sump ou filtro exterior


Recommended Posts

Boas pessoal, eu sou novo aqui e vinha pedir a vossa ajuda se possivel

 

vou montar um aqua de 1.70cx50Lx60A e gostaria de saber qual a vossa opniao, o que é que funciona melhor.

 

sump?ou filtro externo?

 

se for externo estava a pensar num heim 2080.

 

obrigado

Editado por MIGUELANDRADE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, eu sou novo aqui e vinha pedir a vossa ajuda se possivel

 

vou montar um aqua de 1.70cx50Lx60A e gostaria de saber qual a vossa opniao, o que é que funciona melhor.

 

sump?ou filtro externo?

 

se for externo estava a pensar num heim 2080.

 

obrigado

 

depende das tuas necessidades...

 

pelo que sei, sumps, quando bem construidas, sao mais eficazes, talvez ate mais faceis de fazer a manutençao...

 

porem sao mais barulhentas. e os calculos teem que estar bem feitos senao arriscaste a ter inundaçao em caso de falta de luz.

 

filtros sao mais caros a longo prazo, mas geralmente serao mais silenciosos... confirma que o filtro tem a litragem que o aquario necessita

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relaçao ao facto de inundar quando falta a luz em principio nao havera problema pois aquilo tem coluna seca e´o aquario so vaza ate ao pente

 

da coluna seca digo eu que nao percebo nada disto em relaçao ao facto de ser mais acessivel de limpar concordo ctg agora so nao sei se é mais

 

eficaz que o filtro exterior. E para alem disso nao sei que bomba de retorno hei-de usar.

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relaçao ao facto de inundar quando falta a luz em principio nao havera problema pois aquilo tem coluna seca e´o aquario so vaza ate ao pente

 

da coluna seca digo eu que nao percebo nada disto em relaçao ao facto de ser mais acessivel de limpar concordo ctg agora so nao sei se é mais

 

eficaz que o filtro exterior. E para alem disso nao sei que bomba de retorno hei-de usar.

 

obrigado

 

digo mais eficaz na medida em que se for bem construida tem espaço para mais materias filtrantes...

 

a mim, o que me faz confusao nas sumps é o barulho

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relaçao ao barulho nao sei porque ainda nao vi nenhuma a funcionar em casa so mesmo nas lojas......

 

mas a minha duvida ainda consiste na bomba que hei-de utilizar no aqua...

 

se souberes ou se alguem souber gostava que me ajuda-se.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relaçao ao barulho nao sei porque ainda nao vi nenhuma a funcionar em casa so mesmo nas lojas......

 

mas a minha duvida ainda consiste na bomba que hei-de utilizar no aqua...

 

se souberes ou se alguem souber gostava que me ajuda-se.

 

 

é assim, a sump com coluna seca funciona assim: tens uma parte do aquario sem agua... uma divisoria... que esta ligeiramente abaixo do nivel normal da agua... a agua cai por essa divisoria, entra no furo que vai dar a sump..

 

a agua passa pela sump e volta a subir com a bomba de retorno...

 

eu nao sei nada mesmo de bombas de retorno. sei que tambem estas dependente da sump que vais utilizar... tamanho... posiçao em relaçao ao aquario... isso tudo...

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá....

Se tens possibilidade, definitivamente Sump.

Mais espaço para materias filtrantes..logo melhor filtração..além do que podes sp esconder o material.

Tens ainda outra vantagem...ficas com um sistema ja apropriado para outro tipo de biotipos...aquario de agua salgada por exemplo. Caso algum dia queiras fazer esse tipo de transformação..ja tens o tipo de aquario necessario.

Só existe uma questão relativamente ao CO2, caso seja um plantado. Pesquisa aqui no forum mas eu penso que trás algumas desvantagens na injecção/dissolução de CO2 no sistema.

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a SUMP se for bem dimensionada é sempre melhor que os filtros...

 

Pois um filtro varia entre os 2 a 15LT de matérias filtrantes, enquanto a Sump.. leva o que tu quiseres (Depende do tamanho da SUMP)

 

Bem depois de escolheres o tipo de fauna vais querer.. é que passas para a potençia (caudal) necessário.

 

O teu aquario tem 500L brutos, a partir desse valor e do tipo de fauna é que se escolhe o caudal da bomba:

 

-Viviparos uma bomba de 2000 L/h será suficiente e alguma quantidade de matérias filtrantes

 

-Ciclideos americanos e sul-americanos convém teres uma bomba de 3000L/H (São peixes que geram muita amonia e nitritos, logo a prioridade é ter uma grande quantidade de matérias filtrantes)

 

-Ciclideos africanos uma bomba de 5000L/H seria o ideial e muita matéria filtrante pois tb é uma fauna que provoca muitos detritos.

 

Atenção que o caudal não é tão importante como as matérias filtrantes.. nós ajustamos o caudal para o qual as especies que escolhemos estão habituadas.

 

 

Se quiseres combinar com plantados.. o uso de SUMP não ajuda pois a SUMP permite muitas trocas gasosas, retirando praticamente todo o CO2 disponivel na coluna de água prejudicando o crescimento das plantas. Por isso o uso de filtros externos é o ideial... Atenção que filtros WET/DRY fazem a mesma coisa que as SUMPS nos plantados.

 

Se o objectivo não é ter plantado mas sim algumas plantas só para dar alguma cor, recomendo-te o uso de SUMP pois é um aquario grande e mesmo 1x EHEIM 2080 seria pouco, talvez 2x2080 seria o ideial.

 

Espero que tenhas ficado esclarecido

 

Cumps

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelo esclarecimento das minhas duvidas.....Acho que vou mm optar por uns ciclidios agora tenho é que ver e estudar as especies em relaçao a bomba

 

de retorno estava a pensar numa heim 5000. o que acha?e em relaçao a iluminaçao vou por uma calha suspensa mas ainda nao sei que tipo de lampada la vou por ~

 

ainda ando a estudar tudo porque mais tarde quero adptar esse aquario a agua salgada.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.