

 

obrigado e cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas isso não acontecerá a mesma com um de 25W que se avariar também aquecerá a água mas mais lentamente ate um nível mais baixo é claro mas letal na mesa, certo??

 

obrigado e cumprimentos

Não necessariamente.

Vamos imaginar que ele cola e que a temperatura ambiente são 24 ºC. Com pouca potência, vai aquecer acima da temperatura ambiente, mas quanto mais quente tiver a água maior será o calor dissipado para o exterior. Vai chegar a um ponto em que o calor gerado pela resistência é igual ao dissipado pela água e a temperatura já não aumenta mais (vamos estimar em 28-30 ºC). Com um termostato mais potente essa temparatura é maior, pois só a uma temperatura bem superior é que o calor dissipado pela água vai igualar o que está a ser "produzido" pelo termostato (leia-se resistência + termostato).

 

Obviamente que esse perigo só existe em caso de avaria...

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.