Malawi em 80cm...?


tfncruz

Recommended Posts

Boas!

Gostava de converter o meu plantado num Biotopo de Malawi. As medidas do aquário são 80x40x50 (160L).

Pensei em ter apenas uma espécie... acham que com esta largura e altura consigo manter duas?

 

Do pouco que conheço das espécies, gostei das seguintes:

Labidochromis sp. "hongi"

Labidochromis caeruleus

Pseudotropheus saulosi

Pseudotropheus sp. elongatus

 

Abraço e desde já obrigado pelas respostas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Gostava de converter o meu plantado num Biotopo de Malawi. As medidas do aquário são 80x40x50 (160L).

Pensei em ter apenas uma espécie... acham que com esta largura e altura consigo manter duas?

 

Do pouco que conheço das espécies, gostei das seguintes:

Labidochromis sp. "hongi"

Labidochromis caeruleus

Pseudotropheus saulosi

Pseudotropheus sp. elongatus

 

Abraço e desde já obrigado pelas respostas!

 

 

olá Tiago,

 

penso que num aqua com de 80x40 podes ter dois casais ou um casal e o trio, eles não se vão matar por isso. No entanto não irás disfrutar do comportamento espectacular destes peixes.

 

Eu tive ciclideos africanos num de 100cm com 3 casais e eles passavam quase o tempo todo escondidos nas tocas.

 

Malawi só apartir de 120cm. Para mim vale a pena investir em africanos, são lindos, resistentes e super interessantes.

cumprimentos,

 

Michel Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta!

 

Estou a pensar fazer o seguinte... em relação às espécies coloco um casal de Labidochromis caeruleus e um de Pseudotropheus saulosi. Estive a ver as fichas e parece que não são muito agressivos.

 

No entanto, para minimizar conflitos, vou criar duas zonas de rochas. Uma em cada canto do aquário. Com isto espero que os territórios dos casais fiquem assim opostos e o mais longe possível um do outro. Para minimizar ainda mais os conflitos vou abusar mais que o normal das valisnerias, fetos de java e anubias...

 

Acham que pode resultar...?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta!

 

Estou a pensar fazer o seguinte... em relação às espécies coloco um casal de Labidochromis caeruleus e um de Pseudotropheus saulosi. Estive a ver as fichas e parece que não são muito agressivos.

 

No entanto, para minimizar conflitos, vou criar duas zonas de rochas. Uma em cada canto do aquário. Com isto espero que os territórios dos casais fiquem assim opostos e o mais longe possível um do outro. Para minimizar ainda mais os conflitos vou abusar mais que o normal das valisnerias, fetos de java e anubias...

 

Acham que pode resultar...?

 

 

Tens que ter atenção a duas coisas, as fêmeas Saulosi e os caeruleus são amarelos e um pouco parecidos, é possível haver hibrismo entre essas espécies.

 

Não penses que ao fazer duas zonas com rochas vais reduzir conflictos, os mbunas machos também atacam as suas própias fêmeas ;) . Se houvesse conflicto só entre as duas espécies, seria uma coisa, ficava cada casalinho no seu cantinho e pronto...mas assim... só experimentando.

 

se não resultar mudas para tanganyka ;)

cumprimentos,

 

Michel Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu num aquário de 80cm, não metia mbunas.

Mas o meteres pelo menos, coloca só uma espécie e das mais pequenas.

Eu percebo porque dizes isso... mas custa-me imaginar que um aquário de 160L, só com um casal de peixes, fique interessante... Mas é uma hipótese...

 

Tens que ter atenção a duas coisas, as fêmeas Saulosi e os caeruleus são amarelos e um pouco parecidos, é possível haver hibrismo entre essas espécies.

 

Não penses que ao fazer duas zonas com rochas vais reduzir conflictos, os mbunas machos também atacam as suas própias fêmeas jcb_;).gif . Se houvesse conflicto só entre as duas espécies, seria uma coisa, ficava cada casalinho no seu cantinho e pronto...mas assim... só experimentando.

 

se não resultar mudas para tanganyka icon_wink.gif

E fica também muito "amarelo"! ;) Realmente não é uma boa opção... Também já pensei em colocar um casal de Saulosi e peacocks... vi algumas espécies que gostei muito. Mas sendo os mbunas mais agressivos talvez dê problemas... não?

Em relação ao tanganyka... já pesquisei e gostei de alguns peixes (por exemplo os Tropheus sp. "Black" (Pemba))... mas não são muito coloridos e isso desmotivou-me um bocado :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu percebo porque dizes isso... mas custa-me imaginar que um aquário de 160L, só com um casal de peixes, fique interessante... Mas é uma hipótese...

 

Mas a questão principal, e julgo que o objectivo de todos que mantém peixes, é tentar dar-lhes as melhores condições possíveis, julgo que isto sim é interessante, para quem mantém ciclídeos africanos.

 

E num aqua de 80cm, meteres duas espécies de mbunas, é errado. Assim que comeces a conhecer um pouco o seu comportamento e que os machos queiram acasalar, coitadas das fêmeas.

 

E já agora que filtragem estás a pensar colocar?

 

Eu num aqua de 80cm, apenas tenho uma colónia de conchículas, multies.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Nuno... claro que na base e em primeiro lugar está o oferecer as melhores condições aos peixes. Mas na minha opinião o que torna um aquário interessante não é só isso... é igualmente o jogo entre as rochas e as plantas, o contraste das suas formas e texturas, o(s) (des)nivelamento(s) do substrato, o background do aquário, o comportamento dos peixes, as suas cores, etc..., etc..., etc... longe de mim querer sacrificar a qualidade de vida dos peixes em prol de um capricho do meu olhar.

 

Gosto muito de malawi e só estou à procura de uma solução para poder montar um em 160l que seja minimamente interessante ao meu olhar. Mas já percebi que isso não é possível :P... acho que vou seguir o vosso conselho e pesquisar mais um pouco sobre o lago tanganyka.

 

Em relação à filtragem tenho um eheim ecco pro 300 que faz 750l/h e estava a pensar em acrescentar mais alguma coisa para dar uma pequena ajuda... talvez um eheim 2213?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já andei a pesquisar sobre o lago e as espécies de Tanganyika e a conclusão a que cheguei é que é sem dúvida melhor manter este aquário como mono espécie.

E sendo assim volto à minha primeira hipótese...

O que eu gostaria de fazer era um mono espécie mas em que pudesse manter as posturas dentro do aquário juntamente com os pais.

Acham que posso fazer isto com Pseudotropheus saulosi? Começar com os pais e deixar desenvolver uma pequena comunidade? Ou estou a dizer uma grande asneira...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já andei a pesquisar sobre o lago e as espécies de Tanganyika e a conclusão a que cheguei é que é sem dúvida melhor manter este aquário como mono espécie.

E sendo assim volto à minha primeira hipótese...

O que eu gostaria de fazer era um mono espécie mas em que pudesse manter as posturas dentro do aquário juntamente com os pais.

Acham que posso fazer isto com Pseudotropheus saulosi? Começar com os pais e deixar desenvolver uma pequena comunidade? Ou estou a dizer uma grande asneira...

 

Abraço

 

 

Acho que estás a dizer asneira! :bs_quesexclaim: Malawi não dá para fazer comunidades. O maximo que dá pra fazer é começar com um casal, depois quando tiverem crias e estes chegarem aos 3cm juntar

 

alguns ao casal.

 

Quando começares a distinguir o sexo dos bixos, desfazes-te dos machos todos e juntas mais 2 ou 3 fêmeas e formas um harém. (1M 4F) é o maximo que podes fazer!

cumprimentos,

 

Michel Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu optava por 3 especies:

 

Labidochromis caerules

Iodotropheus sperengereae

Pseudotropheus acei

 

Começavas com grupos de 5 juvenis. Tinhas aquario para 6-8 meses Depois optavas ou por comprar um aqua maior ou deixavas trios de caeruleus e sperengerae.

Eu ja tive ciclideos em aquas pequenos e resulta. Deves por pouca pedra, vallisnerias muitas e carregar no nº de peixes so assim consegues ter o aquario com pouca agressividade. Vais ter é muito trabalho com as TPA's pois essas nao podem falhar por preguiça se nao a qualidade da agua detriora-se depressa.

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

carregar no nº de peixes

 

Não que perceba muito de ciclideos, mas sobrepopular um aquário não me parece grande ideia. Mesmo com as TPAs frequentes. Ficam apertados e voltamos à questão da qualidade de vida dos animais.

 

Parece-me tentar adaptar a realidade à nossa vontade.

 

Acho que o tfncruz dentro das limitações de espaço que tem está a tentar ter em linha de conta primeiro os peixes e só depois a vontade pessoal. Daí continuar a pesquisar os dois lagos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não que perceba muito de ciclideos, mas sobrepopular um aquário não me parece grande ideia. Mesmo com as TPAs frequentes. Ficam apertados e voltamos à questão da qualidade de vida dos animais.

