Informação importante sobre montagem de aquários


Recommended Posts

O seguinte site recebe as medidas e dá várias caracteristicas do aquario incluindo tamanho do vidro e cortes.

 

http://www.garf.org/Tank/BuildTank.asp

 

 

O seguinte ajuda a montar um móvel para vários tanques (madeira)

 

http://www.angelsonly.com/Tank_rack.htm

 

Abraços

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Em relação ao site do aquário, penso que o coificiente de segurança da espessura do vidro é demais.

Eu não sei qual a espessura adequada para este o aquele aquário, mas quanto mais fino mais barato mais perigoso e quanto grosso mais caro e mais seguro.

Também existe a deformação da imagem quanto o vidro é grosso.

 

Assim no meu caso penso 6, 8, 10, 12 ou mais mm de espessura a diferença é significativa.

 

A quem sober qual a espessura do vidro para aquários com as seguintes dimensões aqui fica o meu pedido de ajuda:

 

1 - 59x59x(40 ou 50)cm

2 - 150x62x70cm

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Encontrei umas folhas de calculo em excel com formulas para calcular a espessua do vidro em relação a pressão hidroestatica.

Depois é só passar o valor para espessuras comerciais.

 

Mas existe sempre um mas... Qual o coeficiente a utilizar?

 

Na folha é proposto um coeficiente de uma situação de queda da decoração com o aquário cheio ao máximo ou de outro grande choque.

Sendo o coeficiente de 2,5 num site e de 3,5 noutro isto faz voltar ao início.

 

O aquário (agora de) 150x60x60 é de 10 ou 12 mm

O aquário de 59x58x49 é de 6 ou 8 mm

 

Isto conforme os dois sites qual é a vossa opinião segundo montagens já realizadas?

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola estou querendo montar um aquario de 90x50x50, gostaria de saber qual seria a espessura ideal p/ este aquario, tenho aqui vidro de 5mm, ele pode me servir ou é muito fino??

 

 

Ps. esta é minha primeira postagem, mas sempre estou lendo e aprendendo muito.

 

[]'s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitos de vocês já o saberão mas gostaria apenas de relembrar que o colapso de um aquário de 150 L pode ferir gravemente um adulto ou mesmo matar uma criança - lembremo-nos que se trata de vidros disparados sob uma pressão de mais de 100 Kg :oops:

 

Apesar de tudo, as espessuras indicadas pelo homempeixe parecem bem suficientes, até porque os aquários vendidos por aí normalmente têm bastante menos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o "MotarSolitario":

 

VIDRO DE 9 MM??? Só existe 8 e 10 mm

 

Para o "Curioso":

 

O "MotarSolitario" tem razão um aquário com essas dimensões é vidro de 10 mm ou...

 

8mm se tiveres reforços com tirantes de vidro no topo.

 

Eu recomendo-te se tiveres a começar a comprares um standart com calhas de plástico execpto se tiveres jeito para a bricolage

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitos de vocês já o saberão mas gostaria apenas de relembrar que o colapso de um aquário de 150 L pode ferir gravemente um adulto ou mesmo matar uma criança - lembremo-nos que se trata de vidros disparados sob uma pressão de mais de 100 Kg :shock:

 

Não é tanto assim: a pressão varia de acordo com a altura da coluna de água e não própriamente com a quantidade de água. Aliás, podes ter 100 litros de água contida apenas com pelicula aderente, e quem diz 100 diz todos os oceanos da Terra, haja espaço e película aderente suficientes.

 

Explosões catastróficas só mesmo nos filmes. Claro que alguém se pode cortar nos vidros, mas geralmente quem paga as favas são mesmo os peixes, os tacos, alcatifas e... o dono do aquário se calha a ser casado. Sobre este assunto li uma vez um relato impagável de um "herói" que ficou abraçado ao aquário enquanto a mulher carregava baldes de água. Infelizmente perdi o link para a história.

 

Para aqueles que querem construir aquários, vai uma dica:

Quando construo algum aquário (e já foram vários) utilizo sempre vidros de expessura diferentes consoante as dimensões de cada um. Os lados, uma vez que são relativamente mais pequenos e melhor apoiados levam sempre o vidro mais fino. A parte de trás, como está protegida fica com um intermédio e a frente, à cautela, leva sempre um mais grosso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

chtorm

 

penso k seja este a k te referes

 

(Publicado a 22-12-1999)

 

No sábado passado recebi o maior choque da minha vida com um aquário.

 

Estava eu muito bem ao PC quando oiço um chapinhar num dos aquários do escritório. Os chapinhares são comuns, especialmente no aquário dos americanos, muitas vezes são os oscares a pedir comida. Porém, o som tinha algo de pouco usual e fez-me levantar os olhos do PC. Havia alguma coisa brilhante dentro de água. Espantado, levantei-me e aproximei-me do aquário. Assim que o observei de perto compreendi o que se passava. Uma das barras de vidro superiores que prendem o vidro dianteiro ao vidro traseiro tinha descolado! Diante dos meus olhos uma segunda barra de vidro começou a descolar. Sem pensar segurei entre os braços o vidro superior e os vidro dianteiro. Embora fizesse força a pressão tornou-se maior e a terceira e última barra descolou. A tampa e o reflector caíram. A lâmpada continuou acessa, mesmo dentro de água! Mais uma vez sem pensar, larguei o vidro traseiro (continuei a fazer força no dianteiro) e desliguei o reflector. Entretanto a pressão vergava os vidros, por muito que eu os tentasse segurar.

 

Desatei a chamar a minha mulher que estava no quarto a dormir (eram 3 da manhã). Ao fim de três ou quatro minutos de berros, ela lá apareceu, ensonada. Pedi-lhe para desligar todas as fichas do aquário: aquecedor, reflector, filtros, etc. Entretanto o aquário ameçava rebentar a qualquer momento. A etapa 2, já comigo roxo de segurar os vidros, foi estender uma mangueira até à casa de banho e começar a sinfonagem. Entretanto a minha mulher foi para perto do quadro eléctrico com instruções para o desligar se o aquário viesse a dar si. A pouco e pouco a água foi descendo... finalmente o aquário ficou a um terço, os vidros já não vergavam. Pude respirar de alivio.

 

O vidro traseiro, porém, abanava um pouco: o seu silicone devia ter estado muito próximo de se ter soltado. O resto da noite foi passado a mudar os peixes para outro lado.

 

Esse aquário era o meu comunitário de americanos. Era o meu segundo aquário montado há mais tempo: ia fazer cinco anos montado. Tinha-o comprado a outro aquariofilista que por sua vez já o deveria ter há uns cinco anos. Ao todo, o aquário teria uns 10 anos mas isso, pensava eu, não seria motivo para esperar uma catástrofe dessas.

 

Todo o meu procedimento face à situação, embora tivesse resultado, foi muito perigoso. Os vidros poderiam ter quebrado, cortando-me bastante ou o silicone poderia ter acabado de descolar, criando um diluvio e electocutando-me. O mais prudente seria ter ido desligar o quadro, fechar a porta do escritório, abrir a porta da varanda para a água escorrer e preparar baldes e esfregões... o escritório ficaria transformado num pantano cheio de Oscares, Jack Dempseys e Nigros...

 

No meio de tudo isso apercebi-me de quão PERIGOSO pode ser um aquário em casa. O acidente poderia ter acontecido quando eu não estivesse em casa, ou quando estivesse a dormir, ou quando as minhas filhas brincassem nas proximidades. Xiça. Estas coisas são mesmo perigosas.

 

Eu NUNCA mais vou manter aquário em casa, acima de cento e poucos litros, sem tratar eu próprio de colar reforços adicionais e talvez mesmo uma moldura de aço. A minha fé na resistência dos aquários foi MUITO AFECTADA. O aquário era um TV 120 da Ecophile e tenho mais dois TV 120 montados no local onde está o meu fishroom. Já estive a analisar esses aquários (têm apenas um ano). O modelo é diferente daquele de há 10 anos atrás. Parecem mais resistentes. Em vez de três barras transversais só têm duas, mas bastante mais largas.

 

Um dos aspectos positivos dos aquários de fábrica é precisamente a qualidade da colagem, dado o equipamento especial utilizado. Porém, quando existe uma pressão forte durante 10 anos, as possibilidades do silicone ceder aumentam, como verifiquei. Aconselho todos os que pretendem manter grandes aquários em casa a planearem-no com MUITO cuidado, para que não se transformem em bombas relógio.

 

Aquários feitos à medida devem ter sempre uma espessura de vidro SUPERIOR à recomendada e reforços consideráveis na sua estrutura.

 

Além disso, um aquário não é eterno. O seu período de vida útil situa-se entre os 15 e os 20 anos. Talvez seja prudente reformar um grande aquário ao fim de 12 anos, reconvertendo-o, por exemplo, num aquário palustre.

 

Aquários acima de cento e poucos litros NÃO SÃO TRIVIAIS em termos de segurança, necessitam de um planeamento cuidado:

 

- Local da casa onde é colocado

 

- Suporte

 

- Construção do próprio aquário

 

 

 

Miguel

 

 

 

 

o link e

 

http://joaocb.planetaclix.pt/aquariofilia/...ario_fundo.html

 

 

abraço a todos

 

matrix69

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.