Como manter um aquário


Bica

Recommended Posts

Olá.

 

Comprei um aquário de água doce há bem pouco tempo (cerca de 17 litros), com um filtro Rena, mas o problema é que água fica muito estranha. Como uso água da torneira tenho o cuidado de colocar o tratamento anti-cloro, mas a água parece ter um cheiro estranho e tive de limpar o aquário e mudar a água três dias depois de ter o peixinho lá dentro. O peixe parece que não se está a adaptar muito bem e quase que morreu, mas consegui salvá-lo. Preciso de dicas, conselhos para manter este aquario saudável para o meu peixe.

Espero que me consigam ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

precisamos de saber qual a especie de peixe que metest... provavelmente é um 'peixinho vermelho', certo?

 

se nao e tens menos dizer o que é... fizeste o ciclo do azoto? é muito importante e pode causar muito mal estar... o que lhe das de comer?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Sim, é um peixinho preto mas da mesma família que os peixes vermelhos, pelo menos foi o que me disseram na loja. Não fiz teste do ciclo do azoto. É a 1a vez que tenho um aquário e não me explicaram muito bem os cuidados a ter e os testes à água. Como se faz esse teste?

A comida que lhe dou foi-me recomendada pela loja de animais e é comida para peixinhos vermelhos sim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Sim, é um peixinho preto mas da mesma família que os peixes vermelhos, pelo menos foi o que me disseram na loja. Não fiz teste do ciclo do azoto. É a 1a vez que tenho um aquário e não me explicaram muito bem os cuidados a ter e os testes à água. Como se faz esse teste?

A comida que lhe dou foi-me recomendada pela loja de animais e é comida para peixinhos vermelhos sim.

 

pronto, entao é assim, esses peixes fazem muita porcaria.

 

qual a capacidade de filtro que tens? o ideal seria ters um que fizesse pelo menos 100L/H

 

pois bem, o ciclo do azoto nao é um teste. aqui no forum, no topico de iniciaçao tens a explicaçao

 

basicamente, os peixes fazem procaria que se transforma em amonia (toxica para os peixes). depois criam-se bacterias que transformam amonia em nitritos (tmb toxicos mas menos) e depois nitritos em nitratos (apenas toxicos em grandes quantidades, sendo controlados atraves das tpa's)

 

eu diria que se puderes, arranjasses um aquario um pouco maior (nao tenho a certeza do espaço que esses peixes precisam mas julgo que ainda é bastante. apos conseguires saber isso, se calhar era simpatico para o peixe ter uma companhia.

 

(é claro que com aqua maior precisas de filtro mais potente)

 

nao des demasiada comida pois ajuda na porcaria.

 

consulta basicamente tmb aqui a secçao de doenças, pois ha algumas causadas pelos picos de amonia e de nitritos. tens que tar atentado para ires vendo se o teu peixe esta bem

 

podes tmb informarte sobre a adiçao de bacterias para ajudar ao ciclo, se bem que ha mta gente que nao goste de usar...

 

compra uns testes de amonia e nitritos... sendo da familia dos peixinhos vermelhos, o ph nao e assim tao importante como isso.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[Ok, Obrigada pela ajuda.

 

Na loja, quando lá fui para tentar saber o que se tinha passado, tb me disseram para nao dar muita comida ao peixe porque poluía a água e ajudava a criar toxinas prejudiciais. Quanto ao filtro não sei bem a potência mas vou tentar encontrar informação. Sei que no entanto este filtro tem uma caixinha especial para combater os nitratos e nitritos.

Vamos ver como vai estar o meu peixinho (sei agora que se chama um "telescópio") logo à noite quando regressar a casa. Espero que não esteja como ontem.

Obrigada pela ajuda, vi fotos do teu aquário e pareceu-me bem. Tens de me dar umas dicas sobre as plantas naturais também (se o meu peixe sobreviver nos próximos tempos) porque gostava de colocar algumas no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu começei como tu, podes ver este topic ---> OZaqua

 

Neste momento já me encontro com 2 aquarios montados e já tou a montar o meu 3, como podes ver aqui ---> Novo Projecto- Primeiro Nano Plantado 18l e Criação de Bettas e Aquario do Nes - 135l

 

Espero que gostes do vicio da aquariofilia...

Editado por nes

------------------------------------
Nes Photography

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Comprei um aquário de água doce há bem pouco tempo (cerca de 17 litros), com um filtro Rena, mas o problema é que água fica muito estranha. Como uso água da torneira tenho o cuidado de colocar o tratamento anti-cloro, mas a água parece ter um cheiro estranho e tive de limpar o aquário e mudar a água três dias depois de ter o peixinho lá dentro. O peixe parece que não se está a adaptar muito bem e quase que morreu, mas consegui salvá-lo. Preciso de dicas, conselhos para manter este aquario saudável para o meu peixe.

Espero que me consigam ajudar.

 

boas....olha se queres k te diga o teu prob é o áqua......é muito pequeno.....se perderes um tempinho a ler posts vais ver muito ppl a dizer que quanto maior o aqua mais facil é de controlar os parametros da agua...mas posso darte um conselho de minha autoria...tenho a sorte dos meus avós terem um poço com agua boa o suficiente para se beber e é essa que utilizo nos meus aquas 60 e 115L e como nao tem todas aquelas porcarias que a agua da rede quase nem tenho probs :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[Ok, Obrigada pela ajuda.

 

Na loja, quando lá fui para tentar saber o que se tinha passado, tb me disseram para nao dar muita comida ao peixe porque poluía a água e ajudava a criar toxinas prejudiciais. Quanto ao filtro não sei bem a potência mas vou tentar encontrar informação. Sei que no entanto este filtro tem uma caixinha especial para combater os nitratos e nitritos.

Vamos ver como vai estar o meu peixinho (sei agora que se chama um "telescópio") logo à noite quando regressar a casa. Espero que não esteja como ontem.

Obrigada pela ajuda, vi fotos do teu aquário e pareceu-me bem. Tens de me dar umas dicas sobre as plantas naturais também (se o meu peixe sobreviver nos próximos tempos) porque gostava de colocar algumas no aquário.

 

nd que agradecer... estamos aqui tds para ajudar... eu sou um novato nisto. comecei ha mt pouco tempo.

 

é... esse aquario é mesmo pequeno para um telescopio. ou como aqui conseguiras saber melhor, kinguio telescopio. tens aqui umas infos sobre kinguios na generalidade.

 

http://www.aquahobby.com/gallery/b_goldf.php

 

como poderas ver, eles podem atingir 20 cm, o que para o teu aqua é manifestamente pequeno.

 

agr talvez o mais importante é estabilizares o aquario onde ele esta e depois, se tiveres disponibilidade financeira e ate espaço, comprar um aquario pelo menos de 75 L ou entao um de 100L.

 

é dinheiro que se gasta claro. mas acho que com um de 100 conseguirias ter dois ou 3 a vontade. e se calhar ainda outras especies.

 

mais pq eles precisam de espaço para nadar.é esse o problema.

 

 

20 cm ainda é muito grande. agr o melhor é mesmo estabilizar.

 

ao que sei os kinguios comem quase tudo o que sao plantas. no de 17L nao ponhas nd...

 

se calhar aqui alguem sabera plantas que os kinguios nao comam para caso arranges um aquario maior.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pronto ai tens.

 

quem sabe, sabe. afirmo-te que podes confiar em quase tudo o que les aqui no forum.

 

ha aqui gente muito experiente. o do sal na agua ha quem nao goste e ha alguns peixes que nao gostam mas é muito consesual no que toca a estes peixes... ajuda na bexiga natatoria ou algo assim do genero ne?

 

fazer as trocas de agua é muito importante para manter a qualidade e ir limpando a procaria. so falta mm saber a litragem que o filtro faz... julgo que tens que ver isso o mais depressa possivel

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, voces percebem mesmo disto!! Eh eh, Já tinha lido isso do sal, mas não me pareceu muito coerente sendo este um peixe de água doce, mas vou experimentar. Em relação à água todos os dias mudo cerca de 1/3 da água mas vou seguir os vossos conselhos. Obrigada. Espero mesmo que ele sobreviva e cresça muito. :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas para kinguios ja devem ser grandes, a quem diga que eles não comem anubias nem feto de java mas isto só é verdade no primeiro ano de vida, depois ficam tão grandes que comem todo e so largam as plantas se estiver-mos sempre a dar comida.

 

Ismenio, sei que tens kinguios ou telescópios, e julgo que um pleco, logo sabes do que estás a falar, pelo que não te quero contradizer.

Apenas dar o meu exemplo. Tenho no aquário de água fria 4 kinguios, 2 deles com cerca de 15cm e 2 anos de idade. No aquário tenho uma anubia e 5 cryptocorynes e nunca vi os kinguios a tocar nelas, nem mostram sinais de "mau trato". Quando faço podas da sessiflora de outro aquário, coloco os "restos" a boiar no aquário dos kinguios e aí é vê-los a atacar as folhas. Despacham aquilo num instante. Dou-lhes comida 3 vezes por dia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.