Recommended Posts

boas pessoal axo que tenho o que se chama cianobacterias no meu aqua

tenho o areao a começar a ficar castanho, e nos vidros mas so aparçeu hoje

e vejo uns bixos minusculos a andarsobre a rocha e nao sei o que é

gostava de saber se as cianos matam podem matar algum dos meus corais

e como acabar com elas cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal axo que tenho o que se chama cianobacterias no meu aqua

tenho o areao a começar a ficar castanho, e nos vidros mas so aparçeu hoje

e vejo uns bixos minusculos a andarsobre a rocha e nao sei o que é

gostava de saber se as cianos matam podem matar algum dos meus corais

e como acabar com elas cumps

se poderes coloca algumas fotos para te podermos ajudar melhor

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se poderes coloca algumas fotos para te podermos ajudar melhor

cumps

 

 

boas nao tenho maquina aqui comigo para poder tirar

eu so quero saber como acabar com elas?

e se sao prejudiçiais para os corais

cump

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas nao tenho maquina aqui comigo para poder tirar

eu so quero saber como acabar com elas?

e se sao prejudiçiais para os corais

cump

 

 

Se forem mesmo ciano e cobrirem os corais vão dar cabo deles,

porque lhe tapam a luz, só por causa disso.

 

Tenta fazer uma muda de agua de 10 % ou aspirar as algas.

Quanto mais aspirares melhor.

Carlos

Fiquem Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se forem mesmo ciano e cobrirem os corais vão dar cabo deles,

porque lhe tapam a luz, só por causa disso.

 

Tenta fazer uma muda de agua de 10 % ou aspirar as algas.

Quanto mais aspirares melhor.

 

basta fazer uma muda e aspirar?

e acabo com elas?

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se forem mesmo ciano e cobrirem os corais vão dar cabo deles,

porque lhe tapam a luz, só por causa disso.

 

Tenta fazer uma muda de agua de 10 % ou aspirar as algas.

Quanto mais aspirares melhor.

 

tenho a ideia que coral saudável não ganha algas, embora as cyanos não sejam bem uma alga...mas sim bactérias.

Se será possivel corais saudáveis apanhar cyanos já não sei...algas muito dificilmente.

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho a ideia que coral saudável não ganha algas, embora as cyanos não sejam bem uma alga...mas sim bactérias.

Se será possivel corais saudáveis apanhar cyanos já não sei...algas muito dificilmente.

 

eu nao noto cianos em cima dos corais mas sim sobre o areao e a rocha

fica um pouco feio

e nao sei a melhor maneira de acabar com elas estou agora a fazer uma muda de 30 litros um pouco mais d 10 % ~

nao sei se ajudará

cump

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nao noto cianos em cima dos corais mas sim sobre o areao e a rocha

fica um pouco feio

e nao sei a melhor maneira de acabar com elas estou agora a fazer uma muda de 30 litros um pouco mais d 10 % ~

nao sei se ajudará

cump

 

aponta as bombas de circulação para os cianos que eles soltam-se, depois aspira e vai fazendo as tpa's semanalmente. demora algum tempo mas acabam por desaparecer :thumbdown2: cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aponta as bombas de circulação para os cianos que eles soltam-se, depois aspira e vai fazendo as tpa's semanalmente. demora algum tempo mas acabam por desaparecer :thumbdown2: cumprimentos

 

 

quanto tempo pode levar ?

e isso impede a introdução de vivos?

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto tempo pode levar ?

e isso impede a introdução de vivos?

cumps

no meu caso os cianos só me apareceram após a introdução dos vivos. não faço ideia de quanto tempo pode demorar, no meu aquário de vez em quando ainda lá tenho de ir aspirar o areão ou o vidro, mas é ir aspirando e fazer as tpa's que certamente irão desaparecer.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no meu caso os cianos só me apareceram após a introdução dos vivos. não faço ideia de quanto tempo pode demorar, no meu aquário de vez em quando ainda lá tenho de ir aspirar o areão ou o vidro, mas é ir aspirando e fazer as tpa's que certamente irão desaparecer.

 

cumprimentos

 

 

ok obrigado

mas entao nao impede a introdução de vivos desde que aspire e faça t.p.a regularmente?

certo?

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok obrigado

mas entao nao impede a introdução de vivos desde que aspire e faça t.p.a regularmente?

certo?

cumps

 

 

Os vivos até podem ajudar a eliminar! No entanto, faz muitas TPA´s, no decorrer do tempo, não faças logo num dia tudo mas sim em vários dias... Pouco muitas vezes!

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os vivos até podem ajudar a eliminar! No entanto, faz muitas TPA´s, no decorrer do tempo, não faças logo num dia tudo mas sim em vários dias... Pouco muitas vezes!

