iniciaçao na reproduçao de escalares


Sergio Santos

Recommended Posts

boas pessoal da aquariofilia. iniciei-me no inicio deste ano no ramo da aquariofilia, comecei do zero com um aqua de 60 litros e posteriormente adquiri um de 40l pois podera ser necessario. gostava de saber quais os passos certos a seguir para ter exito com os escalares;) temperatura da agua, tpas, alimentaçao... cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal da aquariofilia. iniciei-me no inicio deste ano no ramo da aquariofilia, comecei do zero com um aqua de 60 litros e posteriormente adquiri um de 40l pois podera ser necessario. gostava de saber quais os passos certos a seguir para ter exito com os escalares;) temperatura da agua, tpas, alimentaçao... cumps

 

 

Era só fazeres uma pequena pesquisa, mas aqui tens tudo o que precisas

http://escalares.no.sapo.pt/EscalaresV2.4.pdf

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu apostava num cubo de 50x50x50 (100L)... para a reprodução.

 

Com 40 ou 60 litros não é muito fácil criar escalares.

 

E já agora apostava num aqua com 150 a 300 Litros para poderes fazer os pares.

 

PauloA :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu apostava num cubo de 50x50x50 (100L)... para a reprodução.

 

Com 40 ou 60 litros não é muito fácil criar escalares.

 

E já agora apostava num aqua com 150 a 300 Litros para poderes fazer os pares.

 

PauloA :thumbup3:

 

 

 

o aqua de 40 seria para servir de maternidade caso obtenha sucesso com o casal. estava a pensar adquirir um casal formado para o aqua de 60l e seriam os unicos abitantes do mesmo. sera muito pequeno?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito pequeno é... mas qual a altura?

 

A altura é o principal inconveniente.

Coloca as dimensões do aqua para se poder dizer mais qualquer coisa.

Em todo o caso com 60 litros é pequeno, o que não quer dizer que os escalares não consigam sobreviver.

 

Quanto a comprar um casal, não é sinónimo de conseguires criar.

 

PauloA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito pequeno é... mas qual a altura?

 

A altura é o principal inconveniente.

Coloca as dimensões do aqua para se poder dizer mais qualquer coisa.

Em todo o caso com 60 litros é pequeno, o que não quer dizer que os escalares não consigam sobreviver.

 

Quanto a comprar um casal, não é sinónimo de conseguires criar.

 

PauloA

 

 

de altura tem 36cm, largura 30cm e comprimento 65cm.

o meu maior receio é de eles crescerem e o aqua tornar-se pequeno para eles..caso isso aconteça comprarei um aqua maior. este foi so mesmo para iniciar;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes tentar...

 

Mas vai poupando para um aqua maior.

Um cubo de 50x50x50 custa por volta dos 75/80 euros.

 

PauloA omg

 

 

 

recentemente um familiar meu adquirio um de 90 litros com movel, filtro,termoestato, tudo incluido por 120 euros.

um desses servira?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

recentemente um familiar meu adquirio um de 90 litros com movel, filtro,termoestato, tudo incluido por 120 euros.

um desses servira?

 

 

Tem que ter pelo menos 40cm de altura, para não teres escalares com mal formações na barbatana dorsal. Enquanto os escalares forem pequenos não existe esse problema, mas chegados a adultos e se não tiverem essa medida mínima acontecem essas mal formações.

Não te aconselho a comprares um casal já formado, porque existe a possibilidade de não desovarem mais, pelo simples facto de serem mudados para um novo aqua.

Quando me iniciei nos escalares, comprei 7 para um aqua de 240l, agora tenho um casal que de duas em duas semanas desova. Já lhe perdi a conta...

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sergio,

 

Podes comprar o aqua que achares bem e o que for mais à dimensão do teu $$.

Mas se queres criar mais vale poupares para comprar o que é mesmo adequado.

 

Se tens dois aquas, compra escalares... tenta mantê-los durante 6 meses ou 1 ano.

Depois disso e de perceberes como é que eles funcionam, gasta o dinheiro que entretanto poupaste.

Mas gasta naquilo que te vai fazer feliz (a ti e aos peixes) e que te parece mais adequado com a experiência que ganhaste.

 

Não é por teres 1, 2 ou 10 aquarios que vais conseguir criar ou manter os escalares. É por teres prática.

 

Já tens aqua, arranja os peixes. Mesmo com o aqua pequeno, em vez de comprares 7 ou 8, compra 4 ou 5.

 

Pratica. Vê como é que eles crescem, como é que se relacionam, depois disso cria. Caso contrário podes estar a gastar $$$ e não vais criar nada, pois falta-te o principal: experiência.

 

PauloA :)

Editado por alfapa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

60 litros é pouco para um casal, 60 litros dá para os filhos no primeiro mês....

com 36 cm de coluna de água eles não seriam felizes nem sequer cresceriam bem. problemas nas barbatanas etc.... acho que antes ganharia experiencia com ramirezis que são peixes optimos para 60 litros e ganhava experiencia até arranjar todas as condições para arranjares escalares...

Se o Sr. Sergio Santos estivesse a falar de discus já estava toda a gente contra, mas como são escalares....

Cumprimentos

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, entre 36cm e 40cm de coluna de água a diferença não é muita.

 

Em todo o caso há escalares maiores que os discos que vemos por ai, e seguramente crescem mais em condições piores.

 

Por isso é que pouca gente se queixa.

 

PauloA ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se as mudas de água forem muitas e forem bem tratados crescem, mas para essa litragem necessitava de fazer tpas todos os dias.

E nós ás vezes não temos tempo para fazer tantas e então neste aquário demora menos tempo a água a ficar em más condições... eu aconselho sempre acima de 45 cm de coluna de água para escalares, porque nem sempre a água chega cá a cima, areão etc....

Cumprimentos

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Shavo tens 100% de razão.

 

Mas se ele quer ter escalares e não for um perfeccionista consegue ter escalares naquele aquario.

 

E até pode conseguir reproduzir, agora não vale a pena comprar um casal a contar com posturas e 100 alevins.

Quanto às TPAs até pode fazer com menor frequencia, 1 x por semana, desde que tenha cuidado com o resto dos parametros da água e com a limpeza do filtro.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo menos sinfonar o chão todos os dias a seguir a alimentação...

 

 

depois de tudo o que entretanto ja aprendi, acho que cou arranjar os escalares e polos apenas durante cerca de um mes neste aqua, pois de seguida terei dinheiro suficiente para comprar um aqua maior. ficarei com os outros dois para por os pequenotes q possam nascer. investirei em principio num de 300l. penso que sera suficiente para os fazer felizes;)

o que acham?

ah e ja agora quantos posso colocar?

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sérgio,

 

Para acasalar/criar precisas de um aqua/cubo com 50cm.

Para teres um aqua de 300L não é para criar, é para juntar vários escalares e formarem casais.

 

Em 300L com cuidado (leia-se boa filtragem) podes meter 10/12 escalares de onde depois vais tirar casais.

 

Agora o que é que tu queres fazer criar ou ter um aqua de 300L?

 

PauloA ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao deviamos de tar a "desencorajar" ( o rapaz nao tinha em ideia as ramirezis nem nada disso ele tinha a ideia na criaçao de escalares , e todos nós devemos ajudar o rapaz a conseguir aquilo que ele quer , se ele estiver verdadeiramente intressado com um bocado de esforço ele vai conseguir )

 

 

è assim a expriencia nao nasce connosco nos e que temos de nascer para pudermos adequirila ...

 

è assim a tua intençao e a criançao sim sr.

 

1º ler muito aqui no forum ver expriencias estudar muito so assim vais conseguir adequirir a expriencia para a criaçao.

 

2º tens de adequirir uma aquario "grande" no minimo 120 litros para veres os casais , tens de comprar um de criaçao 50x50x50 para depois a coisa se dar .

 

Sao estes os dois passos mais importantes vai postando os desenvolvimentos, tudo o resto vem por acrescimo .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais