principiante


FAlex

Recommended Posts

Preciso de alguns conselhos,á uns 2 dois anos ofereceram-me um aquário,se é que o podemos dizer,coloquei um filtro miserável que tinha de outro aquário. e claro os bichinhos morriam todos. tive o aquário parado sem nada 7 meses(desde que nasceu a minha filha),e ai o bichinho voltou,limpei-o todo,comprei um filtro Elite Jet-Flo 150 que estou a usar só como filtro(sem os acessórios para entrada de ar) e uma bomba de ar que me foi aconselhada(apesar de eu não estar muita certa disso) da elite até 57 lt e uma pedra difusora,fui fazendo algumas pesquisas e ainda ando as aranhas com a iluminação,se bem percebi preciso de 1 w por cada litro para ter peixes e plantas,mas,como o aquário não tinha tampa desenrasquei para li uma coisa maluca e tenho uma lâmpada de 20w T8 Aqua-Glo,e na caixa diz que deve ser combinada com a Power-Glo ou Life-Glo(não sei qual é melhor)tenho-a todo dia ligada,enquanto não recebo o orçamento da tampa que pedi com 4 calhas e 25 cm de altura, apesar de assim só conseguir colocar 80w e tenho medo que que seja pouco.tive a bomba e o filtro ligado quase quinze dias, só com uma plantita que comprei e aí asneira da grossa já sei,comprei 2 telescópios,4 orandas e 2 cometas(que felizmente andam felizes e contentes,queria colocar uma equipa de limpeza,mas,não sei o que é melhor.

na altura eu não sabia quantos litros levava o meu aquário,e ao dar as dimensões falaram-me em 90 lt,mas tendo em conta que é 40x40x70cm,parece-me é que é de 112 lt. O que me faz esbarrar na iluminação não sei quantos w é que vou por e já comprei esta T8,não sei quantas tenho que por de cada e qual a combinação adequada. se alguém puder dar uma ajuda agradecia. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Preciso de alguns conselhos,á uns 2 dois anos ofereceram-me um aquário,se é que o podemos dizer,coloquei um filtro miserável que tinha de outro aquário. e claro os bichinhos morriam todos. tive o aquário parado sem nada 7 meses(desde que nasceu a minha filha),e ai o bichinho voltou,limpei-o todo,comprei um filtro Elite Jet-Flo 150 que estou a usar só como filtro(sem os acessórios para entrada de ar) e uma bomba de ar que me foi aconselhada(apesar de eu não estar muita certa disso) da elite até 57 lt e uma pedra difusora,fui fazendo algumas pesquisas e ainda ando as aranhas com a iluminação,se bem percebi preciso de 1 w por cada litro para ter peixes e plantas,mas,como o aquário não tinha tampa desenrasquei para li uma coisa maluca e tenho uma lâmpada de 20w T8 Aqua-Glo,e na caixa diz que deve ser combinada com a Power-Glo ou Life-Glo(não sei qual é melhor)tenho-a todo dia ligada,enquanto não recebo o orçamento da tampa que pedi com 4 calhas e 25 cm de altura, apesar de assim só conseguir colocar 80w e tenho medo que que seja pouco.tive a bomba e o filtro ligado quase quinze dias, só com uma plantita que comprei e aí asneira da grossa já sei,comprei 2 telescópios,4 orandas e 2 cometas(que felizmente andam felizes e contentes,queria colocar uma equipa de limpeza,mas,não sei o que é melhor.

na altura eu não sabia quantos litros levava o meu aquário,e ao dar as dimensões falaram-me em 90 lt,mas tendo em conta que é 40x40x70cm,parece-me é que é de 112 lt. O que me faz esbarrar na iluminação não sei quantos w é que vou por e já comprei esta T8,não sei quantas tenho que por de cada e qual a combinação adequada. se alguém puder dar uma ajuda agradecia. :wink:

antes de mais, nao era necessario dois posts.

 

as luzes nao devem estar mais de 12 horas ligadas... senao ajuda a criaçao de algas.

 

nao precisas de tampa visto que ha iluminaçoes que se encaixam nos aquas

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não coloquei os dois por vontade própria, foi mesmo aselhice. ando a ver se consigo apagar um. em relação á tampa o problema já está resolvido. No meu caso, a tampa era imprescindível,porque tenho dois gatos em casa, e um já caiu dentro do aquário uma vez, quanto á iluminação já arranjei um temporizador, assim é o tempo certo,já não tenho que me preocupar. Continuo é sem saber qual a combinação das lâmpadas que devo usar. Se puder,um conselho é muito bem vindo. obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

bem vinda de novo a este fantastico mundo aquático.

 

As tuas dúvidas são normais e iguais a tantas outras nossas e de outras pessoas por isso sem stress :shock4:

 

Quanto à iluminação, 1w por litro é uma referência que a mim é má aconselhada, isto pq só interessa saber a iluminação que precisamos depois de sabermos a quantidade de água, a altura de água e a quantidade e exigencia da massa vegetal.

 

Ora para ver peixes não é preciso 1w/l para nada, certo?

 

se forem plantas de fácil manutenção, anúbias, musgos, fetos elódeas etc etc não é preciso muita luz mas alguma.

 

Escolher lâmpadas podes pensar da seguinte forma, valor de K mais baixo melhor para plantas mas aos nossos olhos fica tudo amarelado, valores de K mais altos fica tudo mais branco para nós mas não são tão boas para plantas, a partir daqui é tentar obter o meio termo ou misturar várias.

 

Se tivermos só uma ou duas lâmpadas o melhor é ir para as 6500k (são boas para plantas e menos amarelas para nós), mais do que duas é misturar, exemplo 6500k 6500k 8000k

 

 

Mas mais ideias espera pelos experts na matéria :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem sendo assim esta foi sem duvidas uma grande asneira, é da Aqua-Glo de 20 w e é de 18000k. na loja foi a que me aconselharam,disseram é que tenho que as conjugar com a Power-Glo que tem 18000k ou a life-Glo que tem 6700 k. Neste momento só tenho uma planta(não sei o nome), apesar estar a pensar em fazer um plantado, e por isso a minha tentativa de ao comprar as coisas,darem para este momento e para utilizar depois, pelo menos a maior parte(€). Mesmo assim, devo estar a falhar em alguma coisa certamente.Ontem tive uma baixa,fui outra vez à loja mas ainda não tinham chegado os testes de ph.Fiz uma mudança parcial da água, pois disseram-me que se o problema era o ph estar muito baixo,a mudança parcial ia ajudar um pouco pelo menos até terça-feira que é quando chegam os testes, e comecei o tratamento eSHa 2000, que também me aconselharam.Espero que resulte,ter baixas é péssimo.Fico a aguardar novas sugestões.Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá.

 

Podes não ter feito asneira pois as lâmpadas qualquer-GLO tem uns K próprios.... (dessas lâmpadas percebo pouco quais as reais capacidades delas a não ser a grolux que é muito recomendada para puxar pelos vermelhos das plantas).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquela diz qué é para plantas e peixes,mas tem que se fazer a tal combinação que me mata... ;) vou eu e os peixitos ficar a aguardar que algém me dê uma luz... mas,de qualquer das formas agradeço a sua ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquela diz qué é para plantas e peixes,mas tem que se fazer a tal combinação que me mata... omg vou eu e os peixitos ficar a aguardar que algém me dê uma luz... mas,de qualquer das formas agradeço a sua ajuda.

 

boas... os peixes, fala com os donos da loja onde compras-te e disses que o aquario que compras-te é muito pequeno para eles, inventas uma capacidade abaixo do normal, tipo uns 50L, pois esse peixes, so para um é por volta de uns 100L, para colocar dois, ja vai mais uns 20l e por ai fora, resumindo, 20L para cada peixe, pode ser que eles trocam por aoutra coisa, mas vai com uma ideia ja na cabeça, so te vão pagar 1/4 daquilo que eles custaram.

 

só para teres a ideia, eu ja tive 2 cometas (um dourado e um sarasa) num aquario de 10L (que assasino que eu sou) mas fui a loja e a senhora so me fez 1,50€ cada, e por acaso vi a quanto tava ela a vender os cometas e tava la marcado entre 5 a 7€.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pocha eu comprei ha um mes atras 3 cometas a 59 centimos cada um.

 

Ainda tenho dois á procura de casa, se alguém quiser ofereço, são fortes e rápidos xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pocha eu comprei ha um mes atras 3 cometas a 59 centimos cada um.

 

Ainda tenho dois á procura de casa, se alguém quiser ofereço, são fortes e rápidos xD

 

grande achado, mas os meus quando os comprei ja iam com uns bons 20cm de comprimento, e sairam do aqua um ano depois com uns bom 40cm, aquilo cresceu para caraças.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na realidade os meus não foram muito caros: Os telescópios e os oranda foi a 1,90 cada,os cometas foi a 1,06 cada. Quando li a sua resposta fui fazer pesquisa (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=1203) e realmente que combinação mais estúpida eu podia fazer... mas, não sabia. Logo tenho que ir há loja comprar os testes de ph e falo com o rapaz,mas,não preciso de mentir,ele é fantástico. logo após ter comprado o filtro, encontrei um aquário à venda bem baratinho.(num Site) e Contei ao moço da loja, ele perguntou se eu já tinha utilizado o filtro e eu disse a verdade,que o tinha ligado.Ele disse que como não tinha colocado os peixes,para o secar que ele me trocava por outra coisa para os meus bichos(cá em casa são muitos,1 gato e 1 gata europeu comum;1 cão Cruzado S. Bernardo/Bourdoel,1 Cadela Pastor Alemão Lobeiro Pura;1 Casal de Caturras),fiquei toda contente,mas,depois fui ver o aquário e não estava aquela coisa. De qualquer das formas um cliente do meu marido tem lá um aquário com pelo menos três metros,com móvel e quer 150 euros, quando o senhor voltar ao país vou espreitar. Neste momento,o meu aquário está de cima do móvel da sala,mas,estes dois últimos dias tenho andado até as quatro da manha,a armar-me em recuperadora de móveis(o meu marido arranjou-me um móvel velho de pinho cor natural),lixei o armário todo,comprei Bondex da cor de Pau Santo e já dei 2 mãos está a ficar muito giro.Logo há noite se já estiver bem seco dou-lhe a ultima volta e voilá,fica lindo. O problema da tampa também já está resolvido,mas,nem todas as pesquisas são compensatórias,li alguns artigos em que a tampa do aquário, tinha que ter 25 cm de altura,no domingo lá vai o mariduxo fazer a tampa com as caracteristicas que tinha lido serem do melhor que há,que terror....25 cm fica do pior... ele ia-me matando quando lhe disse que tinha que refazer a tampa...porém lá foi ele... agora está com 15cm... ainda não é bem o que eu quero,mas,vou,dar um tempito,até lhe pedir o melhoramento. Mas,estou é sem saber qual é a lampâda que vou combinar com a que já tenho.Dêem por favor alguma ideia. Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.