Acontecimento bizarro


Diogo Paulo

Recommended Posts

Boas

Eu tenho um aqua de 80x30x50 comunitário com um casal.

Ontem reparei que os meus discus estavam com parasitas intestinais. Decidi fazer o tratamento com sera tremezol. Iniciei o tratamento às 4 horas da tarde. Depois da escola cheguei a casa às 9 horas e reparei que todos os peixes estavam a respirar à superficie. Parecia que estavam a sufucar. Liguei uma bomba de ar e tudo acalmou. Fui-me deitar.

 

Acordei as 3 da manha com os barulhos no vidro. Liguei a luz e estavam os discus a nadar descontroladamente e um ja estava no fundo quase a morrer. Estavam a sufucar.

Fui a correr buscar um balde e metios lá. Fiquei acordado até às 5 da manha. Fui-me deitar. De manha fui ver os discus e estavam bem. Foi puro milagre ter acordado. Não percebi o que aconteceu?. Só sei que a água estava esbranquiçada não dava para ver o fundo. Hoje fiz uma nova montagem e coloquei agua nova. Ficou um bocado turva mas acho que isso é normal.

 

O que será que aconteceu?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário estava montado faz muito tempo?

 

água esbranquiçada faz-me pensar em morte de bactérias, logo aumento de amónia, que o efeito tb é esse nos peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário estava montado faz muito tempo?

 

água esbranquiçada faz-me pensar em morte de bactérias, logo aumento de amónia, que o efeito tb é esse nos peixes.

 

 

 

hum e qual é a sulução? mudar as matérias filtrantes?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Testar amónia e nitritos, depois dependendo dos resultados TPA's com frequência.

 

Podes pedir a alguém conhecido que tenha um aquário que te possa ceder algumas matérias filtrantes que tenha a uso, ajudam a colonizar novamente, outra hipótese será comprar e utilizar frascos de bactérias que há à venda em lojas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Chamo a isso preguiça.

 

1º não leste as indicações do medicamento ( se leste volta a ler, mas tudo e correctamente ) .

 

2º não dás tremazol e vais para a escola.

 

3º Tremazol num comunitario!! isso é muito a frente.

 

4º fizeste o TPA de 80% apos 6horas?!

 

passo a citar:

 

..." no caso de aparecer antes uma turvação da água, deve-se fazer a mudança de água imediatamente."...

 

Espero ter ajudado

 

Cumprimentos,

sfsfsfs.jpg

Cumps
Nuno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora uma curiosidade, porque o Tremazole?

 

O que o Tremazole diz é:

"O espectro de actividade de SERA med Professional Tremazol® inclui, para além dos vermes das guelras (Dactylogyrus sp.) e da pele (Gyrodactylus sp.), também as ténias (p.ex. Bothriocephalus sp.). O produto distingue-se pela sua eficácia e pela sua alta tolerância. "

 

(As ténias aparecem nos humanos... e são os maiores parasitas intestinais de todos)

 

Por outro lado a Sera também tem, o Nematol:

"Um sucesso sensacional de desenvolvimento: SERA med Professional Nematol é o primeiro tratamento livremente comercializado para peixes ornamentais contra nemátodos. Está baseado num complexo solúvel de emamectina patenteado, é altamente eficaz e fácil de usar.

 

SERA med Professional Nematol é particularmente eficaz contra Camallanus e contra os vermes da espécie Capillaria que aparecem sobretudo nos Escalares e nos Discus. Também pode ser perfeitamente aplicado no caso dos vermes Oxyuridae, bastante temidos entre os aficionados de Discus. Simultaneamente combate os pequenos copépodes que são utilizados pelos Camallanus como hospedeiros intermediários.

 

Conclusão: Pela primeira vez encontra-se no mercado um tratamento para peixes ornamentais livremente comercializado, bem tolerado e altamente eficaz, contra as espécies de vermes intestinais mais frequentes que parasitam nos intestinos. É líquido e, por isso, a dosagem é fácil e exacta. "

 

Gostava de saber qual a razão da opção.

 

PauloA :)

Editado por alfapa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu tenho um aqua de 80x30x50 comunitário com um casal.

Ontem reparei que os meus discus estavam com parasitas intestinais. Decidi fazer o tratamento com sera tremezol. Iniciei o tratamento às 4 horas da tarde. Depois da escola cheguei a casa às 9 horas e reparei que todos os peixes estavam a respirar à superficie. Parecia que estavam a sufucar. Liguei uma bomba de ar e tudo acalmou. Fui-me deitar.

 

Acordei as 3 da manha com os barulhos no vidro. Liguei a luz e estavam os discus a nadar descontroladamente e um ja estava no fundo quase a morrer. Estavam a sufucar.

Fui a correr buscar um balde e metios lá. Fiquei acordado até às 5 da manha. Fui-me deitar. De manha fui ver os discus e estavam bem. Foi puro milagre ter acordado. Não percebi o que aconteceu?. Só sei que a água estava esbranquiçada não dava para ver o fundo. Hoje fiz uma nova montagem e coloquei agua nova. Ficou um bocado turva mas acho que isso é normal.

 

O que será que aconteceu?

 

 

Aconteceu exactamente aquilo que está previsto na bula.

 

Significa que o tratamento actuou.

 

Devias ter mudado 80% da água após as seis horas de tratamento, ou após aparecer esse esbranquiçado.

 

Agora tem atenção que poderás ter de repetir o tratamento. Outra coisa que pode ter provacado o esbranquiçado na água é o excesso de matéria orgânica no aquário. E assim, o tratamento não cumpriu com aquilo que preconizam na bula.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais