Disco doente


Pedro Dudu

Recommended Posts

Boas!

Venho aqui pedir uma ajuda preciosa!

Ainda sou novato na área e gostava de algumas opiniões para ver se salvo o meu Disco preferido!

Tenho um aqua de 100ltr, 100*30*40 há 9 meses, com filtro externo da Eheim!

Sempre mantive o esquema de mudar 10% de água a meio da semana e 20 a 30% ao fim de semana!Tenho

o cuidado de deixar a água da torneira em repouso cerca de 24h para evitar envenenamento com cloro,etc...

A água sempre esteve dentro dos parâmetros inicias, não tendo havido variações!

 

Temp- 29ºC

pH - 6.8

Nitratos - 0

Nitritos - nunca 0, existe sp algum resíduo;

 

GH- ?

KH - ?

Estes valores não tenho tido em consideração...e não me recordo desde o último teste!

 

Em termos de fauna...tenho:

 

4 Discus;

2 Corys;

1 comedor de algas siamês;

7 Neons cardinal;

5 peixe bebâdo;

2 Molly ( que nunca quis ter e agora não sei o que lhes fazer....Se alguem kiser eu dou....+ alevins)

3 peixe vidro

e uma pragazita de caracóis......(que também ofereço...)ehehehe!!!

 

+ plantas...(não sei especificar)

 

Alimentação:

De tudo um pouco...Flocos, granulos, artémia congelada/ FD, larvas de mosquito FD, flocos p/ Discus, Granulos p/ Discus!

 

O disco que apresenta sinais de doença já levou com vários tratamentos, bem como o aquário todo....

Começou por perder o apetite, sem que eu notasse mais nada...

 

1º tratamento com Flagyl....na dose de 10 comp. por dia durante 3 dias.....(uma vez que ele já não comia, fiz o tratamento no aqua todo);

Nada aconteceu...continuou sem apetite...e sempre com comportamento apreensivo...fugia dos outros...escondia-se...

fiz uma mudança de 40% e coloquei carvao no filtro para retirar os residuos quimicos...durante uma semana;

 

2º tratamento - Bactopur combinado com Bactopur Direct...nas dosagens recomendadas...

Apenas notei que o disco continuava a libertar fezes esbranquiçadas e longas ...e sem apetite..com o mesmo comportamento estranho, sendo este

Disco o mais atrevido, que até vinha comer à mão...fiquei cada vez mais desiludido!

Voltei a mudar água e colocar carvão durante mais uma semana...

 

3ºtratamento - Tremazol - fiz isto mesmo em desespero de causa...e não notei melhorias nenhumas...até acho k foi pior...isto porque no

fim do tratamento mudei 80% de água...que era o recomendado na embalagem...mas os peixes stressaram mt devido a esta mudança e ao choque

de uma água nova em tão pouco tempo e em tanta quantidade....

Voltei a colocar o carvao no filtro e aguardei mais uma semana....

Notei que os peixes em geral estavam de boa saúde, menos o meu preferido...Agora já nem fezes esbranquiçadas....fica parado no fundo...

de vez em quando vem à superfice...mas noto que ainda não perdeu as qualidades de dominante..pois não permite que os outros Discus se aproximem

dele!

Repeti o mesmo procedimento...carvao e mais uma semana a ver o Disco a definhar.....

 

4º Tratamento - eSHA - HEXAMITA ---- acabou hoje o tratamento e continua na mesma!!!

Amanha vou voltar a repetir uma semana de carvao no filtro e ver se descubro mais algum tratamento....

mas estou tentado a tirar o Disco para o aquario hospital, pois não kero debilitar mais os outros peixes...

Desta minha experiência só posso concluir que este Disco eh mesmo resistente!!!

Notei agr o que me parecem ser buraquinhos pequenos na cabeça...e já se começam a ver olhos salientes...e a notar-se

cada vez mais o esqueleto na zona da cabeça...mas não tem o abdomen colado...apenas inchadito...

 

Ajudem-me ...please...!!! não sei o que fazer!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Venho aqui pedir uma ajuda preciosa!

Ainda sou novato na área e gostava de algumas opiniões para ver se salvo o meu Disco preferido!

