Baixar PH


pink_nano

Recommended Posts

Boas!

 

Este vai ser o meu primeiro tópico no Fórum. Tenho lido tudo que encontro sobre este tema do PH mas creio não estar a repetir-me...

 

Na segunda-feira passada montei um aquário com material que tinha lá em casa e adicionei um areão novo.

Lavei-o muito bem mas, tolice minha, não verifiquei que efeito teria ele na água da torneira... (não se preocupem... ainda não tenho peixes e estou a fazer tudo com muita calma...)

 

Resumindo... a água sai a 7.0 e o areão transforma-a nuns orgulhosos 8.0...

 

Enfim... Depois de muito pensar, não sei bem como, deu-me para verificar o PH da água após passar pela "caneca/filtro" que tenho em casa para purificar a água da torneira para beber...

O resultado é... 5.0!!

 

Pensei eu... é maravilhoso!! Não precisarei de comprar água engarrafada ou andar à procura de uma fonte com água com um PH mais baixo...

 

Mas terá este processo alguma contra-indicação para os peixes ou plantas?

 

Aguardo os vossos comentários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Este vai ser o meu primeiro tópico no Fórum. Tenho lido tudo que encontro sobre este tema do PH mas creio não estar a repetir-me...

 

Na segunda-feira passada montei um aquário com material que tinha lá em casa e adicionei um areão novo.

Lavei-o muito bem mas, tolice minha, não verifiquei que efeito teria ele na água da torneira... (não se preocupem... ainda não tenho peixes e estou a fazer tudo com muita calma...)

 

Resumindo... a água sai a 7.0 e o areão transforma-a nuns orgulhosos 8.0...

 

Enfim... Depois de muito pensar, não sei bem como, deu-me para verificar o PH da água após passar pela "caneca/filtro" que tenho em casa para purificar a água da torneira para beber...

O resultado é... 5.0!!

 

Pensei eu... é maravilhoso!! Não precisarei de comprar água engarrafada ou andar à procura de uma fonte com água com um PH mais baixo...

 

Mas terá este processo alguma contra-indicação para os peixes ou plantas?

 

Aguardo os vossos comentários.

 

 

8.0 é muito alto e 5.0 é muito baixo... e infelizmente nao basta juntar as duas para fazer media aritmetica.

 

a agua tem um valor, que é o kh, que esta relacionado com uma capacidade de tamponamento, ou seja, de absorver a acidez da agua, ajudando a ficar alcalina.

 

eu comprei um areao que dizia que nao mexia no ph e vi ha 2 dias que afinal mexe, e muito... a soluçao é que vou ter que desmontar tudo!!!!!!

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8.0 é muito alto e 5.0 é muito baixo... e infelizmente nao basta juntar as duas para fazer media aritmetica.

 

a agua tem um valor, que é o kh, que esta relacionado com uma capacidade de tamponamento, ou seja, de absorver a acidez da agua, ajudando a ficar alcalina.

 

eu comprei um areao que dizia que nao mexia no ph e vi ha 2 dias que afinal mexe, e muito... a soluçao é que vou ter que desmontar tudo!!!!!!

 

Não posso mesmo utilizar o areão, então?

E se substituir toda a água passando-a primeiro pelo filtro? Entrando a 5.0 no aquário terá tendência a subir novamente aos 8.0?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não posso mesmo utilizar o areão, então?

E se substituir toda a água passando-a primeiro pelo filtro? Entrando a 5.0 no aquário terá tendência a subir novamente aos 8.0?

 

nd disto é garantido

 

estou a contar a minha experiencia pessoal

 

a agua sai da minha torneira a 7.7. ja cheguei a adicionar agua do garrafao, com ph 6.4, e ela ir para o 7.6 (que é o valor do aquario) em menos de 24horas, por causa do areao...

 

o que vou ter que fazer é desmontar tudo para tirar o areao... infelizmente... ja tenho o aqua ciclado e tudo!!! imagina..

 

o que podes fazer é tentar... imagina que o ph fica a 7.5 por exemplo, podes ter guppis, mollys, e coisas do genero...

