Africa Negra [Biotopo\Lowtech rio Africano]


Murkas

Recommended Posts

Boas noites,

 

Esta montagem pretende vir a ser um "semi" biótopo de rio Africano (Rio Congo ex Zaire) aliado à vertente aquascaping e lowtech.

Não irei injectar CO2 e a iluminação será de 2x24W para cerca de 100lts de água mais coisa menos coisa, as fertilizações ainda não têm um plano muito bem definido mas em principio serão semanais, se bem que neste ponto o tempo falará por si... ;)

 

A realização montagem deste tipo é um pouco limitadora em termos de plantas a poderem ser utilizadas (Bolbitis, Nymphae, Anubias, Eleocharis, Vallisnerias e pouco mais) pois pretendo cingir-me o máximo possível a plantas que se encontrem neste biotopo, mas a parte do "semi" já é a contar com algumas excepcções que por razões de força maior poderão vir a ocorrer.

 

De referir que o fundo apresentado nas fotos foi meio improvisado pois este aqua separa o hall de entrada da sala, logo será para ter vista de ambos os lados.

 

O aquario vazio (60 x 42 x 45)

dsc0002pc.jpg

 

A colocação do hardscape, com uns bocados de cortiça por baixo para proteger o vidro do fundo.

dsc0004ly.jpg

dsc0006st.jpg

dsc0007m.jpg

 

A colocação do substracto fértil (da JBL em conjunto com umas ampolas da Tropica)

dsc0022.jpg

dsc0027wf.jpg

 

A colocação do Ada Aquasoil Amazonia (a utilzação deste substracto deveu-se à sua cor escura e ainda para confirmar o que é dito sobre as suas capacidades de baixar o pH e dureza da água).

dsc0034nu.jpg

 

Resultado final ainda sem flora nem água.

Vista da Sala (à qual é dada maior importância)

dsc0035ow.jpg

 

Vista do Hall

dsc0036af.jpg

 

 

Quando o encher com água e respectivas plantas meterei aqui fotos actualizadas, até lá ficarei à espera de críticas, que só com elas é que se evolui. :;):

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 65
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Lindos basaltos.

 

Os meus não são rolados como esses, pois são da montanha.

 

Dai eu não ter percebido muito bem que pedras eram.

 

Já pensaste em colocar a pedra maior do lado do tronco, onde está aquela ligeiramente mais pequena? e desenterrála um pouco mais?

 

Favoreceria a vista traseira do aqua, a do hall.

 

Pois ela estaria tal como a outra, tapada pela madeira, e a outra ao ser mais pequena não taparia tanto o que está atrás.

 

Simples sugestões, posso estar a dizer alguma barbaridade, mas não custa dar a opinião.

 

abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Tugz,

Obrigado pela opinião, mas para colocar a pedra grande onde dizes, além de se perder o ponto focal (vazio entre as 2 pedras maiores), teria que ter um aqua no mínimo aí com uns 60cm de profundidade para conseguir meter as duas pedras uma atrás da outra, pois principalmente a maior tem aí uns 20 cm à vontade de largura.

 

Obrigado pelo comentário, neste momento o aqua já tem água e as primeiras plantas:

-Bolbitis Heudelloti

-Anubia barteri var nana

-Nymphae lotus Zenkery (red)

-Eleocharis parvula

 

Estou ainda à espera de adquirir mais umas anúbias e mais eleocharis para acabar de o compor... nessa altura e quando a água não tiver tão turva como está de momento volto a actualizar o tópico.

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que peixes irás manter ai?

-You don't need to know all the answers. No one is smart enough to ask you all the questions
-Genius is knowing to stay silent as others demonstrate their ignorance.
-Intellectuals solve problems. Geniuses prevent them.

Procuro L`s e peixes gato em geral, principalmente raros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários ;)

 

Que peixes irás manter ai?

 

Relativamente à futura fauna o tamanho do aquario não ajuda pois não tem assim tanto espaço quanto eu desejaria, mas para já é o que se arranja...

Tinha pensado num grupinho de 4 Anomalochromis Thomasi até estes formarem 1 casal e como acompanhamento destes um cardume de 1 dos seguintes peixes Red eyed characin - Arnoldichthys spilopterus, Aplocheilichthys normani (Lamp eye), Neolebias unifasciatus, Neolebias trewavasae ou em alternativa um casal de killies não anuais (embora temendo que possa vir a haver turras por causa do espaço reduzido).

 

Os thomasi como são uma espécie que nunca mantive vai ser um bocado à experiência pois com apenas 60cm de frente vamos ver se não gerará nenhuma confusão...

 

Abraço

 

EDIT: Para equipa de limpeza irão ser caracois pertencentes a este biótopo, ainda estou indeciso se meta neritinas natalaensis ou não pois, apesar de pertencerem a este biótopo, quando lhes dá para espalhar os seus ovos brancos pelo aquario é complicado pois estes não eclodem (precisam de agua salobra para tal), são de difícil remoção e quanto a mim são bastante inestéticos...

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva krypticall,

Obrigado pelo comentário :P

Espero até ao próximo fim de semana já ter adquirido as plantas todas... quando estiver tudo devidamente plantado logo actualizo.

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico á espera

-You don't need to know all the answers. No one is smart enough to ask you all the questions
-Genius is knowing to stay silent as others demonstrate their ignorance.
-Intellectuals solve problems. Geniuses prevent them.

Procuro L`s e peixes gato em geral, principalmente raros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente projecto.

Dá para ver que tens a "lição" estudada.

Sabes o que queres fazer e como fazer.

Esse tronco tem um formato bastante original... no minimo.... bastante "curioso".

Venham as fotos já com a flora. :tongue:

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

De momento continuo à espera do resto das plantas.

Em principio chegam na próxima semana e como de momento tenho também a água bastante turva, apesar das tpa's dia sim dia não, vou introduzir carvão activado no filtro a ver se esta fica um pouco mais límpida; Pelo menos minimamente aceitável para mandar uns clicks decentes :animal_fish:, entretanto a ver se hoje meto aqui uma foto com a plantação por metade só para terem uma noção o quão turva a água ainda está...

 

pedrous

Obrigado pelo comentário, pelos vistos a espera vai ter que ser um pouco maior do que o previsto

 

Flowen

Obrigado pelo comentário.

 

canito

Obrigado pelo comentário.

Curiosamente o tronco veio cá parar a casa mas trouxe-o um pouco contrariado pois não era bem o que queria, mas como não encontrei nada melhor lá trouxe este...

Quando o usei numa outra montagem anterior a esta fiquei bem contente por o ter trazido da loja, desde essa altura não tem falhado uma montagem neste aqua! Como dizem os dinossauros do rock "You can't allways get what you want... but if you try real hard, you get what you need!"

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comentário, seguem então umas fotos tiradas à pressa antes de sair de casa só para irem acompanhando o estado da coisa...

As fotos estão um bocado maradas no balanceamento de brancos mas a nabice do fotografo também é muita, fica a promessa de umas fotos melhorzitas e sem equipamento aquando da plantação total e definitiva.

 

dsc0042xu.jpg

dsc0054w.jpg

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente chegaram as anubias que faltavam...

3 vasos de anubias barteri var nana petit.

Agora já só alta arranjar eleocharis parvulus para preencher os espaços em falta e está pronto para as fotos...

 

PS: meti hoje carvao activado no filtro, vamos ver se tem o efeito desejado...

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens, estou a gostar de ver..

 

Essas pedras, são fantasticas..

 

Essa Lotus ai no meio... é que não sei..

Eu plantei a minha tambem no meio.. e cada dia está maior.. acho que vais tapar algo..

 

 

 

Boa continuação

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens, estou a gostar de ver..

 

Essas pedras, são fantasticas..

 

Essa Lotus ai no meio... é que não sei..

Eu plantei a minha tambem no meio.. e cada dia está maior.. acho que vais tapar algo..

 

 

 

Boa continuação

 

Obrigado pelo incentivo e pelo comentário :discuss_gathering:

A lotus tive essa mesma duvida... se a colocaria no meio das pedras (onde está) se a meteria à direita da pedra maior ou ainda se a meteria no sítio onde está mas mais chegada para trás (para o lado do hall).

 

A meu ver do lado direito da pedra grande tem um inconveniente que é tirar algum ênfase ao que pretendo ser o ponto focal (entre as duas pedras maiores) e correr o risco de criar inadvertidamente 2 pontos focais distintos o que não seria muito benéfico e iria criar alguma confusão no observador.

Vai ser deixa-la crescer para ver que efeito acaba por criar ali, em último caso retirá-la é sempre uma opção.

 

Este fds já deve de haver novidades pois já tenho novas plantas e em principio toda a disponibilidade para as plantar convenientemente. Continua a faltar a eleocharis mas lentamente a coisa está-se a compor.

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora então cá estão as fotos com a plantação praticamente completa...

Falta-me só arranjar eleocharis vivipara ou acicularis para meter atrás das pedras do lado esquerdo...

 

Fotos da vista da sala:

dsc0011xy.jpg

dsc0014tv.jpg

 

Foto vista do Hall:

dsc0033yk.jpg

 

Nova adição à flora:

Anubia barteri var. nana petit

dsc0031w.jpg

 

Como podem ver a água continua turva apesar de ter adicionado carvão activado à uns 2 dias (há que dar tempo ao carvao para cumprir a sua função), a ver se arranjo um clarificador de água líquido para adicionar ao aqua...

quanto ao equipamento a preguiça foi maior, talvez na proxima tpa retire para as fotos...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

Só para dar registo de algumas evoluções...

o aqua começa a ganhar a suas primeiras algas... em principio a salvação já vem a caminho pois já encomendei os fertilizantes. Até agora ainda não levou nenhuma fertilização e talvez por causa disso as bolbitis e as anubias começaram a ganhar sintomas de carencia de nutrientes...

Nas bolbitis nota-se que as folhas velhas entram em necrose ficando castanhas e acabando por se desfazerem e nas anubias também nas folhas mais antigas apareceram buracos orlados de castanho e algumas delas (as mais velhas) a começarem a amarelecer.

Assim à primeira vista falta de macro nutrientes, nomeadamente Potassio e Azoto, começa-se a sentir, provavelmente também associada a carencias de micro nutrientes e Magnésio.

 

Entretanto algas castanhas tipo filamentosas invadiram a eleocharis, mas nada que não seja resoluvel com umas tpa's e a fertilização acertada...

 

Registo também para 3 novas entradas, duas na flora Anubia barteri var. barteri e Nesae pedicellata e Neritinas natalaensis para equipa de limpeza.

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Costuma-se dizer que quem espera sempre alcança :)

 

Fotos só lá para o fim de semana que ainda tenho plantas por plantar, quando isto estiver composto elas aqui virão parar :discuss_gathering:

 

Abraço

 

EDIT: Português

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

Após 3 semanas sem tpa's nem fertilizações as algas castanhas desapareceram, mas em vez destas apareceram algumas filamentosas principalmente na eleocharis e na bobitis, a ver se começo a cumprir as rotinas de manutenção do aquario para a coisa ir ao sitio.

A espera foi maior do que a esperada... mas as fotos cá estão.

Não sairam grande coisa, ainda não consegui atinar com o balanceamento de brancos da máquina.

 

Já com a flora toda plantada, e com algumas alterações em relação às fotos anteriores.

 

As duas vistas principais do aqua:

(com a plantação actual a vista do hall ficou relegada para 2º plano dando mais enfase a vista da sala)

dsc0009cr.jpg

 

dsc0014ef.jpg

 

Nova introdução na fauna Neritinas Natalaensis.

dsc0016p.jpg

 

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.