Recommended Posts

Publicado

Olá

Tenho um aqua de 200l que já tentei remontar 1 vez por excesso de algas. não sei o que fiz de errado porque depois do aqua esvaziado, limpo e ciclado, uma semana depois de ter peixes ficou com mais algas do que tinha antes. Agora 6 meses depois as plantas têm uma camada de algas filamentosas que já nem deixam ver as plantas nem o fundo. É um aqua plantado com discus, co2 e ultravioletas.

Na loja dizem que a única solução é remontar o aquario. A minha duvida é como fazer para que não voltem a aparecer logo algas (sei q elas vão aparecer tive este aqua 2 anos, com algas controladas). Da outra vez lavei e despejei o aqua e limpei o filtro.

Podem ajudar-me, por favor?

Publicado:
Que substrato tens?

Areão com um substrato da caixa redonda verde, não me lembro do nome, mas era o que tinha na 1ª versão do aqua e esteve 2 ou 3 anos sem grandes algas :)

Publicado:

Viva,

Como tão os nitratos e fosfatos?

Aumentou o tempo de luz ou intensidade de luz?... pode ser que passados os dois anos a qualidade da luz se tenha deteriorado e que esteja a promover as algas. As filamentosas são muito influenciadas pela iluminação.

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:
Viva,

Como tão os nitratos e fosfatos?

Aumentou o tempo de luz ou intensidade de luz?... pode ser que passados os dois anos a qualidade da luz se tenha deteriorado e que esteja a promover as algas. As filamentosas são muito influenciadas pela iluminação.

cumps

Olá

os parâmetros da agua estão bem, e mudei as lâmpadas há 2 meses por lâmpadas iguais mas novas. Também tenho cianobacterias na superfície da agua.

Obrigada, todas as ideias são bem vindas porque algo me escapou :)

Cumprimentos,

Publicado:

Ferropol? Isso é uma bomba para as filamentosas. O mais provável é que o teu areão não seja o mais indicado e o substrato fértil liberte demasiados nutrientes para a coluna de água.

Ou retiras esse areão e substituis por um novo ou colocas uma camada por cima desse. Se quiseres deixar esse, não arranques as plantas pela raiz, corta o mais rente possivel junto ao substrato sempre de maneir a que não o revolvas muito. Nas primeiras semanas, é conveniente fazer muitas tpa's.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

Obrigada a todos. tudo o que me disseram eu tentei antes de refazer o aqua pela 1ª vez. A minha duvida não é como me livrar das algas agora mas sim o que é que eu fiz errado ou deixei por fazer quando desmontei pela 1ª vez o aqua para 1 semana depois já ter mais algas do que tinha antes de o desmanchar.

Haverá algum tipo de desinfecção ou qualquer coisa do género? despejar e lavar o aqua não chega? Da outra vez não chegou

Cumprimentos :)

Publicado:

Provávelmente o teu maior erro é a escolha do substrato, coloca aí o setup completo e uma foto para o pessoal poder opinar melhor.

...assim estamos apenas a mandar bitaites para o ar :)

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado: (editado)

Viva,

Se for como foi dito e o substrato fértil estiver a libertar grandes quantidades de nutrientes na água, pode facilmente tornar-se só por si a causa do aparecimento de algas...

Nem sabemos que plantas tem nem que quantidade... nem sabemos como está o co2...

talvez uma foto ajudasse

cumps

Editado por pedrioo

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:
O substrato é irrelevante.. excepto para problemas com green water.

É falta de CO2. :)

Em que te baseias para dizeres isso?

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!