relação dos macronutriente NPK


Wooddy Weaver

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Gostava que me ajudassem a esclarecer uma dúvida que tenho em relação à proporção dos macronutrientes.

 

1- Para voçês qual é a melhor proporção? Aqui no forum já vi muitas proporções e também nas pesquisas que faço na net: 10N:1P:30K ou um proporção mais pequena de 5N:1P:10K.

 

2- A proporção varia com a concentração de plantas? ou seja, se houve um maior número de plantas então a proporção entre os NPK deverá ser maior??

 

3- A proporção varia com o tipo de plantas (neste momento tenho anubias e feto de java e um outra que não me lembro....coriana? não deve ser essa)??

 

Obrigada pela vossa ajuda,

 

Wooddy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os consumos de nutrientes variam de aquário para aquário.

Dando alguns exemplos:

 

-Aquários com plantas de crescimento rápido... têm mais consumos.

-Aquarios com plantas de crescimento lento... o inverso.

 

Depois... a iluminação.... mais luz... mais consumos.

O forneçimento de co2... tambem auimenta os consumos.

 

A quantidade de flora.... mais plantas.... mais consumos.

 

Enfim... existem vários factores que causam diferentes consumos de NPK.

Por isso... existem várias proporções... 10N-1P , 5N-0,5P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O que tenho visto e usado é 5N/0,5P/10K

 

Para saber que quantidades dosear meço os N e os P. Reponho os valores dos mesmo para estarem à proporção 10N/1P (ou 5N/0,5P ... a proporção é a mesma) e para saber quantos K devo fertilizar meto 20 vezes o consumo de P.

Se o consumo de N for mais de 10 vezes o do P, então fertilizo K com o dobro do consumo registado de N.

 

No entanto dosear pelo N não é muito certo porque a dierença de N de um dia para o outro não é só o que as plantas consumiram... temos que ter em conta que a comida e poluição dos peixes contribui para que a redução de nitratos na água não seja tão grande. Imaginem que num dia temos 20ppm de NO3. Se os peixes produzirem 5 e as plantas beberem 10, vamos ter no dia a seguir 15ppm de NO3. Por isso se não tivermos em conta o que os peixes produzem vamos acabar por fertilizar 20 K em vez de 40. Por isso acho que se deve dosear pelos P. No entanto, caso o consumo de N seja maior que 10 vezes o do P, então fertilizo K com o dobro do consumo registado de N.

 

Espero não vos ter baralhado

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reparem que 10N-1P e 5N-0,5P é exactamente a mesmíssima proporção...

 

10\1=10

5\0,5=10

 

A únca coisa a mudar é a concentração de cada um dos elementos.

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Então e os fosfatos? não são produzidos no aquário também?

 

Sim, mas tenho ideia de que o aumento percentual dos nitratos é muito maior que o dos fosfatos, e por isso prefiro regular-me pelos fosfatos. Mas realmente não referi isso.

 

Reparem que 10N-1P e 5N-0,5P é exactamente a mesmíssima proporção...

 

pois, foi por isso que disse :"para estarem à proporção 10N/1P (ou 5N/0,5P ... a proporção é a mesma)"

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, foi por isso que disse :"para estarem à proporção 10N/1P (ou 5N/0,5P ... a proporção é a mesma)"

 

Tens toda a razão, como li meio na diagonal nem dei conta...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais