pH teima em não baixar


fcp4ever

Recommended Posts

Boas...

Tenho o aqua montado à uma semana e segundo alguns membros já o devo ter ciclado visto que aproveitei o areão e os troncos de outra montada...

 

 

O problema agora está no pH... Não baixa dos 7,5!

 

Já pus aqueles acidos que se vendem por aí mas mesmo assim nada!...

 

O que fazer?

 

Agradecido.

NS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Tenho o aqua montado à uma semana e segundo alguns membros já o devo ter ciclado visto que aproveitei o areão e os troncos de outra montada...

 

 

O problema agora está no pH... Não baixa dos 7,5!

 

Já pus aqueles acidos que se vendem por aí mas mesmo assim nada!...

 

O que fazer?

 

Agradecido.

NS

 

nao tens la dentro nada que suba o ph? umas pedras calcarias ou assim

 

que tipo de areao é?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao tens la dentro nada que suba o ph? umas pedras calcarias ou assim

 

que tipo de areao é?

 

Areão normal do rio e areia de silica..

 

Tenho dois troncos que já tinha no outro aqua...

 

No outro aqua o pH sempre foi assim para o alto (7,0)

 

...

 

Mas agora queria por neons e rasboras arlequins que exigem um pH mais baixinho não?

 

Por volta dos 6,5 - 7,0...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao puseste la pedras novas? ou algo do genero?

 

o areao é o mesmo que usavas?

 

com que ph sai a aga da torneira?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao puseste la pedras novas? ou algo do genero?

 

o areao é o mesmo que usavas?

 

com que ph sai a aga da torneira?

 

Só pus mesmo a areia de silica... O resto do areão era o que usava...

 

Estranho ou talvez não... A água da torneira está com um pH de 6...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tem que haver ai algo que te faz subir o ph...

 

se no outro tinhas o ph neutro e usaste MESMO o mesmo areao... entao nao pode ser daí...

 

que eu saiba, a areia de silica é tao inerte que ate chateia...

 

os troncos supostamente ajudam a baixar... a agua sai com 6

 

tens que ter ai qualquer coisa escondida... que te faça isso

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se tiveres ai um factor que aumente, tudo o que faz baixar fica a ser temporario...

 

eu tinha o meu aqua todo montado...

 

depois vim a descobrir que o areao era o culpado! e dizia mesmo na embalagem que nao alterava o ph... mas eu tinha-o sempre alto...

 

soluçao, desmontei tudo...

 

faz assim, pega em tuperwares que haja ai em casa...

 

metes um tuperware so com agua e areao.

 

outro so com agua e silica

 

outra so com agua e outro componente que tenhas ai, para descobrires o que te faz subir

 

eu fiz isto tambem porque tenho medidor de ph electronico, ou seja, nao gasto dos testes...

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para baixar o ph recomendo que use co2.

O ph do meu aquário sem o co2 é de 7,5 agora com o co2 a bombar está a 6,5 o que é ideal para o que quero.

Juntar químicos para acidificar o aquário só desequilibra o sistema do mesmo, por isso não recomendo.

E a água que sai da torneira sai com co2 dissolvido nela, por isso é que contém um ph ácido por isso para não restar duvidas enquanto ao ph da torneira, deve de deixá-lo em repouso num recipiente por umas horas e depois mede-o outra vez e veja qual o ph que dá....

E o ph que resultar dessa experiência que deve de ser o mesmo que deve de ter no aquário.

Faça essa experiência e depois poste os resultados para ver se era esse o problema...

 

 

 

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Farei isso...

Eu tenho andado a juntar acido mas não tenho notado alteração nenhuma...

 

Obrigado pela ajuda

É normal... e ainda bem. Há um factor de resistência natural, a água tem compostos que naturalmente resistem às variações de pH, chama-se efeito tampão. Ainda bem, pois caso contrário, à mínima variação de "qualquer coisa" terias grandes alterações de pH. Cuidado com a adição de acido, pois quando esgotares o efeito tampão o pH vai baixar drasticamente e aí... adeus peixes! ;)

 

Não adiciones ácidos nem esses produtos para baixar pH, é dinheiro gasto e/ou um grande risco.

 

pH=7,5 em Setúbal é normal (é o que tenho sem adições). O outro membro de Setúbal já te disse o motivo pelo qual ele sai da torneira com pH mais baixo e depois sobe.

 

A utilização de CO2 é uma forma viável, mas tem que se acautelar que não seja em excesso (há tabelas que relacionam CO2xpHxkH, estão relacionados).

 

7,5 também não é um pH muito alto, mais vale isso e estável do que estares com pH que está sempre a flutuar.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para baixar o ph recomendo que use co2.

O ph do meu aquário sem o co2 é de 7,5 agora com o co2 a bombar está a 6,5 o que é ideal para o que quero.

Juntar químicos para acidificar o aquário só desequilibra o sistema do mesmo, por isso não recomendo.

E a água que sai da torneira sai com co2 dissolvido nela, por isso é que contém um ph ácido por isso para não restar duvidas enquanto ao ph da torneira, deve de deixá-lo em repouso num recipiente por umas horas e depois mede-o outra vez e veja qual o ph que dá....

E o ph que resultar dessa experiência que deve de ser o mesmo que deve de ter no aquário.

Faça essa experiência e depois poste os resultados para ver se era esse o problema...

 

 

 

 

cumps

 

Fui a uma loja aqui no centro comercial DUFA e o dono da loja disse-me o mesmo!... Que com o CO2 o pH descia... Ainda pensei que tivesse sido bluff mas pelos vistos!...

 

Entretanto vim a casa e vi a tua mensagem!... Voltei a loja e encomendei um kit CO2 que está para chegar durante esta semana... Espero resolver o problema!...

 

Logo à noite irei fazer a experiência para medir a agua da torneira depois de repousar...

 

Obrigado pela ajuda a TODOS!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

A água da torneira sai a 6 e depois fica a 7,5?...só tens areão e troncos.. areia de sílica...de certeza que é areia de sílica? não será antes areia de coral? Se for de coral está descoberta a causa. Ou então é desse areão "normal". Acho boa ideia fazeres os testes de:

1º recipiente com areão e água da torneira

 

2º recipiente com areia de "silica" e água da torneira

 

3º recipiente só com água

 

Dá umas mexidelas nos areões de vez em quando... deixa um dia e depois mede o ph.

 

Essa do co2 na torneira não me convence.

 

Antes de comprar o kit de co2 devias ter procurado a causa da subida do ph....

Foste logo para a solução mais cara. Primeiro informa-te e depois então toma uma decisão...As opiniões dos lojistas podem ser inocentes ou não.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa do co2 na torneira não me convence.

 

Boas

 

Olha que é verdade...

Então porque é que o ph da água em repouso umas horas não é o mesmo (mais básico) do que com o ph da água que sai directamente da torneira (mais ácido)?

E ja vi outros posts em que havia membros que também o diziam...

 

 

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui a uma loja aqui no centro comercial DUFA e o dono da loja disse-me o mesmo!... Que com o CO2 o pH descia... Ainda pensei que tivesse sido bluff mas pelos vistos!...

 

Entretanto vim a casa e vi a tua mensagem!... Voltei a loja e encomendei um kit CO2 que está para chegar durante esta semana... Espero resolver o problema!...

 

Logo à noite irei fazer a experiência para medir a agua da torneira depois de repousar...

 

Obrigado pela ajuda a TODOS!

 

Boas

 

 

É uma loja simpática essa do DUFA, em os senhores lá são bem simpáticos (até ja me ofereceram uma planta...) é pena é ser pequenita e com poucos produtos, e um bocado pó carote.

Quando não encontro lá o que quero, vou à Aquarioreef que lá encontro de certeza, e é um bocado mais barato e com maior escolha, tanto de vivos como de materiais...

É verdade, o co2 baixa o ph.

Mas o meu co2 é caseiro, é muito mais barato do que o co2 de botija mas também esse é bem melhor...

Pois o ph que sai da água da minha torneira anda à volta de 6,0 mas depois de deixar a água em repouso, esta já fica com um ph de 7,5 facto que se deve ao co2 dissolvido na água da torneira ter desaparecido!!

E o co2 ajudou, não só as minhas plantas como também nos parâmetros da água. ;)

 

 

 

cumps

Editado por fabio j

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

É uma loja simpática essa do DUFA, em os senhores lá são bem simpáticos (até ja me ofereceram uma planta...) é pena é ser pequenita e com poucos produtos, e um bocado pó carote.

Quando não encontro lá o que quero, vou à Aquarioreef que lá encontro de certeza, e é um bocado mais barato e com maior escolha, tanto de vivos como de materiais...

É verdade, o co2 baixa o ph.

Mas o meu co2 é caseiro, é muito mais barato do que o co2 de botija mas também esse é bem melhor...

Pois o ph que sai da água da minha torneira anda à volta de 6,0 mas depois de deixar a água em repouso, esta já fica com um ph de 7,5 facto que se deve ao co2 dissolvido na água da torneira ter desaparecido!!

E o co2 ajudou, não só as minhas plantas como também nos parâmetros da água. ;)

 

 

 

cumps

Essa mesmo. Mas não sei se foste lá nos ultimos tempos... Aqui à uns tempos só tinham uns aquarios à porta... Agora está maiorzinha!...

 

Os preços, é mesmo e é pena!...

 

Também conheço a AquarioReff, muita variedade mesmo =P

 

Vou hoje buscar o kit CO2... Estavam à espera que chegasse hoje...

E olha, mesmo que não altere o pH bem às plantas faz!...

 

Aquilo para se fazer a introdução no aqua não é preciso tirar peixes e assim?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Estou muito curioso com essa da variação do pH da água torneira quando em repouso.

 

Para introduzir os peixes é só meteres o saco com os peixes 15 min no aqua a boiar. Isto para igualar a temperatura. Depois vais deitando pequenas doses de água intervalada, até o saco ficar com o dobro do volume de água inicial. Depois os peixes já estão aclimatizados. Não recomendo nada em deitar a água do saco para dentro do aqua porque pode trazer bactérias e parasitas. O melhor é retira-los com uma rede...assim passas só os peixes e deitas a água da loja fora. Quando escolheres os peixes toma atenção ao seu aspecto. Não compres peixes magros nem com pontos brancos salientes (íctio).

 

Abraço

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Estou muito curioso com essa da variação do pH da água torneira quando em repouso.

 

Para introduzir os peixes é só meteres o saco com os peixes 15 min no aqua a boiar. Isto para igualar a temperatura. Depois vais deitando pequenas doses de água intervalada, até o saco ficar com o dobro do volume de água inicial. Depois os peixes já estão aclimatizados. Não recomendo nada em deitar a água do saco para dentro do aqua porque pode trazer bactérias e parasitas. O melhor é retira-los com uma rede...assim passas só os peixes e deitas a água da loja fora. Quando escolheres os peixes toma atenção ao seu aspecto. Não compres peixes magros nem com pontos brancos salientes (íctio).

 

Abraço

 

Boas pedrioo...

Realmente a água da minha torneira voltou aos 7,5 depois de estar a noite em repouso!...

 

Devo-me ter exprimido mal... No que me referia com a introdução... Era com a introdução do CO2...

O Kit ainda não tinha chegado... Chega amanhã perto da hora de almoço!

 

Segundo o senhor são uns kits que se recarrega!... Não conheço!...

 

O que perguntava é se colocava logo o co2 a bombar ou se convinha tirar os peixes do aqua e deixar aquilo a bombar algum tempo e depois voltar a por os peixes..

 

Os peixes já estão no aqua!...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Estou muito curioso com essa da variação do pH da água torneira quando em repouso.

 

Já agora, importas-te de explicar porquê?

 

Para introduzir os peixes é só meteres o saco com os peixes 15 min no aqua a boiar. Isto para igualar a temperatura. Depois vais deitando pequenas doses de água intervalada, até o saco ficar com o dobro do volume de água inicial. Depois os peixes já estão aclimatizados. Não recomendo nada em deitar a água do saco para dentro do aqua porque pode trazer bactérias e parasitas. O melhor é retira-los com uma rede...assim passas só os peixes e deitas a água da loja fora. Quando escolheres os peixes toma atenção ao seu aspecto. Não compres peixes magros nem com pontos brancos salientes (íctio).

 

Abraço

Acho que não percebeste a pergunta que foi colocada... não se trata da introdução de peixes...

 

Agora como resposta ao que se perguntou, não é necessário retirar os peixes, mas é necessário ter cuidado com a injecção de CO2. O melhor é começar por injectar bem menos que o "recomendado" e ir subindo. (evita-se variação demasiado brusca para os peixes e injecção em excesso).

 

Também não podemos injectar CO2 a mais. Para se dosear é possíver ter uma noção do CO2 dissolvido conhecendo o KH e o pH. FCP4ever, consulta uma tabela pHxCO2xkH para saberes qual o pH que podes ter, em condições de segurança, para os peixes. (é que o pH, indirectamente e em função do kH é uma forma indirecta de se saber o CO2 dissolvido).

 

É claro que essa tabela não é "chapa 5", pois o pH depende de outros factores, mas dá-te uma ideia, especialmente se não estiveres a usar turfa ou similares.

 

Se tiveres dúvidas pergunta.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Devo-me ter exprimido mal... No que me referia com a introdução... Era com a introdução do CO2...

O Kit ainda não tinha chegado... Chega amanhã perto da hora de almoço!

 

aaaaaaaaahhh ok! sim podes meter logo a funcionar... mas tens que ter cuidado porque aquilo faz mesmo variar o ph. Os peixes suportam bem a variação de ph mas se meteres muito co2 a concentração pode ser letal. Por isso é que deves consultar este quadro e controlar assim o co2. Não deves exceder os 30 ppm

 

Abraço

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é pois é a nossa agua está nos 7,5 (ha tempos nao era assim). Há praí um ano que não fazia testes de nada, mas agora como tenho o 2º aqua a acabar de ciclar decidi testar tudo. O aqua principal está nos 7.0 mas tem co2 de garrafa. O problema surge em baixar o ph do 2º aqua mas sendo um aqua para reproduçao a injecção de co2 não é de todo viavel. Acho que vou experimentar colocar um pouco de turfa no filtro. Para quem tenta acidificar a agua sugiro que façam tpa's pequenas e não as façam desnecessariamente so por fazer, se não vá de meter (7,5) la para dentro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Já agora, importas-te de explicar porquê?

 

Porque não acho normal a existência de níveis tão altos de CO2, na água da rede, que façam com que o ph baixe de 7,5 para 6,0. Se tivesse uma dureza de 1ºkH precisaria de cerca de 30ppm de CO2 para haver uma baixa dessas. Com esses valores não seria preciso grandes agitações para que se "soltasse" da água. Queria por isso perceber o que se está a passar. E se é do CO2, de onde é que vem tal concentração? Será outra coisa?... o meu objectivo não é contrariar ninguém, é simplesmente entender o facto.

 

Abraço

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

 

Porque não acho normal a existência de níveis tão altos de CO2, na água da rede, que façam com que o ph baixe de 7,5 para 6,0. Se tivesse uma dureza de 1ºkH precisaria de cerca de 30ppm de CO2 para haver uma baixa dessas. Com esses valores não seria preciso grandes agitações para que se "soltasse" da água. Queria por isso perceber o que se está a passar. E se é do CO2, de onde é que vem tal concentração? Será outra coisa?... o meu objectivo não é contrariar ninguém, é simplesmente entender o facto.

 

Abraço

Tenho, na zona, um aquário só com vidro, pH=7,5.

 

Também podemos ter em conta que, sendo os nossos testes pouco fiáveis, as diferenças não sejam tão elevadas como as apresentadas. (eu não medi à saída da torneira).

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nao sou um quimico mas nao é so o co2 julgo eu...

 

o cloro e outras substancias tambem evaporam e o cloro altera a dureza certo? alterando a dureza podera alterar o ph...

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.