Recommended Posts

Publicado

Olá pessoal, como sabem eu estava a tentar uma reprodução há já uns dias... tinha feito tudo conforme vem na bibliografia.. até folhas de amendoeira fui buscar a Alcobaça de propósito LOL!!!

O que é que aconteceu? bom, o primeiro macho não fez ninho, a pobre da femea na garrafa, ele sempre de volta da garrafa e nada de fazer ninho! depois coloquei outro macho que imediatamente se pos a fazer ninho.. fiquei toda contente! passado uns dias larguei a femea no aquário de reprodução... ele todo contente e ela como ovioduto todo de fora a barriga inchada as listas verticais e tudo o mais... passaram-se 3 dias e bebés e abraços nada... depois da femea ter as barbatanas todas ratadas e feridas no corpo decidi desistir e voltar a po-la no comunitario e o desgraçado lá ficou para lá a fazer ninhos....

Entretanto até tinha trocado de macho para ver se tinha sido o amor pelo outro macho mas este incompetente desleixou-se do ninho feito pelo anterior e acabou por se desfazer e ele nada de fazer ninho

Que acham que aconteceu?? porque é que ela não cede??

Bjs

Laura

Publicado:
Olá pessoal, como sabem eu estava a tentar uma reprodução há já uns dias... tinha feito tudo conforme vem na bibliografia.. até folhas de amendoeira fui buscar a Alcobaça de propósito LOL!!!

O que é que aconteceu? bom, o primeiro macho não fez ninho, a pobre da femea na garrafa, ele sempre de volta da garrafa e nada de fazer ninho! depois coloquei outro macho que imediatamente se pos a fazer ninho.. fiquei toda contente! passado uns dias larguei a femea no aquário de reprodução... ele todo contente e ela como ovioduto todo de fora a barriga inchada as listas verticais e tudo o mais... passaram-se 3 dias e bebés e abraços nada... depois da femea ter as barbatanas todas ratadas e feridas no corpo decidi desistir e voltar a po-la no comunitario e o desgraçado lá ficou para lá a fazer ninhos....

Entretanto até tinha trocado de macho para ver se tinha sido o amor pelo outro macho mas este incompetente desleixou-se do ninho feito pelo anterior e acabou por se desfazer e ele nada de fazer ninho

Que acham que aconteceu?? porque é que ela não cede??

Bjs

Laura

Olá,

Realmente é xato quando as coisas não correm bem. Como sabes também andava a tentar mais uma reprodução e também não correu bem. Tenho uma fêmea que tal como a tua não aceitou nenhum dos meus dois machos. Pela segunda vez tenho de a retirar pois ela acaba por se esconder e ficar lá muito quietinha quase sem reacção. Se colocar a outra fêmea as coisas dão-se num instantinho. No meu caso leva-me a concluir que o problema é da fêmea. Mas não vou desistir já. Vou fazer mais tentativas. Até porque eu gosto muita dela e gostava que ela procriasse.

No teu caso, acho que tens também que fazer mais tentativas, pois não ter corrido bem desta vez, não impede que corra mal da próxima vez. A experiência é pouca, mas começo a perceber o porquê de muitos dizerem que é preciso escolher bem as matrizes e de preparar sempre dois machos e duas ou 3 fêmeas. Não corre bem com um troca-se e pode ser que dê certo com outros.

Não percas a paciência. Na próxima tentativa procura deixar os peixinhos o mais sós possível, sem fazer mudanças ao ambiente onde eles se encontram. (Já estraguei um acasalamento por andar a adicionar coisas e retirar coisas do aquário. Digo estraguei, porque eles já estavam aos abraços e por ter mexido, não fizeram mais nada. Estupidez minha, mas agora já sei que não devo incomodar o casalinho após começar o ritual. Por isso antes de colocares a fêmea na frente do macho, certifica-te que está tudo conforme.)

Boa sorte para ti e para mim que vou voltar a tentar em breve.