iluminacao


jonas f

Recommended Posts

ola,

 

eu estou a montar um aqua de 180 l e g ja lhe coloquei uma lampada para as plantas que adquiri numa loja especializada e agora perciso de uma para me dar mais luz ao aqua existe algum problema em colocar uma lampada dita normal?

 

desde ja obrigado

 

cumps,

 

Joao Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Depende do que chamas uma lâmpada normal. Uma incandescente ou CFL daquelas amarelas para iluminação caseira tem muita energia na zona do vermelho, que vai provocar grande crescimento de algas.

 

Mas podes usar qualquer lâmpada comum, se tomares uma precaução: Vê a temperatura da cor. A indicada é luz branca, igual ou acima de 6400K. As lâmpadas normalmente têm indicação da temperatura da cor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Depende do que chamas uma lâmpada normal. Uma incandescente ou CFL daquelas amarelas para iluminação caseira tem muita energia na zona do vermelho, que vai provocar grande crescimento de algas.

 

Mas podes usar qualquer lâmpada comum, se tomares uma precaução: Vê a temperatura da cor. A indicada é luz branca, igual ou acima de 6400K. As lâmpadas normalmente têm indicação da temperatura da cor.

 

Mera curiosidade, esse valor de 6400K é para todos os aquários, ou para um de 180 l, como do Jonas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6400K é a cor da lâmpada. Não está relacionado com a litragem do aquário.

 

Esta é a cor mínima para colocar no aquário, lâmpadas abaixo disto emitem demasiada radiação vermelha e isso só é bom para as algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

A lâmpada não te prejudica as plantas.

 

Num aquário tens que ter uma boa quantidade de luz porque as plantas precisam dela para fazer a fotossíntese e crescer. Sem luz suficiente as plantas morrem e apodrecem.

 

A água absorve muita luz, por isso a iluminação tem que ser forte. Depende do tipo de plantas que queres manter.

 

Algumas são muito exigentes e tens que ter uma iluminação muito forte, do tipo 1 watt por litro. Com uma iluminação destas arriscas-te a ter problemas com algas e tens que andar sempre em cima da fertilização para evitar o desastre.

 

Outras plantas são menos exigentes e mais fáceis de manter com pouca luz. Com esta podes utilizar 0,5 watts por litro. A fertilização é mais fácil e uma asneira não resulta logo num desastre.

 

Percebi que tens uma lâmpada de 18W. Isso é claramente insuficiente para um aquário de 180 litros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Toda a luz que coloques no aquário ajuda à fotossíntese. Não percebo quando dizes que uma é para iluminação e outra para a fotossíntese. Podes explicar melhor e descrever as lâmpadas com pormenor?

 

Mesmo assim tens muito pouca luz, mesmo para plantas das mais fáceis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Toda a luz que coloques no aquário ajuda à fotossíntese. Não percebo quando dizes que uma é para iluminação e outra para a fotossíntese. Podes explicar melhor e descrever as lâmpadas com pormenor?

 

Mesmo assim tens muito pouca luz, mesmo para plantas das mais fáceis.

 

 

Eu talvez perceba o k ele quer dizer : Na ideia dele e de todos as plantas realizam fotossintesse com a luz do SOL! O k lhe faz confusao é que isso aconteça com a luz electrica daí ele ter dito que comprou uma lampada propria para plantas e outra so para iluminaçao pois na ideia dele as lampadas electricas normais nao ajudam na fotossintesse apenas iluminam.

cumps espero ter ajudado um pouco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

era exactamente essa a minha ideia, mas ja percebi que estava errado eu tenho duas lampdas e irei colocar mais outras duas.

 

penso que assim terei uma iluminacao melhor queria tmb adiantar que o meu aquario tem muita luz natural eu se desligar as lampadas do aquario continuo a ver muito bem os peixes e as plantas pois o aqua esta a tres metros de uma janela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

era exactamente essa a minha ideia, mas ja percebi que estava errado eu tenho duas lampdas e irei colocar mais outras duas.

 

penso que assim terei uma iluminacao melhor queria tmb adiantar que o meu aquario tem muita luz natural eu se desligar as lampadas do aquario continuo a ver muito bem os peixes e as plantas pois o aqua esta a tres metros de uma janela.

 

Cuidado com a luz solar directa no aqua pois as algas n tardam a apareçer . cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.