Dúvida geral sobre peixe e aquario


dannyfaria

Recommended Posts

Olá a todos... esta é a minha primeira mensagem neste forum...

Bem.. e neste "mundo" dos aquarios sou completamente amador.. e como tal preciso de ajuda no que toca ao meu aquário e ao meu peixe...

Eu tenho um aquário que me foi oferecido com um peixe.. é um simples aquário sem iluminação e sem filtro nem motor.. é o típico aquário redondo de vidro. Eu tenho várias dúvidas a nível da agua, pois não sei se deito a agua da torneira ou agua engarrafada.. não sei o sexo do meu peixe, (penso que seja shubunki pelo que tive a pesquisar) nem se precisa de um local que tenha muita iluminação... bem mas agradecia muito que tivesse ajuda.. e deixo-vos com fotos do meu aquario e do local onde se encontra...

 

dsc00186y.jpg

dsc00177copy.jpg

dsc00181copys.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melhor a fazer e desculpa ser directo...é o seguinte

 

Compras um aquário da Aquapor no Continente de 60L, areão, um filtro interno ( para começar) e uma lampada de 15w (tb para começar), e um termostato (regulas para os 25ºC)...

 

Enches de água da torneira, colocas acondicionador para tirar o cloro, se não será o equivalente a atirarem-te lixivia para os olhos...e colocas o peixinho, fazes mudaças de água de 2 em 2 dias 30% até o clico do azoto estiver completo.

 

 

Ao globo...retiras a água, enches de terra e poes uma flor...num sitio com luz para ela nao morrer.

 

 

Boa sorte!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos... esta é a minha primeira mensagem neste forum...

Bem.. e neste "mundo" dos aquarios sou completamente amador.. e como tal preciso de ajuda no que toca ao meu aquário e ao meu peixe...

Eu tenho um aquário que me foi oferecido com um peixe.. é um simples aquário sem iluminação e sem filtro nem motor.. é o típico aquário redondo de vidro. Eu tenho várias dúvidas a nível da agua, pois não sei se deito a agua da torneira ou agua engarrafada.. não sei o sexo do meu peixe, (penso que seja shubunki pelo que tive a pesquisar) nem se precisa de um local que tenha muita iluminação... bem mas agradecia muito que tivesse ajuda.. e deixo-vos com fotos do meu aquario e do local onde se encontra...

 

dsc00186y.jpg

dsc00177copy.jpg

dsc00181copys.jpg

olha eu vou ficar pelo globo... quem sabe mais tarde... olha mas como é a terra?? e a planta? podes dizer nomes?.. mas olha estava a pensar mudar a agua agora... o que aconselhas nestas condiçoes agora?? e se souberes distinguir macho ou femea...
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha eu vou ficar pelo globo... quem sabe mais tarde... olha mas como é a terra?? e a planta? podes dizer nomes?.. mas olha estava a pensar mudar a agua agora... o que aconselhas nestas condiçoes agora?? e se souberes distinguir macho ou femea...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O globo é um tumulo para os peixes!...é por isso que o membro jpospr te estava a dizer para comprares um aqua maior....peixes de água fria não são brincadeira...ficam grandotes e um aquário de 60 litros mesmo assim não sei....também não sou perito por isso calo-me nesta parte...xD

 

Nesse aquário o peixe quando nada, cria vibrações na água, que fazem ricochete nas paredes redondas do aquário e apanha com essas vibrações outra vez...já viste o que é um dia todo assim? 1 semana? 1 mês?...Já para não falar que deixa os peixes malucos ali dentro....tu quando olhas para o aquário vês o peixe maior do que ele é, por isso, penso que ele veja mais pequeno...também deixa subir a amónia de um dia para o outro, porque esses peixes a defecar, parecem porcos...compra um aquário maior tal como já te disseram, e um bom filtro...

 

Cump :animal_fish:

 

PS: ah! e em relação á terra e á planta que te falaram, é o uso que podes dar ao globo depois de tirar dai o peixe....enches isso com terra (humus) e depois metes um cacto ou assim...eheh

Editado por André Limede
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O globo é um tumulo para os peixes!...é por isso que o membro jpospr te estava a dizer para comprares um aqua maior....peixes de água fria não são brincadeira...ficam grandotes e um aquário de 60 litros mesmo assim não sei....também não sou perito por isso calo-me nesta parte...xD

 

Nesse aquário o peixe quando nada, cria vibrações na água, que fazem ricochete nas paredes redondas do aquário e apanha com essas vibrações outra vez...já viste o que é um dia todo assim? 1 semana? 1 mês?...Já para não falar que deixa os peixes malucos ali dentro....tu quando olhas para o aquário vês o peixe maior do que ele é, por isso, penso que ele veja mais pequeno...também deixa subir a amónia de um dia para o outro, porque esses peixes a defecar, parecem porcos...compra um aquário maior tal como já te disseram, e um bom filtro...

 

Cump :animal_fish:

 

PS: ah! e em relação á terra e á planta que te falaram, é o uso que podes dar ao globo depois de tirar dai o peixe....enches isso com terra (humus) e depois metes um cacto ou assim...eheh

e num aquario quadrado leva com essas vibraçoes??.. é que tenho um tipo cubo de plastico!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Concordo a 100%, globo podes usar para deco, pões umas rosas ou umas hortencias lá dentro e depois enches com agua gaseificada, vais ver como fica giro.

Quanto ao aquario encontras já a venda o kit completo da aquapor (filtro, luz e termostato). Compra o aquasafe para o cloro e depois quando encheres o aquario, usa umas garrafas ou garrafões para saberes a quantidade de agua que ele leva depois de pores o areão e usares o produto de acordo com os litros de agua, se quiseres por algumas plantas naturais aconselho-te a usares também substracto no meio do areão para as plantas não morrerem. para ajudar a acelarar o ciclo podes tambem comprar numa loja da especialidade um frasquinho de bacteriasque ajuda ao ciclo ser mais rápido.

Outra coisa é que o teu peixinho ao nadar faz vibrações na agua e comno as paredes do globo são redondas mandam-nas de volta ao pobrezinho e isso é muito prejudicial para ele, enquanto nos aquarios direitos isso já não acontece.

Atenção que os peixes de agua fria têm tendencia a crescer muito, falo por expriencia propria, dei 2 assim pequeninos ao meu pai a uns anos atras e actualmente estão com +/- 35cm.

 

Cupms

 

mulher do putogiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

18x18 cm...

alguem pode dizer-me que agua posso colocar para mudar??

 

P.S. eu a pensar que um peixinho nao dava muito trabalho... :)

 

 

dá algum trabalho, mas não tanto como parece.

tas a falar de um cubo da V.......one? acho que para já dá para desenrascar, mas depois tens que arranjar uma casa para pequeno com algum comforto, onde ele possa viver e não apenas sobreviver

:animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dá algum trabalho, mas não tanto como parece.

tas a falar de um cubo da V.......one? acho que para já dá para desenrascar, mas depois tens que arranjar uma casa para pequeno com algum comforto, onde ele possa viver e não apenas sobreviver

:animal_fish:

 

 

já agora deixo-te outro conselho quando fores ver de um aqua, vê em mais do que uma loja compara preços, e se tiveres duvidas pergunta ao pessoal aqui no foram, para não estares a gastar dinheiro ao acaso e depois o material não ser o indicado (filtro, termostato, iluminação)

 

sempre a disposição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

surgiu-me uma nova dúvida.. a água da câmara (agua da torneira) se deixar um dia fica bom para que eu possa meter o peixe?.. :S

e agua de poso não é preciso deixar um dia pois nao??..

 

respondam por favor..

 

Obrigado.. :P

 

 

pode ser agua do poço, mas convem fazeres testes a agua para veres os parametros dela (nitritos, nitratos, ph etc), digo isto porque inicialmente eu ia buscar agua a uma fonte natural, mas vinha com nitritos e nitratos em excesso o que prejudicial

:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto com o tempo vai surgindo mais dúvidas e já estou preocupado com o meu animal.. e deixo aqui mais perguntas..

 

o tamanho ideal para o aquario para este e talvez mais um ou dois peixes..?? (e as outras coisas básicas para o aguario...

a agua que devo usar ate comprar o aquario ??

de quanto em quanto tempo devo mudar a agua do globo??

a agua da camara como contem lixivia posso uzar depois de um dia a avaporar o cloro (e a lixivia da agua da camara tambem evapora??)

 

Agradeçia que alguem respondesse-m a estas perguntas.. :D Obrigado..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto com o tempo vai surgindo mais dúvidas e já estou preocupado com o meu animal.. e deixo aqui mais perguntas..

 

o tamanho ideal para o aquario para este e talvez mais um ou dois peixes..?? (e as outras coisas básicas para o aguario...

a agua que devo usar ate comprar o aquario ??

de quanto em quanto tempo devo mudar a agua do globo??

a agua da camara como contem lixivia posso uzar depois de um dia a avaporar o cloro (e a lixivia da agua da camara tambem evapora??)

 

Agradeçia que alguem respondesse-m a estas perguntas.. :dry: Obrigado..

 

o IDEAL para esse e mais dois seria um paí de 80 cm

 

mas com um de 60cm ja dava bem. acho eu

 

ate saberes as condiçoes da agua do poço, usa a da torneira. durante duas semanas muda diariamente metade da agua

 

a agua da camara tem muitas substancias. deixa sempre a agua num garrafao ou assim, com a tampa aberta... o cloro evapora em 24horas e depois podes por no aquario

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola Danny, sabes, isto ao princípio parece um pouco dificil e estao sempre a surgir dúvidas.

os peixes de água fria crescem muitooooo

nesse globo o peixe vai sofrer muito, digamos que em vez de viver vai tentar sobreviver.

a melhor maneira de saber qual o tamanho do aqurio para o peixe é tentares saber quanto ele vai medir quando for grande e fazer 1 litro por centrimetro de peixe (embora isto nao seja bem linear.

eu dava-te uma sugestão mas não sei das tuas capacidades (€)

fazias como já te disseram lá atras, compravas um aquário de 60 cm (se pudesses comprar maior tanto melhor).

entras aqui e lês os primeiros passos na aquariofilia (vais tirar montes de dúvidas).

enquanto nao fazes isso e tens o peixe no globo muda parte da água todos os dias, no máximo dia sim dia não. (esse peixe suja muito)

deixa a agua repousar de um dia para o outro ou compra um produto anticloro para adicionares na água.

vem ao forum, pesquiza e tira dúvidas.

fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto com o tempo vai surgindo mais dúvidas e já estou preocupado com o meu animal.. e deixo aqui mais perguntas..

 

o tamanho ideal para o aquario para este e talvez mais um ou dois peixes..?? (e as outras coisas básicas para o aguario...

a agua que devo usar ate comprar o aquario ??

de quanto em quanto tempo devo mudar a agua do globo??

a agua da camara como contem lixivia posso uzar depois de um dia a avaporar o cloro (e a lixivia da agua da camara tambem evapora??)

 

Agradeçia que alguem respondesse-m a estas perguntas.. ;) Obrigado..

 

Antes de mais quero dar-te os parabéns por teres ido pesquisar na net que peixe te deram e teres procurado ajuda para melhorar a vida do teu novo animal de estimação. Nem toda a gente se preocupa.

 

Para teres esse e mais dois ou três acho que deverias optar por um aquário de 80 a 100cm. Já te falaram do racio de ter 1L de água por cm de peixe, mas os peixes de água fria requerem um aporte de oxigénio maior que os de água quente por isso podes alargar-te um pouco mais. Além de que eles também gostam de espaço para nadar. E ver um peixe às voltas constantemente é triste.

Depois precisas de um filtro, de preferência externo. isto porque pode-se ter uma filtragem de L/H bastante boa, o que nos peixes de água fria é importante uma vez que sujam bastante. No entanto agora não tenho muito tempo, mas logo posto hipoteses de material, a menos que alguém o faça entretanto

Quanto à água do globo devias mudar um pouco todos os dias, com água da torneira já repousada 1 ou 2 dias.

A água da torneira não contem lixivia, o que te disseram foi que colocar um peixe na água acabada de sair da torneira era o mesmo que levar com lixivia nos olhos por causa do cloro.

Dexa-a repousar que o cloro evapora. Se não estiveres seguro da qualidade da água podes optar por um condicionante, que existem nas lojas de variadas marcas. Eu quando preciso uso o biotopol ( se não me falha a memória) da JBL. O ideal é não ter de usar nada para a água.

 

Cumps

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, peço desculpa ter demorado a responder.

Pensando num aqua de 100cm, vou colocar uma altura e largura "normal" de 40cm largura e 50 de altura, isto dando um aquário de 200 litros.

Os peixes que tens até fazem alguma porcaria assim um bom filtro externo poderia ser este EHEIM CLASSIC 2217 1000L/h o que faz o volume do aqua 5x por hora. http://www.seahorseshop.com/store/product_...products_id=985

Penso não ser de mais. No entanto podes optar por um 2215 que faz 700L/h, mas acho o outro melhor.

 

Cumps

Editado por Akilae

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como ja te disseram esse peixe nesse globo faças tu o que fizeres vai sofrer MUITO e para isso nao vale a pena temor animais nao achas?

é assim se nao tiveres espaço ou orçamento par aum aqua bem grande deixa-o num lago e dpeois podes arranjar um aqua de 20 ou 30 L ( mkinimo) para pores uns peixes de agua QUENTE pequenos tipo viviparos...

Tal como sabes pois ja to disseram esse peixe ai nao é feliz nem la perto nem que faças tpÁS TODOS os dias...

è tal e qual como tu vivewres na tua casa de banho, embora esteja limpa e tenhas boa ocmida nunca vais ser feliz num espaço tao pequeno...

è por isso que os globos ja foram proibidos de vender...

 

Cumps e espero que nao continues o sofrimento do teu peixe

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.