Discus juvenis não comem


Tiaago

Recommended Posts

Boa tarde.

 

Há algumas semanas comprei 3 discus juvenis a um membro do forum e que juntei com escalares já adultos. Sim, era arriscado, tinha a perfeita noção.

O problema, tal como já foi aqui falado inumeras vezes, parecem ser os parasitas intestinais, ou ténias...

De qualquer modo, depois de ver fezes brancas, separei os discus para um aquario só vidro, com agua do aquario principal. Fiz tratamento com flagyl, mas como já não comiam na altura, não resultou.

15 dias volvidos, e depois de ler bastante, fiz um tratamento com Sera tremazol. Não vi em todos, mas pelo menos, nos tempos que passei a ver os discus, vi um a expelir o que me pareceram ser ténias. De qualquer modo, continuaram sem comer. Entretanto, o mais pequeno não aguentou... Esta noite (6ª para Sabado), refiz a aplicação do Sera tremazol, e de manha vi novamente fezes brancas no aquario que estava completamente limpo (troca de mais de 80% de agua).

 

Aqui penso encontrar-se o problema, e dai venho pedir ajuda. Então é assim: De modo a evitar grandes alterações na quimica da agua, todas as TPAS que faço no aquario hospital são feitas com agua do meu aquario principal, o tal que tem os escalares. Os discus estão sozinhos e no primeiro tratamento de tremazol pareceu-me terem-se livrado dos parasitas. Mas passada uma semana voltaram a aparecer ao que me parece. Será de estar a fazer TPAS do aquario dos Escalares?

 

Não tenho valores exactos, mas os testes que uso, indicam Nitritos a 0 e nitratos < 10. O GH e KH não tenho valores, mas são estaveis, tal como o PH, que ronda os 6,5.

 

O Aquario hospital está com 32º, pedra difusora e uma bombita para circular agua...

 

Depois de ter usado Sera Tremazol, quanto tempo devo esperar para usar outro medicamento (Fluvermal) se realmente isto continuar mal? Deverei parar com a agua do aquario principal e usar agua da torneira?

 

Obrigado desde já pela ajuda que possam dar.

 

Tiago

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago,

 

Pelo que descreves são com toda a certeza parasitas intestinais e talvez também externos...

Quanto ao tratamento com flagyl não te ajuda muito porque segundo o que dizes eles não comem e directamente na água na tem qualquer efeito... Em relação ao Tremazol não te vou dizer que fizeste bem porque esse tratamento com substancia activa de Praziquantel apenas é 100% eficaz contra os parasitas das guelras...

O que te aconselho é a fazer um tratamento com eSHa Hexamita que é muito bom ou entao com Flagellol da Sera mas é um pouco mais caro acho...

Se realmente quiseres usar o fluvermal, que nunca tive grandes resultados, usa passado uma semana depois deteres usado pela ultima vez o Tremazol porque é muito forte e com fluvermal junto acho que não seria muito boa ideia...

 

Uma dica, não mistures Discus com Escalares, falo por experiência própria pois quando comecei com os Discus cometi a mesma tentação e o resultado não foi muito bom... ;)

 

Vai dando noticias e se precisares de ajuda não hesites...

 

Abraço e boa sorte,

Fabio Mendes

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais