Ajuda com sump


xuixo

Recommended Posts

Bom dia pessoal.

 

Estes ultimos dias tenho me fartado de pesquizar neste forum e realmente aqui há praticamente todo o tipo de informação sobre praticamente qualquer tema relacionado com a aquariofilia. Estão todos de parabens. :P

 

Pelo que andei a pesquizar, o pessoal com aquários maiores e principalmente o pessoal com aquários de agua salgada em vez de ter filtros externos tem "SUMP". Pelo que me apercebi funciona melhor que um filtro externo, é mt mais barato e tem a GRANDE VANTAGEM (pelo menos para mim) de permitir esconder a tralha toda fazendo com que não seja necessário ter cabos e afins a passar atrás do aquário.

 

Ontem fui ao Aki e em troca de 31 euros vim de lá com um tubo de silicone para aquários e os vidros necessários para montar um sump com 50 x 20 x 30 (C x L x A (30 litros)) que supostamente deve ser suficiente para o meu aquário de 300L. Ao fim de duas horitas já tava pronto faltando agora só fazer o teste de estanquicidade mas só lá para domingo pq ainda não passaram 48 horas (apesar do silicone estar praticamente seco ao fim de 8 horas).

 

A minha duvida neste momento é a seguinte:

 

1º O que é o overflow e como funciona (já li alguns topicos sobre isso mas ainda não consegui compreender o funcionamento ;) ) ?

2º Que matérias filtrantes devo comprar para um biotópo lago malawi?

3º Qual a ordem pela qual as devo meter?

4º Qual a potencia da bomba que devo comprar sendo que do fundo do sump até à base do aquário são 70 cm's e até ao topo do aquário são mais 60 cm's?

 

Desculpem a carrada de perguntas mas isto é tanta coisa que para quem não percebe nada disto, conseguir montar um aquário é uma aventura!

 

Agora algumas fotos da minha obra prima de ontem:

 

Técnica de espaçamento:

IMAGE_027.jpg

 

IMAGE_026.jpg

 

IMAGE_028.jpg

 

IMAGE_029.jpg

 

Saúdinha...

Rui Rodrigues

 

 

 

 

 

EDIT: Já agora se alguém me souber explicar como é que posso fazer para alterar a forma como se vê o forum a mim dava-me uma grande ajuda. Dantes em cada topico apareciam os posts todos seguidos mas agora aparece só o primeiro post e a seguir uma lista de todos os outros. Eu preferia da forma anterior.

Editado por xuixo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Xuixo,

 

Bem vindo forum, vou responder-te à última questão, em relação às outras deixo para os mais experientes: no canto superior direito do tópico poderá clicar onde diz opções, escolhe a opção padrão.

 

Beta

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Sump ficou com bom aspecto. Em relacao a bomba, uma que faca entre 1500 e 3000 l/h. A eheim tem umas compact, o modelo 3000, salvo erro faz a capacidade que falo. Sao silenciosas e muito forte, elevam ate 3 metros.

 

Se vais fazer isso por overflow, tens que procurar muito bem e informar-te, porque pelo que tenho lido nao é muito simples de se manter equilibrio.

 

Eu ja tive sum a funcionar no meu aquario, e era furado o que facilitava muito as coisas, ja que nao havia problemas de transbordar nem na sump nem no aquario.

mesmo assim desisti da sump por causa do barulho da agua a cair e a chatisse que era manter a torneira na posicao correcta para evitar o barulho...

 

se e para teres no quarto e com agua doce nao me parece que tenhas feito a melhor escolha. um bom filtro externo e estavas mais bem servido.

 

Se fosse para agua salgada acho que fazias bem....

 

 

mas isto é so a minha opiniao... e vale o que vale... eh eh eh :confused4:

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mesmo assim desisti da sump por causa do barulho da agua a cair e a chatisse que era manter a torneira na posicao correcta para evitar o barulho...

 

 

Barulho da água a correr?

 

aqui

 

Hum! Não ouço nada.

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Betarato, mas isso não sai nada para fora do aquario. Estou a falar das tubagens de descida para uma SUMP que esteja, por exemplo, em baixo do aquario.

 

Ai sim, há "soluções", como o já muito referido DURSO, mas que também não é facil de controlar. Geralmente é usada uma torneira no tubo da queda, de modo a limitar o fluxo para que o tubo esteja sempre cheio de agua e não se faça o barulho de uma queda de agua. Mas a regulação desse fluxo não é facil. Não podes fechar de mais porque vai ter demasiada agua no aquario, não pode estar demasiado aberto porque se não lá volta o problema do barulho...

 

Como disse, já tive uma sump por baixo do aquario, com tubos "fixos", ou seja aquario furado e não gostei. Ficou tudo montado para a eventualidade de um dia ter agua salgada, e ai sim, parece-me que faz mesmo muita falta. Logo no modo de retirar a agua do aquario até à quantidade de equipamento que se usa e se pode esconder numa sump.

 

Mas lá está.... é a minha opinião e experiencia... há montes de gente que tem Sump e não quer outra coisa. Eu não.

 

Em relação ao filme, se não há "quedas" de agua, que me parece o caso é natural que não haja barulho... Mas se fores a uma loja de aquariofilia que tenha sumps (essas tem sempre as torneiras abertas de modo a não intupir) ouves barulho ... e muito...

 

 

Xuixo, em relação ao preço, o vidro realmente fica mais barato, mas se comprar o overflow novo, pelo que vi são uns 50 euros, mas já vi por ai projectos muito bons em que com tubagens PVC conseguiram o mesmo efeito e mais barato. Mas para além disso ainda tens a bomba, que (aquela que indiquei) são uns 60 euros. Mais as materias filtrantes e uns acessórios que necessites e passas-te facilmente os 100 euros.. ou até 150... e por esse preço costuma haver pessoal a vender filtros excelentes e em bom estado.

 

Continua a ser a minha opinião... :character0050:

 

Fica bem

 

EDIT:

 

Isto não é só melgar a malta...

 

http://www.aquariofilia.net/forum/lofivers...php/t87248.html (overflow de baixo custo)

Editado por Tiaago
DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gostei da explicação!

 

O que significa que uma sump incluída no aquário não é o mesmo que uma sump separada, mesmo que tenha o mesmo fim.

 

Já agora, o overflow, ainda não entendi muito bem qual o seu desempenho/funções (não irá este dar-me jeito um dia também a mim).

 

Beta

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Overflow, serve para "passar" agua do aquario principal para sump. Funciona com base no principio de sifão. Ferras o Overflow e enquanto o tubo estiver dentro de agua, e o nivel de agua for mais alto no lado da saida de agua, este "puxa" agua, é o mesmo principio que se usa quando fazemos a sinfonagem do fundo do aquario. Tal como esta no link do meu post anterior, isto tinha o problema que quando a bomba parava, o sifão não parava e havia inundação. Ourtro problema, é que se evitasses o primeiro problema (colocando a saida de agua junto ao topo da coluna de agua), quando desferrava porque a bomba parava, quando voltasse a trabalhar, o overflow não ferrava sozinho, a agua não ia para a sump ... e inundação, ou até bomba queimada...

 

Mas nesse link, estes problemas estão resolvidos. O ideal é furar o aquario, ou no fundo e por os tubos ao nivel que se quer a agua ou então na lateral/traseira com o furo no nivel que se quer a agua.

 

Há empresas que vão furar o aquario a casa, se não me engano cerca de 25 euros com deslocação e tudo. mas é na zona de liboa que conheço. Não é recomendado furar sem experiencia e sem ferramentas certas, sob pena de vidro partido e montes de chatisses...

 

 

Imagens valem mais que 1000 palavras... explicação do Overflow...

 

http://images.google.pt/imgres?imgurl=http...sa%3DN%26um%3D1

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

bem vindo ao forum.

 

A sump tem inúmeras vantagens (na minha opinião) sobre a filtragem externa. As principais são:

 

1) A mais evidente é que aumentas o volume de água no sistema, aumentando a estabilidade de todo o sistema;

2) como disseste (e muito bem) podes esconder toda a panóplia de aparelhagem dentro da sump, evitando que fique à vista no aquário

3) se for suficientemente grande, podes até montar um refúgio que pode funcionar como 2º aquário para peixes jovens, etc.

 

infelizmente nem tudo é perfeito... também tem algumas "chatices"... muitas delas já se falou aqui, principalmente:

 

1) precisas de arranjar uma forma de fazer a água "cair" do aquário para a sump, tipicamente com uma overflow ou furando o aquário. Eu nunca tive overflow, mas creio que tem evidentes limitações em termos do caudal que pode transportar... sempre furei os meus aquários para tubagem de 50 mm (até é uma brutalidade). Como se falou, a água a "cair" pelo tubo faz barulho porque entra ar no tubo. podes minimizar isso instalando uma torneira em PVC... fechando a torneira passa menos água e mantém-se o tubo cheio de água... infelizmente não é fácil de controlar o ponto da torneira onde passe água suficiente (caso contrário a sump "seca", ou seja, a bomba deixa de ter água para tirar da sump para o aquário) e que não faça barulho! Este, para mim, é o factor mais incomodativo de uma sump.

 

quanto ao teu projecto, acho que uma sump de 30 lts para um aquário de 300 é MUITISSIMO pouco!!! vais entender isso quando a puseres a funcionar... a quantidade de água que vai levar é muito pouca e (a não ser que tenhas uma bomba com muito pouco caudal) a bomba vai secar... devias considerar uma sump que levasse, mais ou menos, 90 e tal litros (cerca de 1/3) do total de água do aquário.

 

já falei demais :) quanto à tua questão da capacidade da bomba de retorno, dir-te-ia que depende muito do que queiras fazer com o aquário... se fôr para ciclideos africanos recomendo-te que consideres uma bomba que debite, no mínimo, 4.000 ltrs /h (depois quando eleva a 70 cms ou 1 metro nunca faz 4.000... deve ficar-se pelos 3.600 ou 3.400 ltrs/h) para um caudal desses, na minha opinião, a tua sump é pequena.

 

deixo-te, ainda, as seguintes ideias:

 

- Lembra-te... a regra de ouro de uma sump é garantir que o volume de água que entra na sump (vindo do aquário) é MAIOR do que o volume de água que a bomba consegue tirar! parece parvo mas é verdade! nunca tentes "equilibrar" os níveis de água, porque nunca vais conseguir.

 

- Em termos de fitragem, circulação a mais nunca fez mal a ninguem! para aquários de ciclideos, pensamos sempre em ter pelo menos 10x mais circulação por hora do que o volume que o aquário leva... se o teu aquário leva 300 lts, pela regra deves ter uma bomba que debite, pelo menos, 3.000 ltrs/h.

 

- se decidires furar o aquário... muito cuidado! não é fácil... se o decidires fazer pesquisa bem! se não furares com uma broca de tamanho adequado, nunca vais conseguir arranjar tubos para esse diametro!

- outro conselho... se decidires fazer tú a canalização... opta por PVC e não percas tempo à procura em AKI's e outras lojas de bricolage... não têm nada que te possa ajudar, em especial os "passa muros" e tubagem em PVC para colar... recomendo-te que vás directo a uma loja especializada em PVC. pesquisa aqui no forum... encontras posts com as moradas. se precisares, mando-te MP com algumas sugestões.

 

por fim (isto já vai longo)... boa sorte e não desesperes... depois de bem feita e instalada, uma sump é o melhor que podes ter no teu aquário.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom...

 

Tal como aconselharam, já montei uma nova sump desta feita com 74 x 34 x 34 (+/- 85 litros) e mandei vir uma bomba Eheim Compact+ 5000 que tem um caudal regulavel entre 2500 e 5000 ltrs/h. Em relação ao overflow já tá tudo entendido e já tenho os planos para montar um em acrilico o que me vai permitir evitar o furo no aquário.

 

Aqui está a minha mais recente obra:

 

IMAGE_031.jpg

IMAGE_032.jpg

IMAGE_033.jpg

IMAGE_034.jpg

 

Continuo no entanto com algumas duvidas como:

 

1º Que matérias filtrantes devo comprar para um biotopo lago malawi?

2º Qual a ordem pela qual as devo meter na sump?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º Que matérias filtrantes devo comprar para um biotopo lago malawi?

2º Qual a ordem pela qual as devo meter na sump?

 

fizeste uma excelente opção pela Eheim...

 

sobre as tuas perguntas, ficam as minhas sugestões:

 

vendo o sentido de circulação da água na tua sump, eu colocaria em primeiro lugar umas esponjas grossas... faziam a primeira filtragem mecânica dos residuos... Estas esponjas encontras em lojas especializadas em aquariofilia... normalmente acho-as caras. O que faço é comprar esponjas para banho no supermercado, coloco-as de molho em água quente e uso directamente. nunca tive problemas.

 

sobre as matérias filtrantes, a seguir às esponjas podes usar:

 

- cerâmicas (não sei se já viste, são uns canudos em cerâmica próprios para filtragem biológica. Existem de várias marcas e com preços dispares... quanto mais porosa for a cerâmica mais cara é! quanto mais porosa fôr melhor se instalam as bactérias no filtro;

- Bioballs (umas bolas num material semelhante a borracha com uns "picos", próprias para que se fizem as bactérias benéficas.

 

dá uma olhada aqui na secção de venda... às vezes há pessoal que as vende e são mais em conta do que nas lojas.

 

 

não vale a pena usar muita coisa na sump... garante filtragem mecânica ( com as esponjas) e biológica (com as cerâmicas ou bioballs). no final, imediatamente antes da bomba, podes usar uma lã própria para filtragem (existem uns pacotes de 250 Gr ou 500 gr) para te "apanhar" as particulas mais pequenas.

 

Existem, também, à venda uns "sacos" para se colocar À entrada da sump (normalmente no final tubo que trás a água do aquário) que possuem uma rede (ou umas fibras) que retêm as particulas maiores que x microns (normalemente 2 ou 5). podem substituir ou complementar as esponjas. não acho que valha a pena, porque te fica mais caro.

 

espero ter ajudado.

 

força no projecto.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.