Recommended Posts

Publicado

Bom dia.

Estou prestes a começar a montagem do meu aquário mas tenho algumas duvidas em relação às especies e ao numero de habitantes que posso ter. Para tal preciso da vossa ajuda.

O Meu aquário tem 100 x 50 x 60 (CxLxA) e portanto 300 Litros de capacidade máxima.

Pretendo um layout simples como os que tenho visto com areia branca, dois montes de pedras de basalto em cada ponta com alguns esconderijos e algumas plantas do tipo das valisnérias que requeiram pouca manutenção e não encham o aquário em 2 semanas :lol:

Em relação aos peixes já estive a pesquizar e dos que vi gostava de ter os seguintes:

Labidochromis freibergi

lfreiber.jpg

Labidochromis Hongi

Hongi350A.jpg

Pseudotropheus Demasoni “Pombo Rocks”

Pseudotropheus%20demasoni%20Pombo.jpg

Cyrtocara moorii

BlueDolphinHumpHeadWFCiaf_Ap18BM.jpg

Melanochromis cyaneorhabdos

Mel_cyaneorhabdos2.jpg

Labidochromis caeruleus

electric-yellow-cichlid-profile.jpg

Não tenho bem a certesa se são espécies faceis de achar por aí nas lojas ou não mas como o aquário ainda vai ficar uns tempos a ciclar tenho tempo para os procurar. Neste aspecto precisava da vossa ajuda para saber em 1º lugar se é possivel ter essas espécies todas no mesmo aquário sem que haja "porrada" e em 2º lugar a quantidade de machos e femeas que devo ter de cada uma das espécies. Eu sei que estas espécies crescem até cerca dos 10/12 cm's mas eu pretendo compra-los pequeninos (+/- 3/5 cm's) e mante-los até +/- 7/8 cm's sendo depois substituidos por pequenos novamente ( Caso isto me permita ter mais espécies ou em quantidades maiores claro!!)

Qualquer tipo de ajuda é sempre bem vinda.

Saúdinha... :scarerun:

Publicado: (editado)

Bom dia,

Pela experiencia que tenho, os Demasoni são “frescos”, tenho um casal e eles lutam com todos os peixes do aqua, mesmo com o triplo do seu tamanho, embora tudo sem danos físicos para ninguém.

Labidochromis Hongi, Labidochromis caeruleus são de agressividade média como todos os Mebunas.

Cyrtocara moorii pertence aos Haplochromideos e fica com cerca de 20 cm em adulto o que julgo ser grande demais para um aqua como o teu.

Se queres muitos peixes opta primeiro por um aqua maior, porque estar a adquirir peixes para depois te desfazeres deles por serem grandes não me parece que seja muito ético, alem de difícil e dispendioso. A mim dá-me muito gozo ver os peixes a crescer, observar as alterações físicas e comportamentais e a acasalar (desculpa a sinceridade).

As observações que fiz em relação ao comportamento dos peixes, é baseada no que fui observando nas espécies que mantenho (dai não ter falado em todos)

Espero ter ajudado,

NR

Editado por Nuno Rocha

Nuno Rocha