Aqua Medic - Anthias 120 (Aquário completo)


Recommended Posts

Boas pessoal!!

 

Gostaria de me iniciar na água salgada e montar um aquário de recife. Para isso tenho andado a ler os tópicos do forum e consultado algumas lojas mas antes de comprar o material necessário gostaria de me aconselhar com quem sabe para que tudo corra pelo melhor.

 

Gostei bastante deste modelo de aquário o Anthias 120 da Aqua Medic, segundo o logista "... um aquário que vem equipado com todo o material necessário ...e que no fim das contas não lhe sai mais caro".

 

Agradou-me este modelo pois toda a "tubagem e fios" estão escondidos e já vem com móvel. Assim, como não tenho experiência nenhuma em água salgada não tenho de comprar as várias peças em separado.

 

A minha questão está mesmo aqui, não sei se é a melhor opção em comprar tudo em conjunto ou em separado. Não sei se a Aqua Medic é uma boa marca e se em termos de peças para substituição arranjo com facilidade e será que vale o dinheiro? se mandar vir de fora pagarei muito de portes?

 

Agradeço imenso a vossa ajuda.

 

Deixo as caracteristicas deste aquário:

 

The Anthias 120 saltwater aquarium is a complete ready to use system comprising:

 

- aquarium c.120 x 60 x 60 cm,with black silicone joints

- cabinet with stainless steel frame

- Riff 500 under tank filtration system with Turboflotor 1000 motor driven protein skimmer

- Ocean Runner 3500 circulation pump

- illumination:

standard: T5 Sun Beam with 4 x 54 watt T5 fluorescent lamps

(3 x Ocean White 10000K, 1 x Ocean Blue)

option: aquaspacelight with 2 x 150 watt aqualine 10000 13000 ºK metal halide bulbs

and 2 x 24W blue Power Compact fluorescent lamps.

- finish in black, beech and silver

- gross volume c.430 l (112 gal)

 

Overall dimensions: 120 x 60 x 140 cm

Fonte: http://www.aqua-medic.de/index0.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião esse sistema vale pelo aquário, móvel, iluminação e bomba.

Para um aquário de recife esse filtro Riff 500 não me parece que sirva para nada e o escumador é muito fraco para essa litragem (já tive desses e sei como é :shock: ).

Agora, é tudo uma questão de preço. Deves fazer as contas pelos primeiros 4 itens que referi e comparar com o preço da aquisição em separado.

Boa sorte!

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um AquaMedic e estou-me a dar bem com ele.

 

Para quem quer a sala arrumadinha é o ideal mas tem sempre o "defeito" de não ser muito flexível...

 

Atenção à iluminação que escolheres. A standard da para pouco mais do que peixes.

 

GPG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado por partilharem as vossas experiências e conhecimento !!

Como já tinha referido vou iniciar-me na água salgada e não percebo nada do assunto.

 

João Cotter – Pensei que este aquário fosse bastante razoável uma vez que o preço já é bem alto (2900€ numa loja em Benfica).

 

Na verdade o que eu queria era um aquário de 120cm de comprimento bastante discreto de forma a esconder todo o material necessário (sump). Eu não me importo de comprar às peças em separado mas preciso de uma grande ajuda, pois não sei que equipamento e características comprar e onde comprar.

 

Pela vossa experiência, o filtro Riff 500 e o escumador para esta litragem “…não serve para nada…” isto quer dizer que não é uma boa compra uma vez que tinha de comprar mais material para este aquário?

 

Falando de coisas concretas, para gastar no máximo 3000€ e dando prioridade a um aquário de 120cmX60X60 430 L no máximo, que material devo comprar?

Acham que é preferível ter um aquário menos largo e alto para poder comprar mais material?

 

GPG o teu aquário é um Anthias 120? Já está montada à quanto tempo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já tinha referido vou iniciar-me na água salgada e não percebo nada do assunto.  

 

....Eu não me importo de comprar às peças em separado mas preciso de uma grande ajuda, pois não sei que equipamento e características comprar e onde comprar.

 

Pela saúde dos nossos animais e pelo crescimento SAUDÁVEL do nosso hobby...

 

Lá porque se pode "estoirar" 3000€ num aquário....

...não o faça sem primeiro saber o que está a fazer.... leia.... informe-se.... aprenda... os animais vão agradecer e você também...

 

Continuo sem saber como é que algum lojista responsável vende este tipo de equipamento a uma pessoa inexperiente sem primeiro lhe dizer pelo menos o que é o equipamento, para que serve!!!

 

É por essas e por outras....

www.reefforum.net - Aquariofilia Marinha em Português

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo sem saber como é que algum lojista responsável vende este tipo de equipamento a uma pessoa inexperiente sem primeiro lhe dizer pelo menos o que é o equipamento, para que serve!!!

Batemos no mesmo ponto: Será que a pessoa inexperiente perguntou primeiro? :shock:

 

 

Concordo por inteiro com o Ricardo no que ao aquário diz respeito. Para quem não sabe o que é Kalk, o que é calcio, o que é skimmer, o que é FOWLR, o que é precipitação, o que é, o que é, o que é, é um muito mau começo.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jmoreno

 

O meu Aq é um Percula 120.

 

Quanto ao resto, é verdade que convém um pouco de leitura antes de te aventurares neste hobby. Os peixes (e restante vida) agradecem e, em última análise, a tua carteira também.

 

De qualquer modo verás que há sempre gente aqui (muita gente mesmo) que tem o gosto de te ajudar. E, pelo que tenho lido, o João, o Hugo e o Ricardo até são desses que se interessam em ajudar. Afinal, se assim não fosse, para que serviria este forum? Só para desancar nos novatos?

 

Abraços e lê, muito, e quando achares que já chega, lê mais, pelo menos o dobro disso.

 

GPG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Concordo com o que foi dito até agora, mas em nada ajudamos o membro que tal como muitos quer iniciar-se nos salgados e tem muitas dúvidas.

 

Começando do início... acho que, tal como João diz, que esse sistema apenas vale pelo aquário, o móvel e a iluminação (neste caso a opção).

 

Na tal loja que mencionas poderás perguntar se te vendem as peças em separado - não tenho a certeza mas penso que isso é possível! Se assim for compras o aquário, o móvel e a iluminação (as HQI´s). Depois podes comprar um outro escumador - se quiseres da mesma marca, penso que um Shorty poderá ser uma boa opção. Se por outro lado queres investir noutra marca os Deltec e os H&S são excelentes opções (vê nos respectivos sites)

 

Terás então que pensar numa sump para colocar dentro do móvel que fará o mesmo que o sistema de filtração que a Aquamedic vende. Este sistema só serviria se quiseres montar um aquário de peixes, isto porque contêm na sua construção muitos componentes de filtração mecânica, que como poderás já ter percebido, não fazem sentido para um aquário de recife.

 

A Sump pode ser feita a partir de aquário antigo que tenhas ou pura e simplesmente encomendares uma já feita - ficas mais bem servido e com o espaço necessário para colocar os equipamentos.

 

Penso que com esta solução podes até fazer um pequeno refúgio na sump o que só te trará benefícios.

 

Espero ter ajudado! Sei que vais ter dúvidas, mas como não sei qual o teu nível de conhecimentos é dificil especificar as coisas! Por isso o que te peço é que coloques as dúvidas de uma forma estruturada e eu e outros concerteza te responderemos...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal!!

 

fiquei sem saber algumas coisas, nomeadamente a questão da iluminação que o aquario trás standard e a opção. Podem-me explicar a diferença?

 

Tive a fazer uns contactos para uma loja na alemanha que vende este modelo a metade do preço praticado em portugal e os portes sao cerca de 300€. acham que é seguro ? conhecem a underwater-world?

 

a outra questão é em relação à sump, a Riff 500 e o escumador. Este sistema leva um motores OR de 2550l/h. acham que é fraco?

devia de ser por exemplo um 150-F2001 Interno da H&S?

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Jmoreno,

 

Vamos por partes:

 

1. Aquário: Se queres um sistema "completo" pe bonitinho ara colocar na sala, de entre os aquários da Aquamedic, penso que é preferível o Percula 120 ao Anthias. Penso que é mais barato e tudo. Outras marcas haverá, mas não conheço tão bem.

O Percula (tenho um 90, mas é mto pequeno- melhor o 120) permite-te ter uma "mini-sump" atrás do aquário (sistema do 6º vidro, usando 10-15 cms de trás), sem teres o equipamento à vista e ter apenas filtragem natural. Para isso, basta retirares a esponja e as bioballs que vêm no aquário pondendo/devendo ocupar esses espaços com rocha viva.

 

2. Iluminação: vem com duas lâmpadas HQI 150 W de 10.000 a 13.000 kelvins (segundo eles, embora deva estar mais para os 10 que para os 13), que depois podes compementar com 2 T5 actínicas.

Para melhor perceberes as diferenças entre lâmpadas, consulta o tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=13665.

 

3. Escumador: é razoável, embora não seja excelente. Os melhores, segundo sei, são os H&S e os Deltec.

 

4. Bombas: o Percula vem com 3 bombas de 2.000 lts/h, de origem (penso eu) - 1 para repor a água no aquário, vinda da sump, que está colocada em baixo (como não tem que vencer a gravidade, a bomba de origem é suficiente), outra colocada a meio e outra no topo, para circulação, que estão na coluna do lado dto do aquário. Tudo junto, farão cerca de 6.000 lts/h de circulação. Não é suficiente, pelo que devem ser complementadas com, pelo menos, mais uma bomba de circulação à superfície, com o fluxo dirigido ao da bomba de superfície de origem. Adicionalmente, devem ser retirados os filtros de esponja que vêm com as bombas de circulação de origem (retiram-lhes força e prejudicam a filtragem biológica). O rácio de circulação (lts/h) deve situar-se na ordem das 20x a litragem do aquário, ou superior.

 

5. DSB (deep sand bed) - 6 a 10 cm. Preferencialmente, deves comprar areia viva, que já vem com muitos habitantes do "submundo" e vai-te permitir uma mais rápida maturação do aquário.

 

6. Rocha Viva - muita, muita. Não há rácios absolutos, mas deves apontar para 20% da capacidade total do aquário (kg de RV/lts do aq.). Quanto mais depressa o atingires, melhor. Se o ultrapassares, melhor ainda. Mas não te assustes, podes ir comprando a pouco e pouco (é, talvez, o maior investimento a fazer), desde que tenhas calma, também com a compra de habitantes para o aquário...

 

7. Equipa de limpeza: É muito importante. Nassarius, hermitas, turbo snails, etc. Faz uma pesquisa neste forum. Devem ser os 1ºs habitantes a ser introduzidos.

 

8. Água: Aconselho água natural (mar, por exemplo cabo raso, guincho)ou água de osmose inversa (OI). Não usar água da torneira, excepto se quiseres 6 meses (mínimo) de guerra com algas.

 

Espero não me ter esquecido de nada fundamental. Se tal acontecer, outros complementarão estas dicas

 

Alternativamente a comprar um sistema "completo" (nunca é completo..),

podes ir comprando as coisas em separado, por exemplo em 2ª mão (há mta coisa diariamente à venda neste forum) e fazes um móvel bonitinho debaixo do aquário para a sump e o equipamento. No final, se fizeres boas compras, ficas provavelmente melhor servido.

 

Abraços,

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais