AJUDA NA ILUMINAÇÃO


bartoon

Recommended Posts

Boas pessoal!

Comprei um aquario de 90 litros (90 comprimentox40alturax35 de largura) e optei por 2 lampadas T8 (uma azul e outra normal) com 15000k cada. Gostava de perguntar se com estas 2 lampada posso ter qualquer tipo de corais, e se não, quais é que posso ter.

Já agora aproveito para fazer outra questão, não tenho refugio com macroalgas, será que é extritamente necessário faze-lo? se sim como o faço?

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

Comprei um aquario de 90 litros (90 comprimentox40alturax35 de largura) e optei por 2 lampadas T8 (uma azul e outra normal) com 15000k cada. Gostava de perguntar se com estas 2 lampada posso ter qualquer tipo de corais, e se não, quais é que posso ter.

Já agora aproveito para fazer outra questão, não tenho refugio com macroalgas, será que é extritamente necessário faze-lo? se sim como o faço?

 

Obrigado!

 

 

Viva, podes ter corais moles!

Não é preciso fazeres refúgio, seria melhor dizeres o SETUP do teu aquário detalhadamente. bem como data de iniciação do mesmo...

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

Comprei um aquario de 90 litros (90 comprimentox40alturax35 de largura) e optei por 2 lampadas T8 (uma azul e outra normal) com 15000k cada. Gostava de perguntar se com estas 2 lampada posso ter qualquer tipo de corais, e se não, quais é que posso ter.

Já agora aproveito para fazer outra questão, não tenho refugio com macroalgas, será que é extritamente necessário faze-lo? se sim como o faço?

 

Obrigado!

Se conseguisses mudar o balastro e por 2 ou 3 t5 era o ideal e já te permetia ter todos os tipos de corais:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bartton

 

Comprei um aquario de 90 litros (90 comprimentox40alturax35 de largura) e optei por 2 lampadas T8 (uma azul e outra normal) com 15000k cada. Gostava de perguntar se com estas 2 lampada posso ter qualquer tipo de corais, e se não, quais é que posso ter.

 

Com lâmpadas T8, não tens grandes hipóteses…

Podes ir para corais que não necessitem de luz (com por exemplo a Tubastrea – Sun coral – e algumas Gorgonias) mas não te recomendo numa fase inicial em que ainda muito pouco sabes e por outro lado terias que os alimentar o que provoca grande carga orgânica dentro do aquário e requer escumadores potentes.

Poderás ir para alguns corais moles, dos menos exigentes, e mantê-los junto da superfície.

No teu lugar eu trocaria a tua calha por uma deste género

http://www.seahorseshop.com/store/product_...products_id=651

Embora tenha 95cm de comprimento, podes fixa-la nos lados do aquário pois sendo muito simples também é leve e as lâmpadas T5 de 39W para esta calha são de 85cm, mais precisamente 849mm como podes ver aqui http://www.seahorseshop.com/store/product_...roducts_id=1076

Por outro lado, se fores bom em trabalhos manuais e electricidade, podes comprar uma barra de alumínio ou outro material, de preferência resistente a salpicos de agua salgada, os balastros electrónicos (ou um duplo para as duas lâmpadas) os apliques, reflectores, fio e outro material necessário.

Penso que ficavas muito melhor servido.

 

Já agora aproveito para fazer outra questão, não tenho refugio com macroalgas, será que é extritamente necessário faze-lo? se sim como o faço?

 

Não sendo estritamente necessário, se for possível só tens vantagens em manter um. Há quem utilize Caulerpa no próprio aquário mas isso por vezes, além de inestético, pode dar problemas até porque alguma é muito invasiva e agarra-se de tal forma as rochas que dificilmente se conseguira retirar na totalidade ficando sempre um bocadinho para recomeçar tudo de novo. A Chaetomorfa (muito usada em refúgios) também pode ser mantida no próprio aquário mas penso que seja difícil de a manter fixa num determinado sitio. Podes ver um exemplo aqui

http://i20.photobucket.com/albums/b216/jmluna68/foto003.jpg

 

A alga verde com folhas é a Caulerpa e a outra aos fios, tipo “esparguete” é a Chaetomorfa.

 

Estas algas vão consumir nutrientes do aquário e impedir que fiquem disponíveis para serem consumidos por outras algas que crescem descontroladamente dentro do aquário. Por outro lado, no período em que estão a receber luz (fotossíntese) consomem CO2 (muito mau porque acidifica a água) e a libertar O2 (muito bom e aumenta o Potencial Redox – capacidade de oxidação). O consumo de CO2 e produção de O2 ajuda a manter o Ph mais estável.

 

Outra alga muito usada será a Halimeda, que podes ver aqui.

http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&am...le&resnum=4

Muito útil pelas mesmas razões. Talvez mais bonita para ser mantida dentro do próprio aquário e não se desenvolve tanto como as outras, embora já existam registos de pragas de Halimeda em aquários. Esta alga tem a característica, para muitos inconveniente, de consumir cálcio pelo qeu terá de ter atenção aos níveis de cálcio no aquário para a sua boa manutenção. E por este facto concorre com os corais, nomeadamente os duros.

 

 

Tens caixa depurador (vulgo “sump”) no teu aquário?

Há quem utilize uma área da caixa depuradora para fazer refugio. O ideal seria tê-lo num aquário, ou outro tipo de recipiente, instalado superiormente ao aquário. Seria alimentado por uma bomba dentro do aquário que bombeava a agua para o Refugio e depois de passar por lá cairia para o aquário. No Refugio há muita “vida” que se vai desenvolver, nomeadamente Amphipodes e Copepodes que por vezes são apanhados pela corrente e acabam por serem levados para o aquário onde servem de excelente alimento vivo para peixes e alguns corais. Há muito quem defenda que podem estar na caixa depurador mas quando apanhados pela bomba de reposição vão ser mortos e transformados em “papa” que caso não seja consumida pelos peixes, corais ou outros invertebrados, no imediato vão ficar em decomposição no aquário. Se tiveres camarões, por exemplo Lismatas, certamente que irão encontrar essa “papa” antes de entrar em deterioração.

 

Eu também já comprei maternidades que se usam em água doce para instalar dentro do próprio aquário e ai manter um Refugio com Chaetomorfa. Não será bonito, penso que a “vida” ai criada não terá como passar para o aquário mas cumpre com a sua função de consumo de CO2 e produção de O2.

 

Cumprimentos

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais