rpn Publicado Setembro 12, 2009 Publicado Setembro 12, 2009 boas tenho aqua de 500 lts com a seguinte fauna: um cardume de altuns (10) flora : uma autentica selva de valisnerias, anubias, najas, egerias, echinodorus, etc.... 50 petitelas (nariz bebedo) 20 neons 7 peixes lapis 1 pleco 2 ancistrus 10 corys aneus 10 corys sterbay 10 corys adolf sistema filtagem: eheim 2217 e 2224-pro. Mas continuo com particulas em suspensao ? será que os filtros nao tem capacidade para esta litragem ? o que aconselham para retirar estas particluas ??? abraços rui Citar
Vang Publicado: Setembro 12, 2009 Publicado: Setembro 12, 2009 Boas, Que matérias filtrantes têm os filtros? Citar Cumprimentos, André Basílio
rpn Publicado: Setembro 12, 2009 Autor Publicado: Setembro 12, 2009 boas os filtros tem como materias filtrantes : biomech substract pro esponjas azuis lã abraços rui Citar
rpn Publicado: Setembro 12, 2009 Autor Publicado: Setembro 12, 2009 boas tive a investigar e pensei .... Será que devia ter optado por uma sump ? Mas tenho um problema é que o aqua foi feito por encomenda e não pedi para fazer os furos para a sump e está montado......Sem os furos feitos haverá alguma solução para, caso pretenda, optar por uma sump ??? fica a duvida abraços Citar
Vang Publicado: Setembro 12, 2009 Publicado: Setembro 12, 2009 boas tive a investigar e pensei .... Será que devia ter optado por uma sump ? Mas tenho um problema é que o aqua foi feito por encomenda e não pedi para fazer os furos para a sump e está montado......Sem os furos feitos haverá alguma solução para, caso pretenda, optar por uma sump ??? fica a duvida abraços Não perdias nada se tivesses escolhido uns filtros mais potentes. Se cada um deles fizesse 1200 l/h ficavas com um total de 2400 l/h. Afinal estamos a falar de um aqua de 500 litros. Pelas minhas contas os teus dois filtros juntos fazem 1700 l/h. De todos os modos, qual é a disposição das matérias filtrantes? No meu entender, deverias ter 1º esponjas azuis, 2º cerâmicas / substrato e 3º lã de vidro. É assim que está? Quanto à sump, não é obrigatório furares o aquário, mas que fica melhor furado e com coluna seca, isso fica. Dá uma olhada aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=113908 A vantagem de uma sump é, em termos gerais, ter mais espaço para colocar matérias filtrantes. A desvantagem é ser menos segura (em caso de falhar a electricidade pode inundar-te a casa, se não for construída nas proporções correctas e a pensar nestes imprevistos), ser potencialmente mais barulhenta que um filtro, acabar por ficar mais dispendiosa a sua construção do que a compra de um filtro. Citar Cumprimentos, André Basílio
rpn Publicado: Setembro 12, 2009 Autor Publicado: Setembro 12, 2009 boas andré as matérias filtrantes estão assim : 1º ceramicas 2º esponjas 3º lã o aqua tem as seguintes dimensoes : 750mm x 750mm x 900mm achas que se alterar a disposição das materias filtrantes resolverá o problemas das particulas...... e se aplicar um filtro cascasta com 1000lt/h pode ajudar ? abraços Citar
Vang Publicado: Setembro 12, 2009 Publicado: Setembro 12, 2009 boas andré as matérias filtrantes estão assim : 1º ceramicas 2º esponjas 3º lã o aqua tem as seguintes dimensoes : 750mm x 750mm x 900mm achas que se alterar a disposição das materias filtrantes resolverá o problemas das particulas...... e se aplicar um filtro cascasta com 1000lt/h pode ajudar ? abraços O ideal seria teres a esponja antes das ceramicas. Algumas perguntas: - Fazes tpa's de quanto em quanto tempo? Que quantidade? - Aspiras o fundo? De quanto em quanto tempo? - Limpas os filtros? De quanto em quanto tempo? - Há quanto tempo estás com a mesma lã filtrante? Uma pergunta se calhar fora de contexto: Tens a certeza que são mesmo partículas em suspensão? São visíveis? Ou será água turva devido a outra razão que não a filtragem? Desculpa lá tantas perguntas mas só mesmo com estas respostas é que dá para se chegar a uma conclusão O filtro de cascata de 1000 l/h efectivamente pode ajudar a limpar a água. Só resta saber se depois queres ficar com 3 filtros de tipos diferentes. Citar Cumprimentos, André Basílio
rpn Publicado: Setembro 13, 2009 Autor Publicado: Setembro 13, 2009 boas andre acabei de colocar os dois filtros ligados em serie, pus tambem as esponjas antes das ceramicas...... em relacao ás TPA faço 2 em 2 dias 10% ( 50lts); aspiro 1 x mês; limpo os filtros todas semanas; as esponjas é que já as tenho talvez á uns 2 meses;( tenho que arranjar lã nova ) e são mesmo particulas pois a agua está clear ( apenas com uma côr ambar devido á turfa e ás folhas de amendoeira )..... em relação aos filtros em serie ( li sobre isto aqui no forum ) e decidi experimentar. Para já fico com menos mangueiras fora e dentro do aqua., e passo a ficar com '' 1 filtro '' com um volume de 9lts e um débito de 1700lts/h...... o que é visivelmente bastante superior ao que tinha..... fica uma corrente á superficie muito mais forte do que estava mesmo as duas flautas ligadas entre si...... acho que vale bem a pena experimentar........ em relação ao filtro de mochila vou aguardar mais uns dias e logo vejo...... abraços Citar
Vang Publicado: Setembro 13, 2009 Publicado: Setembro 13, 2009 boas andre acabei de colocar os dois filtros ligados em serie, pus tambem as esponjas antes das ceramicas...... em relacao ás TPA faço 2 em 2 dias 10% ( 50lts); aspiro 1 x mês; limpo os filtros todas semanas; as esponjas é que já as tenho talvez á uns 2 meses;( tenho que arranjar lã nova ) e são mesmo particulas pois a agua está clear ( apenas com uma côr ambar devido á turfa e ás folhas de amendoeira )..... em relação aos filtros em serie ( li sobre isto aqui no forum ) e decidi experimentar. Para já fico com menos mangueiras fora e dentro do aqua., e passo a ficar com '' 1 filtro '' com um volume de 9lts e um débito de 1700lts/h...... o que é visivelmente bastante superior ao que tinha..... fica uma corrente á superficie muito mais forte do que estava mesmo as duas flautas ligadas entre si...... acho que vale bem a pena experimentar........ em relação ao filtro de mochila vou aguardar mais uns dias e logo vejo...... abraços Boas, TPA's de 2 em 2 dias parece-me muito bem, só a aspiração é que acho pouco, principalmente porque tens um pleco e suja bastante (depende do tamanho que tem). Eu pelo menos tenho 2 plecos com cerca de 15 cm e são umas máquinas a espalhar dejectos aspiro todas as semanas e mesmo assim tenho o substrato sempre sujo. De qualquer modo o problema dessa suspensão não deve estar na aspiração. Agora a ideia dos filtros em série, acho espectacular. Até me sinto tentado a comprar outro filtro para experimentar :D com as esponjas bem limpinhas e com lã nova, não há partícula que passe de certeza. Também concordo em esperares por resultados para ver se vale ou não a pena colocar um filtro de cascata. Depois diz se resultou Bom trabalho Citar Cumprimentos, André Basílio
J_Rosado Publicado: Setembro 17, 2009 Publicado: Setembro 17, 2009 Boas, Em relação a isto: se ligas dois filtros em serie so um dos filtros fica ligado a corrente....Relativamente ao caudal o melhor que consegues é 1000 L/H se não for menos, isto se o 2224 deixar passar este caudal Concordo! Devias ler isto: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=56202 Tive o mesmo problema, só resolvi com um "surface skimmer" da Eheim (existem outros mais discretos em preto) Além disso, também tenho 2 filtros e embora tenha sido tentado a ligá-los em série como referiste, acabei por não o fazer, pois se um deles "desferrar", entupir ou avariar, ainda terei o outro a funcionar. Abraço Citar A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ... Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!
rpn Publicado: Outubro 10, 2009 Autor Publicado: Outubro 10, 2009 boas continuo com 3 filtros ligados em serie e so tenho que dizer maravilhas...... já lá vai 3 semanas e tudo bem ....... mais pratico na limpeza dos filtros, pois só preciso limpar o 1 ( semanalmente ), que é o que faz a filtração mecanica... retirei as flautas e o que nao provoca tanta turbulencia na coluna de agua... mas não há duvida que nem preciso de aspirar o substracto... vale a pena abraços rui Agora só tenho uma duvida se vale a pena investir num filtro uv ???? o que acham ??? Citar
Recommended Posts