 

 

o que xamas pouco?

o aqua tem 275 litros

quantos litros e quantas vezes?

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que xamas pouco?

o aqua tem 275 litros

quantos litros e quantas vezes?

cumps

 

 

De início visto que tens cianos aconselho 20litros diários para ai...

 

 

Quando eliminares as algas , podes mudar 15% dá água que tens no teu aqua!

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Para se perceber porque razão surgem as cianobactérias e como as manter controladas ao ponto de não se tornarem visíveis convém primeiro perceber o que elas são por isso chamar-lhes de algas não me parece o melhor caminho a seguir na sua resolução.

 

Como o próprio nome indica, cianobactérias são bactérias fotossintéticas e o seu aparecimento é normal nos primeiros tempos de vida de um aquário exactamente pelo facto de que as colónias de bactérias benéficas que compoem a filtragem biológica ( nitrificantes, desnitrificantes; mais as desnitrificantes) ainda não se encontram correctamente estabelecidas e em número suficiente para haver consumo dos compostos orgânicos ( NO3, PO4 orgânico/inorgânico) e portanto não há competição alimentar suficiente para inibir o desenvolvimento das cianobactérias.

 

O aparecimento de cianobactérias é anormal quando se dá em aquários estabilizados e isso quer dizer que houve/há compromisso da flora bacteriana, pelo que medidas devem ser tomadas no sentido de repor o equilíbrio bacteriano de modo a voltar a haver competição e inibição das cianobactérias.

 

Neste caso, o aquário é recente portanto é normal o seu aparecimento até que se estabeleça um equilíbrio na filtragem biológica de modo a que o PO4 em ambas as formas seja devidamente consumido. As TPAs ajudam no sentido de reduzir o PO4 inorgânico mas o PO4 orgânico permanece no aquário, seja na areia ou na rocha e aí se vai acumulando. TPAs diárias, no início do aquário, servem apenas para agravar a situação uma vez que fazem mais mal que bem; removem mais bactérias benéficas do que as cianobactérias quando é preciso que as bactérias benéficas fiquem no sistema, se instalem na rocha e areia sob forma de nichos e se reproduzam de modo a poderem competir com as cianobactérias.

 

O mais indicado a fazer é deixar o aquário completar a sua ciclagem e monitorizar os parâmetros da água através de testes. Quando estes acusarem apenas NO3 e PO4, estabelecer-se um regime de manutenção com TPAs semanais de 10% através da aspiração das manchas de cianobactérias durante o tempo que for preciso. As bombas devem ser direcionadas de modo a perturbar a fixação e colonização das cianobactérias sob a forma de nichos na areia e no substracto mas não é isso que as faz desaparecer. O seu desaparecimento cabe, em última instância, à competição directa entre o equilíbrio de bactérias nitrificantes/desnitrificantes e as cianobactérias. O seu desaparecimento pode demorar uma semana, um mês ou até mais. O escumador, água utilizada na reposição da água tirada ( água salinada/água do mar), quantidade de alimento que se coloca no aquário, circulação, são tudo factores que influenciam a reposição do equilíbrio biológico e inibição das cianobactérias.

 

O equilíbrio biológico pode ser conseguido de uma forma natural com tempo e paciência ou pode ser conseguido de uma forma induzida através de métodos probióticos com paciência e conhecimento. O tempo nestes últimos está francamente mais reduzido.

 

Nunca mas nunca usem antibióticos como Eritromicina e outros! É a pior emenda que o soneto! Não só destróiem as colónias de cianobactérias como pulverizam completamente todas as outras bactérias benéficas que compoem a filtragem biológica e o resultado, a médio prazo, é novo aparecimento de cianobactérias ao ponto de colonizarem o aquário todo em questão de dias uma vez que a cultura de bactérias nitrificantes/desnitrificantes não existe.

 

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas neste momento os resultados dos meus teses (os mais basicos)

estao assim:

PH:8.2/8.4

AMONIA:0

NITRITOS:0

NITRATOS:5/10

 

ja tenho uns pézitos de xenia,actinodiscus e um frag de um coral duro que me ofereçeram, tambem tenho eremitas, cherithis, nassarios e turbos

axam que deva introduzir o primeiro peixe?

umm chromis ou um ocelaris?

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas neste momento os resultados dos meus teses (os mais basicos)

estao assim:

PH:8.2/8.4

AMONIA:0

NITRITOS:0

NITRATOS:5/10

 

ja tenho uns pézitos de xenia,actinodiscus e um frag de um coral duro que me ofereçeram, tambem tenho eremitas, cherithis, nassarios e turbos

axam que deva introduzir o primeiro peixe?

umm chromis ou um ocelaris?

cumps

 

 

introduzi hoje um ocelaris e um chromis..

vamos ver como se dão

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais