Recommended Posts

Publicado

Boas, há uns dias notei que umas escamas do meu betta estão a perder a cor e num dos lados entre a barbatana e a guelra apareceu uma bola saliente branca. Ele come e meche-se bem mas parece que a "bola vai aumentando", ele está num aquário com 22,5L, com termoestato marcando os 31º, oxigenador e filtro. Estou alimenta-lo com Tropic Mix flocos da AquaPet e com bettagran da SERA. Acho estranho ele comer enquanto está, ou, parece doente.

Estou muito preocupado.

obrigado

Publicado:

Com essas fotos não é fácil ver o que ele possa ter.

Vê lá se alguma das seguintes doenças encaixa nos sintomas dele, eu apostaria na Saprolegniose ou doença do algodão.

Ver se aparece aí alguém mais entendido em doenças de bettas, mas pelo que explicaste as que me parecem encaixar melhor são as duas abaixo.

Boa sorte!

""""

Costiose ou costia: esta doença é causada por vários protozoários, e o peixe apresente sintomas de corpo com aspecto esbranquiçado ou nebuloso, falta de apetite e presença de ramificações vermelhas nas nadadeiras em aquários com algum movimentos na agua costuma localizar-se nas correntes existentes com uma natação ininterrupta, caso não exista nenhuma corrente este ficam junto ao fundo ficando com uma cor apática e uma vez por outra nadam bruscamente para a superfície para respirarem. E em alguns casos extremos perda de tecido que poderá ficar em carne viva.

Tratamento: é adicionado na água aquário infectado um bom produto durante o tempo necessário para o tratamento dos fungos (esha 2000)

Saprolegniose ou doença do algodão: O peixe apresenta tufos semelhantes a algodão na superfície do corpo especialmente na região da boca e olhos e também desenvolvem-se nas brânquias, é derivada por uma bactéria chamada de “flexibater” esta ao penetrar na pele do peixe libertam enzimas que acabam no apodrecimento do tecido em causa, e se for o caso de infecções nas brânquias os peixes morrem rapidamente por asfixia. É uma doença altamente contagiosa espalhando-se facilmente pelo aquário.

Tratamento: com um antibiótico em conjunto a um bom fungicida e logo que detectada a doença (esha2000)

""""

Publicado:

Parece-me a segunta, mas o que eu estranho é que ele come bem, e vi que se for ao pé das branquias matava-o por asfixia e ele já vai nisto à duas semanas. Pensei que fosse ictio, então subi a temperatura para os 31ºC e adicionei uma colher de chá, mas sem melhoras.

Publicado:

Normalmente todas a lojas tem isso, mas a SERA também medicação para as mesmas doenças, mas não sei os nomes.

Vais à loja e explicas os sintomas do peixe, eles dão-te o mais indicado da SERA.