O que esta mal????


SIXO

Recommended Posts

Boas vou deixar as caracteristicas do meu aqua, e queria que me disesem se ha alguma coisa que esta mal ou que posso melhorar.

 

Aqua

100x40x30

120l brutos

 

Iluminação

Uma calha florescente com 30w

 

Filtro

Interno aquael 450l/h (este filtro so tem esponja dentro)

 

Termostato

100w regulado para 23º que mantem a agua a 26º

 

Decoração

Pedras xisto, pedras de marmore, jarro de barro

 

Substrato

Areia preta ceraca de 20kg

 

Fauna

7 escalares

5 mollys

2 corydias

1 platy (era um casal mas morreu um)

10 neos

 

Flora

tive plantas mas tirei porque tavão a morrer tenho as no lago agora

 

Manutenção

Tpa 20% de dois em dois dias com agua da torneira tratada com anti cloro, e limpeza da esponja do filtro de 4 em 4, filtro ligado 24h com borbulhas

 

Parametros da aqua

Ph- 7,4

Nitritos- entre 0 e 0,3

 

O aquario foi montado dia 8 de setembro fui introduzindo os peixes pouco a pouco.

O areão e o filtro vierao de um aquario ja establecido por isso o ciclo em principio ja estava feito

 

Mortes desde o inicio

2 guppis (durarão 2 dias)

1 molly

1 escalar

 

Doenças ja verificadas no aqua

um escalar tem as barbatanas a apodrecer ta num aquario a parte a tratar com Dessa-mor

uma moly tem tipo um algodão numa barbatana lateral tambem ta nesse aquario

 

 

 

Agradeço todas as opiniões e criticas

Editado por SIXO
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

em relação às plantas poderá ter sido a fraca iluminação ... por norma segue-se a regra de 0.5W/Litro.

 

As mortes, poderão ter existido devido ao PH.

Como está a dureza da agua?

 

No entanto é melhor aguardar por alguém mais experiente.

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens forma de medir a amónia, nitratos, nitritos e Ph com frequência? agora devias controlar muito bem esses valores, talvez o teu aquário não esteja ainda ciclado como pensas.

 

Acho que o Ph está um pouco alto, sai assim da torneira com esses valores? não creio, mas... já testaste o substrato e as pedras que lá tens?

Agarra numa das pedra de mármore e mergulha-a em vinagre, se for grande deita-lhe antes o vinagre por cima, vê com atenção, se borbulhar é porque é calcária, logo altera o Ph. (lava-a e ferve antes de voltares a colocar lá, isto só no caso de ser inérte).

 

Não dizes que tipo de areia tens, será areão pintado? Lava vulcânica ou outro?

 

Se as plantas morrem deves tentar descobrir se tens luz suficiente e se elas se conseguem alimentar com o teu substrato, se não for fértil deves ter cuidado e escolher plantas de manutenção simples, Fetos de Java são muito resistentes e ficam bonitos, Anúbias e Limnofila também, mas tens outras, sem plantas é que não convém.

 

Quanto às TPA, num aquário estabilizado não deves mudar tantas vezes a água, a menos que exista uma situação de emergência, uma vez por semana trocas 20% da água, se puderes evitar a água da torneira tratada com o anti cloro melhor, quem tem espaço deixa garrafões cheios de água, destapados, durante 24 horas e consegue anular o cloro naturalmente.

 

O filtro é o coração do aquário, logo não pode ser desligado, apenas o fazemos para limpar as matérias filtrantes, mas não de 4 em 4 dias, tens de espaçar mais, não te esqueças que é no filtro que estão alojadas a maior parte das bactérias e que cada vez que o lavas perdes uma série delas, a propósito, só esponja não chega, deves também ter cerâmicas para as bactérias se agarrarem.

Lava o filtro só quando estiver muito sujo. Atenção porque se agora o fazes, se achas que está muito sujo, pode significar que estás deitar comida a mais, se tivesses caracóis era mais fácil veres isso, uma praga de caracóis ajuda-nos a ver se deitamos comida em excesso ou não.

 

Se a tua Molly tem isso branco que parece algodão vai pesquisar, se for íctio terás de a tratar e partir do principio que o Escalar também já pode estar infectado. Como ela veio do comunitário já doente não perdias em deitar umas gotas de desinfectante, tipo Azul Metileno para prevenir, não vão os outros ficar também doentes. Creio que também ajuda o aumento de temperatura no combate ao íctio, mas pergunta quando comprares o "remédio" eu já usei Exit, mas pode haver outros mais eficazes... convém primeiro é ter a certeza se é íctio, claro!

 

Finalmente, o meu pedido habitual, não mantenhas apenas 2 Corydoras, logo que tenhas tudo estabilizado tenta arranjar mais 4 pelo menos, da mesma espécie, é que essas adoráveis criaturas são peixes de cardume e devemos manter pelo menos 6 da mesma espécie. por falar nisso... de que espécie são as tuas?