Tenho um aqua de 100ltr, 100*30*40 há 9 meses, com filtro externo da Eheim!

Sempre mantive o esquema de mudar 10% de água a meio da semana e 20 a 30% ao fim de semana!Tenho

o cuidado de deixar a água da torneira em repouso cerca de 24h para evitar envenenamento com cloro,etc...

A água sempre esteve dentro dos parâmetros inicias, não tendo havido variações!

 

Temp- 29ºC

pH - 6.8

Nitratos - 0

Nitritos - nunca 0, existe sp algum resíduo;

 

GH- ?

KH - ?

Estes valores não tenho tido em consideração...e não me recordo desde o último teste!

 

Em termos de fauna...tenho:

 

4 Discus;

2 Corys;

1 comedor de algas siamês;

7 Neons cardinal;

5 peixe bebâdo;

2 Molly ( que nunca quis ter e agora não sei o que lhes fazer....Se alguem kiser eu dou....+ alevins)

3 peixe vidro

e uma pragazita de caracóis......(que também ofereço...)ehehehe!!!

 

+ plantas...(não sei especificar)

 

Alimentação:

De tudo um pouco...Flocos, granulos, artémia congelada/ FD, larvas de mosquito FD, flocos p/ Discus, Granulos p/ Discus!

 

O disco que apresenta sinais de doença já levou com vários tratamentos, bem como o aquário todo....

Começou por perder o apetite, sem que eu notasse mais nada...

 

1º tratamento com Flagyl....na dose de 10 comp. por dia durante 3 dias.....(uma vez que ele já não comia, fiz o tratamento no aqua todo);

Nada aconteceu...continuou sem apetite...e sempre com comportamento apreensivo...fugia dos outros...escondia-se...

fiz uma mudança de 40% e coloquei carvao no filtro para retirar os residuos quimicos...durante uma semana;

 

2º tratamento - Bactopur combinado com Bactopur Direct...nas dosagens recomendadas...

Apenas notei que o disco continuava a libertar fezes esbranquiçadas e longas ...e sem apetite..com o mesmo comportamento estranho, sendo este

Disco o mais atrevido, que até vinha comer à mão...fiquei cada vez mais desiludido!

Voltei a mudar água e colocar carvão durante mais uma semana...

 

3ºtratamento - Tremazol - fiz isto mesmo em desespero de causa...e não notei melhorias nenhumas...até acho k foi pior...isto porque no

fim do tratamento mudei 80% de água...que era o recomendado na embalagem...mas os peixes stressaram mt devido a esta mudança e ao choque

de uma água nova em tão pouco tempo e em tanta quantidade....

Voltei a colocar o carvao no filtro e aguardei mais uma semana....

Notei que os peixes em geral estavam de boa saúde, menos o meu preferido...Agora já nem fezes esbranquiçadas....fica parado no fundo...

de vez em quando vem à superfice...mas noto que ainda não perdeu as qualidades de dominante..pois não permite que os outros Discus se aproximem

dele!

Repeti o mesmo procedimento...carvao e mais uma semana a ver o Disco a definhar.....

 

4º Tratamento - eSHA - HEXAMITA ---- acabou hoje o tratamento e continua na mesma!!!

Amanha vou voltar a repetir uma semana de carvao no filtro e ver se descubro mais algum tratamento....

mas estou tentado a tirar o Disco para o aquario hospital, pois não kero debilitar mais os outros peixes...

Desta minha experiência só posso concluir que este Disco eh mesmo resistente!!!

Notei agr o que me parecem ser buraquinhos pequenos na cabeça...e já se começam a ver olhos salientes...e a notar-se

cada vez mais o esqueleto na zona da cabeça...mas não tem o abdomen colado...apenas inchadito...

 

Ajudem-me ...please...!!! não sei o que fazer!!!

Esperimenta num aquario ´hospital com água do aquario principal um litro de água com uma colher de sopa com sal. melgulha la o disco durante 5 segundos +- depois põe no aquario hospital so o disco . A água com sal vei fora OK . Depois sobe a temperatura para 30 aos poucos. No outro dia dalhe larvas congeladas . Se nao comer no primeiro dia come no segundo. Boa sorte . Eu as vezes safume assim. Se correr bem nao tenhas preça em modalo de aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo que descreves pode ser alguma tenia...podes colocar fotos do peixe?

 

Pois....mas sendo uma ténia já não deveria ter sido eliminada depois desta mistura brutal de medicamentos!??

Vou tentar sacar uma foto do Disco!!!

Logo que a tenha...mando!!!

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esperimenta num aquario ´hospital com água do aquario principal um litro de água com uma colher de sopa com sal. melgulha la o disco durante 5 segundos +- depois põe no aquario hospital so o disco . A água com sal vei fora OK . Depois sobe a temperatura para 30 aos poucos. No outro dia dalhe larvas congeladas . Se nao comer no primeiro dia come no segundo. Boa sorte . Eu as vezes safume assim. Se correr bem nao tenhas preça em modalo de aquario

 

Boas!

Obrigado pela dica!

Entretanto vou ver se consigo uma foto do Disco para dares uma olhadela...antes de fazer passa-lo por este processo traumático!!!

 

Obrigado!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola...

 

sim o tremazol deveria eleminar as tenias mas nao é 100% eficaz assim como nenhum medicamento no mercado...

 

de qualquer maneira penso que neste momento devias evitar de fazer outro qualquer tratamento ao discu...e sim

 

Muitos tpa´s

comida viva ou larvas de mosquito ..

 

isola o discu se ja nao tiver...

 

normalmente os discus que emagrecem de repente quando sao adultos os motivos podem ser muitos e nem sempre se consegue salvar os mesmos infelizmente!

Atenção nao digo que seja o caso mas...prepara-te para isso...

 

de qualquer maneira espero pelas fotos para dizer algo mais concreto ....

 

abraço

 

João Ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então pedro como esta o disco? Fizeste algum tratamento. Dá novidades

 

Oi Marco!

Ainda nao fiz nada...apenas mudei agua...ontem 30 ltr e hoje de manha também!

Juntei vitaminas na comida...artémia congelada...e flocos ...e o discu ..népias...não comeu...

Tem andado no aqua cima e baixo...ja nao anda mt parado...mas tem respiração mt ofegante...

e rápida...mas mantém-se com as barbatanas em movimento e não vejo nada nas guelras....

 

e agora tenho outro k não está a mostrar interesse na comida...Um k tem bastante apetite e

agora anda numa de ver a comida passar....enfim....isto desmoraliza....!!!

 

Infelizmente...ainda nao vou poder mandar foto....nao sei como se faz.....

Como se faz!??

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola...

 

sim o tremazol deveria eleminar as tenias mas nao é 100% eficaz assim como nenhum medicamento no mercado...

 

de qualquer maneira penso que neste momento devias evitar de fazer outro qualquer tratamento ao discu...e sim

 

Muitos tpa´s

comida viva ou larvas de mosquito ..

 

isola o discu se ja nao tiver...

 

normalmente os discus que emagrecem de repente quando sao adultos os motivos podem ser muitos e nem sempre se consegue salvar os mesmos infelizmente!

Atenção nao digo que seja o caso mas...prepara-te para isso...

 

de qualquer maneira espero pelas fotos para dizer algo mais concreto ....

 

abraço

 

João Ferreira

 

 

Ola Joao!

Ainda nao houve melhorias no discu...apenas mudei agua...ontem 30 lrt...e hoje de manha outros 30....

 

Tentei enviar foto...mas nao sei como se faz.....

 

Um Abraço!

 

Pedro Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oLÁ!!

 

Não percebo nada de discos, mas para pôr imagens é só pores:

 

[img*]link da foto[*/img] sem *, foi apenas para aparecer o texto.

 

Boa sorte com o teu discu!!

 

 

Oi!!!

Brigado pela dica!!!

Axo k ja aprendi!!!

Abraço!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola...

 

sim o tremazol deveria eleminar as tenias mas nao é 100% eficaz assim como nenhum medicamento no mercado...

 

de qualquer maneira penso que neste momento devias evitar de fazer outro qualquer tratamento ao discu...e sim

 

Muitos tpa´s

comida viva ou larvas de mosquito ..

 

isola o discu se ja nao tiver...

 

normalmente os discus que emagrecem de repente quando sao adultos os motivos podem ser muitos e nem sempre se consegue salvar os mesmos infelizmente!

Atenção nao digo que seja o caso mas...prepara-te para isso...

 

de qualquer maneira espero pelas fotos para dizer algo mais concreto ....

 

abraço

 

João Ferreira

 

 

gallery_39900_1728_327969.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite

 

Ao ver as fotos e a descrição do que fizeste, parece-me que estás perante a presença de um nematodo conhecido.

Mas não é de agora, já vem de alguns meses...

Eu comprava o nematol da Sera e usava em todos os peixes.

Confirmar, só com microscópio.

Espero ter ajudado.

 

Ah, com 100l, essa fauna, esse PH e a praga de caracois e existindo nitrito o NO3 não deve ser 0...mede lá isso outra vez.

Se calhar enganaste-te a medir.

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite

 

Ao ver as fotos e a descrição do que fizeste, parece-me que estás perante a presença de um nematodo conhecido.

Mas não é de agora, já vem de alguns meses...

Eu comprava o nematol da Sera e usava em todos os peixes.

Confirmar, só com microscópio.

Espero ter ajudado.

 

Ah, com 100l, essa fauna, esse PH e a praga de caracois e existindo nitrito o NO3 não deve ser 0...mede lá isso outra vez.

Se calhar enganaste-te a medir.

 

Abraço

 

OK!

Obrigado, mais uma vez...

Ontem acabei por isolar o Discu no aquario hospital....e agr!?? Volto a coloca-lo no aqua para esse tratamento!??

Eu axo k me enganei a descrever os valores do NO2 e NO3 ...penso k os trokei...vou medir outra x...e já esclareço a dúvida...

 

Penso que na loja onde costumo comprar peixes...material...etc....não existe exe nematol....mas vou averiguar!!!

Obrigado!

Um Abraço.

Pedro Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite

 

Ao ver as fotos e a descrição do que fizeste, parece-me que estás perante a presença de um nematodo conhecido.

Mas não é de agora, já vem de alguns meses...

Eu comprava o nematol da Sera e usava em todos os peixes.

Confirmar, só com microscópio.

Espero ter ajudado.

 

Ah, com 100l, essa fauna, esse PH e a praga de caracois e existindo nitrito o NO3 não deve ser 0...mede lá isso outra vez.

Se calhar enganaste-te a medir.

 

Abraço

 

 

Boas!!!

Bem...lá se foi o meu discu preferido...Nem tive tempo de fazer o tratamento....isolei o menino no aquario hospital...e passados dois dias...sem fazer

algum tipo de tratamento...perdeu as forças todas...e fui dar com ele colado ao filtro...com uma pequena ferida aberta que pesno ter sido do própria

sucção do filtro....

Enfim...mais um para o cemitério dos peixes!!! Isto desanima mesmo!!!

 

Agora...depois de uma semanita observei os outros discus a evitarem a comida...e um deles está com umas fezes mt gelatinosas...não são brancas...

um pouco escuras acastanhadas...mas sem consistência.....

Optei hoje por fazer o tratamento do Nematol...que por incrível k pareça tive que encomendar...pois nenhuma loja em Aveiro tinha o dito medicamento!!!

 

Mais uma vez...obrigado pela ajuda!!!

 

Pedro Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
boa noite

 

Ao ver as fotos e a descrição do que fizeste, parece-me que estás perante a presença de um nematodo conhecido.

Mas não é de agora, já vem de alguns meses...

Eu comprava o nematol da Sera e usava em todos os peixes.

Confirmar, só com microscópio.

Espero ter ajudado.

 

Ah, com 100l, essa fauna, esse PH e a praga de caracois e existindo nitrito o NO3 não deve ser 0...mede lá isso outra vez.

Se calhar enganaste-te a medir.

 

Abraço

 

Boas!!!

Só agora me lembrei de te responder....para agradecer a tua ajuda...e para dizer que o teu olho clínico não falhou....eram mesmo nematodos!!!sacanas!!!!

Ja fiz o tratamento e repeti passadas duas semanas tal como aconselhavam...!!!!Obrigado!!!

 

Pedro Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais