'' particulas '' em suspensao na agua


Recommended Posts

boas

 

 

tenho aqua de 500 lts com a seguinte fauna:

 

um cardume de altuns (10) flora : uma autentica selva de valisnerias, anubias, najas, egerias, echinodorus, etc....

 

50 petitelas (nariz bebedo)

20 neons

7 peixes lapis

1 pleco

2 ancistrus

10 corys aneus

10 corys sterbay

10 corys adolf

 

 

sistema filtagem:

 

eheim 2217 e 2224-pro.

 

Mas continuo com particulas em suspensao ? será que os filtros nao tem capacidade para esta litragem ?

o que aconselham para retirar estas particluas ???

 

 

abraços

 

rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

tive a investigar e pensei .... Será que devia ter optado por uma sump ? Mas tenho um problema é que o aqua foi feito por encomenda e não pedi para fazer os furos para a sump e está montado......Sem os furos feitos haverá alguma solução para, caso pretenda, optar por uma sump ???

 

 

fica a duvida

 

 

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

tive a investigar e pensei .... Será que devia ter optado por uma sump ? Mas tenho um problema é que o aqua foi feito por encomenda e não pedi para fazer os furos para a sump e está montado......Sem os furos feitos haverá alguma solução para, caso pretenda, optar por uma sump ???

 

 

fica a duvida

 

 

 

abraços

 

Não perdias nada se tivesses escolhido uns filtros mais potentes. Se cada um deles fizesse 1200 l/h ficavas com um total de 2400 l/h. Afinal estamos a falar de um aqua de 500 litros. Pelas minhas contas os teus dois filtros juntos fazem 1700 l/h. De todos os modos, qual é a disposição das matérias filtrantes? No meu entender, deverias ter 1º esponjas azuis, 2º cerâmicas / substrato e 3º lã de vidro. É assim que está?

 

Quanto à sump, não é obrigatório furares o aquário, mas que fica melhor furado e com coluna seca, isso fica. Dá uma olhada aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=113908

 

A vantagem de uma sump é, em termos gerais, ter mais espaço para colocar matérias filtrantes. A desvantagem é ser menos segura (em caso de falhar a electricidade pode inundar-te a casa, se não for construída nas proporções correctas e a pensar nestes imprevistos), ser potencialmente mais barulhenta que um filtro, acabar por ficar mais dispendiosa a sua construção do que a compra de um filtro.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas andré

 

 

as matérias filtrantes estão assim :

 

1º ceramicas

2º esponjas

3º lã

 

o aqua tem as seguintes dimensoes :

 

750mm x 750mm x 900mm

 

 

 

achas que se alterar a disposição das materias filtrantes resolverá o problemas das particulas......

 

e se aplicar um filtro cascasta com 1000lt/h pode ajudar ?

 

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas andré

 

 

as matérias filtrantes estão assim :

 

1º ceramicas

2º esponjas

3º lã

 

o aqua tem as seguintes dimensoes :

 

750mm x 750mm x 900mm

 

 

 

achas que se alterar a disposição das materias filtrantes resolverá o problemas das particulas......

 

e se aplicar um filtro cascasta com 1000lt/h pode ajudar ?

 

 

abraços

 

O ideal seria teres a esponja antes das ceramicas.

 

Algumas perguntas:

- Fazes tpa's de quanto em quanto tempo? Que quantidade?

- Aspiras o fundo? De quanto em quanto tempo?

- Limpas os filtros? De quanto em quanto tempo?

- Há quanto tempo estás com a mesma lã filtrante?

 

Uma pergunta se calhar fora de contexto: Tens a certeza que são mesmo partículas em suspensão? São visíveis? Ou será água turva devido a outra razão que não a filtragem?

 

Desculpa lá tantas perguntas mas só mesmo com estas respostas é que dá para se chegar a uma conclusão cabecadura

 

O filtro de cascata de 1000 l/h efectivamente pode ajudar a limpar a água. Só resta saber se depois queres ficar com 3 filtros de tipos diferentes.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas andre

 

acabei de colocar os dois filtros ligados em serie, pus tambem as esponjas antes das ceramicas......

em relacao ás TPA faço 2 em 2 dias 10% ( 50lts);

aspiro 1 x mês;

limpo os filtros todas semanas;

as esponjas é que já as tenho talvez á uns 2 meses;( tenho que arranjar lã nova )

 

 

 

e são mesmo particulas pois a agua está clear ( apenas com uma côr ambar devido á turfa e ás folhas de amendoeira ).....

 

 

em relação aos filtros em serie ( li sobre isto aqui no forum ) e decidi experimentar. Para já fico com menos mangueiras fora e dentro do aqua., e passo a ficar com '' 1 filtro '' com um volume de 9lts e um débito de 1700lts/h...... o que é visivelmente bastante superior ao que tinha..... fica uma corrente á superficie muito mais forte do que estava mesmo as duas flautas ligadas entre si......

acho que vale bem a pena experimentar........

 

em relação ao filtro de mochila vou aguardar mais uns dias e logo vejo......

 

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas andre

 

acabei de colocar os dois filtros ligados em serie, pus tambem as esponjas antes das ceramicas......

em relacao ás TPA faço 2 em 2 dias 10% ( 50lts);

aspiro 1 x mês;

limpo os filtros todas semanas;

as esponjas é que já as tenho talvez á uns 2 meses;( tenho que arranjar lã nova )

 

 

 

e são mesmo particulas pois a agua está clear ( apenas com uma côr ambar devido á turfa e ás folhas de amendoeira ).....

 

 

em relação aos filtros em serie ( li sobre isto aqui no forum ) e decidi experimentar. Para já fico com menos mangueiras fora e dentro do aqua., e passo a ficar com '' 1 filtro '' com um volume de 9lts e um débito de 1700lts/h...... o que é visivelmente bastante superior ao que tinha..... fica uma corrente á superficie muito mais forte do que estava mesmo as duas flautas ligadas entre si......

acho que vale bem a pena experimentar........

 

em relação ao filtro de mochila vou aguardar mais uns dias e logo vejo......

 

 

abraços

 

Boas,

 

TPA's de 2 em 2 dias parece-me muito bem, só a aspiração é que acho pouco, principalmente porque tens um pleco e suja bastante (depende do tamanho que tem). Eu pelo menos tenho 2 plecos com cerca de 15 cm e são umas máquinas a espalhar dejectos :o aspiro todas as semanas e mesmo assim tenho o substrato sempre sujo. De qualquer modo o problema dessa suspensão não deve estar na aspiração.

 

Agora a ideia dos filtros em série, acho espectacular. Até me sinto tentado a comprar outro filtro para experimentar :D com as esponjas bem limpinhas e com lã nova, não há partícula que passe de certeza.

 

Também concordo em esperares por resultados para ver se vale ou não a pena colocar um filtro de cascata. Depois diz se resultou :)

 

Bom trabalho :o

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em relação a isto:

se ligas dois filtros em serie so um dos filtros fica ligado a corrente....Relativamente ao caudal o melhor que consegues é 1000 L/H se não for menos, isto se o 2224 deixar passar este caudal
Concordo!

 

Devias ler isto:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=56202

 

 

Tive o mesmo problema, só resolvi com um "surface skimmer" da Eheim (existem outros mais discretos em preto)

 

Além disso, também tenho 2 filtros e embora tenha sido tentado a ligá-los em série como referiste, acabei por não o fazer, pois se um deles "desferrar", entupir ou avariar, ainda terei o outro a funcionar.

 

Abraço

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

boas

 

 

continuo com 3 filtros ligados em serie e so tenho que dizer maravilhas...... já lá vai 3 semanas e tudo bem .......

mais pratico na limpeza dos filtros, pois só preciso limpar o 1 ( semanalmente ), que é o que faz a filtração mecanica... retirei as flautas e o que nao provoca tanta turbulencia na coluna de agua... mas não há duvida que nem preciso de aspirar o substracto...

 

 

vale a pena

 

 

abraços

 

rui

 

Agora só tenho uma duvida se vale a pena investir num filtro uv ???? o que acham ???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.