 

Espero ter dado alguma ajuda, espera por outras opiniões.

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento não tenho mais testes que os de nitritos e ph, o ph é o valor da torneira ate sai mais alto 7,6 dentro do aqua baixa um pouco. Não sei como se chama a este substrato mas pintado não é a maior parte é preto mas tem algumas pedras castanhas cristalinas tambem. Nudo a agua com tanta frequencia porque os valores dos nitritos sobem muito em 3 dias tão em 0,3. vou pasar a deixar os garrafoes a arejar. A doença não me parece ictio ja que não ha pintas brancas, aquilo parece parasitas.

 

O filtro não tem espaço para ceramicas....

 

As corydoras são meias transparentes e partes pretas não sei qual a especie

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consegues tirar fotos, ou ir à NET e copiar as imagens para vermos melhor? A doença, o areão, a espécie de Corydoras.

 

Com 120 litros e se não conseguires comprar um filtro externo para alojar mais matérias filtrantes aconselho-te a optar por uma Sump, usas lá esse filtro interno e ficas com uma boa "máquina" de filtrar.

 

Só tens de gastar dinheiro nos vidros e no silicone próprio, ou pode ser que consigas que ta façam, dá uma espreitadela nas minhas:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=113908&hl=

 

...funcionam bem e ponho lá as matérias que preciso.

 

Procura uma loja de animais onde façam testes, levas uma garrafinha com água do aquário e eles testam.

 

Vai dando novidades,

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente há várias coisas erradas...Comecemos pelo início.

 

->Montaste o aquário dia 8 (há 20 dias). Fazendo o ciclo de azoto como deve ser, não deves colocar peixes durante 3 ou 4 semanas (21 ou 28 dias). Erro número 1: não houve ciclo de azoto. O filtro não está pronto para ter tantos peixes. Segundo erro, teres colocado tantos peixes em tão pouco tempo. Mesmo que tivesses feito o ciclo de azoto, colocaste 29 peixes em 20 dias (média de 1,5 peixes por dia), quando deves colocar 1 ou 2 por semana.

 

-> Tens peixes de água ácida (pH menor que 7), tais como os escalares, as corydoras e neons, com peixes de água alcalina (pH maior que 7), tais como as mollys e os platys. Como tens a água alcalina, só os mollys e platys se adaptarão bem. Se quiseres manter esses peixes todos, tens que baixar o pH para 7, de forma a ficar mais ou menos equilibrado. Ainda assim, os peixes não estarão nas condições ideais. Para baixar o pH tens duas boas hipóteses: meter turfa no filtro e/ou meteres um tronco na água (não esquecer de o lavar bem, deixar de molho uns dias e FERVER SEMPRE).

 

-> Iluminação é claramente insuficiente. No teu aquário deves ter entre 60 e 120 watts. Uns 100 devem ser suficientes.

 

->Penso que tens peixes a mais. Pelo menos quando esses escalares crescerem. Os escalares atingem os 15cm. Ora só podes ter um cm de peixe adulto por cada litro de água. O que com eles já enches o aquário e ainda tens mais 18 peixes.

 

-> Por norma, não deves fazer TPAs tão regularmente como fazes. Uma vez por semana é suficiente. No entanto, no teu caso, como não fizeste o ciclo de azoto, deves mesmo fazer de dois em dois dias. Talvez até percentagens maiores de água (30 a 40%). O filtro também não deves limpar tanta vez. Só se vires que começa a filtrar mal (se é esponja, se estiver muito sujo, deverá começar a passar menos água por ela) ou que esteja muito sujo é que deves limpar. Não sei como o limpas, mas imagino que não o faças correctamente. SÓ deves limpar a esponja com água do aquário. Ou seja, quando fizeres uma TPA, em vez de deitares a água imediatamente fora, aproveita-a para limpar a esponja.

 

-> Se o filtro se suja assim tanto, é por teres peixes a mais e talvez meteres comida a mais. Para saberes quanta comida deves meter, quando fores dar comida, cronometra quanto tempo demora a comida a ser comida totalmente (tanto a que fica a boiar como a que vai ao fundo). Não deve passar de dois minutos. Se passa, então é porque estás a colocar comida a mais. Comida a mais deteriora a qualidade da água, que por sua vez, já não é boa.

 

-> É aconselhável que tenhas mais testes. Especialmente de nitratos. Da amónia também é necessário, mas só para esta fase inicial. Depois vais deixar de utilizar. Mas os nitratos é algo que deves ir verificando com alguma regularidade. Na verdade são mais importante que os nitritos, pois estes tendem a ficarem a zero com o tempo, já os nitratos não, por causa das fezes e dos restos da comida. Podes comprar daqueles testes de tiras, que normalmente costumam ter esses testes todos e acabam por sair mais baratos. Os da JBL são cerca de 20 euros e trazem 50 tiras (se usares uma tira por semana, dá para um ano).

 

-> Relativamente às doenças, a molly garantidamente tem fungos. Se não for tratada, não durará mais que três dias. Eu tive o mesmo problema há pouco tempo e utilizei Sera baktopur e Sera Fishtamin vitamins (não serve para curar os peixes, mas ajuda para dar forças e vitalidade) durante três dias e ela curou-se. Quanto mais cedo a tratares, maior a probabilidade de a salvares. Quanto ao escalar, não sei que possa ser, mas o tratamento pode ser o mesmo, pois deverá ser também algo fungico. Relativamente ao porquê da doença da molly, vê se não há mais nenhum peixe com o mesmo problema, pois é contagioso e por norma isto costuma aparecer quando há uma ferida aberta em algum peixe (não necessariamente no peixe que acabou por desenvolver a doença). Isto pode ter acontecido por teres muitos peixes e ter havido algum a bicar outro peixe, especialmente na altura da refeição.

 

Por fim, recomendo vivamente que leias este tópico. São apenas 5 minutos e vai-te ser útil para sempre.

 

Boa sorte com o projecto e esperemos que os peixes doentes sobrevivam.

Editado por crush
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de referir uma coisa: a temperatura da água está a essa temperatura por causa do termostato ou é a temperatura ambiente? Se for por causa do termostato (ou seja, se o desligares, a temperatura baixa?), então tens o termostato descalibrado. Alguns têm uma forma de voltar a calibrar. Vê o manual de instruções. Se a temperatura da água não baixar, é porque a água está à temperatura ambiente e o termostato não liga por a água já estar a uma temperatura acima daquela que tu lhe pedes. Enquanto está calor, não faz diferença. Mas à noite e no inverno, as temperaturas das águas baixam. Se tiveres o termostato a 23º e a água baixar mais um pouco, podes correr o risco de ficares com água demasiado fria para os peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de referir uma coisa: a temperatura da água está a essa temperatura por causa do termostato ou é a temperatura ambiente? Se for por causa do termostato (ou seja, se o desligares, a temperatura baixa?), então tens o termostato descalibrado. Alguns têm uma forma de voltar a calibrar. Vê o manual de instruções. Se a temperatura da água não baixar, é porque a água está à temperatura ambiente e o termostato não liga por a água já estar a uma temperatura acima daquela que tu lhe pedes. Enquanto está calor, não faz diferença. Mas à noite e no inverno, as temperaturas das águas baixam. Se tiveres o termostato a 23º e a água baixar mais um pouco, podes correr o risco de ficares com água demasiado fria para os peixes.

 

 

o termostato ta no fundo do aqua e o termometro no lado oposto, o termometro marca 26 e o termostato ta a funcionar liga e desliga e ta posto em 23

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o termostato ta no fundo do aqua e o termometro no lado oposto, o termometro marca 26 e o termostato ta a funcionar liga e desliga e ta posto em 23

 

Então está mesmo descalibrado...Procura no manual de instruções se há forma de calibrar. Porque se não vai ser difiícil para ti saberes que temperatura manteres.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem.. não me dei ao trabalho de ler tudo o que estava para trás..

 

- A luz não é fraca.. se o aquário não tiver plantas.

- Trocas de agua de 50% por semana são uma boa forma de manter o aquário estável sem fazer qualquer tipo de testes à agua.

- Embora as esponjas do filtro sejam somente apropriadas para efectuar uma filtragem mecânica, acredito que algumas bactérias consigam criar uma colónia.. portanto não laves as esponjas de quatro em quatro dias, e quando lavares utiliza a agua que retiraste da TPA.

 

Não te preocupes com a calibração do termostato, alias, tu já o "calibraste".. sabes que se o regulares para 26º corresponde na realidade a 23º.. :bs_quesexclaim:

 

Sim eu lavo o filtro com a agua das tpas

 

e é verdade o importante é q o termostato poem a agua a temperatura que quero

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excesso de população,logo má qualidade de água e isso explica as barbatanas dos escalares.Para não referir que não têm espaço para crescer devidamente.Para mim o ciclo não está feito ou lavas em demasia a lã e ficas quase sem bactérias.Só lã é uma opção bastante má.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse o Jorge Oliveira manter 7 escalares em 120 Litros é obra e para ajudar a festa so tens esse filtro, assim não da.

Tens uma solução de duas etapas caso não queiras dar alguns escalares que é:

1º Comprar rapidamente um filtro externo que faça 1200 ou 1400L/H

2º Mal possas compras um aquario de 400 litros

Assim não deitas fora o dinheiro do filtro que vai dar para o futuro aquario.

 

Um abraço

 

Os escalares ainda são jovens devem ter ums 7 cms cada, sei q a população é muita mas sou principiante e decerteza que quase todas ja quiserão por areia a mais no camiãozinho ao principio.

 

Ja ando a pensar nas duas coisas um filtro externo e fazer um aqua maior quero um de 360 litros esta em estudo mas não vai ser pra amanha nem pasada, primeiro ainda quero aprender um pouco nem que seja com os erros, ja agora qual o melhor filtro relação qualidade preço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.