O OV (Olho Vasado) :D 1º aquario


Yesika Reinolds

Recommended Posts

Venho contar-vos a historia do meu peixe (de nome OV). No dia 9 se Setembro ofereceram-me um peixe com um aquário globo, algo que eu já queria a algum tempo. Mas o aquário era pequeno pois o peixe mede cerca de 15 cm de comprimento. E entretanto o peixe esteve dia 9 e 10 numa banheira. ;)

Comecei a notar que o OV estava triste. Receei que ele estive-se doente, entao no dia 11 de Setembro comprei: uma aquario de 32,5L, tres plantas artificiais para criar ambiente, um filtro interno; um termómetro, uma rede e 10 KG de areão grosso; pois estive tinha estado a ler o tópico " OS PRIMEIROS PASSOS NA AQUARIOFILIA DE ÁGUA DOCE", e devo desde já dizer que aprendi muito.

 

Ontem o OV estava mais alegre e brincava muito, mas receio que ele esteja doente por ter estado dois dias naquela banheira em condições ditas não essenciais. Alguem me poderá dizer se ele corre esse risco???

 

Deixo aqui umas fotos de como esta o peixe e aquario:

 

http://img3.imageshack.us/i/img0033il.jpg/

 

http://img3.imageshack.us/i/img0036fc.jpg/

 

http://img3.imageshack.us/i/img0043fs.jpg/

 

http://img3.imageshack.us/i/img0044fe.jpg/

 

http://img3.imageshack.us/i/img0046xk.jpg/

 

http://img195.imageshack.us/i/img0051pj.jpg/

 

http://img3.imageshack.us/i/img0049jy.jpg/

 

 

 

Também tenho duvidas acerca dos produtos que comprei.

 

-- Aquario de 32,5L;

 

-- AquaSafe Tetra: Transforma a agua da torneira em agua propria para os peixes, neutralizando o cloro nocivo, a cloromina e os metais pesados.

 

-- Aqua Pro Inner_filter M200, 5 W.

 

Duvidas:

 

?? Se os componentes quimicos do AquaSafe é prejudicial para os peixes pois nao é algo natural.

 

?? O aquario deve ser lavado 15 em 15 dias, certo? O areão grosso tambem deve ser limpo ou nao o devo fazer para conservar as bactrias beneficas.

 

?? Com este filtro para o tamanho do aquario e para o numero de peixes (um) é necessario colocar a bomba, visto que este filtro faz mover um pouco a agua a superficie.

 

 

 

Gostava de saber se alguém tem algum conselho para me dar em algo que seja essencial para o boa vida do meu peixe, que já passou um mau bocado.

Editado por Yesika Reinolds
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se lava o aquário , só o filtro e com agua do aquario, e sem grandes mexericos para nao estragar as colonias de bacterias.

 

O areao aspira-se.

 

 

Obrigada... :P

 

E quanto ao peixe achas que ele poderá ter alguma doença, por aqueles dois dias na banheira?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá :)

 

 

 

Sem querer ser desmancha prazeres mas já sendo....

o aqua que tu compras-te é muuuuuuuito melhor que o globo...contudo vai revelar-se insuficiente para o teu peixinho que vai crescer.Aliás ele ja tem 15 cm? Nao parece pelas fotos.

 

32 L para um kinguio é muito pouco, porque? Porque sao uns porquinhos aquaticos e porque necessitam de muito espaço para teru ma vida sã e feliz.

 

O filtro colocaste-o a trabalhar há 2 dias e diz-me uma coisa, colocas-te bacterias no teu aquario? Tens de ler um topico que há aqui sobre o ciclo do azoto que é essencial para o aquario ficar estabilizado a nivel da colonia das bacterias que vao ser as aliadas nº 1 no que toca a decompor a materia organica excedente....que acredita...vai ser muita.

 

Para já o que eu faria era comprava um frasquinho de bacterias, e tentava estabilizar esse aquario,para isso necessitas de um kit de testes dos parametros da agua, para ires vendo a evolução da amónia e dos nitritos / nitratos e ph.

 

Depois fazia TPA's diarias ou dia sim dia nao de 30%, aspirando o fundo.

 

NUNCA laves o aquario, podes lavar o filtro de 2 em 2 meses mas nunca a esponja que estao la dentro, a nao ser com agua do proprio aquario, porque senao vais matar a dita colonia de bacterias.

 

Daqui a uns tempos compras um aquario maior (com 100L no mínimo) aqui nos classificados costuma haver pessoal que tem bons produtos para venda ou para dar e ficas com esse com que estas agora para aquario hospital, caso algum dia o teu peixito venha a precisar.

 

Ele está mais apatico porque ja foram muitas mudanças, mas descansa que corre tudo bem, desde que controles os parametros da agua.

 

 

boa sorte :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro colocaste-o a trabalhar há 2 dias e diz-me uma coisa, colocas-te bacterias no teu aquario? Tens de ler um topico que há aqui sobre o ciclo do azoto que é essencial para o aquario ficar estabilizado a nivel da colonia das bacterias que vao ser as aliadas nº 1 no que toca a decompor a materia organica excedente....que acredita...vai ser muita.

 

Para já o que eu faria era comprava um frasquinho de bacterias, e tentava estabilizar esse aquario,para isso necessitas de um kit de testes dos parametros da agua, para ires vendo a evolução da amónia e dos nitritos / nitratos e ph.

 

boa sorte :music_singguitar:

 

Ja tinha lido o tópico sobre o ciclo de azoto, alias essas foi umas das minhas maiores preocupações no dia em que fui comprar o aquário, quando tinha o peixe numa banheira e estava lendo esse topico.

 

A agua que tinha na banheira a deitei no aquário, pensando que a mesma já poderia conter algumas bactérias por isso pensei que não fosse necessário comprar bactérias pois a mesma, já poderia conter algumas e o metabolismo do peixe iria criam as restantes necessárias. Mas se dizes que era melhor comprar vou fazer isso. O pH é uma das minhas preocupações pois ainda não fiz o teste.

 

Daqui a uns tempos compras um aquario maior (com 100L no mínimo) aqui nos classificados costuma haver pessoal que tem bons produtos para venda ou para dar e ficas com esse com que estas agora para aquario hospital, caso algum dia o teu peixito venha a precisar.

 

boa sorte ;)

 

Estou desejando ter um aquário maior, mas vamos devagarinho e certo....

 

;)

 

Obrigada, pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá :music_singguitar:

 

 

as bacterias levam cerca 30 dias a instalarem-se mas fizeste muito bem em colocar a agua da banheira.As baterias nao se instalam na agua , estao no areao e no filtro e nas paredes do aquario, por isso convem mesmo comprares o Cycle da nutrafim.Coloca nos tres primeiros dias seguidos e depois fazes o tratamento que diz lá semanal.

 

boa srote, vai tudo correr bem e vais ficar com um tubarão lol

 

Nao te esqueças que a parte da alimentação também é muito importante.Compra marcas boas, dá vegetais ( ervilhas p.ex, os meus adoram!! e há um estudo americano que diz que dar uma por semana evita a "bexiga natatoria ") e molusculos congelados ( artemia, larvas de mosquito vermelho, etc), encontras isto tudo em lojas da especialidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá :)

 

 

as bacterias levam cerca 30 dias a instalarem-se mas fizeste muito bem em colocar a agua da banheira.As baterias nao se instalam na agua , estao no areao e no filtro e nas paredes do aquario, por isso convem mesmo comprares o Cycle da nutrafim.Coloca nos tres primeiros dias seguidos e depois fazes o tratamento que diz lá semanal.

 

Ola :D

Desde já devo agradecer a atenção e a ajuda prestada. Obrigada!!

 

Acabei de fazer o que me recomendas-te TPA de 30%, aspirando o fundo onde extraiu muita porcaria. Amanha compro o Cycle da nutrafim.

 

Eu estou a dar ervilhas, mas não sabia que podia-mos dar-lhes molusculos congelados ele vai adorar.... looooll :D

Estive a pesquisar, e encontrei um site em que diziam que é aconselhável um dia de jejum por semana.

http://www.sera.de/index.php?id=128&L=5&type=h

Não acho isso normal, será que é mesmo verdade?

Editado por Yesika Reinolds
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...... e há um estudo americano que diz que dar uma por semana evita a "bexiga natatoria ").....

 

 

 

Explica melhor isso de evitar a bexiga natatória... :)

 

 

 

 

Não ligues a isso do jejum, sempre alimentei os meus todos os dias e nunca lhes aconteceu nada.

 

Aconselho-te a comprares plantas naturais pois elas são muito importantes no ecossistema de um aquario e também dão outra estética.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconselho-te a comprares plantas naturais pois elas são muito importantes no ecossistema de um aquario e também dão outra estética.

 

É o que vou fazer, não fazia ideia que fosse tão importante plantas no aquário. Mas tenho que ler melhor os tópicos de plantas, pois pelo que já li por alto, elas variam o pH e como tenho poucas colónias de bactérias vai ser melhor esperar uma ou duas semanas para que estas possam controlar o pH causado pelas plantas. Mas vou comprar Cycle da nutrafim para apresar o procedimento da criação das colónias, recomendado pela Cristina_.

 

obrigada pelo conselho.

 

 

xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

foi um estudo feito com kinguios redondinhos ( tipo orandas, perolas, etc) em que selecionavam os kinguios durante uns 2 anos e a alimentação era a mesmo à excepção de que um grupoera alimentado também com ervilhas.Ficou comprovado que as ervilhas tinham um efeito nos peixinhos ja afectados e ainda que dadas semanalmente evitavam de todo a bexiga natatoria.

Pelo sim pelo nao eu dou ha uns anos e nunca tive problemas de bexiga natatoria, é um facto.

É só pesquisares no google que aparece, mas tens ainda de dar umas boas voltas, eu dei com ele por acaso...mas foi um feliz acaso :thumbup3:

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas a bexiga natatória não é uma doença. È um orgão que permite aos peixes estarem em determinado nivel da água para não virem ao de cima. Mas nem todos têm esse órgão.

Se calhar querias dizer que previne infecções na bexiga natatória.

 

 

Yesika não há nenhum problema em pôres ja plantas pois isso de elas alterarem o ph não é verdade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Yesika não há nenhum problema em pôres ja plantas pois isso de elas alterarem o ph não é verdade.

 

:smile2:

 

Ainda bem que isso não é verdade, pois queria mesmo colocar plantas no aquário, não tanto pelo aspecto, que como é óbvio é mais bonito, mas sim pelos benefícios que estas trazem para o aquário.

 

Estive a pesquisar e soube que os peixes vermelhos como gostam de mordiscar as plantas, convinha ser de folha dura. Para semana vou ver se trato disso, pois esta semana vou-me dedicar a cultura de bactérias.

 

 

Hoje comprei cultura de bactérias (Sera nitrivec).

 

"Descrição (Sera nitrivec):

Estas bactérias estabelecem o ciclo do nitrogênio e desenvolvem uma flora microbiana ativa natural num curto espaço de tempo . Sera Nitrivec previne assim a elevação dos teores em amônia e nitritos na água do aquário . Uma vez que as bactérias presentes no Sera Nitrivec são também afetadas pelo cloro e outros desinfetantes na água esta deve ser previamente acondicionada com Sera Aqutan (cerca de uma hora antes da utilização de Sera Nitrivec).

 

Modo de Uso: (Agite bem antes de usar!)

1. Adicione a àgua do aquário com Sera aquatan.

2. Adicione, 1 hora depois, 20 ml de Sera nitrivec para 100 litros de àgua no aquário.

3. 24 horas mais tarde pode introduzir os primeiros peixes.

4. Durante 10 dias, adicione, diariamente 10 ml de Sera nitrivec por 100 litros de água.

5. Distribua pouca comida "

 

 

Mas ha uns metodos de uso que tenho que alterar e preciso de opinião:

 

-Em vez do Sera aquatan como ja tenho AquaSafe Tetra vou usa-lo, pois ambos transformam a agua da torneira em agua própria para os peixes, neutralizando o cloro nocivo, a cloromina e os metais pesados.

 

- e diz que só depois de 24 horas podemos introduzir o peixe, mas estou a pensar colocar o produto (Sera nitrivec) com o peixe la, pois nao tenho outro lugar para por o peixe.

Editado por Yesika Reinolds
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

provavelmente nao é nada, mas julgo que neste caso se devia prestar atençao ao facto de ele ter tado numa banheira.

 

na banheira usamse muitos tipos diferentes de quimicos e por muito bem que se lave, os quimicos continuam la... teoricamente, na banheira (se for grande) seria o melhor sitio para estar certo? se ele nao se sentiu la bem, os restos de gel de banho e shampoo podem ser os responsaveis certo?

 

estou so a tentar ajudar... pode ser que alguem saiba o que se pode fazer para ajudar neste caso

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

provavelmente nao é nada, mas julgo que neste caso se devia prestar atençao ao facto de ele ter tado numa banheira.

 

na banheira usamse muitos tipos diferentes de quimicos e por muito bem que se lave, os quimicos continuam la... teoricamente, na banheira (se for grande) seria o melhor sitio para estar certo? se ele nao se sentiu la bem, os restos de gel de banho e shampoo podem ser os responsaveis certo?

 

estou so a tentar ajudar... pode ser que alguem saiba o que se pode fazer para ajudar neste caso

 

Eu penso que o peixe esta bem.... pelo menos estes dias, desde que o coloquei no aquário aparentemente tem estado contente. Esta sempre, sempre mas sempre a brincar. ;) Por isso julgo que esta tudo a correr bem.

 

Ontem é que comecei a colonizar bactérias. Vamos ver como tudo corre.

 

Obridada ao pessoal que me tem ajudado.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.