Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

Tenho um problema de parâmetros da água e pelos vistos deve-se ao substracto que escolhi. Eu queria ADA para me baixar o ph, pois ele sai a 8 da torneira, mas como não havia aconselharam-me o Onix sand da Seachem (eu queria algo preto). Na altura disseram-me que era neutro, como tal não alteraria o ph, mas como eu já planeava injectar co2 não teria dificuldade em baixar o Ph.

Montei o aqua, e após vários meses a ciclar com plantas e umas melanoides tuberculata acabei com o Ph8, Gh 12, Kh5. Após começar a injectar co2 passou para Ph7,5, Gh 14, Kh 7, e foi-me dito que o meu substracto era responsável por isso (subir muito o Gh/Kh).

Estou a pensar meter turfa no meu filtro mas surgem-me as seguintes dúvidas :

A turfa resulta nos aquas em que o problema vem da água. Mas como no meu caso o problema vem do substrato será que vai resultar????

Há quem use turfa no filtro os primeiros tempos e depois apenas na água das TPAs para limitar o tom amarelo, mas visto que o meu problema vem do substrato deduzo que terei de usar sempre turfa no filtro, e até talvez tenha de a mudar mais frequentemente, estou certa????

Agradecia ajuda dos mais experientes, principalemente de quem tem onix sand, eu queria ter um casal de ramirezis e apistos com cardinais, e por este andamento não estou a ver o que vou lá poder meter a não ser plantas e caracóis.

Editado por ZABOU
Publicado:

Foste muito mal aconselhada, se reamente querias descer o PH esse substrato nunca seria o indicado, quando muito o Fluorite black seria melhor.

A meu ver tens estas hipoteses:

- Experimentar a turfa. Com as durezas que tens, julgo que será um bocado dificil o PH descer. Mas como é um produto barato, se não resultar a despesa também não foi grande e mais cedo ou mais tarde vais gastá-la.

- Usar um acid buffer, mas é perigoso, porque baixa 1º o KH e com isso podes causar variações bruscas de ph (se injectares co2 por exemplo) que podem ser piores para os peixes do que um ph alto e estável;

- Mudar o substrato ou colocar uma camada por cima desse de um substrato que acidifique a água.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

Obrigado pela ajuda José, estou a ver que estou mesmo tramada.

Lá vou então tentar a turfa a ver se pelo menos me baixa um pouco o Kh e Gh, mas já estou a contar que não, não posso meter mais nada por cima visto que acabei de plantas relva, só se fosse nuns cantos para equilibrar um pouco, sei lá, já estou a desanimar seriamente.

SACANAS, primeiro empataram a encomenda, depois já não havia aquilo que eu queria e finalmente aldrabaram-me. Vamos lá ver no que isto vai dar.

Publicado:

Boas!

Acham que se por além da turfa eu meter uns 3L de ADA AQUASOIL AMAZONIA numa parte do aqua vai ajudar em alguma coisa, visto eu ter tanto onix sand (uns 28)?????

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!