Anitas Publicado Setembro 5, 2009 Publicado Setembro 5, 2009 Olá Tenho um aqua de 200l que já tentei remontar 1 vez por excesso de algas. não sei o que fiz de errado porque depois do aqua esvaziado, limpo e ciclado, uma semana depois de ter peixes ficou com mais algas do que tinha antes. Agora 6 meses depois as plantas têm uma camada de algas filamentosas que já nem deixam ver as plantas nem o fundo. É um aqua plantado com discus, co2 e ultravioletas. Na loja dizem que a única solução é remontar o aquario. A minha duvida é como fazer para que não voltem a aparecer logo algas (sei q elas vão aparecer tive este aqua 2 anos, com algas controladas). Da outra vez lavei e despejei o aqua e limpei o filtro. Podem ajudar-me, por favor? Citar
José Cruz Silva Publicado: Setembro 5, 2009 Publicado: Setembro 5, 2009 Que substrato tens? Citar Abraços Zé Néo
Anitas Publicado: Setembro 5, 2009 Autor Publicado: Setembro 5, 2009 Que substrato tens? Areão com um substrato da caixa redonda verde, não me lembro do nome, mas era o que tinha na 1ª versão do aqua e esteve 2 ou 3 anos sem grandes algas Citar
pedrioo Publicado: Setembro 5, 2009 Publicado: Setembro 5, 2009 Viva, Como tão os nitratos e fosfatos? Aumentou o tempo de luz ou intensidade de luz?... pode ser que passados os dois anos a qualidade da luz se tenha deteriorado e que esteja a promover as algas. As filamentosas são muito influenciadas pela iluminação. cumps Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Anitas Publicado: Setembro 5, 2009 Autor Publicado: Setembro 5, 2009 Viva, Como tão os nitratos e fosfatos? Aumentou o tempo de luz ou intensidade de luz?... pode ser que passados os dois anos a qualidade da luz se tenha deteriorado e que esteja a promover as algas. As filamentosas são muito influenciadas pela iluminação. cumps Olá os parâmetros da agua estão bem, e mudei as lâmpadas há 2 meses por lâmpadas iguais mas novas. Também tenho cianobacterias na superfície da agua. Obrigada, todas as ideias são bem vindas porque algo me escapou Cumprimentos, Citar
José Cruz Silva Publicado: Setembro 5, 2009 Publicado: Setembro 5, 2009 Ferropol? Isso é uma bomba para as filamentosas. O mais provável é que o teu areão não seja o mais indicado e o substrato fértil liberte demasiados nutrientes para a coluna de água. Ou retiras esse areão e substituis por um novo ou colocas uma camada por cima desse. Se quiseres deixar esse, não arranques as plantas pela raiz, corta o mais rente possivel junto ao substrato sempre de maneir a que não o revolvas muito. Nas primeiras semanas, é conveniente fazer muitas tpa's. Citar Abraços Zé Néo
Anitas Publicado: Setembro 5, 2009 Autor Publicado: Setembro 5, 2009 Obrigada a todos. tudo o que me disseram eu tentei antes de refazer o aqua pela 1ª vez. A minha duvida não é como me livrar das algas agora mas sim o que é que eu fiz errado ou deixei por fazer quando desmontei pela 1ª vez o aqua para 1 semana depois já ter mais algas do que tinha antes de o desmanchar. Haverá algum tipo de desinfecção ou qualquer coisa do género? despejar e lavar o aqua não chega? Da outra vez não chegou Cumprimentos Citar
José Cruz Silva Publicado: Setembro 5, 2009 Publicado: Setembro 5, 2009 Provávelmente o teu maior erro é a escolha do substrato, coloca aí o setup completo e uma foto para o pessoal poder opinar melhor. ...assim estamos apenas a mandar bitaites para o ar Citar Abraços Zé Néo
pedrioo Publicado: Setembro 5, 2009 Publicado: Setembro 5, 2009 (editado) Viva, Se for como foi dito e o substrato fértil estiver a libertar grandes quantidades de nutrientes na água, pode facilmente tornar-se só por si a causa do aparecimento de algas... Nem sabemos que plantas tem nem que quantidade... nem sabemos como está o co2... talvez uma foto ajudasse cumps Editado Setembro 5, 2009 por pedrioo Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
José Cruz Silva Publicado: Setembro 5, 2009 Publicado: Setembro 5, 2009 O substrato é irrelevante.. excepto para problemas com green water.É falta de CO2. Em que te baseias para dizeres isso? Citar Abraços Zé Néo
pedrioo Publicado: Setembro 5, 2009 Publicado: Setembro 5, 2009 Viva, E se tiver nitratos em 100 e fosfatos em 15? cumps Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Recommended Posts