Su_ Publicado Agosto 17, 2009 Publicado Agosto 17, 2009 Boa noite! Tenho, desde há pouco tempo (5 meses, sensivelmente), um aquário de água quente, de 60 litros, mas tenho tido alguns problemas... Já por duas vezes que ocorrem "vagas mortíferas" para os meus peixes... Da primeira vez morreram 5 num curto espaço de tempo e agora já vai no quarto... Desta vez morreram um bótia palhaço, um neon, um falso neon e um tetra, sendo que tenho um molly, um molly balão, dois platy, um tubarão-bala, um tetra, um limpa vidros, um limpa fundos, um comedor de algas siamês, um comedor de algas chinês e dois gupys. Pelo que sei, os meus peixes não são incompatíveis, por isso estou intrigada com o que tem acontecido. Pelo que sei também, estas espécies devem estar a não mais do que 26º e receio que esse seja o problema, uma vez que o termómetro chega a marcar 31º (já o testei, colocando-o dentro de agua fria, não fosse estar o termómetro avariado) com o termostato regulado para os 22º. Não sei o que fazer para manter a água a uma temperatura aceitável para estas espécies... Alguém me ajuda? Para além disto, estou com uma praga de caracóis, que parecem triplicar de dia para dia. Na loja disseram-me que não há nada a fazer para além de os ir tirando e deixar que o bótia palhaço os comesse, mas agora ele morreu... Se alguém me conseguisse ajudar, agradecia! Citar
jpospr Publicado: Agosto 18, 2009 Publicado: Agosto 18, 2009 Para baixar a temperatura podes fazê-lo com garrafas de água congeladas,mas terás de ter atenção, em ir renovando, pq se não a temperatura volta a subir e oscilações de temperatura são mais mortais. Mas a mim não me parece que a temperatura seja a causa provavel das tuas mortes, já fizeste medições de Nitritos e Amónia do teu aqua? Sabes os valores actuais? Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
AGA Publicado: Agosto 18, 2009 Publicado: Agosto 18, 2009 Concordo com o João, não deve ser da temperatura. Há soluções, para além das garrafas de água, como por exemplo uma ventoínha de PC e um transformador (as flutuações de temperatura são muito ténues e conseguem-se diminuições de 3 ºC com alguma facilidade, mesmo só ligando a ventoínha de dia) No entanto, eu preocupar-me-ia mais com aqualidade da água. Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
alfapa Publicado: Agosto 18, 2009 Publicado: Agosto 18, 2009 E o prob não será do termostato? Será que está parte fora de água? Por outro lado o aqua não apanhará sol directo fazendo com que a temperatura suba desse modo? (Ou não está numa marquise que apanhe sol forte?) Quanto aos caracois, para já remoção manual com redução de alimentação. PauloA Citar
Su_ Publicado: Agosto 19, 2009 Autor Publicado: Agosto 19, 2009 Para baixar a temperatura podes fazê-lo com garrafas de água congeladas,mas terás de ter atenção, em ir renovando, pq se não a temperatura volta a subir e oscilações de temperatura são mais mortais. Mas a mim não me parece que a temperatura seja a causa provavel das tuas mortes, já fizeste medições de Nitritos e Amónia do teu aqua? Sabes os valores actuais? Obrigada pela ajuda... Mas não, não faço a mínima ideia de como ver a qualidade da água nem o que tenho que ver exactamente Citar
Su_ Publicado: Agosto 19, 2009 Autor Publicado: Agosto 19, 2009 Concordo com o João, não deve ser da temperatura. Há soluções, para além das garrafas de água, como por exemplo uma ventoínha de PC e um transformador (as flutuações de temperatura são muito ténues e conseguem-se diminuições de 3 ºC com alguma facilidade, mesmo só ligando a ventoínha de dia) No entanto, eu preocupar-me-ia mais com aqualidade da água. Cumps Pois, ontem fui a umas lojas e também me disseram que a temperatura não seria razão para morrerem tantos peixes... Tenho que procurar outra solução, mas obrigada pelas dicas :D Citar
Su_ Publicado: Agosto 19, 2009 Autor Publicado: Agosto 19, 2009 E o prob não será do termostato?Será que está parte fora de água? Por outro lado o aqua não apanhará sol directo fazendo com que a temperatura suba desse modo? (Ou não está numa marquise que apanhe sol forte?) Quanto aos caracois, para já remoção manual com redução de alimentação. PauloA :D Não, está tudo bem com o termostato e o aquário também não está em local em que apanhe sol, o problema é que com estes dias quentes a própria casa está também ela muito quente... Obrigada também pela ajuda Citar
AGA Publicado: Agosto 19, 2009 Publicado: Agosto 19, 2009 Obrigada pela ajuda... Mas não, não faço a mínima ideia de como ver a qualidade da água nem o que tenho que ver exactamente :D Há testes. Ma muitas vezes o que se gasta nos testes (especialmente ao preço que as lojas de cá os vendem) dá para comprar um bom filtro que, esse sim, evitará alguns problemas. Dizes apenas que tens um aquário de 60 L, não dizes que filtro tens e que peixes costumas ter (antes de mortes). Assim já se poderia tentar perceber se tens filtração suficiente para a carga biológica do aquário e tentar avançar eventuais problemas com a água (possivelmente será insuficiencia da capacidade biológica do filtro). Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
jpospr Publicado: Agosto 19, 2009 Publicado: Agosto 19, 2009 Os testes importantes que deves fazer são de Nitritos e de Amónia e não custam assim tanto, eu prefiro da marca JBL A culpa só seria da temperatura se estivesse bem a cima dos 30ºC, do genero 35ºC ou 40ºC Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Recommended Posts