 

tambem depende do ph dos peixes que queres colocar... agr, o mais provavel é a capacidade de tamponamento da agua, juntamente com o areao, levarem-te isso la pos 7.8 ou assim num instante

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre colocar um tronco, que baixa o nível do PH (não esquecer de o ferver). Juntar as duas águas pode não fazer uma média porreira, mas se baixar um pouco, já é uma ajuda. Com o tronco, podes obter um resultado mais satisfatório.

 

Experimenta tirar um pouco do areão e meter umas gotas de limão ou vinagre e se fizer bolhinhas, é porque o areão é calcário e faz subir o PH. Se for o caso, atendendo que a água da torneira já tem um PH altito, podes considerar trocar o areão...

 

Presumo que ainda não meteste pedras ou conchas ou algo do género não é? Se sim, faz o mesmo teste e vê o resultado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o ph da minha zona ( seixal) é entre 7.5 e 8. Antes quando queria montar um aqua novo usava garrafões e outras aguas com ph's mais baixos mas o ph ficava sempre mais basico do que o que devia. Agora como tambem tenho mais calma e tambem não passo muito tempo em casa uso água da torneira normalmente e ponho tudo a funcionar no aqua normalmente durante 1 mês Mês e meio e a água estabiliza sempre 6,5ph~7ph, isto sem usar turfa negra nem troncos etc. Provavelmente Tenho tido sorte ou então simplesmente ocorre algo que o estabiliza que não compreenda. :music_singguitar: PS: mesmo nesse periodo de tempo sem peixes introduzo comida no aqua para ajudar o ciclo dos micro organismos metais pesados etc...

Fuck Google, ask me!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, bem este também é o meu primeiro post, e é assim, estou a verificar que tenho o mesmo problema...

 

Tenho um aquário de mais ou menos 100 litros, há cerca de um ano ( devidamente ciclado), Guppys, mollys, Platys etc. que infelizmente não se aguentam muito tempo ( um mês, dois meses) ( o único que se aguentou mais tempo foi um tubarão labeo, que entretanto a semana passada tive que o dar ao meu vizinho pois fazia umas perseguições danadas a todos os outros peixes que fossem assim mais para o escuro, tipo mollys etc) Também já tive corydoras que chegaram a meter ovos que depois os outros comeram, mas pronto o problema que encontro é o mesmo aqui relatado..

 

A água que meto no aquário tem um PH de 7, 7 e pouco. Mas ao fim de uns dias sobe para 8. Problema encontrado o AREÃO!!

 

Solução que tenho feito, de vez em quando adiciono um produto para baixar o PH e volta aos 7, por mais uns dias até ir devagar até aos 8.

 

Já meti dois troncos no aquário e o problema persiste. Talvez com uma diferença de dois ou três dias.

 

Tenho andado a ler e a solução que li nalguns sites é a de aumentar o KH, usando por exemplo bicabornato de sódio. Mas também li que isso ia aumentar o PH, coisa que não queria que acontecesse uma vez que gostaria de manter o ph nos 7, 7 e pouco.

 

Se alguém souber responder a esta minha questão agradecia, já agora gostaria de deixar aqui os meus parabéns ao fórum por reunir tanta gente e tanto experiências, sobre aquariofilia, obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se o problema é o areao, a maior soluçao é mudar o areao... é o que vou fazer este fim de semana.

 

infelizmente

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começo achar que são problemas a mais com areão a subir o pH , ou vocês compraram todos o mesmo areão ou algo não está certo.

 

A melhor forma é testar o areão, dois recipientes (se possível iguais), um com areão e outro sem nada, encher de água da torneira, medir pH e depois fazer medições do pH 12 em 12h ou 24 em 24 h....

 

Não basta colocar areão num copo e testar, pois não se tem base que sirva de comparação....

 

Além de que a água da torneira leva químicos que tb fazem o pH se tornar estável, passado algumas horas em repouso acaba por evaporar e o pH altera-se.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começo achar que são problemas a mais com areão a subir o pH , ou vocês compraram todos o mesmo areão ou algo não está certo.

 

A melhor forma é testar o areão, dois recipientes (se possível iguais), um com areão e outro sem nada, encher de água da torneira, medir pH e depois fazer medições do pH 12 em 12h ou 24 em 24 h....

 

Não basta colocar areão num copo e testar, pois não se tem base que sirva de comparação....

 

Além de que a água da torneira leva químicos que tb fazem o pH se tornar estável, passado algumas horas em repouso acaba por evaporar e o pH altera-se.

este foi o modo que usei para testar...

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas e desculpem a ignorância, se aumentar o KH e tamponar o PH da água não resolve o problema?

Não seria uma maneira de evitar a mudança do areão ( caso seja este o responsável pela subida do PH?)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas e desculpem a ignorância, se aumentar o KH e tamponar o PH da água não resolve o problema?

Não seria uma maneira de evitar a mudança do areão ( caso seja este o responsável pela subida do PH?)

 

Pois... Ainda estou verde em questões de Kh...

Vou estudar bem o tema e fazer umas experiências, já que ainda não tenho peixes...

Se não resultar, então resta-me a ingrata tarefa de desmontar tudo...

 

Há que ter paciência, verdade? Quero encontrar o equilíbrio perfeito sem quimicos ou aditivos de forma a não causar grandes oscilações de valores...

Quero uns peixinhos saudáveis e felizes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começo achar que são problemas a mais com areão a subir o pH , ou vocês compraram todos o mesmo areão ou algo não está certo.

 

A melhor forma é testar o areão, dois recipientes (se possível iguais), um com areão e outro sem nada, encher de água da torneira, medir pH e depois fazer medições do pH 12 em 12h ou 24 em 24 h....

 

Não basta colocar areão num copo e testar, pois não se tem base que sirva de comparação....

 

Além de que a água da torneira leva químicos que tb fazem o pH se tornar estável, passado algumas horas em repouso acaba por evaporar e o pH altera-se.

 

Entendo... Mas a verdade é que o elemento novo que introduzi foi mesmo o areão, daí partir do princípio que é o causador... O restante "material" provinha já do aquário, que esteve montado até há aproximadamente um ano, sempre com valores de ph de 7.0... Estou a montá-lo novamente mas "apeteceu-me" mudar um bocadinho de visual e comprei o areão... Asneira grande foi não o ter testado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começo achar que são problemas a mais com areão a subir o pH , ou vocês compraram todos o mesmo areão ou algo não está certo.

 

A melhor forma é testar o areão, dois recipientes (se possível iguais), um com areão e outro sem nada, encher de água da torneira, medir pH e depois fazer medições do pH 12 em 12h ou 24 em 24 h....

 

Não basta colocar areão num copo e testar, pois não se tem base que sirva de comparação....

 

Além de que a água da torneira leva químicos que tb fazem o pH se tornar estável, passado algumas horas em repouso acaba por evaporar e o pH altera-se.

 

Boas

 

Também me aconteceu isso há uns tempos, e também utilizei esta técnica para ver se era o areão a causa do aumento do ph.

Temos que ter em atenção que quando tiramos a água da torneira, esta traz co2 dissolvido e quando a pomos em repouso o co2 sai da água, fazendo com que aumente o ph.

Por isso sempre que fizerem este método deixem a água repousar e depois fazer a tal experiência.

Aconteceu-me isto comigo, o ph aumentava sempre com o areão dentro de água, por isso fiz um copo só com água e o outro com o areão e a água juntos no mesmo recipiente e aí sim, medi os valores de ph dos dois recipientes passado umas horas e vi que realmente o ph da água sem o areão também aumentava, fazendo com que inicialmente tirasse mal os valores de ph.

 

 

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas fabio j,

 

então se o ph da água sem areão também aumentava, qual foi a tua solução, visto que não era o areão que aumentava o ph mas era o Co2 a sair da água

 

Que solução propões? Visto que eu queria era manter o ph da água nos 7 e não nos 8, ou terei que optar por outro tipo de peixes de ph 8? (ciclideos)

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por acaso ja deixarao o teste sem ser lavado ao relento

e que se a agua no teste acusar acida, a agua fica amarela ao fim de 24 horas fica azul porque será???

vejao bem o tipo de materiais que utilizao pode ser uma coisa simples

vejao primeiro se o areao e calcario para nao gastarem dinheiro a toa

areao do rio nao e calcario e é inerte nao altera em nada as qualidades da agua

Abraços
Jorge Paixao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.