Aquário a perder populaçao :( renova-la


Pedro Almeida

Recommended Posts

O meu aquário está a perder muita população, a que eu cahmo "epidemia Mlisia" Epidemina Molinesia , já me matou praticamnete metade dos meus alivins de molinesia latipinna! Tudo começou com um espada doente de idade.

 

Neste momento tenho uns 10/11 alevins de molinesia latipinna bastante pequenos e alguns doentes, 1 moly negra doete3 escalares e de retso e so peixes de fundo, 1 pleco, 2 ancistrus e 2 corys... o meu aquario esta a perder população, e plantado e vou mudar o layout, PH entre os 6,8 / 7,2 e queria mudar de peixes que se dessem bem com estas especies e com estes Phs...

 

Não quero poecilideos, pois deles ja estou cansado, quero mudar!! (ja tive praga de molinesias latipinnas, guppys, platys e espadas)

 

Alguém que saiba e me possa ajudar agradeço!

 

Não é definitivo e para idealizar quando a epidemia terminar, quando o aquario estabilizar!!!

 

Obrigado

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmm dizes que já tiveste várias "pragas".

Parece-me a mim que o problema não estará nos peixes mas em algo que estejas a fazer de mal.

 

Do texto que fizeste houve uma coisa que me chamou à atenção e foi o facto de dizeres que o ph varia entre 6,8 e 7,2. Pode parecer pouco mas para os peixes não o é.

Tens variações de 4x a acidez/alcalinidade da água e para os peixes isso é tremendamente stressante e torna-os mais susceptiveis a doenças.

 

Não referes o teor de CO2 que tens, nem os valores dos outros parâmetros da água mas parece-me que o problema és tu e não os peixes :?

Será que estás a fazer tudo como deve de ser?

 

Espero que não leves a mal estar a chamar-te à atenção mas por vezes os causadores dos problemas nos aquas somos mesmo nós ao fazermos algo que não devemos, apenas porque não sabiamos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o ph anda sp nos 7,0, so que quando insiro C02 durante uma semana ou isso o Ph muda, mas nao tao bruscamente! e as "pragas" nao e doença e sim grande população, nascimentos...

 

agora inseri CO2 pois as plantas estavam a necessitar e o ph baixou um pouco, é por issoq ue quero peixes tipo os meus escalares, pleco, ancistrus, corys, peixes duradouros que quando ha uma quebra nao fiquem doentes, pois logo resolverei e o ph voltara ao mesmo sitio!

 

Para que mais ninguem pense que o ph anda sp nos altos e baixos, quando n insiro CO2 e 7,0 quando insiro e que oscila um pouco, mas nao bruscamente, e eu vou avaliando todos os dias!

 

Obrigado

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nenhum peixe é resistente o suficiente a variações de ph Pedro, não foram feitos para isso !

 

Coloca-te no lugar do peixe... imagina que te fecham numa sala com 10 graus de temperatura.

Agora imagina que ao longo da semana a temperatura varia entre 10º e 40º. Quanto tempo achas que resistirias sem adoeceres?

 

Para nós humanos uma variação de 0,4 no ph parece insignificante, mas a escala é logaritmica o que significa que a variação real é 10x superior por cada unidade.

No caso de 0,4 estarás a olhar para variações de 4x. Não há peixes que aguentem tratamentos destes :?

 

Uma variação superior a 0,2 por dia já é o suficiente para os peixes se ressentirem.

Experimenta medir o ph antes das luzes se ligarem e no fim do dia quando as luzes se desligam. És capaz de ter uma surpresa.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pronto ok! os meus escalares, o meu pleco as minhas corys k ja têm um ano e o meus ancistrus sao anormais, pk ja resistiram a variaçoes de temperatura (que estas especies aguentam ne claro 6,8 a 7,2) e nem apanharam doenças e muito menos morreram pois ainda estao vivos :?

 

Felizmente mantenho um plantado a 1 ano e a mh idade nao me torna ignorante, estudei muito bem as especies que tenho e ando a estudar mais, mas os comportamentos nao mostram!

 

E um peixe nao tem so um Ph pode resistir a varios PH, pois se fosse assim nao havia escalares em 7,2 com guppys e escalares em 6,8 com discus!

 

Entendo o que queres dizer, e podes ter a certeza que tenho a consciencia disso! Nao sou ignorante apesar de ter apenas 15 anos!!!! :?

 

Obrigado!

 

PS: Aos restantos membros quero apenas afirmar que este topico estra aberto com o tema do titulo e nao quaisquer tipo de "discussao" ou "critica" para tal MP, pois os moderadores do forum podem vir a bloquear o topico! Darius respeito-te e nao estou zangado ctg... se quizeres falar alguma coisa acerca de phs... e algo fora do tema do topico MP, que receberas resposta o quanto mais depressa possivel!

 

Obrigado e espero a vossa compreenção

 

Com os melhores cumprimentos

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entendo o que queres dizer, e podes ter a certeza que tenho a consciencia disso! Nao sou ignorante apesar de ter apenas 15 anos!!!!

Por acaso reparei na tua idade, mas a idade nunca quer dizer nada acerca da capacidade de uma pessoa de manter ou não um aqua em condições, não achas? :D

 

Em relação ao assunto ph e variações os peixes não foram mesmo "construidos" para suportarem demasiadas variações.

Na natureza eles sofrem variações diversas vezes ao longo do ano e alguns esperam inclusivamente por essas variações de ph/temperatura para sinalizar a proximidade de chuvas ou tempo propicio a desovas.

 

Assim de uma forma geral os peixes são resistentes a variações, como atesta a tua afirmação e a tua experiencia.

Mas como todos os seres vivos a resistencia a variações tem limites e pode originar descompensações. Se este periodo de fraqueza temporário coincidir com um ataque bacteriano por exemplo, o peixe não estará em boas condições para lutar e sobreviver à doença.

 

Foi apenas neste sentido que respondi ao teu tópico e desde já as minhas desculpas por ter fugido logo ao tema.

Boa sorte com o teu aqua.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais