Reprodução Betta 2ª tentativa (fotos)


fusa_fabio

Recommended Posts

Olá a todos. Recentemente (faz umas 2 semanas mais ou menos) tentei iniciar uma criação de bettas. A cruza deu certo e os alevinos eclodiram. Infelizmente tive que viajar e os alevinos foram devorados pelo macho... Criei um tópico pedindo conselhos sobre com agir. Enfim, depois do desastre resolvi não desanimar e tentar novamente a reprodução.

A cruza aconteceu há 4 dias e os ovos eclodiram hoje.

 

Parâmetros do aqua:

- tamanho do aqua 35x15x25, aprox. 13 litros

- pH 7.2

- temperatura em 26 graus (n tenho termostato)

- não medi nível de amônia nem dureza da água

 

Bom, seguem as fotos. Postarei mais de acordo com a evolução (espero eu) da cria. Conto com as críticas e sugestões de todos.

Abraços

 

dsc06066a.jpg

Macho cuidando dos alevinos

 

dsc06056.jpg

Panorâmica do aqua

 

dsc06065c.jpg

Foto da fêmea (direita) - reparem no estado da nadadeira... Esse macho é dos brutos

 

dsc06058d.jpg

Panorâmica do aqua das fêmeas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom mesmo. Quem me dera ter uma criação assim.

 

Uma duvida: O macho nao deveria estar a colocar os alevinos devolta no ninho?

 

Olá, iblack. Valeu pelo elogio.

Então, o macho pega os que ficam no fundo sim, mas ele não dá conta pois eles não param de descer e subir do ninho. Além disso, como não coloquei a cortolina preta no fundo do aqua como recomendam, talvez isso atrapalhe um pouco o trabalho do macho. Espero que dê tudo certo.

Posto mais fotos assim que houver evolução.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Galera, retirei o macho ontem à noite, assim que os alevinos começaram a nadar na horizontal. Comecei a ministrar os infusórios hoje pela manhã (casca de banana e alface com coalhada). Não estou muito certo sobre a quantidade que devo pingar, pois em alguns lugares falam para dar apenas algumas gotas do infusório e outros falam em uma colher de sopa várias vezes ao dia. O que vocês recomendam?

Outro problema: olhando melhor para o macho, estou desconfiando que ele possa estar com cotton mouth... Separei ele num recipiente de 2 litros e estou pingando aqualife e ictio (1 gota de cada). Minha dúvida é em relação aos alevinos, devo pingar algum medicamento ou deixá-los assim mesmo e esperar alguma possível manifestação da doença?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Depois de algum tempo sumido volto com notícias. Faz uns 10 dias que os alevinos eclodiram e de lá pra cá algumas coisas aconteceram. A provável doença no macho foi um alarme falso, porém ainda tive problema com "algodão", mas dessa vez não foi com a doença.

Alimentei-os com os infusórios e com gema de ovo cozida. Li algumas informações contraditórias sobre a limpeza do aqua dos alevinos. Alguns sugeriam para sifonar o fundo diariamente e outros recomendavam deixar a sujeira se acumular no fundo para que se formassem infusórios. Enfim, alimenteio-os com a gema de ovo e resolvi não sifonar o fundo. No dia seguinte os restos da gema haviam se decomposto parcialmente, assumindo uma forma parecida com pedaços de algodão. Até aí beleza. O problema foi que notei que diversos alevinos se prendiam a esses algodões e não conseguiam escapar. Perdi vários filhotes dessa forma.

Passada a besteira, sifonei o fundo e a partir de agora deixarei-o sempre limpo. Gema de ovo nunca mais...

Bom, também comecei a eclodir os ovos de artêmia ontem à noite. Hoje já era possível notar alguns náupilos nadando na garrafa de eclosão, porém não muitos. Esperarei até amanhã à tarde para dá-los aos alevinos.

Ainda não consegui contar o número de filhotes, mas devem ser por volta de 70. Devem ter nascido uns 120 para mais.

Seguem as fotos (espero que dessa vez consiga postar) dos alevinos e da garrafa para eclodir as artêmias.

Abraços

 

 

dsc06092y.jpg

 

dsc06096.jpg

 

dsc06103p.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá a todos que estão acompanhando este post. Depois de um tempo sumido volto com notícias. Os alevinos estão bem e crescendo. Devido a uma queda brusca de temperatura faz umas 2 semanas mais ou menos, infelizmente perdi alguns deles (não tenho termostato). Porém, apesar da perda, os que sobraram se mostram saudáveis. Pelas minhas contagens são em torno de 50.

Outra coisa que aconteceu também foi a formação de algas marrons na lateral e no fundo do aqua. Consegui remover um pouco da lateral, mas o fundo está praticamente "tomado". Apesar da estética não muito agradável, acho que elas não devem causar maiores problemas aos filhotes.

Estou alimentando-os de 2 a 3 vezes por dia com náupilos de artêmia. Também percebe-se a diferença nítida de tamanho entre os filhotes, alguns estão quase que o dobro do tamanho de outros.

Vamos às fotos.

Um grande abraço a todos.

 

dsc06117w.jpg

 

dsc06119.jpg

 

dsc06128.jpg

 

dsc06129n.jpg

 

dsc06133q.jpg

 

dsc06145v.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

podes me explicar o que sao esses infosórios decasca de banana e alface com coalhada e para que servem?????

eu queria fazer uma criaçao de betas e ás veses surgemme umas duvida como como os alimentar etc.

tb podes me dizer como o eide alimentar ???

espero resposta e espero que os betinhas cresçao saudaveis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

podes me explicar o que sao esses infosórios decasca de banana e alface com coalhada e para que servem?????

eu queria fazer uma criaçao de betas e ás veses surgemme umas duvida como como os alimentar etc.

tb podes me dizer como o eide alimentar ???

espero resposta e espero que os betinhas cresçao saudaveis

 

Olá, Pedro Lupi. Esses infusórios nada mais são do que uma "água podre" que serve de alimento aos filhotes. Num recipiente qualquer, um vidro de maionese, por exemplo, vc coloca uma casca de banana e um pouco de água (ou alface ou outra folha) e deixa no sol por uns 3 dias. Dentro dessa água começarão a se reproduzir pequenos protozoários e alguns micro-vermes, ideais para os alevinos nas primeiras semanas. Com um conta gotas vc despeja pequenas quantidades ao longo do dia (de 3 a 5 vezes aproximadamente).

Após uma ou duas semanas já é possível alimentar os pequenos com náupilos de artêmias salinas, que possuem bastante proteína e ajudam os alevinos a crescer mais rápido.

Espero ter ajudado.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ajudaste sim mas o que sao artemias e onde se compram e ouvi falar n sei o que do sal para que é o sal??

ajudem por favor

 

bem, 1º que tudo eu tb há uns meses não sabia o que era artemias (ou brine shrimp) mas usei o google e descobri até como os fazer eclodir. presumo que não tenhas feito pesquisa.

artemias são camarões de uns lagos salgados e com ph bastante alto (à volta de 9) que se reproduzem através de ovos (ao olho nu parece poeira fina, castanha e td) esses ovos têm a grande vantagem de poderem aguentar por varios anos até serem chocados. para os chocar precisas de agua com as mesmas caracteristicas do lago de onde eles são provenientes. daí teres de deitar sal na agua e um pouco de bicarbonato de sodio para aumentares o ph.

para os cocar precisas de uma garrafa de agua invertida a fazer o efeito funil e com uma entrada de ar por baixo para não deixar os ovos ficarem depositados no fundo, assim a agua fica em movimento pela acção do ar, e ao fim de 36 a 48h dependendo da temperatura da agua, tens comida viva para alevins, peixes, até os invertebrados vão lá!

como são de agua salgada, não sobrevivem muito tempo na agua doce. existem à venda artemia descapsulada, e tb é utilizada em muita comida, como a spirulina tb.

existem relatos de pessoal que consegue gerir uma criação de artemia num balde de agua salgada e que vão deitando agua que foi colocada ao sol e que fica esverdeada.

cumps e boas pesquisas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, assim como o otrebor76 falou, apesar de parecer algo complicado, a eclosão dos ovos de artêmias é bem fácil.

Dê uma procurada no fórum q achará bastante informação.

Os ovos de artêmia são encontrados facilmente em lojas de aquarismo.

As artêmias congeladas também são encontradas, porém é mais difícil de achá-las. Além disso, elas são mto grandes para os alevinos, servindo para peixes em estágio superior de desenvolvimento.

Vc tb pode alimentar os alevinos com microvermes ou enquitérias, mas precisará adquirir uma cultura já iniciada.

Espero ter ajudado.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais