Limpeza da Areia de Silica


Recommended Posts

Boas...

Tenho o aqua montado e ciclado...

 

Tenho areão de rio e areia de silica...

 

A duvida e problema e que o meu ancistrus deixa aquilo tudo sujo... Tipo "fezes" =P

 

E na zona da silica nota-se muito e fica horrivel!?

 

A equipa de limpeza, o dito ancistrus e reds não me parece que façam questão de comer...

 

 

Tenho um aspirador de fundo daqueles normais que se vendes nos hipermercados...

 

Mas se aspiro com isso lá se vai a areia toda!

 

 

Soluções? Truques?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Eu tenho areia de sílica. Uso um sifão manual para tirar a água e limpo assim a areia. Ao pôr a entrada perto da areia sobe o lixo e a areia de sílica fica no fundo. Se encostar ao fundo então aí sim perde-se areia. Portanto deixar o sifão a um dedo de tocar no fundo.

 

Para já foi a melhor maneira que encontrei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Areia de silica tem sempre a tendência de ficar suja e nota-se logo.

 

Se for só para retirar as ditas "feses" como disse o João resulta muito bem, no meu uso uma mangueira de ar (tipo co2) em vez do sifão para não ter que repor água todas as vezes que faço esse tipo de limpeza.

 

Se for para a manter sempre a areia branca, neste aquario fazia o seguinte:

1x mês (depende do estado do aquário, ao inicio da montagem era em todas as TPA's) retirava as zonas de areia sujas com o sifão para um balde e deixava em lixívia enquanto fazia a TPA, depois enxaguava e adicionava 5ml de aquatan da sera (anticloro), passava novamente por agua e voltava a por de volta no aquário, resultado areia sempre branca!

 

Cumprimentos, Luís

Editado por luismoniz
Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.