 

Parece-me tentar adaptar a realidade à nossa vontade.

 

Acho que o tfncruz dentro das limitações de espaço que tem está a tentar ter em linha de conta primeiro os peixes e só depois a vontade pessoal. Daí continuar a pesquisar os dois lagos.

 

 

Qualidade de vida seria deixa-los no malawi.

Tendo em conta o aquario, o mais importante é nao haver barbatanas rasgadas por agressividade e ter a agua em condições, esta é a minha opinião. Tambem ja verifiquei que a morte por lutas tanto pode acontecer em aquas pequenos como grandes pois metro e meio ou dois metros se houver disputa séria nao significa nada é ate a morte. Para alem disso o que ja foi aqui relatado é que em aquarios com pouca população os peixes são asustadiços se tiverem mais peixes a volta deles ficam mais confiantes e não tem medo cada vez que te aproximas do aquario.

Outra opção passaria por ter peixes dos dois lagos pela minha experiencia quanto menos parentesco entre as especies menor a agressividade.

De qualquer forma o que sugiro é uma opção temporaria que a longo prazo se o autor do topico nao achar que os malawi's valham a aquisição de novo aquario pode reduzir a fauna desfazendo-se de alguns peixes mas ao adquirir 5 de cada especie pode escolher trios ou casais e a probabilidade de agressividade e muito menor pois para alem de serem especies pacificas, ao entrarem em juvenis quando chegarem a adultos ja foram definindo territorios e hierarquias. A entrada de peixes adultos no aquario é sempre mais problematica do que juvenis

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas vossas respostas.

 

Já decidi o que fazer... não há problema nenhum em montar aqui um malawi desde que coloque juvenis no aquário. Contando que daqui a 3/4 meses compre um aquário maior. Ou seja, vou montar o aquário e vou colocar 5 juvenis saulosi.

 

João, tens toda a razão... primeiro estão as condições dos peixes. Mas neste caso em particular, como já referi em cima, não há problema porque irão ser juvenis e antes de se tornarem jovens/adultos já estarão num outro aquário. Também é verdade que uma das técnicas para diminuir a agressividade dentro do aquário é sobrepovoá-lo... Confesso que também me causa alguma confusão mas a verdade é que faz todo o sentido.

 

Eu optava por 3 especies:

 

Labidochromis caerules

Iodotropheus sperengereae

Pseudotropheus acei

 

São óptimas sugestões!! Mas eu queria mesmo colocar lá os saulosi... e devido à agressividade decidi que seriam só eles. Achas que não há problema em misturá-los, por exemplo, com os sperengereae e os acei?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas vossas respostas.

 

Já decidi o que fazer... não há problema nenhum em montar aqui um malawi desde que coloque juvenis no aquário. Contando que daqui a 3/4 meses compre um aquário maior. Ou seja, vou montar o aquário e vou colocar 5 juvenis saulosi.

 

João, tens toda a razão... primeiro estão as condições dos peixes. Mas neste caso em particular, como já referi em cima, não há problema porque irão ser juvenis e antes de se tornarem jovens/adultos já estarão num outro aquário. Também é verdade que uma das técnicas para diminuir a agressividade dentro do aquário é sobrepovoá-lo... Confesso que também me causa alguma confusão mas a verdade é que faz todo o sentido.

 

 

 

São óptimas sugestões!! Mas eu queria mesmo colocar lá os saulosi... e devido à agressividade decidi que seriam só eles. Achas que não há problema em misturá-los, por exemplo, com os sperengereae e os acei?

 

Abraço

 

Eu optava por sprengerae ate porque se o teu objectivo é mudares para um aqua maior, devido aos acei's crescerem muito rapido se optares por os adquirir depois do aquario grande estar montado rapidamente ficas com peixes adultos.

Com os sprengerae o crescimento como é mais lento ao adquirires juvenis ias esperar muito tempo. Pela minha experiencia em malawi's o que expressamente proibido em aquas pequenos é misturares machos adultos do genero cynotilapia, pseudotropheus ou metriaclima com padrão azul com barras o resultado é morte.

Se o proximo aquario que vais comprar for mesmo grande podes ja começar a pensar numa espécie de haplos para pores em crescimento nesse aquario assim quando tivesses o grande montado ja ia a meio crescimento.

Entre mbunas e haplos a agressifidade costuma ser praticamente nula ignoram-se.

 

Força com o projecto.

Editado por PGomes

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais